Atualizado em março de 2021
A cidade de Colonia del Sacramento fica no Uruguai mas, devido a proximidade, é de Buenos Aires que parte um número expressivo de visitantes para conhecer esse Patrimônio Histórico da Humanidade.
Particularmente, não costumo fazer bate e volta porque gosto de curtir os lugares sem pressa. Contudo, como havia lido muitos relatos que diziam que um dia era mais do que suficiente para conhecer a cidade, assim o fiz.
O único detalhe é que eu não sabia que Colonia del Sacramento era tão apaixonante! Fui e voltei no mesmo dia mas fiquei com gostinho de “quero mais”, confesso.
Com o mapinha na mão (ou sem ele, caso queira ser surpreendido positivamente), você vai encontrar as principais atrações no Casco Histórico.
Cantinhos charmosos e cheios de lendas, como é o caso da Calle de los Suspiros, pela qual, segundo contam, era por onde passavam os escravos antes de serem executados (há versões mais românticas).
Cada rua da cidadezinha uruguaia, fundada pelos portugueses (e protagonista de controvérsia histórica entre Espanha e Portugal) tem um charme especial. É cada cantinho e detalhe mais fofo que o outro.
O Farol emoldurado pelas ruínas do Convento de São Francisco é outro ponto que você não pode deixar de conhecer.
De lá se pode ver a cidade do alto, além do por do sol no Rio da Prata.
A simplicidade da Basílica do Santíssimo Sacramento, ainda no padrão original de nave única e com suas pedras portuguesas, certamente, atrairá seu olhar.
Passear na Praça Manuel Lobo (nome dado em homenagem ao fundador da cidade), a antiga Plaza de Armas, vai te levar por uma viagem no tempo.
São muito painéis em azulejo contando a história da antiga construção que lá existia, a Casa de los Gobernadores.
E, para dar uma descansadinha, nada melhor que escolher um, entre os vários bares e restaurantes da cidade, sobretudo no Casco Histórico.
Sentar um pouco, curtir a paisagem e o vai e vem de turistas é uma das coisas mais gostosas que fizemos em Colonia del Sacramento. E, quando aparecem músicos de rua fica ainda mais especial! 🙂
Por qual empresa ir
Optei pela Buquebus pelo simples fato de ter dado de cara com o seu terminal quando estava passeando por Puerto Madero e, gostei muito do serviço.
Há outras empresas, como a Colonia Express (mais em conta, inclusive) mas não posso falar sobre o serviço, pois não utilizei.
DICA VC: Para realizar a compra é necessário o RG ou o Passaporte.
Por qual ferry optar
As empresas possuem barcos de velocidade média e alta. Opte pelo de velocidade alta, pois, embora um pouco mais caro, leva apenas uma hora para realizar o percurso.
O barco é grande e confortável. Tem serviços de venda de lanches (preços salgados) e até um free shop.
Horários
Peguei o barco que saiu meio dia e quinze e voltou às nove da noite mas há horários que saem mais cedo e voltam no final da tarde. O horário que escolhi foi perfeito pois deu pra curtir o pôr do sol em Colonia del Sacramento.
O embarque
É bom chegar com pelo menos uma hora de antecedência pois será necessário fazer check in e passar na imigração. Interessante que na imigração você é atendido por um funcionário da Argentina e ele te encaminha para outro do Uruguai, no guichê do lado.
DICA VC: Bagagens muito grandes terão que ser despachadas.
Terminal do Turista em Colônia
Sugiro que ao chegar a Colonia del Sacramento dê um pulinho no terminal de atenção ao turista para pegar um mapa, dicas e algumas orientações sobre o percurso.
DICA VC: Após desembarcar e sair do estacionamento, é só virar à esquerda e em poucos metros você encontrará o edifício do Terminal de Atendimento ao Turista.
Qual moeda levar
Em quase todos os comércios, bares e restaurantes eles aceitam pesos argentinos ou reais. De qualquer forma, no desembarque do ferry há um posto de troca de pesos uruguaios. Na centro histórico também há uma pequena casa de câmbio.
Como se locomover em Colônia
Eu preferi me locomover a pé com o auxílio do meu mapa mas há outras opções como o aluguel de carrinho de golf ou bike (lembrando que as ruas, sobretudo do centro histórico, são de calçamento). E ainda, se preferir se locomover em grupo, próximo ao Farol há um serviço de tour guiado que ocorre em três horários (13h, 14h30min e 16h).
Preciso correr para ver tudo?
Não. Não precisa. Dá pra fazer tudo devagar e ainda curtir um bar ou restaurante no Centro Histórico ou às margens do Rio da Prata e ainda chegar com antecedência ao embarque.
Onde ficar em Colonia del Sacramento
Se você estiver com dia livre no roteiro, durma por lá uma noite. Não carregue o arrependimento que levo até hoje, rs. Entre as opções do Booking podemos sugerir:
El Viajero Colonia Hostel & Suites |
Veja aqui as demais sugestões do site ou, se preferir, utilize a caixa abaixo e faça uma simulação para ver as opções e ter acesso a avaliações de quem já se hospedou.
Mais dicas da América do Sul
+ Visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires!
+ 10 passeios no Deserto do Atacama para inspirar sua próxima viagem!
Respostas de 18
Colonia é realmente uma cidade bem particular, um dos locais que fazem muito bem a alma do viajante!
E como faz! 🙂
Que ótimas dicas, Cris. Eu já fui a Bs. As. trocentas vezes e nunca fiz esse passeio
Dri! inclui na próxima! Vocês vão adorar! 🙂
Que maravilha de lugar! Ainda não tive a oportunidade de conhecer, já me escapou por algumas vezes! Mas, em breve estaremos por lá! Lindo post! 😉
Obrigado, abração!
Uma delícia de lugar! Passeio imperdível para quem está com algum dia extra em BsAs, não é mesmo?!
Sim!! Sempre indicamos! Abração!
Oi Pessoal, nossa, já ouvi falar tanto desta cidadezinha que já criei uma imagem linda ma minha cabeça. Preciso conhecer algum dia.
Abs, Marlise
Quando puder, vai sim Marlise! É uma gracinha! 🙂
Colonia é mesmo uma graça né?! Eu também gostei muito de conhecê-la. Já fui 2x, ambas saindo de Montevidéu. Na primeira foi bate/volta e na segunda nós dormimos e devo dizer que sua vontade de ficar tem razão de ser: muito melhor dormir! rsrsr bj
Sabia! Dá próxima não passa! 🙂
Que lugar lindo! Gosei da idéia de bate e volta. Na próxima vez que formos a Buenos Aires tentaremos fazer. Obrigada pelas dicas!
Excelente post, pessoal, confesso que estou devendo uma visita a Colônia del Sacramento, já que quando fomos a Montevideo, só ficamos na capital uruguaia. Parabéns!
Muito bom artigo, já tinha ouvido falar de Colónia de Sacramento e a vossa reportagem só veio confirmar aquilo que eu pensava: excelente!
Que ótima dica! Não sabia que dava para fazer esse bate-volta não! Vou fazer na próxima com ctz.
Ahh como amo Colonia, que cidade charmosa, fofa!! Muito legal seu post. Consegui matar as saudades. Beijos, Lala Rebelo
Adoro suas fotos!
Esse é um lugar que tem anos que to ensaiando pra ir… e nunca vou. Preciso me programar com urgência!!!