MENU

Search
Close this search box.

PRAIA DE MARACAÍPE: O que fazer e onde ficar!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Esteve em Porto de Galinhas e não visitou a Praia de Maracaípe? Então já tem desculpa pra voltar!

A Praia de Maracaípe ou Maraca, como é carinhosamente chamada pelos pernambucanos, está a apenas 3,5 km da Vila.

Contudo, apesar da proximidade, ainda é pouco frequentada pelos visitantes de Porto de Galinhas.

praia de maracaipe porto de galinhas
Praia de Maracaípe | Foto: Cris Andrade

No final das contas, os turistas acabam se desdobrando entre os vários passeios na vila e nos arredores, como as piscinas naturais de Porto, as praias de Muro Alto, Pontal do Cupe e outras mais distantes como Carneiros, Calhetas e a Ilha de Santo Aleixo e, acabam esquecendo de Maracaípe.

Praia da Vila de Porto | Foto: Cris Andrade

Anos atrás, antes da inauguração da via de interligação Maracaípe – Porto de Galinhas, o lugar se resumia a uma praia semi deserta com apenas um camping que era frequentado, basicamente, por surfistas e pela galera roots.


O que fazer em Recife: 7 passeios nos arredores da capital pernambucana!


Hoje em dia, a região já conta com várias pousadas, hotéis e hostels (veja sugestões no final desse post) e infraestrutura suficiente para você ficar hospedado por lá ou passar um dia tranquilão.

Abaixo, deixo algumas dicas do que fazer em Maracaípe e no Pontal de Maracaípe.

O QUE FAZER EM MARACAÍPE

#1 Curtir o marzão

A Praia de Maracaípe é uma delícia. Por lá, a boa da vez é ficar num barzinho só vendo a vida passar. E, em Maracaípe, ela passa bem devagar, viDICA VC1: Como é mar aberto, a depender da época, há muitas ondas em alguns trechos mas, na maré baixa (como na foto acima) dá pra um mergulho.

DICA VC2: Se você estiver com crianças e quiser curtir uma área mais tranquila, é só caminhar até o Pontal de Maracaípe (uns 15 minutos). Lá o mar  encontra com o rio e é bem piscininha. Outras opções com criança seriam o João Restaurante que fica na Vila de Todos os Santos ou o Restaurante Estrela do Mar, que está localizado bem perto do Pontal de Maracaípe.


Passeio de buggy em Porto de Galinhas: Ponta a Ponta!


#2 Botecar numa barraca de praia

Os bares de praia mais frequentados de Maracaípe são:

Bar do Marcão | Pertinho da rua principal, é o bar mais badalado de Maraca e um dos mais antigos. Bebidas, petiscos e também refeições. O atendimento é dez.

Palhoça da Cris | Caminhando no sentido do Pontal de Maracaípe, fica logo depois do João Restaurante. Numa pegada mais simples, bem pé na areia.

Bar do Galo | O Bar do Galo fica ao lado do mangue e é famoso pelo seu caranguejo. Mas já aviso, é super rústico e, quando a maré sobe, as cadeiras ficam dentro da água. Vale a experiência!


+ Como chegar a Porto de Galinhas saindo de Recife!


#3 Passear de Jangada no Rio Maracaípe

O passeio de jangada pelo Rio Maracaípe para conhecer um pouco da região do mangue é bem bonito.

A jangada dá uma volta no mangue e depois segue para o Pontal para esperar o pôr do sol. Um bom horário para encaixar o horário é pegar a jangada por volta das 16h.

praia de maracaipe

DICA VC: Uma boa sugestão é agendar o passeio de jangada por volta das 16h pra pegar o começo do pôr do sol.


+ Pousadas em Porto de Galinhas próximas ao centrinho da vila!


#4 Almoçar na Vila de Todos os Santos

A Vila de Todos os Santos é um cantinho super fotogênico em Maracaípe. Por lá, costumo almoçar no João Restaurante mas também há a opção do Porto Barracuda.

o que fazer em maracaipe
Maracaípe | Foto: Cris Andrade

O João Restaurante conta com o diferencial de possuir uma piscininha. Então, pra quem vai com a criançada, é uma excelente pedida.

praia de maracaipe porto de galinhas
Restaurante do João| Foto: Cris Andrade

Em relação ao cardápio, destacamos o camarão havaiano servido no abacaxi (receita aqui), os drinks e a cartola tradicional.

o que fazer em maracaipe
Cartola tradicional | Foto: Cris Andrade
onde comer em maracaipe
Caipufruta de siriguela | Foto: Cris Andrade

DICA VC1: Se você quiser pegar uma mesa legal no João Restaurante durante a alta estação, chegue cedo. No máximo, meio dia e meia. 

DICA VC2: O acesso à piscina é cobrado. Custa 10 reais por pessoa.

DICA VC3: Na Vila de Todos os Santos também está localizado o Museu Caranguejo Vivo. Prestigie.

o que fazer em maracaipe
Museu Caranguejo Vivo | Foto: Cris Andrade

Dicas da praia de Muro Alto: Relax para a toda a família!


#5 Esperar o pôr do sol no Pontal de Maracaípe

O point para assistir ao pôr do sol na região é, sem dúvida, no Pontal do Maracaípe, bem onde o rio Maracaípe deságua no mar.

praia de maracaipe porto de galinhas
Pontal do Maracaípe | Foto: Cris Andrade

Como o sol se põe cedo, por volta das 17h já é bom estar nas proximidades para não perder nenhum detalhe. Ah! Leve uma canga, água e lanchinhos! 

DICA VC: O Pontal de Maracaípe é uma das paradas do passeio de buggy Ponta a Ponta que sai das praias de Porto de Galinhas. Então, se o horário do seu passeio for no período da tarde, você ganhará esse brinde. Vale lembrar que você deve agendar seu passeio de buggy considerando o horário da maré. 

E assim termina um dia mais que especial em Maracaípe! Quando eu vou para Porto de Galinhas e quero descansar da maratona de passeios, um dia em Maracaípe é escolha certa.

Dá pra chegar um pouco mais tarde, curtir a praia, botecar, almoçar na Vila de Todos os Santos e fechar o dia com uma caminhada até o Pontal de Maracaípe para esperar o pôr do sol. Viu, só?! Inclua Maracaípe no seu roteiro quando estiver em Porto de Galinhas.


Roteiro Porto de Galinhas e Maragogi – 7 dias!


Como chegar a Maracaípe

Saindo de Porto de Galinhas, dá pra ir a pé pela praia mas é uma caminhada boa. Veja os trajetos.

Como preferi deixar as energias para gastar em Maraca, fui de Uber. Baratinho. Veja o trajeto.

ONDE FICAR EM MARACAÍPE

Como vou sempre a Porto, já me hospedei algumas vezes em Maracaípe. Em uma delas, fiquei na Pousada Aldeia dos Anjos, simples e bem pertinho da praia.

Achei ótimo pra curtir um descanso. Sem falar que é bem mais econômico que ficar na Vila. Seguem abaixo algumas outras boas opções.

onde ficar em porto de galinhas
Nota Booking 9,0 – Foto Divulgação

Lembrando que também preparamos uma seleção de pousadas baratas e próximas ao centrinho de Porto de Galinhas. Ideal para quem não vai alugar carro e quer mesmo é ficar perto do centrinho.

Utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver várias outras opções e comparar os preços!

Vale a pena alugar um carro

Porto de Galinhas fica a pouco mais de 50 km de Recife. Já a praia de Maracaípe está a cerca de 3,5km do centro da vila de Porto. Então, dá pra fazer ambos os trajetos de boa.

Eu sempre indico aluguel de carro tanto em Alagoas quanto em Pernambuco, sobretudo para quem vai fazer um roteiro pelos dois estados. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar tão cedo para ir para os passeios. 

A Rentcars oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

+ Praias do Nordeste

MARAGOGI | PIPA | JERI| MACEIÓ


ESTÁ NO PINTEREST? ENTÃO SALVA A IMAGEM NA SUA PASTA DE VIAGENS!

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

21 respostas

  1. Uma sugestão de uma praia menos visitada, para mim é SEMPRE uma boa sugestão. Ver essas fotos de praia me deixam com ânsia de chegar aqui o verão. Hoje lá fora está sol mas estão 2º !!!!grgrgrgrg

  2. É mesmo o paraíso, que lugar mais bonito! Ainda por cima tem piscina caso esteja mais vento ou como falaste para a criançada. Gostava muito de passar uma semana aí agorinha mesmo, só para fazer uma pausa do Inverno português.

  3. Estive aí há muitos anos e na época tinha apenas um bar e uma fazenda, com cavalos à beira-mar, pra onde sonhei voltar um dia. No pontal, fizemos um passeio pelo mangue e depois, no mar, levamos nossa filha de então 3 anos para ver os meninos mergulharem e trazerem cavalos marinho para vermos. Eu tinha me esquecido dessas coisas e elas voltaram quando li seu post agora. Obrigada pela viagem de volta!

    1. Gente duas coisas que me ganham nesse destino, a água da praia nesses tons de azul é um por do sol desses. Com certeza quero conhecer a praia de Maracaipe. Espero que em breve

  4. Que delícia de post. Matei a saudade desse lugar que amei conhecer. Tb almocei no João , uma delicia de comida e lugar muito top.

  5. Eu estive em Porto de galinhas e não visitei a Praia de Maracaípe! Amei conhecer através de seu post, vou amar o passeio de jangada e ver o por do sol! Ótima dica de passeio! Obrigada!

  6. Muitos, muitos anos atrás eu estive na Praia de Maracaípe. Era carnaval, a gente queria sair de Salvador, pegamos uma kombi e subimos até Porto de Galinhas. Uma viagem dura! Em Porto, não encontramos pousada. Carnaval, né? Nessa época não existia celular, internet e male e male orelhão! rsrs

    Vai de lá e vai de cá, achamos uma pousadinha fofa em Maracaípe, onde pousamos e passamos dias ótimos. Voltei mil anos depois, mas isso também já faz tempo, e ficamos apenas 1 dia aí. Era Reveillon.

    Ao que parece mudou muito! 🙂

  7. Conheci Maracaípe e o por do sol de lá justamente em um passeio de buggy à tarde e gostei muito! Mas por este post, já deu pra ver q vale muito a pena tb ficar mais tempo nessa região!

  8. Simplesmente amei tudo que vc mostrou. Explicou de uma maneira facil de entender e suas fotos são Amazing!! Amo Maraca! Vou me aposentar lá um dia! Na minha casinha na Rua 5! 👏🌹🙏🙏😍😍

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!