MENU

Search
Close this search box.

CHAPADA DOS VEADEIROS: onde fica, como chegar, melhor época, quantos dias ficar, pousadas e dicas!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Começou a organizar sua viagem para a Chapada dos Veadeiros e, de cara, já surgiram as dúvidas básicas de como chegar, quando ir, quantos dias ficar, onde se hospedar e melhores passeios?

Nesse post esclareceremos para você todas essas questões, além de deixar umas dicas extras de onde comer, distâncias das principais cachoeiras e de como organizar seu roteiro de maneira inteligente.

Prepare-se para viver dias incríveis de conexão com a natureza e com as belezas do cerrado. 

CHAPADA DOS VEADEIROS: dicas essenciais para organizar sua viagem!

Onde fica, aeroporto mais próximo e como chegar, quantos dias ficar, melhor período, época chuvosa, pousadas, onde comer e como montar um roteiro inteligente!

#1 Onde fica a Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado na região centro-oeste, no estado do Goiás, abrangendo os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Nova Roma, São João da Aliança e Cavalcante.

Contudo, as principais localidades que servem como ponto de apoio para os viajantes que visitam a Chapada são os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, onde fica a cachoeira Santa Bárbara e a vila de São Jorge (distrito de Alto Paraíso).

#2 Qual o aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros

O aeroporto mais próximo para desembarcar com destino à Chapada dos Veadeiros é o Aeroporto Internacional de Brasília.

Contudo, nada impede que você desembarque em Goiânia, caso encontre uma passagem mais em conta.

+ Hotéis no Plano Piloto para pernoitar em Brasília!

+ Hotéis para pernoitar em Goiânia!

#3 Como chegar a Chapada dos Veadeiros

Após desembarcar na capital federal será necessário encarar mais um trecho por terra.

As distâncias até a Chapada dos Veadeiros são aproximadamente as seguintes:

Alto Paraíso |240 km
São Jorge | 275 km
Cavalcante | 355 km

Nesse caso, você poderá seguir viagem de carro, ônibus e até de carona solidária.

Carro |

Partindo de Brasília, a sugestão mais cômoda é que você alugue um carro, sobretudo se você pretende fazer os passeios para as cachoeiras por conta própria.

O trajeto até a Chapada é tranquilo, sinalizado e asfaltado. Você vai levar em torno de três horas e meia.

Pegue a BR-020 na direção de Formosa-GO. Daí, no trevo, pegue a BR-010, sentido Alto Paraíso.

Depois que você cruzar a divisa do Distrito Federal com Goiás, a BR-010 passa a se chamar GO-118.

Após o portal que lembra um disco voador, você já estará em Alto Paraíso de Goiás.

E, caso sua hospedagem seja na vila de São Jorge, após o portal, vire no trevo à esquerda e siga pela GO-239 por mais 36 km.

+ Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante?

DICA VC1: Embora essa estrada que liga Alto Paraíso a São Jorge seja um tapetinho, circule por ela em baixa velocidade e com atenção tanto por conta os quebra-molas quanto por conta de algum eventual animalzinho que esteja atravessando a rodovia (os donos da casa tem prioridade, não é mesmo?)

DICA VC2: Vale lembrar que os acessos dentro da Chapada dos Veadeiros, no sentido das cachoeiras, são muitas vezes em estrada de chão. E, a depender da época do ano, os trajetos para as trilhas e cachoeiras terão bastante barro mole ou pedregulhos com muita poeira.

Não será necessário alugar um 4×4. Mas, caso queira um carro mais alto e com mais força, certamente será bem mais confortável. Ah! Costumamos fazer a cotação na Rentcars e sempre conseguimos um bom preço. Aproveite e faça aqui uma simulação on line para ter ideia dos valores das diárias.

Ônibus |

A partir da rodoviária de Brasília há saídas para Alto Paraíso com a empresa Real Expresso. Consulte os valores e horários do trecho Brasília/Alto Paraíso no site da empresa.

De Alto Paraíso para São Jorge são mais 36km e o ônibus não vai até lá. Então, você vai ter que pegar um outro transporte, conseguir uma carona ou tentar dividir um táxi com outros viajantes que porventura estejam lá.

Carona |

O esquema de caronas para a Chapada dos Veadeiros funciona super bem a partir de Brasília. Veja como participar: Carona para Veadeiros | Saiba como funciona essa corrente do bem!

#4 Melhor época para ir para a Chapada

A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é entre maio e setembro, período que coincide com a seca e com o pôr do sol mais lindo da região.

Eu gosto muito de ir nos primeiros meses do período seco, quando a vegetação ainda está passando pela transição para entrar na seca ‘braba’. Fica tudo com um ar muito bonito.

Costumo chamar o mês de abril de período de transição. Fica aquele clima nubladão em uns anos e com chuva em outros. Então, se você estiver vindo de longe, venha de coração aberto para pegar dias bons e dias não tão bons.

A segunda semana do mês de maio é o meu xodó porque,  além da vegetação ficar incrível, ainda há um bom volume de água.

Em julho a Chapada fica super lotada, tanto por conta das férias quanto por conta da Aldeia Multiétnica que leva muita gente para a região. Se você gosta de festa, agito e não se incomoda em gastar um pouco mais, vale prestigiar.

Agosto e setembro são, em geral, os meses da seca mais pesada que falei acima. Normalmente nesse período as cachoeiras com menor vazão somem ou ficam bem fininhas e, infelizmente, é quando ocorrem queimadas com mais frequência.

A partir de outubro já começam as chuvas e elas seguem assim até o final do ano, alcançando o réveillon e o período do carnaval, inclusive.

DICA VC: Uma das principais características do período da seca, além do calor, é a baixa umidade. Portanto, se hidrate bastante, proteja-se do sol e use roupas leves. E, se for fazer trilhas longas, não esqueça de levar água, lanchichos e protetor solar para reaplicar.

Em relação a janeiro e fevereiro, o normal é que ocorra bastante chuva. Mas, como estamos acompanhando, o tempo vem mudando bastante.

Já passei Carnaval na Chapada com muita chuva e já passei Réveillon, a exemplo de 2023/24, que chovia a noite e amanhecia solzão, dando pra curtir cachoeira até uma hora da tarde. Inclusive, na noite da virada, o céu estava lindo.

Então, nessa época, vale coração aberto e uma pesquisa prévia do clima antes de seguir viagem.

+ Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros: valores, horários e dicas!

#5 Chapada dos Veadeiros no período chuvoso

Acho muito poético quem diz que tá tudo bem ir para a Chapada no período das fortes chuvas. Contudo, minha sugestão é que você avalie bem o histórico das datas e tente optar, ao menos, por aqueles meses com menor volume pluviométrico.

É claro que podemos fazer do limão uma limonada mas, para quem vem de longe com os dias contados pode ser um pouco frustrante. Então, caso venha no período das chuvas, opte pelo período ‘menos pesado’, ao menos.

É fato que nos meses de chuvas muitas quedas ficam mais bonitas, a exemplo da Catarata dos Couros. Mas, também é fato que com o céu ‘desabando’, vai rolar alguma limitação, como poços que ficam impossibilitados para banho, acessos fechados e trilhas escorregadias.

E, como vocês já devem ter ouvido falar, durante esse período as chances de trombas d’água também são bem maiores. E isso é uma informação importante que deve ser considerada por você.

Então, por mais que sejamos good vibes, com segurança não se brinca. Pesquise, se informe e viaje com tranquilidade.

Em resumo, se você realmente tiver que viajar no período das fortes chuvas, venha com tempo disponível e disposto a ficar de boa, em algum dos dias ou, ainda, mudar alguma programação que você tenha se proposto a fazer. Como a Chapada é imensa  sempre há possibilidade para, de última hora, implementar um plano B. 

Vou deixar algumas dicas para você que pretende viajar nessa época chuvosa:

DICA VC1: Antes de ir para algum atrativo, pesquise antes para ver se saiu algum aviso de interdição.

DICA VC2: Já que você veio no período super chuvoso, tire proveito disso, contrate um guia e visite atrativos que ficam incríveis com muita vazão como o Mirante da Janela e a Catarata dos Couros, por exemplo.

DICA VC3: No dia que não der pra fazer algum passeio, aproveite para curtir os bares e restaurantes locais e não deixe de conhecer o Vendinha 1961 em Alto Paraíso, para provar o melhor pastel recheado da região.

DICA VC4: Se for uma época festiva como Carnaval, por exemplo, aproveite os eventos locais. A Casa de Cultura Cavaleiro de São Jorge sempre oferece shows bacanas.

DICA VC5: Em épocas como Reveillón e Carnaval as cidades ficam bem cheias. Então, se organize para acordar cedo, sobretudo quando for visitar atrativos que possuem limites de visitantes, como é o caso do Parque Nacional e da cachoeira Santa Bárbara.

DICA VC6: Não espere encontrar a cachoeira Santa Bárbara super azul, sobretudo se tiver chovido muito nos dias anteriores à sua visita.

DICA VC7: Curta bastante as fazendas de águas termais. Água morninha no final do dia, mesmo com uma chuvinha, é sempre bom. 

DICA VC8: Esteja aberto a mudar de programação. A Chapada é imensa e sempre vai ter algo legal para conhecer. Sem contar que ser surpreendido positivamente é uma pitada de emoção a mais em qualquer viagem.

+ 10 lugares para viajar no Brasil: Destinos imperdíveis!

#6 Quantos dias ficar na Chapada dos Veadeiros

Essa é uma pergunta muito relativa. Afinal, a gente pode ficar um mês na Chapada e ainda vai faltar atração para conhecer.

Mas, de uma forma geral, a partir de um fim de semana completo dá pra fazer o roteiro básico e conhecer em torno de três cachoeiras, ir ao Vale da Lua, passar um fim de tarde em uma das águas termais, ir a um barzinho e jantar em algum lugar legal.

DICA VC: Todas as águas termais da Chapada estão fechadas para sanar solicitações da Agência Nacional de Mineração. Confira se já retomaram as atividades no @aguastermaisoficiall.

Uns sete ou oito dias seria um número excelente para conhecer, além das trilhas e cachoeiras que ficam nas proximidades de Alto Paraíso e São Jorge, dar aquele pulinho em Cavalcante para conhecer a linda cachoeira Santa Bárbara.

Lembrando que, com quatro ou cinco dias, é melhor escolher um único ponto de apoio (Alto Paraíso ou São Jorge) e organizar o seu roteiro com as atrações das proximidades. Afinal, de Alto Paraíso para São Jorge são 36km e percorrer isso todos os dias não deixará o roteiro muito inteligente.

+ 7 coisas para fazer na Chapada além de cachoeiras!

#7 Onde ficar na Chapada dos Veadeiros

A dúvida que sempre surge na hora de escolher a hospedagem na Chapada dos Veadeiros: Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante? Ficar em uma única base ou dividir a estada?

Respondemos a essa pergunta e compartilhamos alguns detalhes importantes aqui:   + Onde é melhor ficar na Chapada dos Veadeiros: São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante?

Se a sua escolha for a vila de São Jorge, seguem abaixo 7 opções de pousadas com ótima localização:

#1 Pousada Casa das Flores

#2 Pousada Bambu Brasil

#3 Pousada Caminho das Cachoeiras

#4 Pousada da Nenzinha

#5 Pousada Mundo Dha Lua

#6 Pousada Arara Canindé

#7 Pousada Cristal da Terra

#8 Preciso de carro para a Chapada

Como para alcançar a maioria das atrações na Chapada dos Veadeiros será necessário o uso de um veículo, é altamente recomendado que você já saia motorizado de Brasília ou Goiânia pois será muito mais prático.

Nós costumamos utilizar o serviço da RentCars. Caso alugar um carro esteja no seu radar, faça um orçamento aqui ou use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções disponíveis.

Entretanto, é óbvio que você não vai deixar de aproveitar as belezas da Chapada dos Veadeiros por causa da falta de um veículo.

Então, o que você vai ter que fazer é se organizar direitinho com outros viajantes para conseguir uma carona (o que é muito comum acontecer, sobretudo nos hostels e campings) ou contratar passeios compartilhados no CAT de São Jorge ou Alto Paraíso.

#9 Onde comer na Chapada dos Veadeiros

É possível comer bem e botecar legal, tanto em Alto Paraíso quanto em São Jorge. Em ambas as opções você vai encontrar uma boa oferta. Veja nos links abaixo.

+ Onde comer em São Jorge, na Chapada dos Veadeiros!

+ Onde comer em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros!

+ Vendinha 1961: A melhor noite de Alto Paraíso!

+ Os 10 melhores passeios na Chapada dos Veadeiros!

#10 Como montar um roteiro inteligente na Chapada dos Veadeiros

Para montar um bom roteiro para a Chapada dos Veadeiros, é ideal ter noção das distâncias das cachoeiras tanto a partir de Alto Paraíso quanto a partir de São Jorge.

Dessa forma, você conseguirá escolher com mais critério onde vai se hospedar,  otimizando assim, os seus deslocamentos. 

Por exemplo, se seu objetivo é fazer as trilhas do Parque Nacional, conhecer a Cachoeira do Segredo, visitar o Vale da Lua e encarar o Mirante da Janela, se hospedar na vila de São Jorge vai te fazer economizar 72km por dia. 

Mas, se você pretende conhecer a cachoeira Santa Bárbara e decidiu não se hospedar em Cavalcante, nesse caso, é melhor pernoitar em Alto Paraíso. Assim você evita percorrer 36km de ida e 36km de volta, caso se hospedasse em São Jorge. Entendeu?

Depois de um dia inteiro de passeios, trilhas e cachoeiras, essa otimização fará muita diferença.

Passeio de um dia a partir de Brasília

Vale lembrar que se você tem pouco tempo em Brasília ou quer apenas fazer um bate e volta para a Chapada dos Veadeiros, há a possibilidade de contratar esse passeio com a Civitatis. Veja todas as opções no link abaixo.


Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

24 respostas

  1. Nossa! Que viagem inesquecível essa! Que lugar lindo! Fiquei de boca aberta! Esse Vale da Lua deve ser sensacional! Parece a lua mesmo rs! Adorei seu post!

  2. Ah, que saudade desse paraiso ! Adorei recordar com esse seu guia completo da Chapada dos Veadeiros. Torcendo p em breve voltar a morar em Brasília e ir sempre como antes.

  3. Realmente, este post é um guia completíssimo para planejar uma viagem para a Chapada dos Veadeiros! Eu não conheço nenhuma das chapadas ainda, mas volto aqui qnd for planejar essa viagem!

  4. Cada vez que eu vejo posts sobre esses lugares fantásticos do centro-oeste, como a Chapada dos Veadeiros, eu me dou conta de como conheço pouco do Brasil. Excelente post!

  5. Muito bom o seu guia da Chapada dos Veadeiros. É uma daquelas viagens que temos que pesquisar e planejar bem antes de ir, para aproveitar ao máximo. Adoro!

  6. Fiquei apenas 3 dias na Chapada dos Veadeiros e sou doida pra voltar! Fiquei apaixonada! rs… Fui em agosto e realmente, vi cada pôr do sol maravilhoso!!! Recebi várias recomendações pra ir no Santo Cerrado, mas não deu tempo… os risotos parecem ser maravilhosos, mesmo!

  7. Adorei as suas dicas sobre a Chapada dos Veadeiros, que parece um destino incrível. Eu também não faria um destino com tanto contacto na natureza em tempo de chuvas. O voo de balão fica muito caro? Um dia quero experimentar…

  8. Adorei esse guia super completo sobre a Chapada dos Veadeiros! Que lugar lindo. Eu adoro essas paisagens naturais e com certeza gostaria muito de passear pelas cachoeiras.

  9. Ai, que saudadeeeee da Chapada dos Veadeiros. Conheci quase todas as cachoeiras que citou no post. Sem dúvida, a Santa Bárbara é de tirar o fôlego. E o Santo Cerrado? Que risoto maravilhoso! Vendinha é legal também. Belas dicas!

  10. Um dos lugares mais lindos do Brasil com certeza são as nossas Chapadas. Amei esse guia da Chapada dos Veadeiros por ser conciso mas com todas as informações possíveis para planejar uma viagem a esse paraíso em nosso Brasil.

  11. a chapada é um dos melhores lugares no Brasil, tem tantas paisagens incríveis e cachoeiras lindissimas! so se planejar bem e quem sabe convidar uns amigos!

      1. Cris, amei a matéria, excelentes dicas.
        Gratidão.
        Acabei de comprar as passagens aéreas para Jun/23.
        Já estou ansiosa, é um sonho antigo, vou começar a programar o roteiro. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!