MENU

Search
Close this search box.

COMO SE DESLOCAR EM BOGOTÁ: Aprenda a usar o TransMilenio (BRT)!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Se você pretende visitar Bogotá ou estará de passagem pela capital colombiana, certamente verá circulando pela cidade os ônibus articulados e biarticulados TransMilenio. Trata-se do maior sistema de transporte público de Bogotá que veio para suprir a falta de um sistema de massa, já que a cidade não possui serviço de metrô.

 

É fato que, depois de 18 anos, o sistema já se encontra saturado, afinal, grande parte dos pouco mais de 8 milhões dos habitantes faz uso do serviço. Mas, ainda assim, continua sendo um meio de transporte eficiente.

 

+ Onde ficar em Bogotá: Melhores bairros (+sugestões para todos os bolsos!)

 

Muitas vezes, inclusive, a depender da distância e horário, o BRT (Bus Rapid Transit) é muito mais rápido que uber ou táxi, já que possui faixas exclusivasE isso, no tráfego louco de Bogotá, é uma super vantagem. Perdi as contas de quantas vezes estávamos circulando e o trânsito ao lado estava totalmente parado.

como se locomover em bogota
Estacão Los Heroes vista da passarela de acesso | Foto: Cris Andrade

USANDO O TRANSMILENIO EM BOGOTÁ

#1 ADQUIRA UM CARTÃO MAGNÉTICO

O cartão magnético chamado de Tu Llave pode ser adquirido nas estações ou em pontos descentralizados como no Aeroporto Eldorado, por exemplo.

Atualmente, tem um custo de 5000 COP (mar/19) e pode ser utilizado por mais de uma pessoa sem necessidade de intervalo.

como se locomover em bogota
Cartão Magnético Tu Llave (TransMilenio) | Foto: Cris Andrade
como se locomover em bogota
Ponto de compra no Aeroporto de Bogotá (ao lado de desembarque nacional) | Foto: Cris Andrade
# ABASTEÇA O CARTÃO COM PASSAGENS

Você pode comprar cada viagem por vez ou abastecer com quantas achar necessário (até o limite de 50). A tarifa básica custa 2400 pesos (março/2019).

Há pontos de recarga nas estações e outros descentralizados como no Aeroporto Eldorado (veja aqui como sair do aeroporto de Transmilenio), em algumas farmácias, cafés e conveniências como o OXXO, uma das mais famosas na cidade.

DICA VC: Sempre abasteci nas estações mas, se houver alguma emergência e você precisar achar um dos pontos descentralizados, dá uma olhadinha aqui nessa lista.

#3 SAIBA QUAL A ESTAÇÃO DE DESTINO

Claro que se você disser a localidade, como ‘La Candelaria’, por exemplo, os funcionários irão te ajudar. Mas, se você tiver o nome da estação ou terminal (Ex.: Portal Eldorado, Portal Norte) será muito mais fácil.

#4 USE O SERVIÇO DOS FUNCIONÁRIOS

Eles ficam na maioria das estações e sempre uniformizados. Estão lá justamente para ajudar aos usuários. Como são muitas linhas, eles sempre são abordados para tirar alguma dúvida sobre o número das linhas e melhor trajeto.

como se locomover em bogota
Estação TransMilenio | Foto: Cris Andrade
#5 FIQUE ATENTO AO ÁUDIO OU PAINÉIS

Os ônibus possuem painéis digitais ou serviço de áudio que anunciam as próximas paradas. Fique atento para saber se a sua está se aproximando.

#6 CUIDE DOS SEUS OBJETOS PESSOAIS

Trata-se de transporte público e, como em qualquer lugar, pode haver pessoas mal intencionadas, sobretudo no embarque e desembarque quando rola aquele apertinho. Portanto, fique atento aos seus pertences. Leve bolsas, carteiras e celulares sempre na frente. Nada de dar sorte ao azar.


AS LINHAS

As linhas são designadas por números e letras. Exemplo: K86, A52, B14. O emaranhando de linhas disponíveis e os seus códigos não são intuitivos, então, o segredo é focar no seu destino. Depois, com o uso, você vai pegando a manha. 

DICA VC: Se você quiser entender o sistema a fundo, dá uma olhada no mapa das linhas em pdf.


AS ESTAÇÕES

As estações recebem ônibus que vão para várias direções, então, sempre se certifique de que você está no local correto da plataforma pois cada ônibus para apenas em um local predeterminado.


HORÁRIO TRANSMILENIO

O sistema funciona no horário de segunda a sexta a partir de 4h da manhã até 23h. Aos sabádos começa a funcionar a partir das 5h. Já aos domingos e nos feriados o horário é de 5h a 22h (com possibilidade de alteração).


APLICATIVO P/ CELULAR

O TransMilenio possui o aplicativo TransMiApp. Vale baixar.


+ DICAS DO TRANSMILENIO (BRT)

– O sistema TransMilenio é muito utilizado pelos cidadãos, assim, tenha em mente que é super movimentado, sobretudo nos horários de rush.
Não ache que usando táxi você sempre chegará mais rápido ao seu destino dentro da cidade de Bogotá, sobretudo nos horários de pico. O TransMilenio possui vias exclusivas, então, sempre veja o horário e distância para escolher a melhor opção.
– Em várias ocasiões você verá vendedores dando verdadeiras palestras sobre uma caneta incrível ou algum músico cantando rap ou músicas regionais para conseguir algum dinheiro. Achei bem interessante a receptividade do colombiano em relação a isso. Sempre compram os produtos ou colaboram com algum artista. 
– Uma vez dentro do sistema, desde que você não saia da estação, não será preciso pagar outra passagem. Então, caso tome algum ônibus errado ou desça em uma estação não desejada, é só perguntar e tomar o ônibus correto.
– Nem todos os ônibus param em todas as estações e rodam todos os dias. Por isso, é sempre importante perguntar e/ou consultar o aplicativo.
– As catracas de entrada são as mesmas para sair, assim como o acesso aos ônibus. Um leve empurra-empurra acontece às vezes.
– Ao perguntar qual o ônibus deve tomar, sempre pergunte qual o local exato da plataforma. 

+ DICAS DA COLÔMBIA

Como chegar à Catedral de Sal por conta própria a partir de Bogotá!

Conheça e prove as cervejas colombianas mais populares!

Como sair do aeroporto de Bogotá de forma econômica!

Como é voar de Copa Airlines para a Colômbia com conexão no Panamá!

 


ONDE SE HOSPEDAR NA COLÔMBIA

Em Bogotá| Na capital colombiana escolhemos uma hospedagem econômica mas super bem localizada, a Top Tour Accomodation. Do lado da Zona Rosa, perto da vida notura, do Andres DC, de shoppings e conveniência 24h. Sempre voltávamos a pé a qualquer hora.

DICA VC: Uma outra opção em Bogotá seria contratar um apartamento pelo AirBnb. Não deixe de dar uma olhada nas opções! E, se você ainda não é cadastrado, cadastre aqui para ganhar até R$ 179 reais na primeira reserva.

 

Em Cartagena | Em Cartagena fiquei hospedada em três lugares. Na cidade amuralhada não fiz uma escolha muito boa. Mas em Getsemaní fiz duas escolhas ótimas. A primeira foi o Hostal 1811. Escolhi a opção com banheiro privativo e varanda e atendeu bem. Super limpo, bem localizado, a poucos metros da torre do relógio e do lado da vida noturna no bairro mais boêmio de Cartagena. A segunda foi o Hotel Boutique La Artilleria, charmoso e requintado para fechar a minha passagem por Cartagena com chave de ouro! Para quem curte hospedagem de charme, é uma excelente escolha.

 

Em San Andrés | Fiquei a poucos metros da praia de Spratt Bight no Sea Colors Hotel. Dava pra acordar todo dia, ver o nascer do sol na praia, dar um mergulho de bom dia e voltar para tomar café da manhã.

 

E, se as nossas sugestões de hospedagens não combinam com seu estilo, dá uma olhada nas várias opções no Booking. Faça uma busca rápida na caixa de pesquisa abaixo para ter ideia dos preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.


CONTRATE UM SEGURO VIAGEM

Embora a Colômbia não exija contratação de Seguro Viagem, eu sempre digo, é um custo muito pequeno para fazer economia. Se o seu cartão de crédito não oferece esse tipo de cobertura, faça uma cotação na Seguros Promo. Dá pra ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras.


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!

[button text=”SEGURO VIAGEM” link=”https://www.segurospromo.com.br/?utm_source=link_seguros_home&pcrslug=viajantecomum” style=”warning” size=”xs” target=”_blank” display=”inline” class=”” icon=””]
[button text=”ALUGUE UM CARRO” link=”https://www.rentcars.com/pt-br/?requestorid=415″ style=”warning” size=”xs” target=”_blank” display=”inline” class=”” icon=””]
[button text=”AIRBNB (ganhe $179)” link=”https://www.airbnb.com.br/c/crisc196?currency=BRL” style=”warning” size=”xs” target=”_blank” display=”inline” class=”” icon=””]
[button text=”HOTEL/HOSTEL/POUSADA” link=”https://www.booking.com/?aid=885556″ style=”warning” size=”xs” target=”_self” display=”inline” class=”” icon=””]

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER

melhores passeios do jalapao


Imagem para salvar no Pinterest

como usar o transmilenio em bogota


Créditos Foto Capa: Pixabay

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

9 respostas

  1. Ótimas dicas e passo a passo no BRT, adorei!! Não conheço ainda Bogotá, mas essas dicas foram muito úteis!

  2. Excelente post! Super útil para quem vai para Bogotá. O trânsito em Bogotá é caótico e o Transmilenio facilita muito por conta da faixa exclusiva. Só precisa fugir da hora do rush, porque encarar busão lotado não é nada agradável…. rsrs

  3. Boas dicas sobre como se deslocar em Bogotá com o Transmilenio. Eu sempre fico insegura na primeira vez de usar o transporte público em outro país, mas com esse post já sei o que esperar. Obrigada por compartilhar!

  4. Cris, arrasou nos detalhes das dicas, hein? Post completinho, daqueles pra salvar e usar!
    Por isso amo vir aqui pegar dicas assim! 😘

  5. Adorei ! Já fui em San Andrés mas não tive oportunidade de ir em Bogotá, já favoritei seu post e quando eu for vou pegar as dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!