Para você que, finalmente, realizará o sonho de passar alguns dias na cidade maravilhosa, reunimos aqui dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro, sobretudo se é a sua primeira vez.
Preparamos uma lista com passeios clássicos que não podem faltar no roteiro de quem quer começar a desbravar o Rio, além de dicas de hospedagem e segurança.

O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO: Informações Gerais
#1 Por qual aeroporto chegar
O melhor aeroporto para desembarcar na cidade do Rio de Janeiro é, sem dúvida, o Santos Dumont. Localizado na área central da cidade, possui acesso mais rápido e seguro para as hospedagens da zona sul.
A outra opção é desembarcar no Galeão (Aeroporto Internacional Tom Jobim) que está localizado na Ilha do Governador, a cerca de 20km da zona sul.
#2 Melhores dias de praia
Os melhores dias de praia são, de fato, os dias de semana. Pegar um solzinho numa terça ou quarta-feira em Ipanema ou na praia Leme é garantia de tranquilidade.

E, se possível, evite os finais de semana e feriados, sobretudo se estiver na alta estação.
#3 Free tours no Rio de Janeiro
Caso deseje conhecer um pouco mais da história do Rio de Janeiro ou simplesmente fazer passeios guiados e em grupo são uma opção super recomendada.
Os 5 free tours que achei mais legais são os seguintes:
– Free tour pelo centro histórico do Rio
– Free tour pela Urca + Trilha ao Pão de Açúcar
– Free tour pelo bairro de Santa Tereza
– Free tour da herança africana + Samba na Pedra do Sal
– Free tour por Copacabana e Ipanema
DICA VC: Ao finalizar o free tour, não esqueça de deixar uma contribuição para o guia.
#4 Metrô é a melhor opção
Para sair do aeroporto para a sua hospedagem recomendamos que utilize transporte de aplicativo.
Mas, depois de devidamente hospedado, se você vai fazer passeios fora da região de seu hotel/flat, usar o metrô é sempre o mais indicado.
Assim, você não correrá o risco de entrar em regiões desconhecidas, além de utilizar um transporte seguro, barato e eficiente. Ao escolher sua hospedagem, considere isso.
DICA VC: Caso não deseje comprar o cartão do metrô, não se preocupe. É possível usar seu cartão de débito/crédito direto na catraca. Nós, inclusive, aproximamos o celular e utilizamos o cartão cadastrado na wallet e funcionou tranquilamente.
#5 Cuidado com pegadinhas em passeios famosos
Ao comprar ingressos para ir a pontos turísticos famosos, a exemplo do Cristo Redentor, sempre opte por fazê-lo nos pontos oficiais ou por canais confiáveis como a Civitatis.
#6 Onde ficar no Rio de Janeiro
Sem dúvida, a zona sul é a melhor localização para se hospedar.
Copacabana, Ipanema e Leblon são as regiões onde temos um maior movimento turístico e uma sensação maior de segurança.
Há também a opção ficar em Botafogo ou no Leme sem se afastar muito do circuito das principais praias.
Ficar na região da Lagoa e na Urca também pode ser uma opção interessante a depender do seu roteiro.
Em Botafogo, deixo como sugestão o Ibis Rio de Janeiro Botafogo, o Injoy Hostel e o Mercure RJ Botafogo Mourisco.
DICA VC1: Como a escolha de muitos turistas é o bairro de Copacabana, indicamos que você escolha a sua hospedagem entre os postos 5 e 6.
DICA VC2: Se o seu orçamento está limitado, o melhor a se fazer é pegar um Airbnb ao invés de um hotel. Há apartamentos muito bons pelo mesmo valor de um hotel bem mediano.
O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO: Passeios e pontos turísticos!
#1 Passar o dia na praia Vermelha
A praia Vermelha é uma das praias mais tranquilas e seguras para curtir um dia de sol no Rio de Janeiro com a vista do Pão do Açúçar.

A partir da praia Vermelha é possível fazer a trilha do Morro da Urca que dá acesso ao primeiro morro do Complexo Pão de Açúcar sem precisar pegar o bondinho e de graça!
É uma trilha com grau de dificuldade baixo e que vale super a pena pois o visual lá do alto é lindíssimo.
Há também a possibilidade de fazer esse passeio em grupo, com o Free tour pela Urca + Trilha ao Pão de Açúcar.
DICA VC: Já que você passou o dia por aqui, vale a pena esperar até o fim da tarde para esperar o pôr do sol na mureta da Urca. A partir da praia Vermelha, você estará lá em uma caminhada de apenas 5 minutos, apreciando residência belíssimas.

+ O que fazer em Arraial do Cabo: 5 passeios para sua primeira visita!
#2 Subir de bondinho até o Pão de Açúcar
Nosso tour pelo Rio de Janeiro não poderia começar diferente. Vamos subir de bondinho até o emblemático Pão de Açúcar e, lá do alto, avistar o Cristo Redentor, a baía da Guanabara, as praias da zona sul e toda aquela lindíssima paisagem montanhosa da qual o Rio tanto se orgulha.
A primeira parada do passeio de bondinho será no Morro da Urca. Aqui, aproveite para passear e fotografar com as esculturas e bondinhos antigos.
A segunda parada será no Pão do Açúcar propriamente dito, com uma super vista a quase 400 metros acima do nível do mar.
Explore ambos os morros por todos os lados e com calma. Você vai ser surpreendido com ângulos e paisagens diferentes.
E, ao terminar, não esqueça de dar uma passadinha na praia Vermelha e tomar uma gelada na famosa mureta da Urca.
DICA VC1: Fique de olho na previsão do tempo e prefira os dias ensolarados e sem nuvens para não prejudicar a visibilidade.
DICA VC2: O bondinho do Pão de Açúcar fica localizada à avenida Pasteur, 520, Urca. Não tem metrô próximo. Caso esteja hospedado na zona sul, venha de transporte de aplicativo.
+ 10 lugares para viajar no Brasil: Destinos imperdíveis!
#3 Visitar o Cristo Redentor
Reservar um dia para um dos monumentos mais visitados do Rio de Janeiro e uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo é praticamente obrigatório.

Lembrando que o passeio ficará ainda mais delicioso se você for de trenzinho, uma locomotiva elétrica que atravessa o Parque da Floresta Nacional da Tijuca até os pés do Cristo.
Uma outra opção bacana é unir o Amanhecer no mirante de Dona Marta + Cristo Redentor. Vai ter que acordar cedão? Vai! Mas vai valer muito a pena.
E, se além do Cristo Redentor você quiser ainda dar uma volta pela cidade, recomendamos: Cristo Redentor de micro-ônibus + Tour pelo Rio de Janeiro
DICA VC: Se puder escolher, só vá ao Cristo Redentor se o dia estiver totalmente com céu azul.
+ 35 frases para fotos sozinha: Arrase na sua legenda do instagram!
#4 Caminhar do Forte de Copacabana até o Leme
Essa caminhada não pode faltar, sobretudo se você estiver por volta do Posto 5 ou 6 de Copacabana porque aí a caminhada fica mais longa.
Passear pelo calçadão mais famoso do Rio de Janeiro é muito gostoso sobretudo para quem está indo visitar a cidade pela primeira vez. É o atestado que, de fato, você está em terras cariocas. Lembrando que aos domingos, uma das vias fica fechada, então fica muito mais cômodo e agradável.

DICA VC: Se você gosta de tranquilidade, vale a pena também curtir o dia na praia do Leme, perto do mirante. Por lá, inclusive, há muitas opções de café da manhã com a vista do mar, do Cristo e da sua antiga moradora, Clarice Lispector.

+ Frases para legendar suas fotos na praia!
#5 Curtir um ensaio de uma escola de samba
Se você gosta de carnaval e samba no pé, não pode deixar de visitar uma quadra de escola de samba.
Tive o prazer de ir conhecer a quadra da Salgueiro e, meus amigos, que noite arrepiante! Ver de pertinho uma bateria e aquelas sambistas maravilhosas foi muito legal! A Escola é muito organizada e o acesso é tranquilo.
#6 Fazer uma trilha
Curtir o Rio de Janeiro ao ar livre é uma das coisas que mais amo fazer. Então, não poderia deixar de sugerir que você vá curtir um dia em uma trilha (seja mais tranquila ou mais desafiadora) para admirar a cidade lá do alto.
O ideal é ir com um grupo Excursão ao Morro Dois Irmãos + Favela do Vidigal

Que tal subir a Trilha do Morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea ou a Pedra do Telégrafo? Cogite essa ideia na sua primeira visita ao Rio de Janeiro!
+ Guarapari: melhores praias e pousadas!
#7 Dar um passeio pelo bairro de Santa Tereza
O bairro de Santa Tereza é uma das joias do Rio de Janeiro. Localizado no alto de uma colina, o bairro nos remonta a outras décadas com suas casas antigas e mansões que já foram ocupadas pela aristocracia carioca.
Um passeio delicioso e que não pode faltar, sobretudo para quem curte aquele clima boêmio.
DICA VC: Há também a possibilidade de fazer esse passeio em grupo como o Free tour pelo bairro de Santa Teresa.
+ Balneário de Iriri (ES): o que fazer, praias e pousadas!
#8 Passar um dia na praia de Ipanema e esperar o pôr do sol
Seja para curtir o mar, os quiosques ou apenas para conhecer o bairro, uma caminhada pela orla de Ipanema em um dia de sol é uma delícia.


Uma parada na nova unidade do Belmonte para provar os drinks e a famosas empadas também vale super a pena. E, se der, tente uma mesa na parte superior para curtir a vista de Ipanema com o Morro Dois Irmãos ao fundo.

DICA VC: Há também a possibilidade de esperar o pôr do sol na Pedra do Arpoador mas, quase sempre, está muito lotado. Então prefiro ficar ali pelo Posto 9/10 que é só sucesso.

+ Frases para fotos de casal: Legende suas fotos com muito amor!
#9 Ficar deslumbrado no Real Gabinete Português
E claro que você não deveria deixar de visitar o Centro do Rio de Janeiro e um dos lugares mais emblemáticos da região, que é o Real Gabinete Português de Leitura.
O prédio foi inaugurado em 1888 pela Princesa Isabel e, apesar de ter sido criado em 1837, só recebeu o título de ‘Real’ em 1906, pelo Rei D. Carlos I.

Abaixo deixamos a indicação de um tour guiado que explora o RGPL, além de outros prédios emblemáticos da região (incluindo o transfer de ida e volta).
DICA VC: O Real Gabinete Português de Leitura fica localizado à rua Luís de Camões, 30, no Centro do Rio de Janeiro. A visitação é gratuita e funciona de segunda a sexta, das 10 às 16 horas. A estação de metrô mais próxima é a Uruguaiana.

DICA VC: O Centro do Rio de Janeiro é de uma beleza ímpar. Se você curte história, arquitetura, visitar igrejas, museus e centros culturais será um dia inteiro na região. Aproveite os dias mais nublados e caminhe bastante.
#10 Conhecer o Museu do Amanhã e arredores
O Museu do Amanhã é um dos principais monumentos arquitetônicos da zona portuária da cidade do Rio de Janeiro.

Foi projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava que, a título de curiosidade, também foi autor da obra futurista localizada na cidade de Valência na Espanha, a famosa Cidade das Artes e das Ciências.
Não bastasse ter essa arquitetura monumental e cheia de leveza, o museu ainda se dedica a nos apresentar um pouco de ciência de forma bem interativa.
Com essas 7 dicas sobre o que fazer no Rio de Janeiro, certamente você terá um fim de semana de muita animação, curtindo a natureza e as belezas cariocas.
Outras opções de passeios no Rio de Janeiro
E que tal, explorar o Rio de Janeiro por outros ângulos? Veja essas outras opções:
– Passeio de veleiro ao entardecer pelo Rio
– Passeio privado de helicóptero pelo Rio de Janeiro

DICA VC: Fique de olho na previsão do tempo e só faça esses tipos de passeios em um dia de sol e com céu azul.
Arredores do Rio de Janeiro
Caso deseje dar um pulinho em alguma cidade nos arredores da capital do Rio de Janeiro, seguem algumas sugestões de transfer e excursões.







Respostas de 12
Adorei suas dicas do que fazer no Rio de Janeiro! Foi feito pra mim esse artigos rs, pois estou querendo visitar o Rio já faz um bom tempo, mas ainda não rolou e com certeza esse artigo vai ajudar demais!
Que bom! Você vai amar o Rio de Janeiro!
Ótimas dicas do que fazer no Rio! Saudade dessa cidade linda e dos seus botecos acolhedores e noites sem hora pra acabar! 😍
Ahhh os botecos cariocaxxxxx! 🙂
Eu amo o Rio de Janeiro! Já estive muitas vezes na cidade, mas nunca fui atrás realmente de tudo o que tem para fazer por lá. Adorei seu roteiro, na próxima visita vou seguir!
Sempre há um bom motivo para visitar o Rio de Janeiro! Aproveitaaa!
Adoro passear pelo Rio! O Real Gabinete e o Museu do Amanhã estão no meu radar há tempos, mas não consegui conhecê-los das últimas vezes que estive na cidade. Um lugar que amo e não vi no post é o Parque Lage, adoro lá e tento ir toda vez que vou ao Rio.
O Parque Lage é uma delícia, assim como o Jardim Botânico também! Foi difícil fazer um TOP 7! 🙂
O Rio de Janeiro é lindo demais. Eu realmente preciso conhecer o Real Gabinete na próxima vez. Todas as fotos mostram como o lugar é muito bonito
O Rio de Janeiro é assim! A gente vai mil vezes e sempre falta algo! Bom que temos motivos para voltar sempre!
Nas últimas vezes que fui pro Rio de Janeiro me encantei mais e mais com a região do museu do amanhã, tem muita coisa legal para fazer por lá! Adorei sua lista!
Obrigada, Marcela! E se quiser dar um pulinho em Arraial, veja aqui todas as dicas: https://www.viajantecomum.com/o-que-fazer-em-arraial-do-cabo-rj/