MENU

Search
Close this search box.

CHAPADA DIAMANTINA: 7 melhores passeios e pousadas!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Atualizado em março de 2021

A Chapada Diamantina, no estado da Bahia, é um dos destinos de ecoturismo mais procurados no país. Grutas, cachoeiras, poços, rios e um visual de perder o fôlego. Se você é um amante da natureza têm que viver, pelo menos uma vez na vida, essa experiência. 

destinos para amantes da natureza
Vale do Capão

Somam um pouco mais de vinte o número de cidades, distritos e vilas que fazem parte da região do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Então, já dá pra você imaginar o quanto há para conhecer!

Assim, para dar uma mãozinha aos nossos leitores, listamos os 7 principais pontos que devem estar no seu roteiro, sobretudo se for uma viagem rápida (leia-se, até 4 dias). 

CHAPADA DIAMANTINA – DICAS GERAIS

#1 Onde fica a Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina fica localizada no estado da Bahia, a pouco mais de 400 km de Salvador.

#2 Qual a melhor época para ir para a Chapada Diamantina

Caso você esteja pretendendo viajar na época mais seca, os meses de abril a outubro são os mais recomendados.

Já de novembro a março é um período mais chuvoso, logo, rios mais cheios e cachoeiras mais volumosas.

#3 Quantos dias ficar na Chapada Diamantina

Por conta dos deslocamentos, eu aconselharia você ficar ao menos 4 dias na Chapada Diamantina.

Fizemos um roteiro de 5 dias e achei um número razoável para conhecer as principais atrações. Mas, gostaria de ter ficado dois dias a mais.

De qualquer forma, é importante lembrar que a região da Chapada Diamantina é gigantesca, então, já se programe para ir mais de uma vez.

#4 Cidades de apoio na Chapada Diamantina

As principais vilas e cidades de apoio para quem vai desbravar as belezas da Chapada Diamantina são: Lençóis, Vale do Capão, Mucugê, Andaraí, Ibicoara, Palmeiras e Rio de Contas.

+ As atrações da Fazenda Pratinha na Chapada Diamantina!

# 5 Pousadas na Chapada Diamantina

Lençóis é a melhor cidade para servir de base de apoio numa viagem para explorar a Chapada Diamantina, sobretudo se você for ficar pouco tempo.

Com muitas hostels e pousadas, a cidade ainda conta com uma excelente oferta de restaurantes e aquele movimento legal de cidadezinha do interior.

Pra quem prefere hostel ou quer dar uma segurada nos gastos, indicamos a Pousada e Hostel Chapada Suites.

Para quem curte um pouco mais de conforto, indicamos o Hotel de Lençóis, Canto das Águas e a Pousada Vila Serrano.

Vale a pena também dar uma pesquisada no Pouso da Trilha Hospedagem, na Pousada Solar Azul e na Pousada Bons Lençóis ou, vá até o site do Booking para explorar um pouco mais.

#6 Explorando a Chapada Diamantina de carro 

Caso você deseje explorar a região de carro, a partir de Salvador, vale a pena escolher mais de uma base de apoio, assim, você vai conseguir explorar muito mais atrações. Contudo, é importante se organizar com antecedência, tanto em relação às hospedagens quanto em relação aos passeios que você pretende fazer.

E, em relação à locação, a Rentcars oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto.

Faça agora uma cotação aqui para ter noção dos valores das tarifas e disponibilidade nas suas datas.

DICA VC: Caso prefira ir de ônibus, a partir de Salvador, você pode usar os serviços da Viação Rápido Federal

+ Roteiro Chapada Diamantina, Bahia: 4 dias + dicas de onde ficar!

CHAPADA DIAMANTINA – MELHORES PASSEIOS

#1 Fazenda Pratinha

A Fazenda Pratinha fica a aproximadamente 75 km da cidade de Lencóis. Excelente opção para um relax e ideal para alternar com os dias de trilhas ou caminhadas mais puxadas.

o que fazer na chapada diamantina
Tirolesa da Fazenda Pratinha
o que fazer na chapada diamantina
Rio da Pratinha visto do Mirante

DICA VC: A principal atração da Fazenda Pratinha é, sem dúvida, a flutuação na Gruta da Pratinha. Caso opte por não fazê-la, você poderá apenas se aproximar para fotografar, pois não é permitido nadar na gruta.

roteiro chapada diamantina
CHAPADA DIAMANTINA

#2 Gruta Azul

A Gruta Azul fica dentro da Fazenda Pratinha mas fora das cancelas. Basta seguir na direção do Atelier João de Barro para dar de cara com os seus 70 metros de profundidade. 

DICA VC: Para ver a Gruta Azul bem transparente e com brilho máximo, o ideal é visitá-la entre duas e três da tarde (especialmente de abril a setembro) quando a incidência do sol é maior.

#3 Poço do Diabo

O Poço do Diabo fica a uns 20 km de Lençóis. Chegando à  propriedade há uma pequena trilha para alcançar as margens do poço mas, não é preciso contratar um guia. É só seguir margeando o rio que você chega lá. 

o que fazer na chapada diamantina
Poço do Diabo, Chapada Diamantina

Apesar do Poço do Diabo e sua cachoeira de aproximadamente 20 metros de altura serem o objetivo da trilha, não se afobe! Vale a pena ir devagar, parando para curtir os poços e hidromassagens naturais ao longo do caminho.

o que fazer na chapada diamantina roteiro chapada diamantina o que fazer na chapada diamantina

DICA VC: Aconselhamos que vá de tênis, porque embora seja uma trilha curtinha, é um sobe e desce de pedra danado. Só olhar a foto abaixo para entender, rs…

o que fazer na chapada diamantina
Trecho da trilha para o Poço do Diabo

#4 Gruta Lapa Doce

A Gruta Lapa Doce,  localizada em Iraquara, possui em torno de 20 km mapeados. Mas, atualmente, apenas  850 metros estão abertos à visitação. É a gruta mais famosa da região.

roteiro chapada diamantina
Final da trilha Gruta Lapa Doce

Fomos conduzidos pelo Sr. Zequinha, nascido na região e guia desde moleque, quando a visitação nem era regularizada ainda, lembra ele. Sabe muita história! Foi um plus na nossa visita! 

roteiro chapada diamantina

Para chegar à Gruta é preciso percorrer uma trilha de uns 600 metros. É bem tranquila e super bonita.

Como se trata de uma gruta (e não caverna), não voltamos pelo mesmo caminho, portanto, faça todas as fotos e curta tudo pois para retornar só fazendo o passeio novamente.

roteiro chapada diamantina

#5 Morro do Pai Inácio

Imagina 360 graus de vista. Agora visualiza isso a pouco mais de 1000 metros de altitude. Imaginou? É realmente de perder o fôlego! O Morro do Pai Inácio deve, sinceramente, estar no todo da sua lista na Chapada Diamantina.

Numa subida de aproximadamente 400m, na cidade de Palmeiras, o Morro do Pai Inácio nos traz a cada ângulo uma emoção diferente. Um dos lugares mais lindos da Chapada Diamantina para curtir o pôr do sol (por conta da pandemia o acesso está sendo fechado 16h).

o que fazer na chapada diamantina

Diz a lenda que o morro ganhou esse nome porque escravo Inácio apaixonou-se pela filha do Coronel que, após descobrir o romance, mandou seus capangas darem um ‘jeitinho’ no Inácio assanhado.

No alto do morro, encurralado, Inácio só viu uma solução, saltar com a sombrinha que sua amada o havia presenteado (tipo paraquedas, tá ligado?!), deixando todo mundo espantando! 

DICA VC: O morro do Pai Inácio fica a pouco mais de 20km da cidade de Lençóis e o acesso custa 12 reais. É legal levar um casaquinho, pois venta muito lá em cima.

#6 Cachoeira da Fumaça

A primeira palavra que nos vem à cabeça quando pensamos na Cachoeira da Fumaça, localizada no Vale do Capão, é superação.

A segunda maior cachoeira do país nos impõe um percurso árduo para avistá-la. Pouco mais de 1,5 km de uma subida inclinada e repleta de pedras irregulares, mais 5 km de caminhada num trecho um pouco mais plano, finalizando com uma descida, seguinda de uma subida na reta final. Ufa!

o que fazer na chapada diamantina

A trilha é bem marcada não há risco de perder-se. Além disso, você sempre vai encontrar vendedores em pontos estratégicos. Então, qualquer dúvida, é só perguntar.

roteiro chapada diamantina

Chegando ao topo, você vai dar de cara com 340 metros de queda e centenas de gotículas de água subindo como fumaça. Um fenômeno lindo! 

Cachoeira da Fumaça

DICA VC: Antes de fazer o percurso de volta, retorne para ver a vista do ângulo oposto. Já subiu tanto, né? Não é pra perder nada! 

#7 Cidade de Lençóis

Com ruas de paralelepípedos e suas lindas casinhas coloniais, a cidade de Lençóis é uma das melhores para se hospedar na Chapada Diamantina, sobretudo porque oferece uma boa infraestrutura de serviços, além de  pousadas, bares e restaurantes.

Lençóis Chapada Diamantina

Tombada pelo IPHAN (conjunto arquitetônico e paisagístico) desde 1973, conserva até hoje aquela carinha de segunda metade do século XIX.

Começou a ser povoada quando a galera soube que a região estava bombando de diamantes. Como um fuxico dessa magnitude chega a galope, rapidão, garimpeiros, comerciantes e senhores de engenho com seus escravos começaram a povoar a cidade.

Totalmente apropriada pela comunidade, a cidade está sempre com movimento de moradores e turistas. E, a cada cantinho que você olha, é uma surpresa! 

Chapada Diamantina Lencois

Comece o passeio pelo Centro da cidade, na Praça do Coreto.

Chapada Diamantina Lencóis

Do ladinho já dá pra visitar o Teatro de Arena e a Prefeitura e Câmara Municipal.

Lençóis Chapada Diamantina

Do outro lado, você vai poder apreciar a beleza do Edifício do IPHAN e caminhar por várias ruas para se encantar com o colorido dos casarios do século XIX.

Iphan Lençóis Chapada

Já em direção à entrada da cidade, você vai encontrar os belos arcos do Mercado Cultural, de onde dá pra avistar a igreja Nossa Senhora dos Passos.

Mercado Cultural Lençóis Chapada

Também não deixe de passear na famosa Rua de Pedras. É lá onde se concentram as principais atividades comerciais, como mercados, lojinhas e uma variedade enorme de bares, botecos e restaurantes. 

Chapada Diamantina Lençois (1).jpeg

Viu só quanto programa delicioso?! A Chapada Diamantina merece a nossa visita!


Clique para salvar no seu Pinterest!

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

30 respostas

  1. Primeiramente.. Que fotos lindas! Adorei saber mais sobre a Chapada. E a cor dessa fazenda pratinha? Pirei! Transparente e linda. Parabéns pelo post!

    1. Que sonho conhecer a Chapada Diamantina! Tenho um problema que sou meio sem fôlego, canso muito rapido nessas trilhas. Preciso fazer uns meses de academia antes de me lançar nessa aventura!!
      Heheheh

      A Fazenda Pratinha tá no top dos meus sonhos da Chapada!

      1. Hahaha! Eu não me preparei e sofri um pouco também mas no terceiro dia já tava tudo bem,rs… Muita coisa legal pra fazer na Chapada Diamantina! Se organiza para conhecer!

  2. Morro de vontade de conhecer a Chapada. O que é a cor daquela água na Fazenda Pratinha? E aquela Cachu Poço do Diabo? Preciso organizar essa trip o quanto antes 😀

  3. Gente, preciso dessa trip urgente! O que é a cor dessa água na Fazenda Pratinha? E a Cahoeira do Poço de Diabo é de tirar o fôlego. A Chapada tá muito nos meus planos de 2017!

      1. Ahhhh que saudades da Chapada Diamantina! Realmente esses passeios são imperdíveis, é tudo lindo demais. Adorei o post, obrigada pelas dicas

  4. A Chapada Diamantina tem cada lugar lindíssimo! Tô precisando dessa conexão com a natureza! E a cor das águas? vixe! 🙂 Tenho que colocar no meu roteiro de viagem!

  5. Chapada Diamantina é um destino que preciso tirar logo da minha lista, são tantas atrações maravilhosas que fico só babando, seu pst só me deixou com mais vontade.

  6. Adorei esse roteiro pra Chapada Diamantina. Com certeza irei com o maridón quando estivermos no Brasil, está nos nossos planos! E que lindo o Rio Pratinha!!! *.*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!