Estivemos em Salvador de passagem quando estávamos indo rumo à Praia do Forte e, em outra ocasião, quando voltamos de Morro de São Paulo.
Ajeitando daqui, ajeitando dali, conseguimos um tempinho para curtir um pouco da capital baiana. E, claro, que nossa primeira opção foi praia! A escolhida, por da proximidade com a nossa hospedagem foi a Praia do Porto da Barra, que até então não conhecíamos.
Só depois, ficamos sabendo pela página ‘Cultura Todo Dia’ do Governo da Bahia, que em 2007, ‘o site de turismo do jornal inglês The Guardian classificou a praia do Porto da Barra como a terceira melhor do mundo, atrás apenas das Ilhas Cies na Galícia, Espanha, e da praia do Parque Nacional Tayrona, na Colômbia’. Né pra todo mundo, não!! 🙂
A praia do Porto da Barra fica entre dois Fortes (Forte de São Diogo e Forte de Santa Maria). Frequentada principalmente pelos moradores, possui águas tranquilas para banho.
A construção em destaque abaixo é o Forte de Santa Maria, que fica mais lindo emoldurado pelo céu azul. Foi construído estrategicamente sobre os arrecifes, lá no século XVII.
Achamos uma excelente opção de praia urbana. Daquelas para ficar de boa, curtindo banho de mar, sol, água de coco, acarajé, preguiça, sobretudo durante a semana.
Como a faixa de areia é bem curtinha, uns 600 metros, mais ou menos, parece uma praia particular (cheia de convidados, claro!)
No dia que fomos havia pequenas embarcações e prática de stand up paddle, mas nada que chegasse a incomodar os banhistas. Agora tem que se ligar na maré… a danadinha sobe que a gente nem sente… quando viu, molhou tudo! rs…
Sobre os pontos de apoio, ficamos na barraquinha da D. Mara. Uma fofa! Super indicamos. É só chegar e perguntar que todo mundo a conhece.
E não deixa de provar o acarajé em miniatura: seis unidades servidas com todos os complementos separados. Uma delíiiciaaaa! Achei ótimo para quem não é habituado a comer comida baiana, pois é bem levinho (é um ensaio para comer o vendido no Pelourinho ou em Itapuã).
Além dessa boa vida, ainda tem presente! Do final do Porto da Barra podemos avistar o Farol da Barra!
Então, vale a pena sair da praia pelo calcadão e esperar o pôr do sol no Farol! Como diria alguém que não lembro: ‘É espetaculoso!’ rs…
Olha quanta gente no Farol no fim da tarde! Muito legal essa apropriação do espaço público!!
Vale a pena alugar um carro
Eu não curto muito dirigir em Salvador mas rodar de carro pelo litoral da Bahia é uma delícia. Então, se além de Salvador você pretende dar uma esticadinha para o litoral norte ou sul, vale muito a pena. A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Se tiver com um tempinho, aproveite e faça uma cotação aqui!
Onde se hospedar em Salvador
Faça uma pesquisa na caixa abaixo para encontrar algo que combine com o seu perfil.
Mais dicas da Bahia
Passeios em Salvador
9 respostas
Referente ao Stand up paddle , eu fico é roxa de inveja …e eu nem sei nadar,quem dirá saber fazer esse trem(mineirice para descontrair)!
Essa praia parece ser pura magia,o farol,as pessoas , o acarajé , pôr do sol e principalmente aquilo que mineiros adoram na praia, ou seja, pé na areia e cerveja !
Um abraço pra ti! : )
Natália, dá pra fazer sem saber nadar! Vai de colete! Tem que experimentar!! Depois me conta! Bjaum!
Ah… controversa Salvador! O Porto da Barra é mesmo uma das praias mais frequentadas por moradores e turistas… Tem anos que não vou aí! rsrsrsrs Nem lembro a última vez! 🙂
Acarajé é bom demais: seja mini, seja grande. Se bem que atualmente ando preferindo mesmo o abará. 🙂 Assistir ao por do sol na Barra é muito gostoso.
Desde sábado cerca de 1 milhão de pessoas está nas ruas daí, da Barra, atrás dos trios e bandinhas de fanfarra, por conta do carnaval. Está uma muvuca só: pura festa! 🙂 bj
Nessa época é uma ferveção só, mesmo! Peguei dias lights…rs… Beijos !!
Ótimas dicas ! Nossa, deve ser lindo o por do sol ali do farol, quanta gente se reúne ali para assistir! Adorei a dica 😉
Essa praia é uma das minhas preferidas de Salvador, desde que não seja fim de semana hahaha. Nos fortes também rolam exposições interessantes do Pierre Verger e Carybé.
Hahaha! Concordo plenamente! Não sabia das exposições. Na próxima iremos conferir! Bjaum!
Excelente post, Salvador deve ser maravilhoso!!!
Eu amaria conhecer, ainda não tivemos oportunidade, mas já quero ir!!