Sabemos que a América do Sul, sobretudo a capital da Argentina, Buenos Aires, é o primeiro destino internacional de muitos viajantes brasileiros.
Sendo assim, depois de responder em outro post se precisa de passaporte e visto para viajar para a Argentina, decidimos compartilhar com vocês como é o procedimento de imigração em Buenos Aires, para deixá-los preparados e tranquilos.
+Onde ficar em Palermo, Buenos Aires: Excelentes opções 4 estrelas!
COMO É A IMIGRAÇÃO EM BUENOS AIRES
Estivemos em Buenos Aires no final de fevereiro. Saímos do Aeroporto Presidente Juscelino Kubitscheck (Brasília) rumo ao Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza), ansiosos para curtir 5 dias em terras portenhas. Leia aqui como foi nosso roteiro mas antes, veja como são os trâmites após o desembarque:
#1 A fila da imigração
Ao desembarcar, você deverá seguir o fluxo rumo à fila da imigração. Fique atento porque há uma fila para os argentinos que são residentes e outra para turistas.
O tamanho da fila depende muito do número de voos que chegam simultaneamente. Já peguei fila de uma hora e meia e já peguei fila super rapidinha.
#2 Quais perguntas são feitas
Já diante do oficial da imigração, que nos cumprimentou de forma simpática, nos foram feitas as seguintes perguntas:
- O número do voo do qual desembarcamos
- Quantos dias íamos ficar
- Qual seria o hotel que nos hospedaríamos e endereço
- Quais cidades visitaríamos
- E, por fim, se estávamos viajando a trabalho ou férias
Depois disso, ele tirou uma foto, registrou a digital de forma eletrônica, carimbou o passaporte e pronto. Não levou nem cinco minutos.
DICA VC1: Se você souber se comunicar em espanhol, é claro que vai ajudar bastante. Mas alguns funcionários da imigração falam várias palavras em português. No meu caso, por exemplo, ele me pediu pra eu “tirar os óculos” para fazer a foto, ao invés de pedir para eu “sacar las gafas”. Achei bem gentil.
DICA VC2: Caso sua entrada seja com o RG, você receberá um comprovante de entrada. Deixe guardadinho para usar no retorno.
DICA VC3: Pode acontecer deles perguntarem sobre dinheiro e sua ocupação no Brasil mas não é muito comum. De qualquer forma, esteja com esses comprovantes para uma eventualidade.
#3 Documentação
Além do seu documento de identificação, RG ou passaporte, esteja de posse do seu comprovante de hospedagem ou hospedagens se você for passar em mais de uma cidade. Deixe salientado o nome e o endereço para facilitar.
Também é bom levar um comprovante de limite de cartão de crédito, caso você não esteja com dinheiro suficiente em espécie, apenas por precaução. A gente nunca sabe se vai pegar o agente da imigração em um bom dia.
#4 Retirada da bagagem
Só depois desse trâmite você passa por dentro do Free Shop para seguir para a área das esteiras e retirar as suas bagagens.
#5 RX Alfândega
De posse das suas malas, ainda há um último procedimento antes de chegar ao saguão do aeroporto. Você precisará passar todos os seus pertences pelo RX. Pode ocorrer de você ser selecionado para a revista padrão, só aí, sua mala será aberta. Caso contrário, é só seguir para a saída e seja bem-vindo!
#6 Quanto tempo posso ficar na Argentina
O turista brasileiro pode ficar na Argentina por 3 meses e, caso deseje ficar um tempo maior, pode solicitar a prorrogação. Veja todas as instruções, prazos para o pedido e informações atualizadas aqui.
#7 Preciso de seguro viagem para a Argentina
O Seguro Viagem não é um pré requisito para entrar na Argentina. De qualquer forma, nem preciso me alongar a respeito da importância em se ter uma cobertura quando viajamos, sobretudo para fora do país. É como sempre digo, é um custo muito pequeno para a gente economizar.
Aproveito para deixar aqui o site da Seguros Promo para você comparar o valor em várias seguradoras e escolher o mais adequado para você. Ah! E ao finalizar a compra, não esquece de usar nosso código viajantecomum5 para garantir 5% de desconto.
Passeios em Buenos Aires
E, se quiser já ir começando a paquerar os passeios em Buenos Aires, dá uma olhada nas ofertas da GetYourGuide!
Viajante Comum Store
Espero que as nossas dicas tenham esclarecido as suas dúvidas e não deixe de dar uma passadinha na nossa lojinha para garantir itens que vão deixar sua mala para a Argentina muito mais organizada!
Mais dicas de Buenos Aires
+ Visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires!
+ Onde ficar em Palermo, Buenos Aires: Excelentes opções 4 estrelas!
+ Preciso de passaporte para viajar para a Argentina? Preciso de visto para entrar no país?
+ Colonia del Sacramento: Roteiro de um dia e como chegar saindo de Buenos Aires!
IMAGEM PARA SALVAR NO PINTERESTCLIQUE AQUI PARA ACESSAR TODOS OS NOSSOS PAINÉIS
Capa | Imagem de Matias Cruz por Pixabay
Respostas de 10
Ótimas dicas sobre a imigração na Argentina!
Quando estive lá pela primeira vez fui apenas com o RG, mas não sabia que aquele papelzinho deveria ser apresentado na hora de sair.
Por sorte eu o encontrei no meio dos documentos, mas passei um sufoco tentando encontra-lo… hahaha
Abraço!
Já estive na Argentina um sem par de vezes! Já passei por muita coisa na imigração em Buenos Aires… de bom humor, a grosseria de oficial. Já foi rápido, já foi demorado. Já teve nenhuma pergunta e muitas perguntas… De todo modo, quase sempre é como você descreve: eles fazem estas perguntas que são padrão. Honestidade e documentos em mãos: melhor maneira de passar pela imigração. 🙂
Simples assim! 🙂
Ótimas dicas sobre imigração em Buenos Aires. É sempre bom se manter informado.
As perguntas foram feitas em espanhol?
Na verdade, em portunhol. Acho que eles nem esperam pra saber se a gente é fluente, porque querem andar logo com a fila, rs… Dá pra entender tudinho. Quanto a isso não se preocupe! Bjo.
Informações importantíssimas sobre imigração em Buenos Aires. Assim que as coisas se normalizarem gostaria de conhecer, por ser um país mais perto.
Além de próxima, a cidade de Buenos Aires é uma delícia! Cês vão curtir!
Passas pela imigração pela primeira vez, em especial num país onde não se entende a língua, pode ser um pouco stressante. Então o seu post sobre a imigração em Buenos Aires será útil a muita gente, ainda que a Argentina não seja particularmente difícil.
É uma das alegrias de morar na Europa é a liberdade de movimentos e esquecer essas burocracias.
Sim! Essas burocracias sempre causam algum estresse mas em Buenos Aires foi bem tranquilo.Beijos!