A Barra de São Miguel, localizada a apenas 30 km da capital, é daqueles lugares que não dá pra deixar de visitar quando se vai para Maceió.
Mar calmo, aquele verde incrível, boa infraestrutura hoteleira e gente pra lá de simpática compõem o cenário perfeito para dias deliciosos em Alagoas.
Gostamos muito de ir para a Barra, sobretudo por conta da proximidade da capital. Sem falar que, por conta da barreira de corais, quase que temos uma piscina natural gigante, praticamente todo o tempo.
DICA VC: Apesar da proximidade, a praia do Francês e a praia do Gunga não fazem parte da Barra de São Miguel. A praia do Francês fica no município de Marechal Deodoro e a praia do Gunga no município de Roteiro.
Confira todas as dicas de passeios e hospedagens no GUIA COMPLETO DE ALAGOAS.
BARRA DE SÃO MIGUEL, ALAGOAS: Informações gerais
#1 Como chegar a Barra de São Miguel
Se você estiver de carro, basta pegar a AL 101 Sul. A partir do centro de Maceió não leva mais que meia hora, em via duplicada. Veja o trajeto:
Vale a pena alugar um carro mas, caso essa não seja sua proposta, há muitos receptivos que fazem o trajeto ida e volta por R$ 38,00 em média. Alguns receptivos fazem, inclusive, a dobradinha Barra + Gunga.
+ Passeios em Maceió com desconto com a Luck Receptivo!
#2 Onde ficar na Barra de São Miguel
Embora muitos viajantes optem por ficar em Maceió e fazer apenas um bate e volta até a Barra, também vale a pena ficar uns dias por lá.
Assim, você conseguirá curtir com mais calma e ainda aproveitar para explorar um pouco do litoral sul, a exemplo de: Francês, Gunga, Dunas de Marapé em Jequiá da Praia, Coruripe e até Penedo.
Reunimos várias sugestões de pousadas e hotéis próximos à praia: Onde ficar na Barra de São Miguel!
DICA VC: Já em Maceió, as melhores hospedagens estão na Pajuçara e Ponta Verde. Veja aqui a seleção que preparamos: Hotéis em Maceió na Pajuçara!
DICA VC: Utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver opções de hospedagem em Maceió e comparar os preços no mapa do Booking.com.
Booking.com+ TOP 10: Os melhores passeios em Maceió, Alagoas!
#3 Vale a pena alugar um carro
Sempre rodamos por Alagoas de carro. A gente fica muito mais livre e é possível explorar praias ao longo dos trajetos, além de não precisar acordar muito cedo para ir aos passeios que ficam um pouco mais distantes. No caso da Barra de São Miguel, o trajeto é bem tranquilo.
DICA VC: Eu costumo colocar o Praêro como referência no waze e, ao chegar, estaciono um pouco mais adiante na primeira direita seguinte e curto a praia nesse ponto (que é o melhor para banho).
E, como sugestão de aluguel de veículos, eu deixo a Rentcars que te permite pesquisar o valor nas principais locadoras do país, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto.
#4 Grupo de dicas no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!
O QUE FAZER NA BARRA DE SÃO MIGUEL
Se você estiver hospedado em Maceió e seu objetivo for curtir um dia bem tranquilo de sombra, banho de mar e água fresca na praia da Barra de São Miguel, temos três sugestões para você:
#1 Passar o dia no Praêro Beach Club|
O Praêro é uma opção para quem busca um pouco mais de conforto. O Beach Club oferece, além das típicas cadeiras e sombreiros beira-mar, um bom cardápio, estrutura coberta, além de uma piscininha infantil.
Funciona no sistema de day-use, ou seja, você paga um valor de entrada para usufruir das instalações.
DICA VC1: O Praêro também disponibiliza um passeio de lancha (com piloto e combustível) com capacidade de até 12 pessoas.
DICA VC2: Eu costumo ir ao Praêro quartas ou quintas. Aos finais de semana costuma fica muito movimentado, então, não deixe de dar uma ligada pra reservar ou se informar se eles irão receber algum grupo grande, pra você evitar esses dias. De qualquer forma, se isso acontecer, não desanime e curta muito com a dica #2.
+ As melhores praias do litoral alagoano!
#2 Curtir a praia na beira mar (sem frescura) |
Opção pra quem prefere ficar numa mesinha pé na areia na beira do mar. E, embora não haja mais barracas fixas na beira-mar (foram todas retiradas pela municipalidade), montaram tendas de apoio e o serviço de bebidas e petiscos está a contento.
+ Foz do Rio São Francisco em Alagoas: o encontro do rio com o mar!
#3 Fazer o bate e volta de lanchinha (aquário natural e banco de areia) |
Além de curtir o marzão, recomendamos o famoso passeio de lanchinha, inclusive pra quem estiver com crianças.
O passeio, que dura cerca de uma hora, sai da Barra de São Miguel e faz duas paradas. A primeira no aquário natural, e a segunda no banco de areia, onde ficamos em torno de 40 minutos, retornando em seguida para a orla da Barra.
Para detalhes da travessia com valores e fotos das paradas no aquário natural e no banco de areia, clique aqui agora ou aperte o play pra sentir o gostinho!
DICA VC: Como você viu no vídeo, o passeio completo faz as duas paradas mas tem como destino final a praia do Gunga. Felizmente, eles incluíram mais duas opções. Uma para quem quer fazer um passeio mais curto (sugestão #3) e outra para quem quer ir até a praia do Gunga ficar um tempinho e voltar pra Barra depois. É só explicar a opção escolhida e combinar com o condutor da lanchinha.
O QUE FAZER NA BARRA DE SÃO MIGUEL (arredores)
Claro que ficar de boa na praia da Barra é uma delícia mas, caso queira explorar os arredores, sobretudo se você estiver hospedado em algum dos hotéis ou pousadas da Barra de São Miguel, o que não faltam são opções próximas (de 10 a 15 km). Bora lá!
#1 Praia do Gunga |
Combinar Barra de São Miguel e praia do Gunga é o combo mais que perfeito. E, embora muito próximas, as duas praias são bem diferentes, tanto em visual quanto em atrativos. Se puder, não deixe de unir as duas experiências!
DICA VC: Mesmo que visitar a praia do Gunga não esteja na sua programação, ao voltar da Barra de São Miguel aproveite para dar uma passada no Mirante do Gunga para curtir um pouco desse visual que mistura mar e coqueirais.
+ São Miguel dos Milagres: praias e pousadas!
#2 Massagueira |
A Massagueira é um distrito localizado às margens da lagoa que pertence ao município de Marechal Deodoro. Lá funcionam alguns bares e restaurantes bem conhecidos dos alagoanos. É uma boa opção para comer bem, curtindo o visual lagunar.
Os principais restaurantes que curto frenquentar por lá são o Bar do Pato, Bar do Delegado e o Crôa Bar. Esse último abre apenas aos finais de semana e vale a pena reservar.
Se você estiver explorando o litoral sul ou vai visitar a praia do Francês, Barra ou Gunga, vale a pena dar uma passadinha na Massagueira para almoçar e esperar o cair da tarde.
+ Um dia no Complexo Dunas de Marapé!
#3 Centro Histórico de Marechal Deodoro |
A antiga capital de Alagoas e cidade natal do primeiro presidente da república guarda um acervo histórico e de arte sacra que merece ser visitado.
Caminhe por suas ruas e igrejas e, para finalizar, prove um caldinho de sururu e uma casquinha de siri, às margens da lagoa.
+ Os melhores resorts em Maceió e arredores!
#4 Praia do Francês |
A praia do Francês é um dos atrativos do litoral sul que mais gosto, sobretudo durante a semana (quando há menos movimento e venderes ambulantes).
E, quando a maré está baixa, forma uma piscininha gigante de águas mornas do lado do banco de corais. Uma delícia!
Além desses destinos próximos à Barra de São Miguel, se você estiver disposto a explorar um pouco mais do litoral sul, você poderá seguir viagem até a cidade de Penedo (região do Baixo São Francisco), passando por Coruripe, Dunas de Marapé em Jequiá da Praia e Foz do Rio São Francisco em Piaçabuçu.
Grupo no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | MARAGOGI | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo! Se quiser, também pode chamar a gente pelo direct do Instagram!
Mais dicas de Alagoas
Para buscar algum destino, é só escolher abaixo ou ir direto para o Guia Alagoas que está cheio de dicas para permitir que a sua viagem seja o mais tranquila e perfeita possível.
Excursões privadas em Alagoas
Caso você esteja em um grupo de amigos ou familiar, fechar uma excursão exclusiva pode valer a pena. Veja as opções com a Civitatis.
38 respostas
Ótimas dicas de passeios. Em uma próxima viagem para Maceió, sem dúvida quero fazer um passeio para Barra de São Miguel, se possível podendo pernoitar para assistir o nascer do sol.
Obrigada, Léo!! Excelente ideia! O nascer do sol na barra é simplesmente lindoooo! 🙂
Nossa, fui nesta praia há tanto tempo que já não me lembro mais.. Só lembro que ela era linda! Preciso voltar qquer hora!
Abs, Marlise
Volta! Volta! Volta! 🙂
Aiiii morri de saudades de Maceió e suas águas verdinhas e morninhas! Aqui em Portugal a água é de congelar a alma da gente!
Sei bem do gelo que você está falando…rs… Vem pra Maceióooo! 🙂
Que paraíso é essa praia, preciso explorar mais o Brasil e conhecer Maceió 🙂 Acho que o passeio de lanchinha que mencionou deve ser maravilhoso, pelas fotos, fiquei aqui só na vontade rs.
Abraços
É realmente uma delícia! Está mais do que convidada Josi! Alagoas tem muito lugar especial! 🙂
Que lugar lindo!!
Nao conheço nada do nordeste e confesso que tenho um pouquinho de medo de ir para o litoral com meu filhote (vc fica uma cagona quando vira mae)! Mas gostei de ver essa praia com cara de calminha e pouco muvucada!
😉
Ahhh! Arrisca! Nesse dia tinha uma garotinha de SP, uns 5 anos, na lanchinha. Se divertiu pra valer! 🙂
Lindo demais, preciso conhecer Maceió e com toda certeza o passeio de lanche vale a pena.
Vemmmmmm! 🙂
Que delícia de praia… Já deu vontade de voltar a viajar.
E essa sua vontade passou quando?! rs… Beijos, Dri!!!
Que lugar lindo! Tenho uma super vontade de conhecer Alagoas, essas fotos me deixam encantadas. Que lugar é esse, a cor dessa água, tudo me fascina e agora fiquei com mais vontade ainda hahaha. Obrigada pelas dicas.
Paulaaa! Espero que você risque logo da sua listinha! Esse ano ainda! ???
Eita, que lugar maravilhoso! Eu tenho uma pendência muito grande com minha vida que é não conhecer muito do Nordeste, preciso muito corrigir isso.
E para voltar da Praia do Gunga para Maceio é facil taxi ou uber?
Ana, não é muito fácil porque o uber se instalou por lá faz pouco tempo mas dá pra voltar sim! Testa uma hora antes pra simular o tempo de espera. Dará em torno de 80 reais (simulei agora saindo do Gunga para a praia de Ponta Verde).
É uma pena que umas Praias tão lindas são tão mal tratadas com lixo!!! Fiquei impressionada com o descaso da coleta de lixo nas areias das praias e a quantidade de plásticos no mar! Enquanto não houver mais infraestrutura e consciência dos dirigentes, não retorno e nem recomendo o local para ninguém
Amei Alagoas. Não conheci a barra de sao miguel todas, mas praia do gunga… MEU DEUS!! Tenho fotos e postagem sobre ela no blog. Esse estado é maravilhso, preciso voltar e conhecer mais cantinhos. A Foz do Rio sao Francisco conheci na viagem para Aracaju. Que lugar divino, fiquei sem palavras.
Adorei vc falar sobre ter morado da europa e reconhecer que temos lugares incriveis, fico triste com as pessoas q desvalorizam o que temos aqui. Tb amo viajar pelo Brasil
Bjs
http://cariocadointerior.com.br/
Oi, tudo bem? To indo pra Maceio no próximo mês e alugamos o carro pros 7 dias que iremos ficar, gostaria de saber se isso atrapalha? Ah e tem como deixar o carro na barra de são Miguel e depois ir pra praia do gunga e voltar pra barra?
Eu já consegui voltar pq estava de carro também! Mas falei com um dos condutores antes de comprar e fui até o banco de areia, apenas.
Oi, que horas que sai as lanchinas?
Elas ficam por lá a manhã inteira.Nao precisa marcar horário. É só chegar.
Vendo os comentários deu saudades, Maceió e tudo de bom, Fomos duas vezes ,não vejo hora de voltar. Recife é muito bom, mas prefiro Maceió.
Espero que retorne em breve! Abração!
Olá, irei pra Maceió do dia 09 a 18 de outubro, gosto mais de praia que não é urbana, por isso pensei em ficar 6 diárias em São Miguel dos Milagres e 3 diárias em Maceió. Estarei com criança de 5 anos. Acha viável?
Super viável, Ana! Lá em São Miguel é super calmo então, vai dar pra vc ficar com ele nas piscinas naturais sem aquela preocupação de muita gente! Não deixe de visitar o Projeto Peixe Boi com ele! 🙂
Neste mês de Outubro/2019 estive lá em Barra de São Miguel, fiz esses passeios de jangada, passamos no aquário natural, e no banco de areia. Super recomendo para crianças também.
Também conheci Dunas de Marapé, lugar lindo, tem restaurante e é um lugar para toda família.
Conheci também a Praia dos Francês, praia linda porém existe muitos ambulantes e você acaba não ficando a vontade, pois eles são o tempo todo oferecendo os produtos (compreendo que seja o ganha pão deles).
Tem muitas lojinhas próximas, e restaurantes também.
Recomendo também.
Liliane! Muito obrigada pelo seu relato!
Oi, eu não consegui ver o preço do passeio de lanchinha…Qual valor?
Entre 40 e 50 reais (faz diferença se o pagamento é feito em dinheiro ou cartão)
Olá queria saber se na barra de São Miguel tem passeios de buggy ou quadriciclos?
Quais os valores mais ou menos ?
Que blog top!
Olá!
Essas barracas que você menciona foram demolidas?
Sim.
Olá, primeiro gostaria de agradecer por taaantas dicas e detalhes, está me sendo fundamental para planejar minha viagem ! Uma dúvida, mesmo com as barras tendo sido demolidas, é possível ficar na praia sem utilizar o Day Use do Praêro ? Obrigada !
Sim. Vá na maré baixa que aí fica uma ótima extensão de areia. Os ambulantes já se organizaram e estão vendendo bebidas e alguns petiscos. Uma ótima viagem para você! beijão!