Reduto dos pescadores, das rendeiras que se dedicam à arte do filé, da gastronomia e do pôr do sol mais bonito da cidade. Seja bem-vindo ao Pontal da Barra, um dos mais antigos bairros de Maceió, cravado entre a lagoa e o mar.
PONTAL DA BARRA EM MACEIÓ
O Pontal da Barra em Maceió é um bairro de ruas estreitas e infraestrutura simples mas com uma energia deliciosa. Dos poucos lugares onde ainda vemos crianças brincando na rua e moradores sentados na calçada colocando a conversa (e o bordado) em dia.
Boa parte da renda dos moradores do bairro vem da produção da arte do filé, da pesca e também dos pequenos comércios que giram em torno dessas atividades.
+ Praia de Ponta Verde em Maceió: O que fazer, passeios e onde ficar!
PONTAL DA BARRA: O bairro das rendeiras em Maceió!
#1 Como chegar ao Pontal da Barra
Como eu normalmente fico na praia da Pajuçara, costumo pegar um Uber/99 e dá em torno de 10 reais, o trecho. Mas, é também possível chegar de ônibus (Linha Pontal).
Se você estiver de carro alugado, coloque como destino ‘Pontal da Barra’ ou algum restaurante da região que cito no #3. Não tem erro! Dá uma olhada no mapinha. Coloquei como ponto de partida a Feirinha da Pajuçara.
+ Dunas de Marapé: mar, lagoa e descanso a 1h de Maceió!
#2 Onde comer no Pontal da Barra
É comum irmos nos finais de semana almoçar no Pontal da Barra. Normalmente vamos ao Peixarão, Ancoradouro (que possui um solo de saxofone no final da tarde) ou ao Restaurante Maré, que tem uma área aberta maior e é minha escolha nos dias de mais calor.
+ As melhores praias do litoral alagoano!
#3 Pôr do Sol no Pontal
Também curto bastante ir para o Pontal da Barra próximo ao final da tarde. Dou uma caminhada nas lojinhas, faço umas comprinhas e por volta das 16h30 vou pro Restaurante Maré.
Por lá, peço um caldinho de sururu enquanto aprecio o leve movimento da lagoa e espero o pôr do sol mais bonito da capital.
+ O que fazer em Maceió: Roteiro de 5, 6 e 7 dias (+ dicas valiosas)!
O cair da tarde na lagoa é um dos mais bonitos da capital alagoana e, a depender da época, é um show de cores.
DICA VC1: Assim que o sol se põe, aparecem muitos mosquitinhos. Previna-se com seu repelente, sobretudo se tiver alergia.
DICA VC2: O ideal é ir por volta das 15h, para dar tempo de passear na rua Alípio Barbosa de ponta a ponta, fazer umas comprinhas e, na volta, descansar às margens da lagoa.
+ TOP 7 – O que fazer em Maragogi, Alagoas!
#4 Artesanato no Pontal da Barra
Não vai ser incomum encontrar rendeiras (filanzeiras) pelas calçadas, concentradas na produção do filé, artesanato tipicamente alagoano, Patrimônio Imaterial de Alagoas.
Uma técnica que vêm sendo passada de geração para geração e merece todo nosso respeito e admiração. E, só por isso, já valeria a visita.
Algumas pessoas falam que tudo que tem no Pontal da Barra tem na Feirinha da Pajuçara e no Pavilhão do Artesanato mas, não é verdade.
Além das peças básicas como cangas e saídas de praia, há uma variedade de outras peças de filé, colchas, caminhos de mesa, bordados, rendas, labirinto e renascença, com muitas opções de pontos e com qualidade superior.
DICA VC1: Pesquise bastante os preços e negocie. Caso esteja buscando algo específico, sugiro que vá até o final da rua, onde normalmente a gente consegue os melhores valores.
DICA VC2: Começaram a surgir umas lojas maiores mas, se possível, dê preferência aos artesãos e rendeiras locais.
+ Foz do Rio São Francisco em Alagoas: O encontro do rio com o mar em Piaçabuçu!
#5 Passeio das 9 ilhas
O passeio das 9 ilhas é um tour de catamarã que parte do Pontal da Barra e navega por algumas horas ao longo da lagoa, passando por algumas ilhas.
Já fiz esse tour duas vezes. A paisagem é linda e bucólica, sobretudo no final da tarde.
DICA VC: Nas últimas vezes que fui curtir o fim de tarde na lagoa, percebi que os catamarãs estão fazendo esse passeio com bastante gente. Portanto, certifique-se da lotação antes de contratar. Certamente há opções mais intimistas.
+ Alagoas: Os melhores resorts em Maceió e arredores!
#6 Onde se hospedar em Maceió na Pajuçara
Se você está indo a primeira vez para Maceió, aconselho que fique na Pajuçara ou Ponta Verde. E, de preferência, na rua da orla ou, no máximo, uma quadra para dentro. Assim, só precisará de carro para ir a praias mais afastadas.
A Pajuçara é um dos bairros com melhor localização e ótima oferta. Preparamos uma lista com 10 opções com preços variados e todas na beira mar. Dá uma olhadinha: Onde se hospedar no bairro da Pajuçara em Maceió: 10 opções para todos os bolsos!
Utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver várias outras opções e comparar os preços!
Alugue um carro em Maceió!
Sempre rodamos por Alagoas de carro. Tudo é pertinho. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar de madrugada (e perder o café da manhã) para ir aos passeios mais distantes.
Para simulação, indicamos o site da Rentcars, que oferece o serviço de busca de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou na caixa abaixo.
Grupo de dicas no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!
16 respostas
Que bacana esse passeio. Um pôr do sol em Maceió maravilhoso. Importante a dica de ver a lotação da catamarã do passeio de barco. Sempre me preocupo com esse tipo de coisa.
Como faço para comprar pela internet produtos fabricados daí dessa feira do pontal de Maceió?
Que lugar lindo esse! Quando estive em Maceió parei para ver o pôr do sol, mas não fazia ideia de que valia a pena circular com mais calma pelo bairro…. valeu a dica!
Que pôr do sol mais lindo!!!
Eu adoro esses programas de explorar os bairros mais simples como esse Pontal da Barra. Ver mais como a população vive, interagir com eles… O valor do artesanato é mais acessível que em outros pontos da cidade?
Não tem muita diferença em relação ao preços, Lidi! 🙂
Gostei muito de saber mais de Pontal da Barra em Maceió. Eu amo por do sol e fiquei encantada com essas fotos! Que coisa mais linda! Já quero passar uma tarde aí para fotografar muito, mas já sei que tenho que levar o repelente. Valeu a dica!
Beijos!
Adorei Maceió, já fui duas vezes e ainda tem muita coisa para fazer por lá.
Obrigado por compartilhar.
beijos
🙂
Essas fotos estão maravilhosas demais! Eu ando planejando uma viagem pra Alagoas, e cada vez que vejo as fotos de Maceió ou de qualquer outro lugar só me faz ter mais certeza que eu vou curtir muito!
Cê vai amar, Paula! Maceió e arredores há muito a explorar!
Que por do sol maravilhoso é esse?? Coisa mais linda! Realmente esse lugar é especial!! Adorei ver o artesanato e, claro, essa paisagem tão linda! ótimas dicas.
Obrigada, Sandra! 🙂
ahh q passeio mais gostoso, ja me imaginei tomando um sorvete e vendo o reflexo laranja do por do sol nessa agua!
Como faço para comprar pela internet produtos fabricados daí dessa feira do pontal de Maceió?
Olá, teria que entrar em contato diretamente com alguma rendeira! Da próxima vez que estiver lá pegarei alguns contatos e colocarei no grupo de dicas do Facebook. Fica ligada lá!