Atualizado em março de 2021
Comer bem em Morro de São Paulo não vai ser problema para quem pretende passar uns dias nesse paraíso. Com uma oferta gastronômica super variada (tanto em sabores, quanto em valores), a cidade não deixa a desejar nessa tema, principalmente no quesito variedade.
São restaurantes, cafés, pizzarias, sushi bars, self services, barraquinhas de lanches, doces e caipiroscas localizados, sobretudo, no Centrinho, na Segunda e na Terceira praias.
Compartilhamos abaixo algumas opções pra você já ir se preparando.
ONDE COMER EM MORRO DE SÃO PAULO
#1 Varandas
Claro que nosso pontapé inicial não poderia ser diferente. De cara, já provamos uma moqueca baiana, à beira mar da Segunda Praia.
Como a gente queria ficar com o pé na areia, arriscamos no cardápio do Restaurante Varandas e acertamos em cheio. A moqueca estava perfeita e o peixe muito saboroso.
#2 Caipi do Romário
Logo na primeira noite, já demos a sorte de conhecer os irmãos Romário e Caique que preparam uma caipirosca no cacau de beber rezando.
O ponto fica bem na frente do Restaurante Funny, não tem erro.
Além da caipifruta servida no cacau (que vem com vários pedaços da fruta, hum…), há muitas outras opções de bebidas e frutas exóticas como carambola, umbu cajá, jaca e jambo branco.
#3 Restaurante do Guido
No famoso passeio Volta à Ilha paramos para almoçar no Restaurante do Guido que fica em Boipeba. Se você é fã de lagosta, não deixe de dar uma passadinha por lá para almoçar.
E, claro, aproveite para conhecer a cozinha aberta do Guido e, de quebra, fazer uma foto com essa figura! 🙂
E, se ele não estiver, a estátua certamente estará, rs…
#4 Restaurante do Capitão Pipoca
Esse foi um dos dias mais legais da viagem porque, além de termos conhecido a praia e as piscinas naturais de Guarapuá, ainda demos a sorte de provar essa moqueca de camarão com banana da terra do Restaurante do Capitão Pipoca.
Como entradinha, pedimos umas lambretas para ir distraindo enquanto o prato principal não ficava pronto.
#5 Restaurante Funny
Depois de comer tanta moqueca, resolvemos variar e comer um menu japonês. Escolhemos o prato do Restaurante Funny e acertamos.
Tantos os fritos quanto os crus estavam muito bons. Não provamos outros pratos por lá mas ouvimos elogios em relação à moqueca e às pizzas. Fica mais essa alternativa pra vocês.
Esse foi o restaurante pé na areia que fomos mais vezes. Como ficava perto da Pousada Borboleta, onde ficamos hospedados, a nossa primeira parada da noite era quase sempre lá, sobretudo pela música ao vivo e pela proximidade com a barraca de caipifruta do Romário (ficamos fãs, rs…).
Abaixo, algumas opções do cardápio, para vocês terem ideia dos valores.
#6 Restaurante Piscina
Localizado no comecinho da Quarta Praia, o Restaurante Piscina é perfeito para quem quer curtir as piscinas naturais desse trecho e ainda ficar num ponto de apoio bacana.
O cardápio deles é bem completo mas nós só petiscamos uma super casquinha de filé de siri que estava muito saborosa (sou viciada!) e aproveitei para tomar a que seria ‘a melhor caipifruta de manga da vida’. Fica a sugestão.
#7 Halai Beach
Passar um dia na Gamboa foi uma das escolhas mais bacanas da nossa viagem. Banho de mar delicioso e menos gringos (você vai ver que a vila de Morro é lotada de argentinos em qualquer época do ano).
Fomos por conta própria e ficamos por lá o dia inteiro. Escolhemos a barraca Halai Beach e provamos tanto a casquinha de siri quanto o peixe frito que veio acompanhado de uma farofa perfeita.
E, pra fechar nossa listinha, se o desejo do dia for uma fatia de bolo de chocolate com café, com sabor e preço em conta, o lugar é a Cafeteria Caramelo que fica bem em frente a fonte.
Passamos numa cafeteria famosinha mas não gostamos da cara dos bolos (sabe aquele aspecto de seco?). Então, pedimos sugestão a uma morada e ela nos indicou essa cafeteria. Simplicidade e sabor.
DICA VC: Se você vai viajar para Morro de São Paulo com a grana contada e precisa economizar na alimentação, busque as ruas perpendiculares à rua da Prainha. Por lá também há oferta de bares, restaurantes e PF’s.
Transfer de Salvador a Morro de SP
Partindo da capital baiana (transfer Salvador/Morro de São Paulo), a opção que escolhemos foi contratar o transporte semiterrestre que cumpre três trechos (dois por mar e um por terra).
O primeiro trecho é numa embarcação que sai do Terminal Marítimo de Salvador e nos leva até a ilha de Itaparica (40min). O segundo trecho é por terra, até a cidade de Valença (1h40min). O terceiro e último trecho é bem rapidinho. Saindo de Valença para finalmente alcançar a ilha de Morro de São Paulo em cerca de 12min.
Bate e volta Salvador/Morro de SP
Como vocês viram acima, chegar a Morro de São Paulo não é uma tarefa fácil. Então, claro que um bate volta não é o mais recomendado.
Contudo, como eu sei que tem viajante que, por conta do tempo e da vontade louca de conhecer um pouco da ilha, se arrisca nesse tipo de aventura, vou deixar aqui uma opção que sai cedinho de Salvador rumo a Morro e volta no final do dia. Dá uma olhadinha aqui > Bate e volta Salvador/Morro de SP.
CLIQUE NA IMAGEM E SALVE NO SEU PINTEREST!
18 respostas
Eu, que não como carne, acho que amar a Bahia por causa do marisco. As suas fotos estão lindas e deliciosas, fiquei aqui a babar pela moqueca de camarão com banana. Nunca tinha visto jambo branco, tem um sabor parecido com quê?
Ruthia, definitivamente, você tem que vir ao Brasil! E, claro, conhecer o Nordeste!
Tenho de deixar de ver posts de COMIDA MARAVILHOSA como estes, caso contrário não vou parar de comer e “crescer” para todos os lados :))) Fiquei bem tentado. Se o objetivo era esseeeeee…
Comidas maravilhosas não podem ser esquecidas, jamais! Rs…
Ótimas dicas, para mim comer bem é essencial em todas as viagens! Se for barato então, melhor ainda! Babando em todos os pratos, em especial no do Restaurante Capitão Pipoca… que vontade!
Fiquei cheia de água na boca! Essa carambola e essas gambas atiraram-me ao chão! Eu aqui de dieta e vendo isso até me espumei. 😀
Hahahaha! Vem conhecer Morro de São Paulo!
Pessoal, que post apetitoso kkkk fiquei com vontade de comer tudo!!! Curiosidade: essa caipirinha servida no cacau tem gostinho de chocolate?
Boa pergunta! Não tem! Para cacau ter gosto de chocolate precisa passar pelo processo da fermentação etc… Tá mais pra uma graviola,rs…
Amei o post! Adoro dicas de locais para comer! Fui em Morro a bastante tempo. Preciso voltar. Lembro que achei uns PF’s maravilhosos mesmo nas ruazinhas perto da principal. Essa é uma ótima dica pra quem viaja com o dinheiro contado.
Simmm! Também achamos! Sempre dá pra economizar! 🙂
Excelentes dicas! Estou me indo passar uma temporada em Salvador! Com.certeza vou lá!
Meu Deus, como vocês comem bem! Eu confesso que nunca pesquiso onde comer, mas é algo a que preciso me educar, assim vou ter estas experiências maravilhosas. Capirinha de cacau????
Caipirinha de cacau, servida no cacau, com pedaços de cacau! É ou não para morrer de amores por Morro de São Paulo!
Amo Morro de São Paulo, amo moqueca e amo casquinha de siri! Bom, sou mega suspeita porque sou baiana né?! Nascida e criada no dendê e na pimenta! O mais curioso de sua narrativa sobre esta delícia de lugar?! Que nossas frutas são exóticas!!! Ah! Este Brasil multicultural!!!!!! rsrsrs
Hahaha! Como não amar! Eu conheço todas essas frutas desde criança (também sou do Nordeste) mas optei por esse adjetivo pelo fato de ainda serem estranhas para muitas pessoas! Afinal, não é todo dia que alguém encontra um jambo branco na feira, rs… 🙂
Todos as opções parecem deliciosas! Eu sou alérgica a frutos do mar/peixe, mas tenho certeza que quem pode comer esses pratos vai passar muito bem em Morro de São. Acho que eu teria que ficar só na caipirosca do Romário rs
Então já vai ficar bem! Hahaha!