MENU

Search
Close this search box.

MACUCO SAFARI EM FOZ DO IGUAÇU: Um verdadeiro batismo nas Cataratas!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email
Macuco Safari é um dos passeios mais incríveis da cidade de Foz. E não é pra menos! Afinal, é praticamente um batismo nas águas das Cataratas do Iguaçu. Imagina a emoção!

Se você faz parte do grupo de pessoas que ainda está na dúvida sobre fazer (ou não) o Macuco Safari, não deixe de ler todas as nossas dicas e informações sobre o melhor passeio de Foz do Iguaçu. E, se restar alguma dúvida, não se acanhe! É só deixar sua pergunta nos comentários.

Nesse texto vamos te responder:

– Como comprar os ingressos do Macuco Safari

– Quanto custa o Macuco Safari

– Como é o passeio Macuco Safari

– Qual o melhor horário para fazer o Macuco Safari

– Macuco Safari vale a pena

– Macuco Safari é seguro

– Há restrição de idade no Macuco Safari

– Dicas importantes sobre o passeio

– Macuco Safari combina com

– Onde se hospedar em Foz do Iguaçu

Masss, se já quiser dar uma olhadinha nos momentos mais legais desse passeio, aperte o play!

COMO COMPRAR  OS INGRESSOS DO MACUCO SAFARI

Por se tratar de um dos passeios mais procurados em Foz do Iguaçu, é preferível garantir seu ingresso com antecedência. Fiz assim e sugiro que você faça o mesmo.

O bilhete pode ser adquirido diretamente na sede ou no site do Macuco Safari (1) ou com as empresas de turismo (2) de Foz do Iguaçu.

DICA VC1: Para chegar à sede do Macuco Safari, basta descer na 2ª parada do ônibus panorâmico (o mesmo que te leva até a trilha das Cataratas do Iguaçu).

DICA VC2: Comprando o ingresso antecipado, será necessário trocar o voucher impresso pelo ‘bilhete do dia’ na bilheteria do Macuco Safari.

macuco safari foz do iguacu
Bilhete Macuco Safari | Foto: Cris Andrade

QUANTO CUSTA O MACUCO SAFARI (+ política de descontos)

O Macuco Safari é um dos passeios mais caros de Foz do Iguaçu mas já antecipo que valerá cada centavinho. Se tiver com orçamento, faça!

O tour tradicional custa R$ 238,10 mas, se você quiser combinar com alguma outra aventura como cachoeirismo ou rafting, por exemplo, o valor aumenta.

DICA VC1: Crianças de até 6 anos não pagam e, entre 7 e 11 anos pagam metade. Maiores de 60 anos (brasileiros) também pagam apenas 50% do valor.

DICA VC2: Consulte aqui todas as opções de passeio e o  tarifário completo e atualizado.

DICA VC3: O valor do ingresso do Macuco Safari não inclui a entrada no Parque Nacional do Iguaçu. Portanto, será necessário adquirir a entrada para visitar as Cataratas que te dá acesso ao parque bem como ao ônibus panorâmico.

COMO É O PASSEIO DO MACUCO SAFARI EM FOZ DO IGUAÇU

Fizemos o tour clássico do Macuco Safari. O passeio, que dura cerca de uma hora e meia ,  divide-se em três etapas:

1 – Trilha de aproximadamente 3km num trenzinho elétrico

2 – Caminhada de 600m (opcional)

3 – Passeio de barco pelo rio Iguaçu (‘seco’ ou ‘molhado’)

O trenzinho |

De posse do ingresso, é hora de seguir para a primeira etapa do passeio, a bordo de um trenzinho puxado por um carrinho elétrico.

Percorreremos 3km da ‘Trilha do Macuco’ por entre a vegetação do Parque Nacional do Iguaçu, enquanto o guia nos apresenta algumas características acerca da fauna e da vegetação local.

macuco safari foz do iguacu
Trenzinho do Macuco Safari| Foto: Cris Andrade

A trilha |

Mais adiante, os passageiros que desejarem podem desembarcar do trenzinho para percorrer a segunda etapa do passeio, uma trilha guiada de aproximadamente 600 metros.

A trilha é leve e o circuito é praticamente todo suspenso. De qualquer forma, quem não quiser ou não tiver condições, poderá seguir no trenzinho direto para a estrutura de apoio, onde pegaremos o barco.

Achei o percurso legal mas nada de muito especial. De qualquer forma, acho que vale a pena para podermos passar por todas as etapas do passeio, além de aprender mais um pouquinho sobre a Mata Atlântica.

Ponto de apoio |

E finalmente estamos a poucos minutos da terceira (e mais esperada) etapa do passeio!

É hora de se organizar e levar com você apenas o essencial, ou seja, óculos de sol, gopro e/ou celular (com capa impermeável). É possível alugar um locker por R$10 para guardar os seus pertences.

macuco safari foz do iguacu
Guarda volumes Macuco Safari| Foto: Cris Andrade

DICA VC1: Além do locker, a estrutura de apoio também conta com lanchonete e banheiros. 

DICA VC2: É possível fotografar sem a capa de proteção do celular até a primeira parte do passeio, quando há uma parada no meio do rio Iguaçu.

macuco safari foz do iguacu
Ponto de parada do Macuco| Foto: Cris Andrade

Descendo de funicular |

Hora de ir para o píer de embarque. A descida é feita num bondinho elétrico que lembra um funicular. Super rapidinho e com o visual do rio Iguaçu ao fundo.

macuco safari foz do iguacu
Funicular Macuco Safari| Foto: Cris Andrade
macuco safari foz do iguacu
Funicular do Macuco Safari| Foto: Cris Andrade

Ao desembarcar, a equipe de apoio já nos entrega o colete salva-vidas e solicita que informemos o tipo de passeio escolhido: ‘seco’ ou ‘molhado’.

Claro que escolhemos o molhado  mas algumas pessoas que estavam com bebês optaram pelo ‘seco’ (que molha um pouco menos). 

macuco safari foz do iguacu
Já de colete, esperando o embarque| Foto: Cris Andrade
macuco safari foz do iguacu
Píer de embarque Macuco Safari| Foto: Cris Andrade

O embarque |

Antes de embarcar, caí na besteira de perguntar qual seria o melhor lugar para sentar (não falei ‘melhor pra quê’) e um funcionário me falou que seria na frente. Eu, inocentemente, o fiz, rs…

Sem dúvida, é o melhor ângulo para as fotos e vídeos mas, meu amigo, é o ponto que chega mais perto da queda d’água. Então, já fica a dica para os que querem emoção ao máximo!

macuco safari foz do iguacu
No barco com vista do píer e do funicular| Foto: Cris Andrade
macuco safari foz do iguacu
O sorriso inocente de quem não sabe que levará litros de água na cara! | Foto: Cris Andrade

A parada |

Antes de chegar na parte mais emocionante do passeio, o condutor faz uma parada de alguns minutos para apreciarmos a paisagem e fotografar. 

macuco safari foz do iguacu
| Foto: Cris Andrade

É tudo realmente muito lindo e relaxante! Nesse momento a gente até esquece da adrenalina que virá em seguida!  

FOZ DO IGUAÇU
macuco safari foz do iguacu
A vantagem de estar na frente. Só a gente pode fazer fotos assim! | Foto: Cris Andrade

Banho nas Cataratas |

E finalmente chegamos ao momento do batismo nas Cataratas do Iguaçu! É impossível descrever a emoção de chegar tão perto da queda d’água.

O condutor não põe o barco totalmente embaixo da queda mas manobra próximo o suficiente para que tenhamos a sensação de estar totalmente coberto pela cachoeira. 

macuco safari foz do iguacu
Banho nas Cataratas | Foto: CD Macuco Safari

É uma mistura de falta de ar, com emoção e tremedeira, rs… Muito bom e uma emoção impagável! Dá uma olhada nas imagens desse momento!


O retorno |

No retorno o condutor faz umas manobrinhas mais animadas mas parece que tudo é tão tranquilo comparado ao que vivemos segundos atrás que a gente nem sente. Aliás, acho que tá todo mundo meio anestesiado e segue gritando no automático!


QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA FAZER O MACUCO SAFARI

O passeio do Macuco Safari funciona das 9h às 17h. Como estava bastante calor, deixamos para fazer mais para o final da tarde e foi maravilhoso.

Nada mais perfeito que encerrar um dia de passeio com o tour mais legal e voltar pro hotel com aquela emoçãozinha do momento! 


MACUCO SAFARI VALE A PENA

Como falamos acima, o Macuco Safari não é um passeio barato, sobretudo em relação aos demais passeios em Foz do Iguaçu. Então, muita gente fica reticente em fazê-lo.

Mas eu digo para você, viajante, vai valer demais. É uma experiência pra levar pra vida toda! Praticamente um batismo nas águas de um dos monumentos da natureza mais lindos do nosso país. Macuco Safari em Foz do Iguaçu vale a pena, sim! Respira e vai!

macuco safari foz do iguacu
| Foto: Cris Andrade

E, pra finalizar, confesso que não me considero um exemplo de coragem. Mas também não sou do tipo que abre mão de viver as experiências. Então, se você também se encaixa nesse perfil, quero te dizer que não hesite pois vai ser um momento  inesquecível!


MACUCO SAFARI É SEGURO

De modo geral, achei o Macuco Safari Tradicional bem seguro. Observei o cuidado dos funcionários nos quesitos que se referem à segurança, sobretudo no barco, onde somos acompanhados por dois membros da equipe. Ao que parece, o trajeto e os procedimentos foram revistos e o passeio está muito mais tranquilo. 

Equipe Macuco Safari | Foto: Cris Andrade

Vale ressaltar que a empresa possui certificação em Turismo de Aventura (Sistema de Gestão de Segurança–NBR ISO 21101:2014), emitida pela ABNT (Associação Brasileiras de Normas e Técnicas).


RESTRIÇÃO DE IDADE PARA O PASSEIO

Não há idade mínima para o tour Macuco Safari Tradicional. No dia que fiz o passeio havia várias senhorinhas e dois bebês de colo. Um deles, inclusive, estava no meu barco, na última fileira. E olha que fiz o ‘passeio molhado’. Assim, acredito que a decisão vai de cada cuidador.

DICA VC: Para as outras modalidades combinadas com o passei Macuco Tradicional é aplicado um critério de idade mínima, como no caso do rafting (idade mínima 14 anos) e do cachoeirismo (idade mínima 12 anos).


FOTOS E VÍDEOS DO MACUCO SAFARI

Caso você não tenha gopro ou esqueça a proteção do seu celular, não se preocupe pois a equipe do Macuco Safari faz vídeos e fotos do seu passeio para comercializar. Se você decidir de forma antecipada que vai comprar, aproveite para fazer muitas poses no passeio!

Eles dão a opção de você comprar um cd, levar a foto impressa ou no pen drive, ou ainda, receber os arquivos por email. Seguem os valores!

macuco safari foz do iguacu
Valores das fotos e vídeos do Macuco Safari

DICAS VC

– Leve roupas extras, uma toalha e chinelos. Eu fui com uma sapatilha de tecido, achando que ia ser de boa e fiquei com o pé todo encharcado;

– Leve um saquinho para guardar a roupa molhada;

– Não esqueça da capa impermeável para o seu celular mas considere comprar as fotos/vídeos e viva o momento;

– Se tiver alergia a insetos, capriche no repelente;

– Leve lanchinhos, como castanhas e chocolates;

– Vi algumas pessoas com capa de chuva mas parece que não funciona muito. Você irá sair molhado de todo o jeito, rs… 


MACUCO SAFARI COMBINA COM

ONDE SE HOSPEDAR EM FOZ DO IGUAÇU

Se você está buscando sugestões de onde se hospedar em Foz do Iguaçu ou está em dúvida sobre os melhores bairros, onde é melhor se hospedar para ir ao Paraguai ou, ainda, se é melhor se hospedar em Foz ou em Puerto Iguazú, não deixe de ver todas as dicas que compilamos aqui nesse texto : ONDE SE HOSPEDAR EM FOZ DO IGUAÇU: MELHORES LUGARES + OPÇÕES PARA TODOS OS BOLSOS!

Para buscar diretamente outras opções, clique aqui ou ponha suas possíveis datas no quadro abaixo.


VALE A PENA ALUGAR UM CARRO EM FOZ DO IGUAÇU

Sim, sobretudo se você não pretende utilizar o transporte público. É muito fácil dirigir na cidade e, em praticamente todos os lugares, há estacionamento pago.

Então, se você estiver em grupo, é uma boa opção a se considerar. Inclusive para ir à Argentina, conhecer as Cataratas e a cidade de Puerto Iguazú (lembrando que nesse caso terá que emitir o seguro Carta Verde).

Achei o Paraguai muito cheio para encarar o trânsito. Melhor atravessar a ponte caminhando (fiz isso e achei bem tranquilo), de ônibus, ou contratar um táxi/transfer. Ainda assim, se for sua opção dirigir por lá, já pesquise os locais de estacionamento, como no Shopping Paris.

Caso deseje alugar um carro para se deslocar de Foz do Iguaçu para Puerto Iguazú, sugerimos que utilize a Rentcars, nossa parceira. Ela oferece o serviço de busca da melhor cotação de preço com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

DICA VC: Para entrar na Argentina de carro (particular ou alugado) você deve estar de posse do Seguro Carta Verde ou correrá o risco de ser multado. O valor da Carta Verde varia de acordo com o tempo de permanência no país. 



Foto Capa | Zig Koch – MTUR
Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

25 respostas

  1. O Macacu Safari é um passeio sensacional! Uma das coisas mais legais de se fazer em Foz. Realmente é uma emoção o banho nas cataratas. Adorei as dicas práticas. Uma roupa extra é tudo de bom! rsrs

  2. Adorei esse relato do Macuco Safari, já quero fazer! Nada mais emocionante do que se “banhar” nas águas das Cataratas de Iguaçu!

  3. Eu fiz o Macuco Safari em Foz do Iguaçu e amei! Mas preciso confessar que senti um pouco de medo antes rs Mas ainda bem que eu venci o medo e fui, pq como você falou é praticamente um batismo! Bom demais!

  4. Eu não fiz o Macuco Safari,mas um motivo pra está voltando a Foz do Iguaçu, só ler um post de lá, já me deixa com saudade.

  5. Esse passeio é realmente uma delícia né? Quem vai pra Foz do Iguaçu não pode deixar de fazer. Muito bom o seu post!

  6. Wow, que experiência incrível! Já fiquei sem fôlego só de ver o vídeo. Já anotei na minha lista de desejos para quando conhecer Foz do Iguaçu. Deve ser mágico.

      1. Vou me dar de presente de Natal o passeio macuco. Meu sonho que será realizado. Amei suas dicas. Uma dúvida: posso ir no parque das aves, depois ir para o parque visitar as cataratas primeiro e depois retornar com o ônibus panorâmico e parar no passeio do macuco?

  7. Nossa, eu estava realmente pensando em nem fazer esse passeio do Macuco Safari, mas lendo seu post deu tanta vontade, acho que o dinheiro dessa adrenalina e batismo (rs) vai valer muito a pena sim. Que delícia e que divertido. Espero que quando eu vá esteja bem quente!

  8. Já tinha visto muitas fotos e vídeos desse passeio e parece mesmo ser incrível, mesmo com medinho deve ser um momento muito intenso!

  9. Sou Catarina Matos, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!