MENU

Search
Close this search box.

IGREJAS DE BRASÍLIA: 4 templos lindíssimos que você tem que conhecer!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Entre tantas lindas construções que estão espalhadas pela capital federal, as igrejas e templos ocupam um papel de destaque, tanto em relação ao momento histórico de sua execução, quanto em relação à concepção arquitetônica.

E não precisa ser adepto ao turismo religioso para se encantar! Quer ver? Leia nosso TOP 4 com as igrejas mais bonitas de Brasília e já se organize para conhecê-las na próxima visita ao Distrito Federal.

IGREJAS DE BRASÍLIA: as 4 obras imperdíveis!

#1 Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

E claro que começaríamos pela Igrejinha Nossa Senhora de Fátima que completou 64 anos em 2022, a Igrejinha, como é carinhosamente chamada pelos brasilienses.

A história conta que foi a pedido de Sarah Kubitschek que Oscar Niemeyer projetou a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. A filha da primeira dama foi curada de uma enfermidade e essa teria sido a forma de agradecimento pela graça alcançada.

Foi o primeiro templo em alvenaria da capital federal. Localizado na 307/308 Sul, uma das quadras mais emblemáticas da cidade, a pequena igreja faz referência a um chapéu de freira. 

Foto: http://www.pnsfatimabsb.com.br

A fachada, decorada com azulejos de Athos Bulcão, é uma das imagens mais conhecidas (e fotografadas) da Igrejinha.

No seu interior havia afrescos de Alfredo Volpi mas na ocasião de uma reforma descabida, na década de 60, os afrescos foram cobertos.

Azulejos da Igrejinha por Athos bulcão

DICA VC: Para os apaixonados por arquitetura, recomendo a matéria do Archdaily sobre o processo de construção.

#2 Santuário Dom Bosco

O Santuário São João Bosco, nome oficial desde 2017, é uma das pérolas arquitetônicas de Brasília. Foi, inclusive, eleito como uma das 7 maravilhas de Brasília em 2018 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (Barcelona). 

igrejas mais bonitas de brasilia
Santuário Dom Bosco projetado por Carlos Alberto Naves

Localizado no Plano Piloto, numa das avenidas mais movimentadas da cidade, a W3, o santuário dono de uma fachada sóbria, passa desapercebido muitas vezes pelos moradores da cidade.

Mas, quem resolve entrar, é impactado por doze tons de azul que preenchem o espaço das suas 80 colunas. Os vitrais, que se estendem do piso ao teto ao longo de 16 metros, mudam de tom a cada vez que mudamos o ângulo de observação.

igrejas mais bonitas de brasilia

São 3 acessos com 4 portas que contam com detalhes em bronze de Gianfrancesco Cerri que exibem recortes de Brasília, além de passagens da Via Sacra e da vida de Dom Bosco.

igrejas mais bonitas de brasilia
Acesso frontal Santuário Dom Bosco

O lustre é um espetáculo à parte com suas 7400 peças de vidro em 3,5m de altura.

igrejas mais bonitas de brasilia
Lustre Santuário Dom Bosco, por Alvimar Moreira

No altar, além do crucifixo, do sacrário e da pia batismal, estão as imagens de dois metros de altura de São João Bosco e da Nossa Senhora Auxiliadora, em mármore de Carrara, de autoria dos irmãos italianos Arrighini e Figlio.

São João Bosco é tão importante para a capital federal que, além de ser protetor dos jovens e adolescentes, ocupa, juntamente com a Virgem de Aparecida, o posto de patrono da cidade, sobretudo por ter profetizado a fundação de Brasília.

Dom Bosco sonhou que sobrevoava uma longa enseada, localizada entre os paralelos 15 e 20 e ouvia uma voz repetir sem parar: 

“Quando se vier a cavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida que vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.

Nesta região foi construída Brasília, cuja primeira obra foi uma ermida em sua homenagem, a Ermida Dom Bosco, de onde, inclusive, podemos assistir um pôr do sol espetacular, às margens do lago Paranoá.

igrejas mais bonitas de brasilia
Capela na Ermida Dom Bosco
igrejas mais bonitas de brasilia
Pôr do sol na Ermida Dom Bosco

DICA VC: O Santuário Dom Bosco fica na W3 Sul, Quadra 702. A visitação é gratuita e as missas ocorrem todos os dias, pela manhã e pela noite.

#3 Catedral Militar Rainha da Paz

A arquitetura a Catedral Militar da Rainha da Paz foi projetada por Oscar Niemeyer e tem sua estrutura em formato triangular, tendo como inspiração uma barraca de campanha.

A igreja teve sua pedra fundamental foi abençoada pelo Papa João Paulo II em 1991, na ocasião da sua visita ao Brasil e foi inaugurada em setembro de 1994. 

igrejas de brasilia

+ Hóteis em Brasília: Próximos aos principais pontos turísticos!

#4 Catedral Metropolitana de Brasília

A Catedral de Nossa Senhora Aparecida é, provavelmente, o monumento religioso mais conhecido da capital federal. Suas 16 colunas circulares que se elevam para o alto, destoam de qualquer projeto de templo religioso da época e da atualidade. Mais uma obra simples e intrigante de Oscar Niemeyer.

catedral de brasilia

Os fechamentos ficaram sob a responsabilidade de Marianne Peretti que trabalhou em tons de verde, branco e azul. Antes de adentrar nesse espaço, passamos por um túnel baixo e escuro, então, você já consegue imaginar o impacto de entrar nesse ambiente de 42 metros de altura e 70 metros de diâmetro, impregnado de luz natural. Uma emoção única!

Pixabay

DICA VC1: As missas acontecem de terça a sexta-feira (12h15 ), sábados (17h) e domingo: 8h30, 10h30 e 18h. Assim, caso queira apenas visitar, organize-se em horários distintos.

+ O que fazer em Pirenópolis em um dia ou fim de semana(+ dicas essenciais!)

Onde se hospedar em Brasília

Preparamos um post especial só com dicas de hospedagem no Plano Piloto, próximas ao Eixo Monumental, tanto para quem vem fazer turismo, quanto opções para quem vem tirar o visto americano, ir para algum show no estádio/ginásio ou prestar prova de concurso público. Dá uma olhada: Onde ficar em Brasília: Dicas de hotéis no Plano Piloto!

Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ver outras opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.

Vale a pena alugar um carro?

Tem uns destinos que sempre indico que os  viajantes que curtem dirigir, aluguem um carro. Esse é caso de Brasília. Mais liberdade para percorrer os pontos turísticos e até dar uma esticadinha a outros lugares das redondezas, como Formosa, Pirenópolis ou quem sabe, a Chapada dos Veadeiros.

Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!

Blogagem Coletiva

O nosso post faz parte uma Blogagem Coletiva cujo objetivo é retratar igrejas e #templosmaravilhosos pelo mundo. Foi produzida muita coisa bacana! Não deixe de dar uma conferida! 🙂

Destinos por onde andei … – Igreja São José em Belo Horizonte 
Ligado em Viagem – 5 Igrejas com fachadas de azulejos azuis na cidade de Porto em Portugal 
Itinerário de Viagem – Templos Religiosos que nos surpreenderam
A Casa na Mala – A majestosa catedral gótica da Antuérpia e as obras do mestre barroco Rubens 
3 Gerações e 1 Mala – 5 Igrejas para se encantar na Europa 
Uma Viagem Diferente – Igrejas em Roma para colocar no seu roteiro
Uma Senhora Viagem- 6 Incríveis Igrejas e suas histórias
Let’s Fly Away – Visite as torres da Notre Dame de Paris e se encante! 
Fui Ser Viajante – Sainte-Chapelle, a igreja mais impressionante de Paris
Viaje na Web – Toshogu Shrine em Nikko: O templo mais bonito que conheci no Japão 
Qualquer viagem. Eu vou! – Catedral da Sé em São Paulo – visita guiada à cripta 
Mulher Casada Viaja – Curitiba: quando mulheres visitam uma mesquita 
Embarque40Mais – Na Igreja Madre de Deus-Lisboa tudo que reluz é ouro
Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

22 respostas

  1. Essas catedrais são tão bonitas, não tem como visitar Brasilia e não querer entrar nelas.
    Já visitei várias vezes e todas as vezes que volto pra lá tento ir novamente. Sempre incrível

  2. Parabéns pela escolha das 3 lindas igrejas de Brasília. Eu tive a oportunidade muito tardia de conhecer Brasília e não entendo porque demorei tanto para visitar nossa capital. Amei as 3 igrejas. Todas muito lindas. Dom Bosco é incrível com esses tons azuis e esse lustre. No dia estavam arrumando para um casamento e eles o acenderam. Foi um uauuuuuuu ! Não vi esse lugar para assistir ao por do sol. A Catedral é genial ! E essa igrejinha um charme só !
    Beijocas

  3. Já anotei para quando visitar Brasília novamente. Já estive na Catedral, mas o Santuário Dom Bosco e a Igrejinha realmente merecem ser visitados. Ainda não tinha ouvido falar deles. É claro que também vou querer ver o pôr do sol no Lago Paranoá. 🙂

  4. Não conheço Brasília, só tinha conhecimento da catedral metropolitana, que desejava muito conhecer. Agora minha lista aumentou com suas ótimas sugestões.
    Dicas anotadas para quando visitar a nossa capital. Grande beijo!

  5. Há, eu fui nesse Santuário Dom Bosco, a muitos anos atrás quando eu morava em Brasilia. Um belo dia andando, passei por lá não sei por qual motivo e entrei com um amigo. Fiquei realmente chocada com a iluminação por dentro, é lindo.

  6. Adorei a seleção. A Catedral de Brasília é belíssima. A arquitetura transmite uma sensação de paz e sutileza bem particular. As outras duas eu não conhecia. Anotadas!

  7. Nunca fui a Brasília e só tinha visto por fotos a Catedral. Mas me apaixonei mesmo pelo Santuário Dom Bosco! Já tá na lista 😀

  8. Brasilia sempre surpreende pela arquitetura inusitada e linda. E não foi diferente nessas igrejas! Cada uma do seu jeito, sao um espetaculo para os olhos!

  9. Eu preciso voltar em Brasilia urgentemente! Só vi a basilica por fora, acredita? E não conheci os outros templos (esse santuario de Dom Bosco parece uma lindeza!).

    Brasília que me aguarde!

  10. Estou impressionada com a beleza do Santuário Dom Bosco! O interior azul parece um céu e com as imagens de São João Bosco e da Nossa Senhora Auxiliadora em mármore branco fica lindo demais. Verei, sem falta, quando for à Brasília. Valeu pelas dicas desse post, que, com certeza, reúne algumas das igrejas mais bonitas de Brasília. Bjs

  11. Chegamos em Brasília no dia 13 de Maio de 1963, eram muitas obras, no Plano Piloto (Brasília), fui crescendo e a cidade também.
    Hoje, posso afirmar, mesmo acompanhando suas obras, ainda me surpreendo com sua beleza sessentona. Venham conhecer Brasília, venham com mais tempo para conhecer o Distrito Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!