Estivemos no Deserto do Atacama na ocasião da Expedição Viajante Comum no Chile que durou dezoito dias. Ficamos em São Pedro do Atacama por uma semana e fizemos, no total, dez passeios.
+ Onde ficar no Atacama: Opções (testadas) em San Pedro de Atacama!
Assim, se você estiver planejando uma viagem para conhecer o deserto mais árido (menos de 50mm de chuva por ano!) e alto do mundo e pintou aquela dúvida sobre quais passeios deverão estar no seu roteiro, esse post, com certeza, irá te ajudar a montar sua listinha de desejos.
Agora chega de conversa e vamos às belezas surreais dos melhores passeios no Deserto do Atacama!
O QUE FAZER NO DESERTO DO ATACAMA: Melhores passeios
#1 Lagunas Altiplânicas
No quesito paisagens inesquecíveis, esse, certamente, é o passeio que mais vai te oferecer paisagens variadas: lagunas, montanhas, vulcões e areias multicoloridas. Um dos tours mais lindos que fizemos no Deserto do Atacama.
Devido a distância, é passeio de dia inteiro, logo, a maioria das agências oferece café da manhã e almoço. No nosso caso, tivemos o bônus de tomar café admirando a Laguna Tuyaito para, só então, seguir para conhecer as estrelas do dia, as lagunas de origem vulcânica Miscanti e Miñiques.
DICA VC: O acesso às Piedras Rojas, atualmente (maio/18), permanece interditado. Portanto, se alguma empresa te oferecer esse passeio juntamente com o das Lagunas Altiplânicas, saiba que eles te levarão até o mirante apenas.
- Altitude: 4200 metros (exige aclimatação)
- Distância de São Pedro: 160km
- Entrada: 5500 pesos
- Dia inteiro
+ Dicas para manter a pele e o cabelo hidratados e lindos no Deserto do Atacama! (Estrangeira Blog)
#2 Vale da Lua
Incluí o passeio ao Vale da Lua no meu roteiro sem a menor expectativa e, acabou sendo uma surpresa e tanto. Uma paisagem surreal que faz a gente se sentir pequeninho diante dessas formações geológicas.
É passeio de meio período, realizado no final da tarde e combinado com o pôr do sol. As empresas se dividem entre os vários mirantes. O mais famoso é o da Piedra del Coyote. Que vista e que emoção poder estar diante disso!
DICA VC (1): Algumas empresas também incluem no passeio do Vale da Lua, a visita ao Vale da Morte. Outras, inclusive, oferecem trekking por ambos os vales.
DICA VC (2): É possível fazer esse passeio de bike, saindo de São Pedro do Atacama. Assim, você só vai gastar 3000 pesos pelo aluguel e suas lindas pernas para pedalar.
DICA VC (3): Único passeio que consegui usar carteira de estudante e pagar com desconto. Não esquece de levar a sua.
DICA VC (4): Não deixe de fazer o circuito completo pela caverna.
- Altitude: 2500 metros
- Distância de São Pedro: 13km
- Entrada: 4000 pesos
- Meio período
#3 Termas de Puritama
Depois que conheci as Termas de Puritama, posso afirmar com toda a certeza, que esse tour é a cereja do bolo. Aquele cantinho perfeito para relaxar depois de uma maratona de passeios.
Oito piscinas termais, com temperaturas que variam de 28º a 35º, interligadas por passarelas de madeira, dentro de um vale lindíssimo.
DICA VC: Sugerimos que você agende o passeio às Termas de Puritama para um dia antes da sua despedida e, de preferência, na parte da tarde, sobretudo em períodos mais frios.
- Altitude: 3500 metros
- Distância de São Pedro: 35km
- Entrada: 1500 pesos
- Meio período
#4 Lagunas Escondidas
As Lagunas de Baltinache, também conhecidas como Lagunas Escondidas foram uma incrível surpresa nessa viagem. São 7 lindas lagoas, sendo que é apenas possível entrar na primeira e na última.
Devido a alta concentração de sal, podemos flutuar, assim como no passeio que nos leva a Laguna Cejar.
O acesso entre as lagoas é feito por trilhas de sal petrificado com diferentes cores e texturas. Bem impressionante.
- Altitude: 2400 metros
- Distância de São Pedro: 60 km
- Entrada: 5000 pesos
- Meio período
DICA VC: Se você está com orçamento limitado mas quer fazer um passeio bacana, sugiro ir apenas às Lagunas Escondidas e dispensar a Laguna Cejar.
#5 Geysers del Tatio
Aqui você vai ter que madrugar. Madrugar e enfrentar temperaturas negativas para ver de perto um dos fenômenos mais especiais do Atacama. Jatos de água borbulhante que jorram incessantemente formando fumarolas brancas.
Ao chegar, a visibilidade não é muito boa mas, à medida que o dia vai amanhecendo, a gente vai conseguindo entender e ver mais claramente e bem de pertinho, todo o fenômeno.
- Altitude: 4300 metros (necessita aclimatação)
- Distância de São Pedro: 90km
- Entrada: 10000 pesos
- Meio período
DICA VC (1): Se agasalhe bastante pois a altitude piora bastante a sensação térmica. Se vista em camadas e capriche mesmo. Melhor ter roupa pra tirar do que faltar algum casaco e você passar frio.
DICA VC (2): No dia anterior tente não ingerir bebida alcoólica tampouco comer algo de digestão demorada, como carne vermelha. E tome bastante água.
DICA VC (3): Se você não abre mão de viver todas as experiências numa viagem, coloque uma roupa de banho por baixo para aproveitar a piscina de água termal.
DICA VC (4): A aclimatação é muito importante para esse passeio. Opte por passeios de menor altitude e deixe os gêiseres para os últimos dias.
DICA VC (5): A maioria das empresas incluem a visita ao pueblo de Machuca, onde há uma linda igrejinha e um cidadão vedendo espetinho de llama (Ô ingratidão!).
#6 Salar de Tara
O Salar de Tara disputa com as Lagunas Altiplânicas o título de paisagens surreais. É passeio de dia inteiro mas você não vai ver o tempo passar.
É um dos passeios mais caros e por isso, muita gente acaba dispensando. Mas, se você puder, faça. Caminhar por esse deserto, ver flamingos e estar diante dessas formações milenares é emocionante.
- Altitude: 4500 metros
- Distância de São Pedro: 160 km
- Dia inteiro
DICA VC (1): Próximo à lagoa há um banheiro (500 pesos) mas nem sempre está funcionando, então, capriche no xixi antes de sair, rs…
DICA VC (2): A aclimatação é muito importante para esse passeio. Opte por passeios de menor altitude e deixe, tanto os gêiseres quanto o Salar de Tara, para os últimos dias.
DICA VC (3): Acho importante mencionar que se trata de um deserto, com cara de deserto e paisagem de deserto. Então, caso essa não seja sua vibe, sugiro que pesquise, veja fotos e leia relatos antes de decidir. O que não vale é perder um dia fazendo uma coisa que não tem nada a ver com você e/ou a que você não está abert@ a curtir. Falo isso porque li alguns relatos no tripadvisor dizendo que ‘não havia nada para ver’. Então, fica a dica.
#7 Laguna Cejar
Primeiro vale esclarecer que embora o tour se chame “Laguna Cejar” não é nela que flutuamos. Aliás, a Cejar só pode ser vista a partir de um mirante que, inclusive, fica bem longinho.
Contudo, é possível entrar na Laguna de Pedra que também possui uma alta concentração de sal, o que faz com que seja impossível afundar. Você pode até tentar mas não vai conseguir. Aliás, não é aconselhável mergulhar de cabeça.
DICA VC (1): Depois das lagunas de sal, seguimos para conhecer os Ojos de Salar e a Laguna Tebinquinche para esperar o pôr sol. Essa parte do passeio foi mais legal que flutuar na Laguna de Pedra, na minha opinião.
DICA VC (2): Devido a alta concentração de sal, ao sair da lagoa, tome uma ducha imediatamente. Eles possuem estrutura com banheiros, chuveiros e vestiários.
DICA VC (3): Esse é um dos passeios que eu dispensaria, sobretudo se as Lagunas Escondidas (que também possuem alta concentração de sal) estiverem no roteiro.
- Altitude: 2300 metros
- Distância de São Pedro: 20km
- Entrada: 17000 pesos
- Meio período
#Tour de Vinho + Salar do Atacama
Quando soube que havia produção de vinho no Deserto, já deixei um dia especialmente separado para conhecer de pertinho. O tour inclui visita guiada aos vinhedos e à fábrica da cooperativa, finalizando com uma degustação de três exemplares.
As empresas que oferecem esse tour geralmente combinam com o pôr do sol no Salar do Atacama.
Lá, é possível caminhar sobre cristais de sal e ver várias espécies de flamingos da Laguna Chaxa, enquanto esperamos pelo espetáculo de mais um especial cair da tarde no deserto.
DICA VC: Com a grana curta eu dispensaria o tour de vinho mas, tentaria fazer algum passeio que incluísse o Salar do Atacama, porque é realmente muito lindo!
- Altitude: 2400 metros
- Distância de São Pedro: 70km
- Entrada: 2500 pesos
- Meio período
#9 Cerro Toco
Daqueles passeios para quem quer se testar! A subida até que não é longa mas a altitude, que no topo chega a mais de 5000 metros, é o que pega. O coração acelera, a vontade de desistir insiste em aparecer mas, chegar ao topo é uma experiência impagável.
A vista é uma das mais lindas pois o alcance é de 360 graus. Além de vários vulcões e cerros da região, dá pra avistar, inclusive, a Laguna Blanca que fica na Bolívia.
Um dos passeios que nunca vou esquecer. Foi realmente muito marcante.
- Altitude: 5640 metros
- Dia inteiro
#10 Tour Astronômico
O tour astronômico foi um dos passeios mais especiais. Muito mais do que eu imaginava. A verdade é que, sempre que eu ouvia falar nesse passeio, me imaginava com a cara pra cima olhando estrelas, passando frio e pronto (hahaha!). Mas paguei a língua, porque foi perfeito!
Clima maravilhoso, pouca gente, guia excelente, fotos exclusivas com ponchos que nos esquentaram durante a explanação e chazinho/café para esquentar. Aprendi muita coisa, vi estrelas, planetas, nebulosas e me conectei comigo mesma. Amei!
- Altitude: 2400 metros
- Distância de São Pedro: 8 km
- A partir das 21h
Bônus
Além dos passeios listados, ainda há outras maneiras de explorar o Deserto do Atacama. Seguem algumas sugestões:
Walking Tour em São Pedro do Atacama | Museu do Meteorito | Aldeia de Tulor | Pukara de Quitor | Vale do Arco Íris | Trekking Vulcão Lascar | Trekking de Guatin |
E, apesar de ter sido uma viagem super completa, aquela overdose de paisagens ímpares já despertam o desejo de voltar (quando você retornar da sua, vai entender do que estou falando…)
E, como já estávamos por lá, aproveitamos para fazer a travessia para a Bolívia, com o intuito de conhecer o Salar de Uyuni mas, isso é papo pra outro post.
Seguro Viagem para o Atacama
Como vocês já devem saber, o seguro viagem não é exigido para entrar no Chile. Mas, é claro que a gente não vai entrar na furada de fazer uma economia boba dessas né? É um troço muito barato pra gente ficar vacilando porque, além do atendimento de saúde (que é caríssimo no Chile), o seguro viagem te ajuda em muitas outras situações, como por exemplo quando seu voo é cancelado ou atrasa muito (como ocorreu esse ano com a greve da Latam Chile).
Santiago do Chile |
- Como é voar de Avianca (na classe executiva) para Santiago do Chile!
- Onde se hospedar em Santiago do Chile com excelente custo/benefício!
- Tour degustação na Vinícola Veramonte no Valle de Casablanca!
Deserto do Atacama |
- Como funciona a imigração na travessia Atacama – Salar de Uyuni!
- Dicas para manter a pele e o cabelo hidratados e lindos no Deserto do Atacama!
- Como economizar com alimentação em San Pedro de Atacama
Salar de Uyuni |
Respostas de 16
Seu post está perfeito! Os passeios estão mt bem detalhados. Vou pra lá no final do ano e já vou anotar essas dicas todas. Bjsss??
Que bom!! Até o final do ano terão muito mais posts, ainda assim, se pintar alguma dúvida, só falar! Bjo!
Adorei o post! Estive no Atacama em 2015, em um mochilão de 5 meses. Com a grana curta, tive que escolher só 2 rolês por lá. Pretendo voltar ainda esse ano pra conhecer outras belezuras!
Ahh! Então tem muita coisa pra você fazer por lá! Volta simm! 🙂
Meu sonho e fazer carinho numa lhama! quando vc falou q na fazenda tem eu fiquei pensando… “será q rola?” rsrsrs preciso conhecer esse lugar!!!!!!!
Rola simmm! Elas são meio desconfiadas mas depois pegam confiança!:)
Parabéns pelas fotos lindas, que me deixaram ainda com mais vontade de ir! Eu descartaria a Laguna Cejar e incluiria o Vulcão Lascar… será que 8 dias fica tranquilo de fazer?
Sim!! Dá tranquilo! Vai aproveitar muitoooo! 🙂
ótimo post com os detalhes de todos os passeios! O Atacama merece mesmo todas as atenções, é lindíssimo!
Amo o Atacama e suas dicas de passeios estão super completas! Fomos no ano passado, mas não pudemos ir às Lagunas de Baltinache. Em compensação, aproveitamos muito Piedras Rojas, que em minha opinião é o lugar mais bonito da região. Uma pena estar fechado, pior ainda saber que dois esportistas brasileiros causaram esta situação, na filmagem para o Canal Off.
Obrigada, Silvia! Realmente é lamentável! Beijos!
Muito bacana o seu post! Dentre os diversos blogs que li, o seu com certeza foi um dos que mais me ajudou. Esse tour astronomico que fez, qual a empresa? Estou muito interessado na parte de fotografia, então gostaria de saber se o tour inclui fotos, se os guias tira algumas, se eles possuem cameras, e se há espaço no tour para tirar suas proprias fotos.
Um abraço!
Olá, Elder! Tudo bem? Eu fiz o tour com o Rodrigo Peralta, da empresa Time Travel Atacama (+56 9 62462725). O tour incluiu duas fotos e ele nos envia outras fotos de planetas, algumas constelações etc. Você precisa mais que isso? Se sim, sugiro mandar um mail pra eles. Anota: timetravel.rodrigo@gmail.com Abraço!
Oi!! Adorei seu post! Estou me organizando para ir em maio. Você fez seus passeios todos com uma unica agencia?? Pode indicar!???
Oi, Tânia! Eu usei a 1,2,3 Andes para os passeios mais básicos e a Araya (um pouco mais cara mas com umas frescurites a mais) para as Lagunas Altiplânicas, Escondidas e no Tour de Vinhos.
Atacama é um lugar único mesmo! Quando fui não consegui fazer nem o tour astronômico nem o do vinho! Belo roteiro!