Então quer dizer que, finalmente, você irá conhecer uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza? Imagino a alegria! Afinal, estamos falando das Cataratas do Iguaçu, um dos lugares mais lindos do planeta.
Pessoalmente, embora viaje bastante, nunca imaginei que sentiria tanta emoção (daquelas de criança quando vê algo inacreditável pela primeira vez!
Risadas, fotos e a satisfação de estar diante de uma formação geológica que surgiu há 150 milhões de anos. Imagina que realização chegar tão pertinho de uma coisa assim!
Então, pra deixar a sua viagem o mais tranquila possível, reunimos aqui as principais informações e várias dicas para que seu dia nas Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro) seja perfeito.
CATARATAS DO IGUAÇU: Como visitar o lado brasileiro
O Parque Nacional do Iguaçu é um dos grandes tesouros do nosso país que abriga o maior remanescente da floresta Atlântica do Brasil, além de várias espécies da fauna e da flora.
Foi criado em 1939 mas só em 1986 recebeu da UNESCO o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural.
#1 Onde ficam as Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu ficam localizadas na fronteira entre Brasil e Argentina, formando assim o Parque Nacional do Iguaçu do lado brasileiro e, do Parque Nacional Iguazú, do lado argentino.
O rio Iguaçu une o parque brasileiro ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina. Beleza e muita responsabilidade compartilhada com os hermanos.
Embora a maior área fique do lado argentino, os 20% que estão do lado brasileiro estão mais que bem representados por seus 5 saltos: Santa Maria e União, Deodoro e Benjamin Constant e Floriano.
Já o lado argentino conta com 19 deles (grande parte com vista para o lado brasileiro).
#2 Como chegar às Cataratas do Iguaçu
O acesso é muito tranquilo então, não tem com o que se preocupar. É possível chegar às Cataratas do Iguaçu de transporte público, tanto no lado brasileiro (Br 469, Km 18), quanto no argentino.
Do lado brasileiro, basta pegar uber, táxi ou o ônibus n. 120, que passa pelas principais avenidas da cidade, inclusive no aeroporto.
Mas, caso prefira um transfer, só clicar no botão abaixo.
E, caso prefira um transfer, só clicar no botão abaixo.
DICA VC:Se você tiver algumas horas de conexão no Aeroporto de Foz e quiser visitar as Cataratas do Iguaçu, é super pertinho. O ônibus n. 120 para na calçada do aeroporto. É só sair do desembarque e virar à esquerda. Certifique-se apenas se ele está voltando para o Centro ou indo para as Cataratas.
#3 Como visitar as Cataratas do Iguaçu
O primeiro lugar que você tem que acessar antes de visitar as Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro), é o Centro de Visitantes para comprar o seu bilhete. Inclusive, é lá que você deve descer se for de transporte público.
É daqui do Centro de visitantes de onde parte o ônibus panorâmico que te levará até o início da Trilha das Cataratas. É um ônibus double deck com capacidade para 72 pessoas.
O passeio pelo parque é lindo. Se o tempo estiver bom, tente garantir um lugar no alto.
São três paradas ao longo do caminho. A primeira na Trilha do Poço Preto, a segunda no Macuco Safari. A terceira e última, no início da Trilha das Cataratas que já te presenteia com uma mega vista!
A partir daí, você percorrerá cerca de 1,2km de extensão entre vistas e vários mirantes até chegar à Garganta do Diabo. Um verdadeiro espetáculo.
A Garganta do Diabo é a parte final e, claro, mais emocionante da trilha. É aqui onde você estará diante de uma queda de 80 metros que te deixará de alma lavada! É muito lindo! Se você ama natureza, com certeza vai se emocionar.
DICA VC:Caso não queira se molhar, sugiro que antes de entrar nesse trecho coloque sua capa de chuva.
E não acabou! Siga até o elevador panorâmico e terá uma vista incrível do Salto Floriano.
Saindo das Cataratas, é só caminhar alguns metros para chegar ao Espaço Porto Canoas. É aqui onde ficam o Restaurante Porto Canoas, a praça de alimentação e uma outra lojinha de souvenirs.
É daqui também de onde parte o ônibus panorâmico que te levará de volta para o Centro de Visitantes. Lembrando que o último horário é 17h30min. Fique atento.
O Restaurante Porto Canoas trabalha com buffet livre e preço fechado. Com decoração simples, o atrativo é ficar na área externa que possui uma linda vista para o rio Iguaçu.
O buffet é bem servido com saladas e pratos variados. Funciona de 12h as 16h.
#4 Cataratas do Iguaçu combina com…
Parque das Aves | Localizado praticamente ao lado de Centro de Visitantes das Cataratas do Iguaçu, é a dobradinha perfeita.
Macuco Safari | Um dos passeios mais buscados pelos turistas que querem ter uma aproximação, digamos, mais íntima, com as Cataratas do Iguaçu.
Fizemos no mesmo dia Parque das Aves + Cataratas + Macuco Safari e foi bem de boa.
Aperte o play e sinta um pouco da emoção!
Trilhas | Além da Trilha das Cataratas, há mais duas opções de passeio no parque, a Trilha do Poço Preto (9 km) e a Trilha das Bananeiras (1,6Km).
Sobrevoo de helicóptero | Sobrevoar as Cataratas e ter uma vista privilegiada do parque serão os dez minutos mais incríveis da sua viagem. O ideal é fazer esse passeio depois de ter visitado os lados brasileiro e argentino pra você se situar melhor.
#5 Qual o horário de funcionamento das Cataratas do Iguaçu
O acesso às Cataratas do Iguaçu funciona de terça a sexta das 9h até as 16h. Aos sábados e domingos abre 8h30min e o estacionamento funciona todos os dias a partir das 8h até as 18h.
#6 Quanto custa a entrada das Cataratas do Iguaçu
Brasileiros pagam 63 reais e não há entrada para estudante.
Crianças (de 2 a 11 anos) e idosos (a partir de 60 anos) pagam apenas o valor do ônibus que custa, atualmente, 16 reais. Valores de fevereiro de 2022.
Como eu viajei num feriadão, preferi não arriscar e comprei tudo com antecedência, mas é possível comprar na bilheteria.
#7 Quanto tempo leva para visitar as Cataratas do Iguaçu
Se for uma visita bem rápida, considere umas duas horas. Pessoalmente, eu reservaria metade de um dia (uma manhã ou uma tarde), para poder poder fazer tudo tranquilamente, considerando as paradas para foto, descanso e refeição. Fiz Parque das Aves + Cataratas + Macuco Safari e levei praticamente o dia inteiro.
#8 Vale a pena visitar as Cataratas do lado argentino
Sim! E como vale! Só que nesse caso você vai precisar de um dia inteiro, sobretudo se for fazer as duas trilhas além da que te leva até a Garganta del Diablo que é a principal atração do Parque Nacional Iguazú.
Em termos de atendimento e infraestrutura, o lado brasileiro é muito melhor mas do lado argentino você vai ficar muito mais perto da Garganta del Diablo.
DICA VC1: No dia que visitamos as Cataratas do lado argentino, fechamos a noite em Puerto Iguazú. Caso queira fazer o mesmo, seja para jantar em Puerto ou fazer umas comprinhas na Feirinha, basta pegar o ônibus da viação Rio Uruguay na entrada do Centro de Visitantes e descer no Terminal de Puerto Iguazú e caminhar até o destino desejado.
DICA VC2: A passagem deve ser comprada no escritório da empresa que fica na frente dessa parada.
DICA VC3: Caso queira voltar para o Brasil, você também deverá descer no Terminal de Puerto Iguazú para aguardar o outro ônibus que te levará para Foz.
Sim! Sobretudo se você não pretende utilizar o transporte público. É muito fácil dirigir na cidade e, em praticamente todos os lugares, há estacionamento pago.
Então, se você estiver em grupo, é uma boa opção a se considerar. Inclusive para ir à Argentina, conhecer as Cataratas e a cidade de Puerto Iguazú (lembrando que nesse caso terá que emitir o seguro Carta Verde).
Achei o Paraguai muito cheio para encarar o trânsito. Melhor atravessar a ponte caminhando (fiz isso e achei bem tranquilo), de ônibus, ou contratar um táxi/transfer. Ainda assim, se for sua opção dirigir por lá, já pesquise os locais de estacionamento, a exemplo do Shopping Paris.
Caso deseje alugar um carro para se deslocar de Foz do Iguaçu para Puerto Iguazú, sugerimos que utilize aRentcars, nossa parceira. Ela oferece o serviço de busca da melhor cotação de preço com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
DICA VC:Para entrar na Argentina de carro (particular ou alugado) você deve estar de posse do Seguro Carta Verde ou correrá o risco de ser multado. O valor da Carta Verde varia de acordo com o tempo de permanência no país.
DICAS VC
Leve água e lanches
Não esqueça o protetor solar
Use roupas e sapatos confortáveis pra encarar a trilha
Leve capa protetora para celular e capa de chuva para o último trecho (Garganta do Diabo), caso não queira se molhar. Caso não leve capa, não esqueça de uma peça de roupa extra
Se encontrar quatis, não os alimente. Eles estão acostumados com a nossa presença mas seguem sendo animais selvagens, podem machucar e transmitir a raiva. As crianças ficam encantadas, redobre a atenção com elas. Inclusive, se você estiver comendo, fique mais atento ainda porque os bichinhos são pequenos ladrões esfomeados. Presenciei dois roubos dos meliantes, rs…
Eu também fiquei mega impressionado com as Catarata do Iguaçu. Não sei porque, mas nem estava tããão ansioso para a viagem, mas quando vi essas belezinhas ao vivo foi “Caraaaamba! Como é que eu não vim pra cá antes?!” hahaha…
Das belezas do Brasil que tenho que conhecer urgente. Fui ano passado para o Paraná pela primeira vez, mas faltou tempo para ir até as Cataratas. Se já fico babando vendo as fotos, fico imaginando como deve ser lindo pessoalmente 🙂
Morei 4 anos no Paraná e não conheci as Cataratas do Iguaçu. Agora tento encaixar uma visita a este lugar tão lindo, vamos ver se este post completo me inspira e acelera a viagem.
Eu também não dava muita bola e depois que visitei me surpreendi com tanta beleza que já fui duas vezes. Sempre recomendo essa vigem as Cataratas, ela é realmente um espetáculo da Natureza e está aqui, no Brasil.
cataratas sempre eh uma otima opcao, ja fui 5 x e cada ida é diferente e magica!! simplesmente fenomenal quando forma aquele arco iris pertinho da agua haeuahe
seu site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies Estritamente Necessários
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se desativar este cookie, não poderemos guardar as suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará ativar ou desativar os cookies novamente.
16 respostas
Amei a matéria! Amo Foz, já fui mais de uma vez e sempre quero voltar, o lugar é lindo, a comida é ótima, tudo é ótimo em Foz.
Eu acho que vou fazer parte desse grupo que volta sempre, rs…
Sempre me arrependo de não ter ido a foz do Iguaçu quando tive chance…ainda vou! Todo blog de viagem faz vontade, hehe!!
Cê vai amar, Gi! 🙂
Que baita guia, hein !?
Eu também fiquei mega impressionado com as Catarata do Iguaçu. Não sei porque, mas nem estava tããão ansioso para a viagem, mas quando vi essas belezinhas ao vivo foi “Caraaaamba! Como é que eu não vim pra cá antes?!” hahaha…
Ótimas dicas!
Abração
Obrigada, Muriloooo!
Estou indo mês que vem para as Cataratas do Iguaçu e suas dicas super bem explicadas ajudaram Muito.
Que bom, Luciane!
Das belezas do Brasil que tenho que conhecer urgente. Fui ano passado para o Paraná pela primeira vez, mas faltou tempo para ir até as Cataratas. Se já fico babando vendo as fotos, fico imaginando como deve ser lindo pessoalmente 🙂
Foz do Iguaçu superou minhas expectativas! Certeza que você vai amar!
Morei 4 anos no Paraná e não conheci as Cataratas do Iguaçu. Agora tento encaixar uma visita a este lugar tão lindo, vamos ver se este post completo me inspira e acelera a viagem.
As Cataratas do Iguaçu do lado brasileiro tem vistas incríveis. Este passeio é maravilhoso. Obrigada por compartilhar.
É um lugar impressionante, né?! Fui há muitos anos atrás, mas morro de vontade de voltar (e o post só me deixou com mais vontade!)
Eu também não dava muita bola e depois que visitei me surpreendi com tanta beleza que já fui duas vezes. Sempre recomendo essa vigem as Cataratas, ela é realmente um espetáculo da Natureza e está aqui, no Brasil.
cataratas sempre eh uma otima opcao, ja fui 5 x e cada ida é diferente e magica!! simplesmente fenomenal quando forma aquele arco iris pertinho da agua haeuahe
Nossa! Muito lindo! Confesso que me emocionei! 😉