MENU

Search
Close this search box.

LISBOA PARA INICIANTES: O que conhecer na primeira visita!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

O que fazer em Lisboa? Quando o assunto é Lisboa a empolgação é grande. O idioma, a gastronomia e o calor com que os portugueses nos recebem são algumas das delícias que a cidade nos proporciona. 

Assim, preparei uma listinha com dicas do que conhecer em Lisboa, sobretudo se é sua primeira visita a capital portuguesa. Ouso dizer que você vai amar!

DICA VC1: Para cumprir toda a listinha, sem correria, você necessitará de uns três dias inteiros.

DICA VC2: Caso tours guiados sejam uma opção para você, não deixe de dar uma conferida nos free tours em Lisboa. São muitas opções bacanas, a baixo custo.

O QUE FAZER EM LISBOA NA PRIMEIRA VISITA

#1 Passear no Terreiro do Paço (e subir no Arco da Augusta)

Inevitavelmente,  a Praça do Comércio (antigo Terreiro do Paço) vai estar presente em praticamente todos os dias que você estiver por Lisboa.

De um lado o Rio Tejo, do outro o Arco da Augusta e, nas outras margens, edifícios que já foram ocupados pelo Rei Dom Manuel I até o trágico terremoto de 1755. 

Caminhar sem compromisso, fotografar, curtir o final da tarde às margens do rio avistando ao longe a famosa Ponte 25 de Abril e a escultura Cristo-Rei, será um programa delicioso.

E, para fechar com chave de ouro, vale subir no Arco da Augusta (sabia que é possível?!) para ter uma vista pra lá de privilegiada do rio Tejo e de toda a extensão da Praça do Comércio.

DICA VC: Não deixe de visitar o Café e Restaurante Martinho da Arcada, um dos cantinhos da cidade que Fernando Pessoa e Saramago costumavam frequentar. Olhando para o arco, é só caminhar para a direita e você chegara ao Café.

+ Como chegar a Sintra saindo de Lisboa!

#2 Passear de elétrico

Os elétricos fazem parte da paisagem clássica de Lisboa e do dia a dia do cidadão lisboeta.

A bordo do bondinho, você poderá conhecer vários cantinhos da cidade.

As linhas mais famosas, turisticamente falando, são a 28 (que corta a cidade) e a 15 (que te levará até Belém). 

DICA VC: Apesar do elétricos serem lindos, aí mesmo acaba o glamour. Estão lotados quase 100% do tempo (por turistas e locais). Então, tente escolher horários um pouco mais alternativos para conseguir, ao menos, ir sentado. O 28 é uma excelente opção. Fique na janelinha e admire o trajeto.

+ Hostels em Lisboa: 7 ótimas opções para facilitar sua escolha!

#3 Passar uma tarde no bairro Belém (e claro, provar os famosos pastéis!)

Belém é um dos bairros mais legais de Lisboa. É lá onde estão localizados alguns dos principais monumentos da cidade, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos Descobrimento, e a famosa Pastelaria de Belém. 

+ Free tour em Belém, Lisboa!

#4 Provar os melhores pastéis de nata da cidade

Depois de provar os famosos e autênticos pastéis de Belém, suponho que você ficará um tanto viciado (experiência própria!).

Então, caso seu estoque de Pastel de Belém acabe, mate a saudade provando alguns dos melhores pastéis de nata da cidade.

Sugerimos os fabricados na Manteigaria, Fábrica da Nata, Aloma, Casa do Pastel de Nata, Mercado do Peixe e Pastelaria Alcôa. Anote esses nomes!

+ Andaluzia, sul da Espanha: 5 cidades lindas para incluir no seu roteiro + dicas!

#5 Visitar o Castelo de São Jorge

Construído pelos muçulmanos, ainda no século XI, o Castelo de São Jorge é um dos passeios mais lindos de Lisboa, tanto pela história e arquitetura quanto pela vista super privilegiada lá do alto.

É aquele passeio perfeito para a família inteira. Inclusive, se você estiver com crianças, não deixe de ler: O que fazer em Lisboa com crianças – Castelo de São Jorge e Alfama.

DICA VC: Na ida ou na volta, aproveite para passar no famoso mural “Fado Vadio”. Fica no bairro da Mouraria, nas escadinhas de São Cristovão. 

O que fazer em lisboa na primeira visita

+ Vale do Douro, Portugal: 10 dicas para organizar sua viagem!

#6 Conhecer a Cervejaria dos Monges

Estamos falando da Cervejaria Trindade, localizada num antigo convento e que já faz parte do roteiro cervejeiro da cidade.

Chegue um pouco antes e ande por todos os cômodos para ver de pertinho os painéis de azulejos. E, claro, não deixe de tirar uma foto com os simpáticos garçons vestidos de monge.

O que fazer em lisboa na primeira visita

DICA VC: Fique de olho se na ocasião da sua viagem não estará havendo na Choperia o evento “Fado no Convento”. Assim, além de conhecer o lugar você ainda aproveita um show de fado.

+ 15 lugares imperdíveis para conhecer na Espanha!

#7 Passear na Praça do Rossio

Não só na Praça do Rossio mas nos arredores, explorando lugares como o Teatro D. Maria II, a lindíssima Estação do Rossio, a Praça da Figueira e o Armazém do Chiado.

DICA VC: Ficar hospedado nos arredores da Praça do Rossio é uma ótima opção, sobretudo se é sua primeira viagem.

Por aqui, você estará próximo à Praça do Comércio, Elevador Santa Justa, ponto de parada do bondinho, Bairro Alto e Chiado, Estação do Rossio (que te leva até Sintra), ou seja, perto de tudo no Centro Histórico.

Vejam algumas opções nessa região:

Browns Boutique Hotel

Hotel Santa Justa

Hotel Inn Rossio

LV Premier Apartments Chiado- CH

Augusta Boutique House

#8 Explorar os vários mirantes (os famosos miradouros!)

Ver Lisboa do alto é aquele programa clichê que temos que fazer sempre!

O bairro Alfama é um prato cheio mas temos miradores por todos os lados, como o Miradouro São Pedro de Alcântara, que fica no topo do Elevador da Glória, o Miradouro do Castelo de São Jorge, entre tantos outros.

Vá a quantos puder porque é uma vista incansável!

#9 Subir até o topo de Elevador Santa Justa

Subir nesse elevador em estilo neogótico, monumento nacional, é um dos passeios clássicos para quem está em Lisboa.

DICA VC1: Se a fila estiver grande, o que é habitual, basta ir até o Convento do Carmo (dica #11) e, pela parte de trás, você consegue chegar à rampa de acesso às escadas que te levam ao mirante. 

Nesse caso, ao invés de pagar o valor cheio, você pagará menos da metade para chegar até a parte mais alta (por esse acesso você chegará ao mirante, economizará euros e tempo de fila mas não terá acesso à parte interna do elevador, claro). A vista é incrível! Lisboa em 360 graus!

DICA VC2: Suba no final da tarde para ver o pôr do sol e aproveite para no jantar no Restaurante Grelha do Carmo. Um típico restaurante português com uma cozinha maravilhosa que fica próximo às ruínas do Convento do Carmo. Indico o Polvo a Lagareiro e o Misto de Frutos do Mar. Ambos ótimos.

+ Tour gastronômico em Lisboa: conhecendo as delícias portuguesas!

#10 Fotografar com o poeta

Claro né, gente! É clichê mas é aquela lembrança que todo viajante quer levar pra casa. Um abraço no mestre Fernando Pessoa que fica na frente do Café A Brasileira.

DICA VC: Não deixe de entrar no Café. É uma construção lindíssima de 1905 onde se reuniam artistas e escritores da época, sobretudo da vanguarda modernista. Na sequência, aproveite para dar uma esticadinha até a Praça Luís de Camões.

+ O que fazer em Sintra, Portugal: roteiro de um dia!

#11 Visitar as ruínas do Convento do Carmo

Conhecer as ruínas do Convento do Carmo é mergulhar num dos momentos mais tristes da história de Lisboa, o terremoto de 1755. 

E, não bastasse o terremoto, a estrutura foi praticamente destruída por conta do incêndio que ocorreu na sequência.

A obra iniciou no século XIV e a conclusão ocorreu em torno de 1423, data em que o Mosteiro foi doado à Ordem do Carmo por D. Nuno Álvares Pereira, o idealizador. As ruínas ficam no Largo do Carmo e a visita custa 4 euros.

DICA VC: Dá pra combinar a visita ao Convento do Carmo com a subida no mirante do Elevador Santa Justa que fica na parte de trás (como comentamos na dica #9).

+ Tour Gastronômico em Lisboa: provando delícias portuguesas!

#12 Almoçar ou jantar no Mercado da Ribeira

O antigo Mercado da Ribeira abriu espaço para a marca Time Out Market, passando a funcionar como um mercado gourmet a preços acessíveis.

A proposta reuniu vários chefs renomados que disponibilizam algumas criações pessoais de pratos. Alguns clássicos, outros, não.

o que fazer em Lisboa na primeira visita

São 10 mil metros quadrados com comida e bebida para todos os gostos. Provamos vários pratos e gostamos bastante. Abaixo, o bacalhau que escolhemos em um dos dias.

o que fazer em Lisboa na primeira visita

DICA VC: Como são muitas opções, tanto de bons chefs quanto de cardápio, sugiro que compre uma taça de alguma bebida e vá curtindo enquanto circula para escolher seu prato com calma. Afinal, desfrutar 100% do tempo, quando se está em Lisboa, é de lei!

+ Passeios gratuitos em Lisboa: 10 free tours na capital portuguesa!

#13 Visitar a Catedral da Sé

A Igreja de Santa Maria Maior, a Sé é uma construção do séc. XII que merece sua visita. Foi construída na ocasião da reconquista e é uma obra muito bonita, sobretudo internamente.

DICA VC: O elétrico 28 para bem na frente da Catedral da Sé mas, se você estiver hospedado na área central dá pra ir caminhando tranquilamente.

+ Como ir do Aeroporto de Lisboa para o Centro de forma econômica!

#14 Fazer o bate volta até Sintra ou Cascais

Mas você começou dizendo que eram dicas para ‘iniciantes’ na capital portuguesa e já está mandando a gente ir para outra cidade?

Sim, meu caro leitor! Sintra faz parte desses passeios básicos. Pode ir na fé, você não vai se arrepender. Ambas são pertinho de Lisboa e igualmente encantadoras! 

Veja aqui algumas dicas para explorar Sintra da melhor forma: Sintra: Como chegar saindo de Lisboa e roteiro de um dia!

+ Um dia em Cascais, Boca do Inferno e Cabo da Roca – Blog Um dia em…

Atenção! Seguro Viagem Obrigatório!

O Tratado de Schengen, ao qual Portugal é signatário, exige a contratação do seguro viagem para turistas.

Portanto, ao viajar para Portugal, não esqueça de contratar esse item essencial e obrigatório.

Caso deseje orçar os valores para a ocasião da sua viagem, clique aqui para orçar com a Real Seguros e, assim, contratar nas melhores condições. 

Onde se hospedar em Lisboa

Os melhores bairros para se hospedar em Lisboa, sobretudo na primeira viagem, é a região da Baixa/Chiado.

Assim, você ficará próximo dos principais pontos turísticos, estação de trem e de metrô. Seguem algumas opções:

Browns Boutique Hotel

Hotel Santa Justa

Hotel Inn Rossio

LV Premier Apartments Chiado- CH

Augusta Boutique House

DICA VC: Mesmo que esses hotéis não atendam ao seu perfil, utilize-os como referência de localização. É só clicar na opção “ver mapa” que aparece ao clicar em qualquer um deles.

Já se estiver buscando por hostels bacanas e bem localizados, sugerimos: Hostels em Lisboa: 7 opções para facilitar sua escolha!

Ou, se preferir, utilize a caixa abaixo e já faça uma simulação para ver as opções, comparar os preços e ter acesso a avaliações de quem já se hospedou.

 

Pensando em fazer um roadtrip em Portugal?

É uma ideia e tanto! Tudo é relativamente perto e a gente fica bem mais livre nas programações e na decisão de ficar mais uma noite.

Se você já tirou esse sonho do papel, informo que a Rentcars oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. Faça uma cotação aqui ou no quadro abaixo.

Bate e volta a partir de Lisboa

Com um pouco mais de tempo na cidade, vale a pena conhecer várias cidades próximas a Lisboa.

Além de Sintra e Cascais que citamos acima, vale a pena visitar Aveiro, Coimbra, Évora, Fátima e Óbidos.

Excursão a Sintra e Cascais + Palácio da Pena

Excursão a Fátima

Excursão a Óbidos e Nazaré

– Excursão de trem a Sintra e Quinta da Regaleira

Excursão a Évora e suas adegas

E, para os mais animados, deixamos também uma opção de bate e volta para conhecer a cidade do Porto.

Tours Guiados Privados

Se existe uma pessoa que faz um tour guiado pra ninguém botar defeito, essa pessoa é o Paulo da More Lisbon Walking Tour.

Fiz dois tours como ele, sendo que um deles foi o Tour Gastronômico. Ambos foram perfeitos!

Terminamos aqui nossa listinha Lisboa para Iniciantes – O que fazer em Lisboa! Já salva o link para não esquecer de nada! E aproveitem bastante, porque a cidade é encantadora.

Capa | Imagem de Andrzej por Pixabay
Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

34 respostas

  1. Lisboa é muito linda e cheia de programas “0800”, como bem disse! Adorei todas as dicas e são daquelas imprescindíveis para conhecer a cidade!

  2. Lisboa é realmente uma gracinha! Essas atrações são mesmo imperdíveis. Não vejo a hora de voltar! Parabéns pelo post.

  3. Ah Lisboa, como não amar não é mesmo? rsrs

    Eita cidade incrível, passeio por todos os pontos só não tirei a foto com o poeta rsrs Infelizmente peguei muita chuva na capital portuguesa e meu passeio sofreu inúmeras alterações, mas mesmo assim amei Lisboa!

  4. Quero muito visitar Portugal, e, vendo estas fotos e dicas incríveis já sei por onde começar!

    Parabéns pelo post, está completinho!

  5. Antigamente não tinha vontade nem curiosidade de conhecer Lisboa, mas venho mudando de opinião… Que post mais lindo, e claaaaro que o pastel de belém não ficaria de fora, eu AMO e comer o original deve ser mais gostoso ainda! =D Parabéns pelo post!!

  6. Fiquei contente agora, numa conexão de 5 horas em Lisboa, consegui fazer metade de sua lista – e com qualidade! Preciso voltar para as outras 5 e tudo o mais que Portugal oferece!

  7. Aiii Lisboaa! ♥
    Nunca fui, mas as vezes tenho vontade até de me mudar para lá, só de olhar! haha!
    Quanto lugar lindo você passou. Essa cidade é um charme puro, né?
    Amei o post, parabéns!

  8. Ai que delícia ler seu post, que me levou diretamente para Lisboa, cidade linda, gostosa e com uma gastronomia a preço bom, diferente de outros lugares da europa.

  9. Vou seguir passo a passo, pois ainda não conheço Portugal, porém está na lista para ir em 2019… Seu post esta´bem detalho, adorei!

  10. To namorando Lisboa tem tempo já. Pastel de nata, cervejaria, mirantes, street art… quem guenta assim??
    Já tenho meu roteiro prontinho aqui!

  11. Demais, fiquei com mais vontade de conhecer! As fotos estão sensacionais e o post super informativo! Me encheu de vontade! Parabéns!

  12. oiii… estou planejando uma viajem a lisboa vamos ter 3 dias interos
    gostaria de conhecer mas lugares como Porto ou Sevilha …
    Seria possível com taum pouco tempo?
    Grata

    1. Se você terá apenas três dias, sugiro que explore Lisboa os 3 dias, pois há muito que conhecer e a cidade é uma delícia. Outra opção seria ficar dois em Lisboa e no terceiro dia, ir conhecer Sintra. Se for para o Porto ou Sevilla vai ficar muito apertado e acabará não curtindo nada direito. Abraço!

    1. O Clima de Inverno em Lisboa é frio mas mais ameno que em outra parte da Europa que é muito frio, com neve e gelo.
      Em Lisboa pode chover, mas nao neva nunca. A temperatura ronda os 6 a 10 graus, com sensação de 3 graus. Por isso venha com casaco ou kispo que abrigue e se chover venha com impermeável ou chapeu de chuva. Boa estadia e quem sabe um dia de sol radiante acompanhado de frio de 9 graus. O que é muito confortável.

  13. boa tarde, vou estar em portugal em maio/2020, sendo de 03 a 08 em LISBOA , E DE 09 A 13 05 EM pORTO, VOLTAREMOS DIA 14/05, TEM COMO DAR ALGUMAS DICAS DE pORTO, LEMBRANDO QUE ESTA SERÁ NOSSA PRIMEIRA VEZ.
    PATRICIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!