Atualizado em março de 2021
Localizada a pouco mais de 70 km de Belo Horizonte, Congonhas abriga um dos principais conjuntos de arte barroca do Brasil, com suas 78 esculturas em cedro e pedra sabão. Estamos falando do Santuário Bom Jesus de Matosinhos, dos 12 profetas e das capelas dos Passos da Paixão. Vamos conhecê-los?
Emiti meu Passaporte Estrada Real, aluguei um carro e parti para conhecer os encantos da Estrada Real no estado de Minas Gerais.
O objetivo era percorrer alguns trechos do Caminho Novo e alguns trechos do Caminho Velho, passando por distritos e cidades como Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Itatiaia, Ouro Branco, Tiradentes, Bichinho, São João del Rey e, claro, Congonhas, a cidade dos profetas.
O QUE FAZER EM CONGONHAS: Profetas de Aleijadinho e outros pontos turísticos
#1 O Santuário Bom Jesus de Matosinhos
Embora tombado pelo Iphan desde 1939, só em 1985 o Santuário Bom Jesus de Matosinhos foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.
A motivação de sua construção partiu do português Feliciano Mendes que, após contrair uma grave doença, prometeu construir um templo para homenagear Bom Jesus de Matosinhos, caso fosse agraciado com a cura. E assim o fez.
No alto do Morro do Maranhão, mandou erguer a igreja. A obra permaneceu em construção durante todo o século XVIII, sendo concluída apenas no século XIX. Infelizmente, Feliciano não pode vê-la terminada pois veio a falecer antes da conclusão da obra.
Participaram da execução (tanto do santuário quanto das esculturas) vários artistas renomados da época, como entalhadores, pintores, construtores e douradores. Entre eles, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho que foi responsável, juntamente com sua equipe, pelas esculturas do adro e das capelas.
#2 Os profetas de Aleijadinho
Esculpidos em pedra sabão, os doze profetas do antigo testamento são uma das grandes obras primas de Aleijadinho para o barroco mundial. Impossível não ficar encantado com a riqueza de detalhes e fidelidade das proporções.
Mesmo doente e cansado do trabalho de execução das 66 peças das capelas do Passo da Paixão, Aleijadinho ficou entre 1800 e 1805 trabalhando no que seria uma das suas grandes obras, os 12 profetas: Amós, Abdias, Baruc, Daniel, Ezequiel, Jeremias, Isaías, Oséias, Joel, Jonas, Naum e Habacuc.
#3 Passos da Paixão
Divididas entre as seis capelas, as obras contam os passos da Paixão de Cristo: Ceia, Horto, Prisão, Flagelação e Coroação de Espinhos, Subida ao Calvário e Crucificação.
Sessenta e seis peças esculpidas em cedro por Aleijadinho e sua equipe e, pintadas por Francisco Xavier Carneiro e Manoel da Costa Ataíde (um dos principais artistas do barroco mineiro).
O trabalho começou em 1796 e foi concluído em 1799, ou seja, antes dos 12 profetas. De fato, um jogo de obras que são uma das pérolas do período.
#4 Horário de Visitação
O horário para visitar o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos é de terça a domingo, das 6h às 18h, sendo que as capelas do Passo da Paixão ficam abertas até as 20h 30min.
Para finalizar, deixo com vocês o poema Ocaso, de Oswald de Andrade, já ratificando que vale muito a pena conhecer Congonhas, nas Minas Gerais.
“No anfiteatro de montanhas | Os profetas do Aleijadinho | Monumentalizam a paisagem | As cúpulas brancas dos Passos | E os cocares revirados das palmeiras | São degraus da arte do meu país | Onde ninguém mais subiu | Bíblia de pedra sabão | Banhada de ouro das minas.” (Ocaso, Oswald de Andrade)
OUTROS PONTOS TURÍSTICOS DE CONGONHAS, MINAS GERAIS
E, caso tenha mais um tempinho na cidade, também vale a pena conhecer outras igrejas e cantinhos da cidade.
#1 Museu de Congonhas
#2 Beco dos Canudos
#3 Romaria
#4 Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição
#5 Igreja Matriz de São José Operário
#6 Estação Ferroviária
Vale a pena também visitar: Igreja Nossa Senhora do Rosário (mais antiga da cidade), Casario do século XVIII, Museu da Ladeira e Parque da Cachoeira.
Onde se hospedar em Congonhas
Para quem pretende pernoitar em Congonhas para curtir um pouco mais da cidade antes de seguir viagem por outros destinos da Estrada Real, seguem ótimas alternativas com a respectiva nota atribuída pelos usuários do Booking:
- Hotel dos Profetas (8,5)
- Pousada Casarão de Pedra (8,6)
- H2 Hotel (8,9)
- Pousada Circuito dos Inconfidentes (9,0)
Para outras opções, basta colocar a provável data da sua viagem na caixa de pesquisa abaixo.
#7 Vale a pena alugar um carro
Se você estiver em Belo Horizonte, serão pouco mais de 70km, ou seja, dá tranquilamente para sair cedinho dirigindo pelo BR 040 para passar o dia em Congonhas.
Ter percorrido Minas Gerais de carro foi uma experiência maravilhosa que indico de olhos fechados. Contudo, como há muitos trechos de estrada de chão, o nosso carrinho sofre. Então, sem sombra de dúvidas, é preferível alugar um veículo.
Caso queira fazer uma cotação para ter ideia dos custos, a Rentcars oferece o serviço sem IOF e ainda divide em 12x. E mais, pagando no boleto, ainda tem um descontinho extra. Faça uma cotação clicando no banner abaixo ou aqui!
#8 Mais dicas de Minas Gerais
Belo Horizonte |
Inhotim |
Estrada Real |
- Onde emitir e carimbar o Passaporte Estrada Real e como conseguir o Certificado!
- Roteiro pelas 10 igrejas mais bonitas de Ouro Preto e Mariana!
- De Ouro Preto a Mariana no Trem da Vale!
Sete Lagoas |
11 respostas
Faz muuuuito tempo que fui à Congonhas do Campo mas lembro que gostei muito. Adoraria voltar! Não sou religiosa mas as obras do Aleijadinho são impressionantes.
Que delícia passear por esse trecho mineiro com você. Uma pergunta, agora que já sabemos o que fazer em Congonhas, dá pra concluir esse roteiro em um dia?
Esse roteiro que fiz em Congonhas foi em um dia, sim! Preferi seguir viagem e dormir em Tiradentes!
Eu tenho muita vontade de conhecer as cidades históricas de Minas, e de ver toda a obra de Aleijadinho, estou planejando ir no próximo ano e esse post veio mesmo em boa hora!
Cê vai amar, Paula! 🙂
Eu adoro as vilas históricas de Minas Gerais. Infelizmente não cheguei a visitar Congonhas, mas tenho lido maravilhas sobre esse lugar. Sem esquecer a comida mineira, que ainda torna o passeio mais especial.
Ahhhh! A comida mineira…:)
Que lindeza que deve ser fazer a viagem pela estrada Real! Não conheço Congonhas e já fiquei encantada. Sou apaixonada por Ouro Preto, então definitivamente tenho que voltar na região. <3
Foi uma das viagens mais lindas que já fiz! Minas é incrível mesmo! 🙂
Que dicas maravilhosas para fazer em Congonhas, vou anotar todos.
Eba!