Conhecer a ilha de Cozumel é programa mais que indicado para quem está passando uns dias em Playa del Carmen ou em Cancún. Conhecida mundialmente pelo Parque Nacional Arrecifes de Cozumel (o maior da América) a ilha atrai gente de todas as partes, sobretudo nos cruzeiros quase que diários que passam por lá.
Mergulhar, dar a volta na ilha ou simplesmente apreciar o pôr do sol, já vai valer a visita! Portanto, arrume as malas que vamos te ensinar como chegar nesse cenário caribenho que vai ficar para sempre na sua memória!
A opção da maioria dos viajantes é fazer o famoso bate-e-volta mas ficar uns dois dias na ilha não é má ideia, sobretudo para quem, além de dar uma volta completa na ilha, pretende mergulhar, conhecer os sítios arqueológicos e curtir uma praia.
COMO CHEGAR
A melhor forma de chegar à Cozumel, saindo de Playa del Carmen é de ferry boat. Basta ir para o Terminal Marítimo que fica depois da igrejinha, bem em frente ao Bar Señor Frogs. Não tem erro!
DICA VC: Estando em Cancún, você vai precisar ir para Playa para embarcar no ferry ou, ir de avião (opção bem mais onerosa).
POR QUAL EMPRESA IR
São três as empresas que oferecem o serviço: México Waterjets, Ultramar e Barcos Caribe. Todas possuem quiosques na entrada do Terminal e os horários vão sendo atualizados constantemente. Não é necessário comprar com antecedência. É só chegar e ver o horário mais próximo.
No Centro da cidade, sobretudo na 5ª Avenida, também há quiosques que vendem ‘no grito’ e, acredito que dá pra negociar. Mas, como não senti segurança, preferi comprar direto no Terminal Marítimo.
DICA VC: Não é necessário comprar os bilhetes de ida e volta pela mesma empresa. A Ultramar, por exemplo, faz um horário mais estendido, assim, você pode ir por uma empresa que esteja partindo na hora que você chegar ao terminal e, optar por voltar pela Ultramar, que trabalha até as 22h.
QUANTO CUSTA
Compramos o bilhete com a México Waterjets. Pesquisamos nas três empresas e essa oferecia o melhor preço. Pagamos 4 doletas, o trecho.
[Clique aqui e veja várias ofertas de hospedagem em Playa del Carmen]
O BARCO
Nosso barco seguia o padrão dos demais. Dois andares, cadeiras acolchoadas, ar condicionado e um deck superior pra quem optar fazer o trajeto tomando um sol.
O EMBARQUE
O embarque foi super tranquilo apesar do número de pessoas. Há empregados das três empresas orientando e chamando no horário marcado.
DICA VC: Se chegar uns minutos antes, aproveite para subir e curtir um pouco do visual de Playa del Carmen!
O TRAJETO
O ferry sai de Playa para Cozumel de hora em hora. A depender do dia, do movimento e da empresa, o embarque pode acontecer a cada meia hora. Fomos pela manhã e voltamos 9 da noite. O trajeto durou 35 minutos de muito azul.
DESEMBARQUE
Assim que você pisar em solo Cuzumeleño (estava doida pra usar essa palavra, haha!) vai encontrar vários quiosques com opções de passeios, aluguel de fuscas customizados, carros, scooters etc. Fizemos uma pesquisa básica e optamos por negociar no Centrinho onde, realmente, conseguimos um preço melhor.
PASSEIOS
Como não queríamos fazer mergulho (não se espante!), alugamos uma scooter e fomos explorar a ilha. Demos a volta nela inteirinha parando em várias praias, beach clubs e outros cantinhos. Foi um passeio muito legal e indico pra todo mundo que quer conhecer Cozumel mas não está a fim de mergulhar.
RETORNO PARA PLAYA
A empresa que retorna mais tarde para Playa del Carmen é a Ultramar. Como voltamos de Mexico Water Jets, regressamos às 21h.
DICA VC: Volte para o Terminal uma meia hora antes porque a fila de embarque é imensa. Assim, você entrará logo no ferry e poderá escolher seu assento. Na ida, muita gente opta por ir na parte de cima vendo o mar, mas no retorno, durante a noite, todo mundo quer fugir do friozinho e ficar na parte de dentro.
ONDE FICAR EM COZUMEL
Não pernoitei em Cozumel e me arrependi um pouco. Cheguei até a olhar um hostel super bonitinho e bem localizado, o 2Tank Dive Hostel Cozumel. Mas, há várias opções bacanudas para quem quer dar uma esticadinha por lá.
Caso já esteja com data prevista, é só utilizar a caixa de pesquisa abaixo para comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.
SEGURO VIAGEM PARA CANCÚN
Eu, particularmente, não saio do Brasil sem garantir meu Seguro Viagem, mesmo que não seja obrigatório (como é o caso de Cancún). É um custo tão baixo em relação ao valor total da viagem que acho que não vale a pena a economia.
Aos que pensam como eu, costumo indicar o Seguros Promo porque lá eu consigo simular em várias seguradoras e sempre consigo o melhor preço (use nosso código promocional VIAJANTECOMUM5). Enfim, você pode contratar com eles ou em outro lugar (que tenha boa indicação, por favor), o importante é não viajar sem ele! 🙂
+ POSTS SOBRE CANCÚN E RIVIERA MAIA
- Onde tomar uns bons drinks em Playa del Carmen!
- CANCÚN: Hospedagem no Krystal Hotel e Resorts!
- Como ir da Zona Hoteleira ao Aeroporto de Cancún de forma econômica!
- Como é voar de Aeroméxico para Cancún e como funciona a imigração!
Nos encontre nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER
20 respostas
Lugar incrível! Adorei as dicas! temos que voltar ao México pra desbravar esta parte! Muita coisa linda pra ver naquele país! <3
Verdade, Itamar! País incrível!
Que lugar fantástico! Fiquei com muita vontade de conhecer. Ótimas dicas!
Ficamos felizes que tenha gostado! Abração!
Já conheci mas estas fotos deixam cheia de vontade de voltar! Lindas! Obrigado por partilhar!
Adorei as dicas!!! Cozumel é uma ilha lindíssima mesmo… Vale muito a pena ir para quem está em Cancún ou Playa del Carmen… Parabéns pelo post!!!
Beijos!
O México é meu país preferido, ainda não conheci Cozumel, mas está na lista,e que cor do mar maravilhosa é essa, um verdadeiro paraíso!
Que delícia de lugares, que sonho! Quero muito ir e amei as dicas deste post. Só fico aqui imaginando as paisagens destes dois lugares ao vivo, ai minha nossa.
gentedoceo que lugar lindo!! esse azul apaixonante e pelo que vi nas fotos estava bem quente mas tinha um ventinho refrescante!
O México ainda está por explorar…. mas pelo que tenho vista Cozumel é mesmo fantástico. Dicas anotadas de como lá chegar!!!
Eu tbm aluguei uma scooter é uma ótima opção! Adorei conhecer a ilha e me arrependo de ter feito um simples bate-volta, poderia ter ficado mais.
Pois é… Nós também…rs… Beijos!
Adorei as dicas, Cris! Mas ja to esperando ansiosa os posts com os detalhes do que fazer nessa lindeza! Que paraíso!!
Já tem Camis! Nos links! Olha, lá! 🙂 Beijos!
Muito bom seu blog…muitas dicas!
O que me espantou foi valor do ferry, muito barato (4 dólares ??) tendo em vista o valor absurdo que as agencias de turismo cobram.
Verdade! Por isso a gente tem que pesquisar bastante pra gastar bem nosso rico dinheiro! Beijocas!
Na verdade eles compraram um bilhete que seria de uso exclusivo de moradores daquele estado ( Quintana Roo ) por isso foi tão barato. O bilhete para turistas hoje está custando quase 400 pesos ( 75 reais ) ida e volta.
Adorei seu post!!! Me ajudou muito! Também tenho um blog (www.amateuccitravel.com) e estou indo a Playa del Carmen no próximo mês! Valeu pelas dicas! Um beijo e sucesso.
Que bomm! Boa viagem! Abração!