E basta seguir por pouco mais de 50km que você vai deixar as praias da capital Vitória para ser presenteado com o delicioso clima de montanha da cidade de Domingos Martins no Espírito Santo.
A “cidade do verde’ como é conhecida, foi berço da imigração alemã, italiana e de pomeranos (alemães originários da Pomerânia, região localizada entre as atuais Polônia e Alemanha). O primeiro grupo chegou à região por volta de 1847.
O destino é um misto de romantismo e aventura. A cidade é refúgio de casais, sobretudo nos períodos mais friozinhos e, de quem busca atividades de aventura e ecoturismo.
Mas o que fazer em Domingos Martins? Por lá, focamos nosso roteiro no Centro (Campinho) e no Parque Estadual da Pedra Azul. Vem com a gente!
PORTAL DA CIDADE
Logo na entrada já dá pra sentir os ares europeus com esse pórtico inaugurado em 1992.
Logo depois do portal há uma lojinha que vende licores de sabores variados, doces e artesanato. Deguste! São várias delícias!
CASA DE CULTURA e MUSEU HISTÓRICO
Aqui, nesse edifício datado de 1915, está guardado um pouco da história dos imigrantes e descendentes de alemães, pomeranos e italianos que colonizaram a região.
Fomos recebidos por um guia que nos levou para mostrar o acervo. Há diversas obras e peças aleatórias. Fotos, objetos, alguns documentos e mobiliário. As coisa mais curiosas, além de um vestido de noiva na cor preta que, segundo o guia, era moda no início da colonização alemã, foram:
- Essa xícara com proteção na borda para não sujar os bigodes. Imagina nata de leite pendurada! Nada bonito para um representante da burguesia, rs…
- Esses aparelhos super conservados…
- E fotos de uma paraquedista chamada Rosa Helena que, segundo o guia, já está idosa e ainda vive em Domingos Martins mas não gosta de fama.
PRAÇA DR. ARTHUR GERHARDT
A pracinha é super charmosa e ficou mais linda ainda com a inscrição #amors2es.
Rodeada por construções típicas e gente por todos os lados, a pracinha é o coração da cidade. É lá onde está cravado o marco da colonização alemã.
IGREJA LUTERANA
Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, foi a primeira igreja evangélica no Brasil a possuir uma torre, acredita? Na época da sua inauguração, em 1866, a Constituição só permitia torres em igrejas católicas.
MARCO DA COLONIZAÇÃO ALEMÃ
O monumento de 1954 representa uma família europeia recém chegada a Domingos Martins. Na inscrição, os dizeres: Ao colono imigrante, que aqui veio ajudar a construir uma grande Pátria, a gratidão da terra capixaba.
ARQUITETURA DA CIDADE
É uma fofura. Uma casinha boneca a cada esquina. Cenário perfeito para quem ama fotografar.
INSCRIÇÕES EM ALEMÃO
As plaquinhas em alemão, com a respectiva tradução em português, estão espalhadas por todos os lados, sobretudo nos nomes das ruas. É uma forma de manter a tradição e o idioma sempre vivos, além de atiçar a curiosidade do turista.
RUA DO LAZER
É uma rua fechada, exclusiva para pedestres. Lá se concentram bares e restaurantes, onde você poderá comer torta alemã, chucrute e salsichão, claro!
PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL
Certamente, o local mais famoso de Domingos Martins. O Parque da Pedra Azul fica no Distrito de Aracê, a 50 km do centrinho da cidade. Da BR 262 a gente já consegue avistar a pedra imponente.
A região é uma delícia, cheia de pousadas e restaurantes legais. Aqui é lugar de relaxar, tomar banho nas piscinas naturais e passear contemplando a vegetação rupestre e as várias espécies espalhadas pelo caminho como bromélias, orquídeas, ipês e cedros. Respire fundo e sinta a natureza.
A fauna é outro atrativo especial da região. São várias espécies a exemplo de tatu, tamanduá, macaco-prego, veado catingueiro, sabiá e até animais que sofrem ameaça de extinção, como o sagui da serra e o barbado.
Fique pelo menos uns 2 dias e, claro, tente que chegar pertinho, encostar na Pedra Azul e fazer um super pedido!
O acesso ao parque é gratuito, e as trilhas são as seguintes:
Nível fácil | Nessa trilha de aproximadamente 1,5km, os turistas são guiados até a base da Pedra Azul passando por lindos mirantes. Dura em torno de uma hora (ida e volta).
Nível médio/difícil | Nessa trilha de aproximadamente 3,0km, os turistas são conduzidos até as famosas piscinas naturais escavadas na rocha. Há uma escalada de 97m com o auxílio de uma corda. O banho nas piscinas é opcional mas quem vai deixar de aproveita, não é mesmo? Dura em torno de três horas (ida e volta).
DICA VC: Recentemente, foi criada uma nova trilha autoguiada. Agora você pode chegar até as piscinas sem auxílio de guia.
ONDE SE HOSPEDAR
No centrinho de Domingos Martins, nos hospedamos na Pousada Solar da Serra. E, na região da Pedra Azul, nos hospedamos na Pousada Recanto da Pedra (leia aqui como foi nossa experiência). Quase nos hospedamos na Pousada Peterle que possui excelente estrutura mas preferimos ficar do ladinho da Pedra Azul.
Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia dessas ou de outras opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.
ONDE COMER
A Lívia do Caixa de Viagens fez um post super completo dando dicas de onde comer em Domingos Martins, confere aqui!
Mas Domingos Martins não é só isso! A região conta com muitos outros atrativos naturais, como trilhas de ciclismo, corredeiras, a Cascata do Galo, a Reserva Kautsky, várias cachoeiras e propriedades rurais abertas à visitação. Então, programe-se!
MONTANHAS CAPIXABAS
Além de Domingos Martins, fazem parte dessa região os seguintes municípios: Afonso Cláudio, Bretejuba, Marechal Floriano, Castelo, Conceição do Castelo, Venda Nova do Imigrante, Laranja da Terra e Vargem Alta. Então, vale a pena traçar um roteirinho contemplando, ao menos as principais cidades.
PRINCIPAIS EVENTOS DA REGIÃO
Sommerfest – Festival da Imigração Alemã | Certamente a festa mais tradicional. Realizada no final de janeiro/início de fevereiro. Bailes, desfiles com roupas típicas e várias apresentações folclóricas.
Festa de Corpus Christi | Uma das principais festas religiosas do Espírito Santo. A ornamentação da cidade fica linda! Durante a sexta-feira santa, tapetes coloridos enfeitam mais de 1,5km de ruas da cidade. Quem já viu um desses de pertinho sabe a emoção!
Festival Internacional de Inverno | Ocorre no mês de julho. A cidade respira música nesse período, pois além de shows e apresentações, há oficinas de instrumentos e canto.
Festival de Chocolates | E quem não ama?! Realizado em julho, o festival reúne na Pedra Azul produtores e apaixonados por chocolates para dias de estudos e degustação (a melhor parte, rs…).
Festa do Morango | Ocorre no mês de agosto. Muitas delícias a base de morango, além de vários shows.
Brilho de Natal | A cidade fica toda ornamentada e cheia de luzes exalando o espírito do natal.
E já que estamos falando em festa, não poderíamos deixar de citar a Festa da Polenta em comemoração a Imigração Italiana na cidade de Venda Nova do Imigrante. Ocorre geralmente no mês de outubro. São dois finais de semana, com preparo de toneladas de polenta (eu disse toneladas!), concursos para eleger a rainha e a princesa da polenta, música, shows e muito mais. Anotou?
+ SOBRE O ESPÍRITO SANTO
TOP 7: as melhores praias de Guarapari!
Onde se hospedar em Vitória do Espiríto Santo!
Domingos Martins: onde se hospedar em Pedra Azul!
Onde se hospedar em Guarapari na Praia de Meaípe!
10 pratos da gastronomia capixaba que você tem que provar!
Receita da Moqueca Capixaba do Restaurante Gaeta!
PLANEJE SUA VIAGEM AO ESPÍRITO SANTO!
Pretende alugar um carro? Como as distâncias são bem pequenas, percorrer o Espírito Santo de carro foi uma experiência muito tranquila! A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
Em dúvida sobre o Seguro Viagem? Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5! Clique aqui, conheça e faça uma simulação!
Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não paga nada a mais por isso! 🙂
Acompanhe a gente nas redes
| FACEBOOK | INSTAGRAM |
PINTEREST | TWITTER
Imagem para salvar no Pinterest!
15 respostas
Que post completo e gostoso de ler! Parabéns e muito obrigada por citar o Caixa de Viagens! Te desejo sucesso e que continue assim, viajando e nos informando com clareza cada detalhe das suas viagens. Muito obrigada e um grande abraço.
Também adorei seu post! Fiquei babando aqui! Beijocas!
Show, adorei as dicas alguns lugares já visitei e agora vou visitar outros que não conheço ainda, parabéns pelo trabalho.
Ótimas sugestões para os turistas que vêm conhecer o ES, Cris! Obrigado por apresentar nosso estado para todos 😀 E volte sempre!
Obrigada, João!! Seu estado é, realmente, maravilhoso! 🙂
Gente nunca tinha ouvido falar nesse lugar. Achei delicioso e quando passear pela região quero conhecer. Valeu pela dica.
Coloca na listinha! 🙂
Passeio duas vezes pela rodovia que liga Vitória a Belo Horizonte, mas não parei para conhecer a cidade, apenas fui atá em frente a Pedra Azul pata fotos. Espero da próxima vez ir ao Espírito Santo com mais tempo para visitar a cidade.
Faz isso simmm! 😉
Muito obrigada por mostrar mais um cantinho desse nosso Brasil! Estou encantada com esse lugar!
Nosso Brasil merece! 😉
Que post maravilhoso! Resumiu super bem a região! Uma mão na roda para quem quer um overview de Domingos Martins. Adorei!
Obrigada, Dayana!
Estarei em D. Martins no final de abril.
Nossa que maravilhoso, é mto parecido com Pomerode, a cultura alemã ,a gastronomia e arquitetura, sou Blumenauense e todos os meses do ano temos comemorações, aqui tbm tem Sommerfest, começando o ano com as festas de verão, Stammtisch Sommerfest, festa Pomerana, festival da cerveja, festival verão Mix, Osterfest, tradicional café com cuca do mês de maio, e a exponoiva, festival de gastronomia, Octoberfest e mto mais.