O que fazer em Sintra, a pequena vila que é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1995, exala monumentalidade e segue encantando viajantes de todas as partes do mundo.
Localizada a pouco mais de meia hora da capital portuguesa (veja aqui como chegar a Sintra saindo de Lisboa), Sintra é aquele pedacinho de Portugal que parece ter saído dos contos de fadas.
Para conhecer a cidade, fizemos o famoso bate volta de trem a partir de Lisboa e agora deixamos para vocês as principais dicas de como se deslocar em Sintra, o que fazer em Sintra em um dia, como comprar as entradas de cada atração, além de algumas dicas para economizar.
E, se é sua primeira vez em Lisboa, não deixe de ler o nosso post Lisboa para Iniciantes!
SINTRA, PORTUGAL: Dicas gerais
#1 Como chegar a Sintra
A melhor forma de chegar a Sintra saindo de Lisboa é de trem. Uma viagem tranquila, rápida e barata. Explicamos topo o passo a passo aqui: Como chegar a Sintra a partindo de Lisboa!
DICA VC: Caso deseje mais comodidade, há a possibilidade de fazer passeios em pacotes fechados, passando por Sintra e outras cidades próximas. Veja abaixo.
#2 Como se locomover em Sintra
O melhor jeito de se locomover em Sintra é com os ônibus da Scotturb. A parada fica bem na saída da estação de trem de Sintra.
As principais linhas são a 434 (Circuito da Pena) e a 435 (Villa Express – 4 palácios), veja os circuitos de cada uma:
Linha 434 | Passa pelo Centro Histórico (onde fica o Palácio Nacional de Sintra) e depois sobe a serra até o Castelo dos Mouros e Palácio Nacional de Pena.
DICA VC1: Essa foi a linha que escolhi para percorrer os principais monumentos da cidade de Sintra e é a linha que você deveria escolher, principalmente se estiver fazendo um bate e volta.
DICA VC2: Deixe o Centro Histórico para o final da sua visita e siga primeiro para a parte mais alta. Uma sugestão é descer no Castelo dos Mouros, depois ir a pé para o Palácio Nacional de Pena (são uns 350 metros).
Linha 435 | Essa linha não sobe a serra, ficando apenas pela parte baixa. Passa no Centro Histórico, Palácio da Vila, Palácio da Regaleira, Palácio de Seteais e Palácio de Monserrate.
DICA VC: Eu optei por comprar o bilhete Hop-on Hop-off da linha 434. Veja aqui os valores atualizados.
DICA VC: Você também pode optar por um free tour ou tour privado. Veja abaixo as opções.
#3 Onde ficar em Sintra
O foco do nosso roteiro é para quem vai ficar apenas um dia em Sintra.
Contudo, caso você deseje pernoitar na cidade para conseguir explorar um pouco mais além do básico, deixamos aqui algumas sugestões: Onde se hospedar em Sintra: Melhores regiões e dicas de hotéis!
O QUE FAZER EM SINTRA EM UM DIA
#1 Palácio Nacional de Pena
O Palácio de Pena é um dos monumentos mais visitados em Sintra. Suas cores e seu ar lúdico deixam os visitantes curiosos para desbravar seu interior e arredores.
O Palácio Nacional de Pena funciona para visitação das 10h às 18h00 (último bilhete 17h00).
#2 Palácio Nacional de Sintra
O Palácio da Vila, como também é conhecido, foi um dos palácios reais portugueses. Nele você vai encontrar exemplares de vários estilos arquitetônicos, como gótico, medieval, renascentista, manuelino e românico.
O Palácio Nacional de Sintra funciona para visitação das 9h 30min às 18h00 (último bilhete 17h00)
#3 Castelo dos Mouros
Na visita ao Castelo dos Mouros você conjugará o prazer de conhecer um monumento de imenso valor histórico além de ter uma das vistas mais lindas a partir da serra de Sintra. E, apesar de atualmente serem apenas ruínas, podemos ter a clara noção do quanto foi essa fortificação foi relevante durante a ocupação dos Mouros, por volta do século VIII.
O Castelo dos Mouros funciona para visitação das 10h às 18h00 (último bilhete 17h00).
#4 Centro Histórico de Sintra
Passear no Centro Histórico de Sintra é uma delícia. Excelente para desfrutar de um almoço ou comer bolinhos de bacalhau acompanhados de uma dose de ginja no copinho de chocolate.
Esses quatro monumentos vão te ‘roubar’ praticamente todo o dia incluindo as paradas para almoço, descanso e alguns drinks, rs…
Mas, se você ainda tiver mais tempinho, tente incluir na sua lista a Quinta da Regaleira, o Palácio de Monserrate e o Palácio de Seteais. Todos acessados com o autocarro nº 435 e tão maravilhosos quanto.
Como comprar os ingressos das atrações
O ideal é que você compre os bilhetes de forma antecipada para fugir das filas dos guichês e dos monumentos (algumas são enormes, como no Palácio Nacional de Pena).
Contudo, caso deixe para última hora, assim que você desembarcar na Estação Central de Sintra, dirija-se à bilheteria para comprar seus ingressos.
Eles oferecem alguns combos com um pequeno desconto, contudo, sugerimos que compre no máximo o combo com dois monumentos. Daí, se sobrar tempo e disposição, você compra os demais tickets nas bilheterias que ficam nas entradas de cada monumento.
Sugiro isso, sobretudo para quem vai fazer bate e volta, pois não há devolução dos valores pagos e não usufruídos.
DICA VC: Caso opte por comprar algum combo antecipado, dê preferência ao Palácio de Pena e ao Castelo dos Mouros pois, normalmente, são os mais concorridos.
Como chegar ao Centro Histórico
A Estação Central de Sintra não fica propriamente no Centro Histórico. Mas, logo na saída há uma parada de ônibus que leva tanto para o Centrinho quanto para os monumentos. As principais linhas são 434 e 435.
A linha 434 sai da estação de trem, passando pelo Centro Histórico onde fica o Palácio Nacional de Sintra. Na sequência, sobe as colinas até o Palácio de Pena e Castelo dos Mouros. Essa é a linha ideal para quem vai fazer um bate e volta. A passagem custa 5 euros e você paga ao próprio motorista. É uma espécie de ônibus turismo que você pode subir e descer mais de uma vez com o mesmo ticket.
Atenção! Seguro Viagem Obrigatório!
O Tratado de Schengen, ao qual Portugal é signatário, exige a contratação do seguro viagem para turistas.
Se tiver com um tempinho, clique aqui ou coloque seu destino na caixa abaixo para ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras e, assim, contratar nas melhores condições.
Onde ficar em Lisboa
Se estiver buscando um hostel bacana, não deixe de ler: HOSTELS EM LISBOA: 7 opções legais para facilitar sua escolha!
Se estiver buscando hotel, da uma conferida nas sugestões do Booking. Algumas, inclusive, sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento.
Ou, se preferir, utilize a caixa abaixo e já faça uma simulação para ver as opções, comparar os preços e ter acesso a avaliações de quem já se hospedou.
Tours para Sintra (+ arredores) saindo de Lisboa
– Excursão de 1 Dia a Sintra, Cabo da Roca e Cascais
– Sintra e Cascais: Tour saindo de Lisboa
– Sintra e Cascais: Excursão Particular de 1 Dia
– Sintra: excursão de degustação de vinhos, experiência Regaleira e Monserrate
– Sintra, Cascais e Palácio de Queluz
E que tal uma road trip por Portugal
É uma ideia e tanto! Tudo é relativamento perto e a gente fica bem mais livre nas programações e na decisão de ficar mais uma noite. Se você já tirou esse sonho do papel, informo que a Rentcars oferece o serviço de aluguel de veículo, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
Mais dicas de Portugal
+ Lisboa para iniciantes: O que conhecer na primeira visita!
+ Hostels em Lisboa: 7 ótimas opções para facilitar sua escolha!
+ Como chegar a Sintra saindo de Lisboa!
+ Tour gastronômico em Lisboa: conhecendo as delícias portuguesas!
+ Como ir do Aeroporto de Lisboa para o Centro de forma econômica!
+ Como ir de Sintra para Évora de trem (Blog Espiando pelo Mundo)!
22 respostas
Sintra é incomparável… dos lugares mais mágicos de Portugal.
OI Cris, quando estive em Lisboa fui a Sintra, como todo turista. O Palácio é bem bonito mesmo, mas o centro histórico não cheguei a conhecer, foi uma bate-e-volta bem rápido. Já sei o que incluir na próxima. Beijinhos
Caramba, lembro da primeira vez que fui a Sinta e minha sensação foi justamente essa: entrar em um conto de fadas! A cidade é de uma beleza ímpar!
Sintra é dos lugares mais bonitos em Portugal e incontornável para quem visita Lisboa.
Sintra, já li tanto sobre esse destino que quero incluí-lo no meu roteiro pra Portugal ainda esse ano, cada vez que leio mais, mais fico com vontade de conhecer.
Abraços
Tenho muita vontade de conhecer Portugal, um dos únicos países da Europa que não conheço.
Amei. Acho que ano que vem vou conseguir realizar o sonho de conhecer Portugal. Claro que Sintra estará no meu roteiro!
Cada dia fico mais ansiosa pra conhecer Portugal, cada cidade mais linda que a outra! Têm tantas coisas pra se fazer que é difícil incluir tudo num roteiro, adorei o post, obrigada pelas dicas 😀
Como amo Sintra, dos lugares mais bonitos e encantados de Portugal ou até mesmo do Mundo 🙂 Falta-me ir a Monserarte e já agora entrar no palacio da pena que ainda não o fiz pois acho super caro e com demasiados turistas, mas um dia tem mesmo de ser.
Coreccção: esses não se chamam bolinho de bacalhau mas sim pastel de bacalhau 😉 eu sei que no Brasil pastel é outra coisa mas é assim o nome dele mesmo 😉
Estou aqui pensando em ir a Portugal. Meu marido é doido para experimentar um desses bolinhos de bacalhau originais, hahaha (e, pela sua foto, ele tem razão de querer!).
E é tão pertinho de Lisboa, né? Além de barato de chegar. 🙂 Amei a dica!
Portugal é sempre uma excelente ideia! É tanta coisa e tantos lugares que a gente vai embora já programando o retorno! 🙂
oi Cris… Portugal é sempre uma boa ideia e Sintra ainda mais! Achei essa cidade encantada, mágica! O Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira são meus lugares preferidos. O que dizer do Travesseiro de Sintra?!
Passei 2 noites na cidade, mas muita coisa ficou por ver como o Palácio de Seteais e claro, experimentar esse bolinho de bacalhau de morrer de vontade só de olhar!!! 🙂 bj
Maravilha de post!
Eu curti muito a cidade de Sintra, mas nao fiz bate e volta, dormi uma noite em um hostel muito zen, perto da Quinta! Amei!
Que legal! Você lembra o nome? Abração!
Que lindo essa castelo e que lindas suas fotos. Parabéns pela matéria!
Sintra é uma delícia de cidade né? Não fomos no Castelo dos Mouros, mas me apaixonei pelo Palácio Nacional de Sintra e pelo Palácio da Pena. São lugares onde eu passaria horas e horas observando os detalhes.
Foi com dor no coração que abri mão de visitar Sintra na viagem à Lisboa, mas por boa causa: não queria fazer uma visita corrida, sem tempo pra apreciar com calma as atrações da cidade. Suas dicas de como chegar e o que visitar em Sintra estão anotadas pra próxima viagem!
Embora tenha doído, foi a melhor decisão. Espero que a próxima experiência seja maravilhosa! 🙂
Quando fui a Sintra só visitamos o colorido Palácio de Pena, vendo o teu post vejo como faltou coisa.
Sintra é incrível… um destino imperdível em Portugal. E esses bolinhos de bacalhau estão demasiado apetitosos :))) Voltar a Sintra é sempre um prazer… e também é giro ver a cidade através dos vossos olhos.
Sintra parece saído de um conto de fadas. Sobretudo quando os palácios se apresentam rodeados de nevoeiro. Saudades dessa cidadezinha!
Roteiro maravilhoso para que só tem um dia em Sintra!