MENU

Search
Close this search box.

ROAD TRIP PELO BRASIL: De Brasília a Inhotim!

Telegram

E aos 45′ do segundo tempo, resolvemos curtir as férias dirigindo por aí para conhecer um pouco mais do nosso Brasil! Dessa vez, nada de avião e espera de bagagem. A estrada foi nosso guia e com muitas surpresas boas no caminho!

O objetivo era sair de Brasília cortando Goiás até Ouro Preto. A partir daí, pegaríamos nosso Passaporte Estrada Real (veja aqui como conseguir o seu!) para desbravar algumas cidades históricas de Minas Gerais. E, se o cansaço não batesse, estenderíamos até o litoral do Espírito Santo, passando na sequência por Domingos Martins para curtir um pouco da região da Pedra Azul.

Dividimos a viagem em três trechos e, nesse post, vamos compartilhar o diário de bordo do primeiro deles! Inicialmente, o destino final da primeira parte da viagem seria Belo Horizonte mas Inhotim roubou nosso coração. Ficamos por lá mais um dia e deixamos BH para o final do roteiro.

TRECHO 1 – DE BRASÍLIA A INHOTIM

Nesse primeiro trecho, saímos de Brasília, passando por Cristalina, Paracatu, Três Marias, Sete Lagoas e Brumadinho (Inhotim).

viagem de carro de brasilia a minas gerais
Depois de Sete Lagoas seguimos para Brumadinho onde fica o Instituto Inhotim. Deixamos para passar em Belo Horizonte no retorno.
DIA 1 – Brasília (DF). Cristalina (GO). Paracatu (MG).

E começou! Saímos de Brasília 8h da manhã pela BR 040 e o primeiro perrengue já deu o ar da graça! Pouco mais de uma hora de estrada, acendeu a luz da água do radiador que tinha sido completado antes de sairmos! Acredita nisso?! Tivemos que esperar esfriar por alguns minutos para poder ver o que estava acontecendo. Agora era ficar alerta. Geral dada e simbora!

Leia também: Como organizar uma Road Trip pelo Brasil!

Depois do primeiro pedágio, desviamos para a BR 050 e fomos tomar café da manhã em Cristalina, na casa dos blogueiros do Viagem sem Frescura. Anfitriões de primeira! O plano era ficar umas duas horas mas o papo tava tão bom que decidimos passear um pouco na cidade e ir numa loja de cristais, claro!

viagem de carro de brasilia a minas gerais

Depois da loja de cristais fomos à igrejinha. Cristalina é uma gracinha e ficamos doidinhos para voltar e conhecê-la de verdade!

Igrejinha de São Sebastião em Cristalina

Almoçamos juntos e por volta das 14h voltamos para a BR-040, conduzindo mais 100 km até Paracatu, Minas GeraisA nossa intenção era conhecer o Centro Histórico e, na sequência, seguir viagem. Mas fomos surpreendidos por um Festival Cultural!

O Largo do Rosário estava todo lindo com palco e barraquinhas de comida e arte local. E, pra completar, já estava começando uma roda de samba, ou seja, buscamos um hotel na proximidade e ficamos para curtir a festa! Usando da liberdade que viajar de carro proporciona!

Largo do Rosário em Paracatu
DIA 2 – Paracatu. 3 Marias. 7 Lagoas (MG)

Acordando em Paracatu com um dia lindo! Hora de conhecer um pouco da história e das belezas da cidade!

Amanhecer na cidade de Paracatu, Minas Gerais

Chegando ao Largo do Rosário, no centro da cidade, fomos surpreendidos com mais um evento chamado Café da Manhã da Fidalga! “Ahhh, gente! Podem parar! A gente precisa seguir  viagem, rs…” Apresentação de teatro, música ao vivo e um café da manhã cheio de delícias, só pra aumentar a nossa dor em ter que ir embora.

viagem de carro de brasilia a minas gerais viagem de carro de brasilia a minas gerais

Depois desse (segundo) café da manhã,  fomos conhecer os principais pontos da cidade! Casa de Cultura, Igreja do Rosário, Museu, Matriz, Câmara Municipal, Capelinha e Chafariz (ambos réplicas de 2000).

Casa de Cultura, Paracatu

Começamos o passeio pelo Beco do Candinho onde tivemos a imensa alegria de conhecer uma Paracatuense que mora em SP e, com muito amor, resolveu restaurar a casa que passou a infância! Gente, Ficou uma casa de boneca! Ela falou que vai abrir para visitação em breve. Fica a dica!

Devidamente apresentados a Paracatu, era hora de pegar a estrada e ver qual seria a próxima parada e, claro, aproveitar o caminho que, pela BR 040 que estava com excelente qualidade.

Road Trip Viajante Comum_BR 040

Mais um pedágio. Paradinha estratégica para comer uma pamonha na Pamonharia Delícia e por as redes sociais em dia (o wifi aqui é óteeeemooo!). Fica a uns 70km de Paracatu, banheiros super limpos (no retorno passamos lá outra vez e não estava tão bom assim… mas o wi fi continuava top…rs…), além de pamonha, canjica (curau) e lanches.

Pamonharia Delícia, Minas Gerais

Tudo devidamente organizado, agora era hora de seguir para Três Marias conhecer a represa e pernoitar. Chegamos por lá no final da tarde e já avistamos o pôr do sol no Velho Chico! Hora de curtir o visual da prainha!

Pôr do sol às margens do Rio São Francisco em Três Marias, Minas Gerais

Mudança de planos. Como havíamos ficado um dia a mais em Paracatu, decidimos seguir viagem até Sete Lagoas e dormir por lá ao invés de ficar em Três Marias.

Ficamos hospedados no Atlas Hotel (veja aqui nosso review) de frente a Lagoa Paulino. Largamos a bagagem e partimos para curtir a night da cidade! Hora de relaxar! Entramos no primeiro barzinho e já demos de cara com uma cantora super animada que deu uma meia dúzia de bis e ainda cantou na nossa mesa! Felizes!!??

DIA 3 – Sete Lagoas. Brumadinho (MG).

Passamos uma noite excelente na caminha fofinha do Atlas Hotel. E, às oito horas da manhã, já estávamos tomando nosso delicioso breakfast com vista para a Lagoa Paulino. Esse hotel foi um achadinho! Prontos para dar uma volta na cidade, subir a Serra Santa Helena e ir até a famosa Gruta Rei do Mato.

Café da manhã no Atlas Hotel em Sete Lagoas, MG

Conhecemos os principais pontos turísticos da cidade e a fofura da capelinha Santa Helena, no alto da serra com uma vista de 360 graus da cidade. A subida é em estrada de chão e cascalhos mas nada que um carro mil não suporte.

Fazendo fotos lá do alto, avistamos uma fumaça. Mal sabíamos que se tratava de um incêndio na Gruta Rei do Mato.

viagem de carro de brasilia a minas gerais
Vista da cidade de Sete Lagoas (e do incêndio na Gruta Rei do Mato) a partir da Serra Santa Helena

Ficamos bem tristes de não conseguir fazer a visita! Então, rumo a Brumadinho achando que essa seria a única chatice do dia.

Os funcionários do parque trabalhando para conter o incêndio

Mas não foi. Pegamos um trânsito gigante em Belo Horizonte e, pra piorar, fiquei distraída no celular, esqueci de acompanhar o gps e erramos o caminho. O Waze nos enfiou numa área super estranha e nem percebemos. Nos demos conta no susto e, no desespero, conseguimos encontrar a rodovia novamente. Foi rápido mas tenso.

Aí, pra piorar, o Waze mais uma vez enfia a gente num caminho super engarrafado e muito mais distante do que seguir pela BR 381. Fizemos o retorno num trânsito danado e voltamos pra BR por nossa conta. Ganhamos aí mais de uma hora.

Realmente não dá pra confiar cegamente nesses aplicativos. Embora ele esteja sendo essencial ficou a lição de analisarmos sempre a rota traçada.

Entramos em Brumadinho já durante a noite. Muita curva, pouca iluminação e acostamento zero. Um dia tenso mas deu tudo certo no final. Conseguimos uma suíte num hostel bem central. Ufa! Hora de sair para jantar e tomar uns bons drinks!

DIA 4 – Brumadinho (MG).

Acordamos, tomamos café da manhã no Hostel, fomos deixar nossa bagagem em um outro hotel e partimos para conhecer o Instituto Inhotim (veja aqui as 10 obras mais legais). Trajeto tranquilo e super rápido. O estacionamento é gigante então, acredito que você não terá problemas quanto a isso.

Ficamos por lá de 10h até 16h30 e conseguimos fazer 2 das 3 trilhas que há no parque. É tanta coisa legal pra ver, tocar, fotografar… que a gente até esqueceu do cansaço. Deixamos a terceira trilha para o dia seguinte. Fizemos tudo a pé. Não alugamos o carrinho (se você tiver apenas um dia por lá, vale a pena alugar o carrinho pra otimizar o passeio).

Galeria Adriana Varejão em Inhotim

De lá, seguindo a dica de uma moradora, fomo ver o pôr do sol na Pedra do Morcego (não sabemos se esse é o nome oficial mas a moradora nos ensinou o caminho direitinho e deu certo!) para encerrar o dia com aquela chave de ouro que a gente merece! Além de nós, só havia duas moças da região. O acesso também pega estrada de chão mas é tranquilo.

Voltamos pro hotel pra dar aquele cochilo antes de sair mas capotamos. Todo mundo morto de cansado. Sem saidinha hoje.

DIA 5  – Brumadinho. Ouro Preto (MG)

Acordando e pá! Sem água no chuveiro! Sem estresse, fomos tomar café da manhã porque a fome estava maior que a vontade de ficar limpinho! Rs… Eu só pensava no pão de queijo. Fato.

Devidamente alimentados e antes das 9 da manhã, conseguimos tomar nosso banho quente e fomos para o parque de Inhotim (Sim, parque! Inhotim não é uma cidade como muitos pensam… é um parque dentro da cidade de Brumadinho… ) concluir o circuito! Como era quarta-feira, não pagamos entrada. É o dia gratuito da semana! Nos disseram que nesse dia fica muito cheio, sobretudo porque muitas escolas levam seus alunos mas, para nós, estava tudo tranquilo. Pesquisamos as obras mais concorridas ((veja aqui nosso top 10), sobretudo as galerias, e fizemos tudo no dia anterior.

Ficamos por lá até umas 15h. Deu pra concluir a rota mas daria pra fazer outras fotos legais naqueles cantinhos mais escondidos. Procurar as letrinhas pra montar meu nome… (não me perdoei…) Enfim, tinha surpresa pela frente. 😉

Olha a situação!!

Almoçamo no self service do parque e de lá seguimos direto para Ouro Preto. Seguimos na direção de Casa Branca pegando na sequência a Estrada Nossa Senhora da Conceição.

Pista boa mas estreita, cheia de curvas, sem acostamento e praticamente sem sinalização para chegar a BR- 040. Pra completar, pegamos uma subida sinistra! Paramos um pouco e a gasolina começou a sair do tanque loucamente. Sim. O tanque estava fechado. Não. Não sabemos explicar.

De Brumadinho a Ouro Preto

Estávamos totalmente sem noção de que estávamos indo para o Topo do Mundo que fica em Piedade do Paraopeba. Quando vimos, estávamos no acesso para a base de voo livre. Eu não queria subir pois, para mim, depois desse momento fantasmagórico, o carro não estava legal e eu não queria viajar durante a noite outra vez. Chegar a Brumadinho na noite anterior já tinha sido um estresse naquele breu. Eugênio insistiu muito pra gente ir. Então, subi a contragosto mas tive que dar o braço a torcer! Se Valeu? Olha aí!!

Pôr do sol no Topo do Mundo, daqueles momentos que fazem a vida valer a pena.

Acompanhamos um pouco dos voos! Cara, é muito lindo!

Voos no Topo do Mundo, em Piedade do Paraopeba, Minas Gerais

Depois, pra fechar com o dia louco, inesperado e lindo, decidimos tomar um café no Restaurante Topo do Mundo. Comemos um cheesecake maravilhoso e curtimos a vista um pouco mais. Não deixem de provar esse bolo. É dos deusessssss!

Cheesecake do Restaurante Topo do Mundo! Diviiiino!

Escureceu. Seguimos para Ouro Preto na condição que eu não queria mas o coração estava tranquilo. Já era noite. Muitas curvas, mas com sinalização muito boa. É chegada a hora de descansar e começar a percorrer a Estrada Real (o objetivo era Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Itatiaia, Ouro Branco, Congonhas, Tiradentes, Prados e São João del Rei… ) mas isso é assunto pro segundo post da nossa Road Trip pelo Brasil: Os caminhos da Estrada Real.

Viajar de carro pelo Brasil por quase vinte dias foi uma experiência e tanto! Espero que esse diário de bordo tenha animado vocês um bocadinho. Os próximos projetos são road trip pelo litoral da Bahia e depois pelo sul do país. Mas, enquanto essas viagens não chegam, fique com um montão de posts legais sobre road trips pelo Brasil e pelo mundo que fazem parte de uma blogagem coletiva sobre o tema #roadtrips. Beijocas!

OUTRAS ROAD TRIPS PELO MUNDO

Inhotim |

Estrada Real |

Sete Lagoas |

PLANEJE SUA ROAD TRIP PELO BRASIL!

• Buscando hospedagem na sua Road Trip? Usamos o Booking, para todas as nossas reservas e ficamos bastante satisfeitos. Pesquise aqui!
  • Pretende alugar um carro para sua road trip? Rentcars, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
  • Em dúvida sobre o Seguro Viagem?  Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5 ! Clique aqui, conheça e faça uma simulação!
  • Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não paga nada a mais por isso!

Capa meramente ilustrativa (Créditos Foto: Pixabay)

Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais).

13 respostas

1. Sabe o que mais gosto numa roadtrip? É o ‘vamos parar aqui para ver o que tem?’ ou ‘e se a gente ficasse aqui mais um dia?’ Essa liberdade não tem preço! E como tem lugar lindo para se visitar nesse país! Parabéns! Inspirador o seu post!

2. Show demais, Cris!!! Realmente, o caminho de BH a Brumadinho é assustador, nunca vi tanto carro na vida. Também fui de Brumadinho a Ouro Preto pela mesma estrada, achamos tudo muito lindo. O legal de andar de carro é que podemos mudar de planos a qualquer momento né? Show

3. Puxa vida, já cair na estrada com um perrengue? Mas acho que foi bom sinal, porque o resto do percurso foi bem legal, né? Ainda bem que animaram a subir no Topo do Mundo, um dos lugares mais lindos aqui perto de BH, vale mesmo muito a pena. Linda road trip, arrasaram!!!

4. Metade desse roteiro fizemos, a outra metade queremos fazer.
    Tb fomos subindo até o topo do mundo, será que não tem outro caminho?
    E sobre o waze, fujo dele, já me colocou em algumas roubadas. 🙁

Bjsss

5. Que viagem gostosa! Que bom que pararam em “Seven Lakes” eheheh… Morei lá um ano e aproveitei para fazer muitos tours por MG. Um pecado que a Gruta tenha queimado. A visita é bem interessante!

6. Caí no site por acaso procurando roteiro para uma viajem de carro de Brasília a Vitória e achei muito legal a aventura de vcs. Faz tempo que não faço uma viajem de carro e quando fazia era daquele velho jeito: sair de madrugada para tentar chegar no mesmo dia. Então a ideia era parar o mínimo possível. Hoje o pensamento é aproveitar ao máximo o percurso, assim, como vcs fizeram. Muito legal!!