Quando ouvimos falar em Alagoas sempre lembramos das praias e das piscinas naturais. Mas que tal considerar um passeio diferente e ver de pertinho o encontro do rio São Francisco com o mar?
O lugar emociona por sua beleza e simplicidade. Coqueirais, dunas móveis, resquícios de uma antiga comunidade quilombola (Ilha Pixaim), artesanato e, claro, o Velho Chico tornam esse bate e volta saindo de Maceió, mais que perfeito.
Parece cenário de filme! E é mesmo! Cenas da produção Deus é Brasileiro, contracenadas por Antônio Fagundes e Wagner Moura, foram gravadas por essas bandas.
Assim, torcendo para que você coloque esse passeio na sua lista, na ocasião que estiver visitando Alagoas, preparamos várias dicas para dar aquela força.
FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO
#1 Onde fica a Foz do Rio São Francisco
A Foz do Rio São Francisco fica localizada em Alagoas mais precisamente no município de Piaçabuçu, a aproximadamente 140km da capital Maceió.
+ Hotéis em Maceió: Pajuçara e Ponta Verde!
#2 Quando ir a Foz do Rio São Francisco
Garantido mesmo é ir entre outubro e fevereiro. Entre abril e agosto a probabilidade de chuvas é maior no estado. Os meses de maio e setembro costumam variar. Já curti muitos dias de sol nesses meses e também já peguei semanas de chuva.
+ O que fazer em Maragogi, Alagoas: melhores passeios!
#3 Como chegar a Foz do Rio São Francisco
Você pode alugar um carro e seguir pela AL 101 norte e, ao chegar a Piaçabuçu, contratar o passeio de barco até a Foz. A estrada é boa e o trajeto não leva mais que 2h. Veja no mapa como o trajeto é simples.
Outra possibilidade é contratar um serviço de transfer que sai de Maceió já incluindo o passeio de barco e o almoço. Custa em torno de R$120.
Na última visita fomos de carro e, ao chegar a Piaçabuçu, contratamos um barqueiro da região. Ele nos cobrou 80$ por pessoa e conseguiu uma caixa térmica para levarmos bebidas. Foi perfeito.
DICA VC1: Caso deseje o contato do barqueiro, me chama no inbox do instagram.
DICA VC2: Caso você opte por alugar um carro, sobretudo se estiver explorando o litoral sul de Alagoas, sugerimos que faça a cotação na Rentcars. Esse site simula os valores nas principais locadoras de uma só vez.
+ Dunas de Marapé em Alagoas: Mar, lagoa e descanso a 1h de Maceió!
#4 Vale a pena fazer o passeio de barco
Sim, criatura!! É exatamente nesse passeio que alcançamos a Foz, o lindo encontro do rio com o mar.
Navegamos por quase 3km rio acima em uma paisagem bucólica e exuberante. E, à medida que nos aproximamos do dourado das dunas móveis, o cenário fica ainda mais especial.
Seguimos até chegar próximo ao encontro do rio com o oceano. Vale lembrar que os barcos maiores chegam mais perto.
Já os menores a exemplo do que fomos nessa última vez, não consegue se aproximar tanto por conta da correnteza. Mas é possível ir caminhando pelas dunas e ter uma boa visão do fenômeno.
Se você for por conta própria, ao desembarcar você fica livre para explorar. O tempo vai ser o que vocês combinarem. O nosso barqueiro nos deixou muito à vontade.
Aproveitamos para caminhar pelas dunas até o encontro do rio com o mar, comprar cocadas, apreciar o artesanato e tomar muito banho no Velho Chico.
Já indo no passeio compartilhado, ao desembarcar, o guia vai caminhar com a turma pelas dunas, contar algumas histórias e pregar algumas peças. a exemplo da coreografia de Tiêta do Agreste protagonizada pelos meninos da excursão, rs…
Em seguida, libera algum tempo para banho e comprinhas e volta para almoçar (caso você tenha comprado com almoço incluso).
+ Porto de Galinhas: Tudo que você precisa saber para uma viagem perfeita!
#5 É preciso levar dinheiro em espécie
É aconselhável, sim. Mesmo podendo fazer pagamento com pix, nem sempre o sinal está legal nas dunas. E você não pode deixar de levar ao menos umas cocadas.
+ O que fazer em Maceió: Roteiro de 5, 6 e 7 dias (+ dicas valiosas)!
#6 O que visitar nos arredores
Já que você está na Foz, sobretudo se tiver de carro alugado (veja ofertas aqui com a Rentcars), vale a pena dar um pulinho na histórica cidade de Penedo que está a apenas 20km de Piaçabuçu.
+ Praia do Marceneiro: A vizinha mais linda de Milagres!
Dicas VC
- Leve água;
- Não esqueça o chapéu e aplique protetor antes de entrar no barco. O sol nas dunas é realmente muito forte. Proteja-se;
- Nade na lagoa ou entre os barcos. Siga as instruções do guia;
- Se gosta de doces, compre a cocada assada. Vai por mim;
- Se gosta de produtos de palha, lá é o lugar;
+ Roteiro Porto de Galinhas e Maragogi em 5 dias!
Grupo no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!
+ Coruripe, AL: Um dia na praia de Pontal de Coruripe!
Onde se hospedar em Maceió
Pajuçara | Aqui a oferta é enorme. Tem opção para todos os gostos e bolsos. Fizemos uma publicação especialmente para quem quer se hospedar nessa área. Não deixe de conferir: Onde se hospedar em Maceió no bairro da Pajuçara: 10 opções para todos os bolsos!
Ponta Verde | Os mais famosos são o Maceió Mar Hotel e o Hotel Ponta Verde. Mas há outras opções com preços variados, como o Palms Tropicalis Hotel e o Intercity Maceió, por exemplo.
DICA VC: Se você está indo a primeira vez para Maceió, aconselho que fique na Pajuçara ou Ponta Verde. E, de preferência, na rua da orla ou uma quadra para dentro. Assim, só precisará de carro para ir a praias mais afastadas.
Jatiúca | Aqui, sugerimos o Hotel Brisa Tower, o Hotel Porto Jatiuca e o Maceió Atlantic Suites.
Cruz das Almas | Quem opta por ficar na praia de Cruz das Almas, geralmente fica no Jatiúca Hotel Resort ou no Ritz Lagoa da Anta & Spa, ou seja, o foco é mais curtir o serviço do hotel, na maioria das vezes. Lembrando que essa praia fica a uns 5km da orla da Pajuçara. Bem baratinho de Uber.
Se nenhum desses combina com seu perfil, utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver várias outras opções, comparar os preços e ler a opinião de quem já se hospedou!
+ Praia de Ipioca em Maceió: Como chegar, o que fazer e beach clubs!
Vale a pena alugar um apartamento ou flat em Maceió?
Sim! É possível alugar apartamentos pelo Booking com a mesma segurança de quem alugar um quarto de hotel ou pousada. Confira aqui a seleção, valores e fotos!
+ Pousadas em Maceió: Econômicas e bem localizadas!
Grupo no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | MARAGOGI | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo! Se quiser, também pode chamar a gente pelo direct do Instagram!
Mais dicas de Alagoas
Passeios em Alagoas
ESTÁ NO PINTEREST? SALVE A IMAGEM NO SEU PERFIL!
14 respostas
Que legal, não sabia que o Deus é Brasileiro tinha sido filmado aí. Adorei. Uma pena que quando fomos o dia estava horrível, super nublado e chuvoso. Vou ter que voltar.
Uma pena mesmo mas volta simmmm! Beijocas!
Que vibe mais deliciosa desse lugar! Acho a coisa mais linda esses encontros do rio com o mar 🙂
Alagoas é uma terra tãoooo boa! Estive lá há pouco tempo e amei. Pena que não soube desse passeio antes. Teria feito com certeza!
Alagoas é mesmo um estado lindo. Eu já estive por ai algumas vezes, mas nunca em Piaçabuçu. Gostei especialmente do que você mencionou, a simplicidade do local! A beleza é evidente! Adoro lugares assim, pé no chão… rsrs
s2
Uai que lindo, realmente parece cenário de filme. Fui em Alagoas mas na capital, se eu soubesse antes desse paraiso nao esitaria em conhecer.
esse sim é um lugar paradisíaco, infelizmente nunca conheci as praias do Nordeste, tenho que ir sem sombra de dúvidas!
Sinta-se convidada! 😉
Amei estar em Maceió ! Voltarei em breve com certeza
Voltaaaa simm! Amamos receber! 😉
Você disse que navegou rio acima até se aproximar da foz do rio ( encontro do rio com o mar), mas na verdade você navegou rio abaixo,pois as águas dos rios não sobem,elas descem de encontro ao mar.
Ahhh! Obrigada pela observação!!