Morretes, a charmosa cidade do litoral do Paraná, fundada no século XVIII aos pés da Serra do Mar, é aquele passeio que não pode faltar quando visitamos Curitiba.
A seguir, preparamos várias dicas do que fazer em Morretes para desfrutar de um dia maravilhoso e sem correria.
O QUE FAZER EM MORRETES, PARANÁ
#1 Passeio de Trem Morretes
E para começar bem, que tal ir para Morretes de trem? Sem dúvida, essa é a maneira mais legal de chegar à cidade.
O trajeto, oferecido pela empresa Serra Verde Express, percorre a Serra do Mar pela histórica Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba, inaugurada em 1885 pela princesa Isabel.
Ao longo do caminho, túneis, cachoeiras, vales, montanhas, a nossa Mata Atlântica (o maior trecho contínuo do Brasil) e muita história contada pelos guias do trem, em um trajeto que dura cerca de 4h e 30min.
Para saber mais detalhes, valores e dicas: Passeio de Trem Morretes: Experiência no Vagão Imperial (+valores e dicas)!
#2 Visitar a Igreja Matriz
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Porto é simples mas uma gracinha. Começou a ser construída a partir de 1812 onde estava a antiga capelinha mas foi inaugurada somente em 1850.
Como fica localizada no alto de uma escadaria, certamente você irá avistá-la a partir de vários pontos da cidade. Ainda assim, não deixe de ir até lá para conhecê-la de pertinho.
+ Ilha do Mel/PR: um dia na Praia das Encantadas!
#3 Provar a cachaça de Morretes
E a bebida típica brasileira também ocupa um lugar de honra em Morretes.
A cachaça morretiana, juntamente com o barreado e a famosa balinha de banana, já faz parte dos atrativos da cidade (prove os 3!).
A cidade já teve, inclusive, rótulo premiado. A cachaça Porto Morretes Premium (envelhecida em barril de carvalho por 3 anos) foi considerada a melhor cachaça do Brasil na Cúpula da Cachaça (um dos concursos mais importantes do país).
Vale a pena dar uma passada na Cachaçaria Morretes, fazer uma degustação e levar uma miniaturas de lembrança.
+ O que conhecer em Curitiba? 10 lugares que devem estar na sua lista!
#4 Passear às margens do rio Nhundiaquara
E para deixar o cenário ainda mais bonito, Morretes exibe o rio Nhundiaquara que corta a cidade com suas águas.
Mas, o que ninguém imagina, é que toda essa calmaria se desdobra em 37 km* desde a nascente até a foz da baía de Antonina.
+ Jardim Botânico de Curitiba: conheça o cartão postal da cidade!
#5 Contemplar o casario de Morretes
Datando do século XVIII, o casario colorido é uma das principais atrações de Morretes.
Entre ruas estreitas, as construções são ocupadas por restaurantes, lojinhas de artesanato, docerias e cachaçarias, deixando o Centro Histórico da cidade super movimentado com um vai e vem de turistas.
+ Ilha do Mel/PR: como chegar saindo de Curitiba!
#6 Comer um barreado
Sem dúvida, comer um Barreado é o principal motivo da visita a Morretes, sobretudo para quem faz o bate e volta de Curitiba.
Provar o prato típico da região vai tornar sua experiência ainda mais legal. Então, escolha com carinho.
Dessa última vez, comemos o Barreado do Restaurante Madalozo que fica às margens do Rio Nhundiaquara e foi muito bom! Fica a sugestão.
+ Onde comer Barreado em Morretes, Paraná!
#7 Provar as balinhas de banana
As famosas balinhas de banana, criadas em 1979, já se tornaram símbolo do estado do Paraná. Se você curte docinhos, vai ficar viciado. Então, aproveita e já compra em Morretes mesmo e, de preferência um pacote de 1kg pra não se arrepender depois.
Inclusive, é bem mais em conta comprar em Morretes que no Mercado Central de Curitiba, por exemplo. Se sua visita for no final de semana, dá pra comprar na Feirinha do Coreto que fica montada perto da ponte metálica.
Onde se hospedar em Morretes
Caso deseje pernoitar em Morretes, sugerimos algumas opções com localização próxima ao centro histórico: Nhundiaquara Hotel, Pousada Bella Morretes, Hotel Pousada Dona Laura e Pousada Cidreira.
Caso prefira buscar outro tipo de hospedagem, tanto em Morretes quanto em Curitiba, não deixe de pesquisar no site do Booking que pratica os melhores preços ou, consulte diretamente na caixa abaixo.
Onde se hospedar em Curitiba
Nas últimas vezes que estive em Curitiba me hospedei nos bairros Batel e Centro. É legal ficar no Batel porque estamos do lado da vida noturna da cidade, inclusive, o Hard Rock Café fica nessa região. Nessa ocasião, fiquei no Go Inn Hotel Curitiba.
Quando fiquei no Centro, optei pelo Ibis Curitiba Shopping que possui basicamente o mesmo padrão, embora o Go Inn tenha uma atmosfera mais descolada.
, para quem estiver pensando em visitar mais destinos nos arredores, seguem algumas opções de passeios com a Civitatis!
ESTÁ NO PINTEREST? SALVE A IMAGEM PARA CONSULTAR DEPOIS!
* Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Nhundiaqu
17 respostas
Morretes é uma delícia de cidade, né?
Passear de trem, comer um barreado e depois caminhar à beira do rio e entre o casario histórico é um excelente programa!
Simmm! Uma delícia mesmoooo! 🙂
Belas fotos… e sugestões 🙂 Nunca tinha ouvido falar em Morretes, mas parece-me um destino interessante…
Sim! Morretes é uma cidade bem simpática e um dos principais passeios de quem vai para Curitiba! Fica o convite! Abração.
Morretes é bem legal, cidade ainda com cara de interior, mantendo as tradiçoes. O barreado é imperdivel, tem que experimentar.
Que gracinha de cidade. E esse colorido natural das fotos? Fiquei apaixonada, quando voltarmos à Curitiba com certeza colocaremos Morretes no nosso roteiro.
Morretes é uma gracinha mesmo! Não deixe de conhecer!
esse passeio ja fiz varias vezes, mas cada vez eh diferente! nunca tinha ido naquelas maquetes por exemplo e tinha cada coisa engraçada hauehaue
Eu acho que as viagens de comboio histórico (que vocês chamam de trem) têm um charme muito particular. E não faz mal esperar para outros passarem, porque a paisagem vale a pena ser desfrutada com calma. Que delícia de cidadezinha
Morretes está cada vez mais popular né, todo dia vejo algum blogueiro contando sua experiência. parece uma cidadezinha bem fofa… já ganhou meu coração com as balas de banana heheh
Hahahah! Eu amo as balinhas! Trouxe apenas 2kg pra casa…rs..
Morretes é uma graça!! Também vale muito a pena chegar em Morretes saindo de Curitiba e descendo a serra pela Estrada da Graciosa. Tanto de carro como de moto é uma linda paisagem, com visualização de vegetação nativa da Mata Atlântica bem preservada, com pontos de parada para observação, acesso a cachoeiras e rios da serra e mirantes de onde se pode avistar o litoral do Paraná.
Lendo e viajando junto com você! A cidade é uma fofura mesmo!
Vai ser meu próximo destino 😍😍😍😍
Ebaaaa! Aproveitaaaa!
Boa Tarde Cris!
Pela primeira vez indo a Curitiba e ja comprei a passagem de trem, mas optei pelo Imperial mas com por do Sol, para comparar com o do Guaíba de Porto Alegre kkk!
Nesse pacote não esta incluído passeio em Antonina, como o trem sai às 15h, de Morretes da tempo de ir até lá? Pode ser caminhando pela beira do Rio ou é melhor pegar um barco? Vale a pena ou é melhor curtir Morretes?
Obrigado pelas dicas, adorei muito!
Dalva Oliveira
Melhor curtir Morretes! Acredito que fica muito corrido fazer os dois lugares. Pelo menos eu achei quando fiz isso na primeira vez. Deixa Antonina para uma próxima! 🙂