Entre tantas lindas construções que estão espalhadas pela capital federal, as igrejas e templos ocupam um papel de destaque, tanto em relação ao momento histórico de sua execução, quanto em relação à concepção arquitetônica.
E não precisa ser adepto ao turismo religioso para se encantar! Quer ver? Leia nosso TOP 4 com as igrejas mais bonitas de Brasília e já se organize para conhecê-las na próxima visita ao Distrito Federal.
IGREJAS DE BRASÍLIA: as 4 obras imperdíveis!
#1 Igrejinha Nossa Senhora de Fátima
E claro que começaríamos pela Igrejinha Nossa Senhora de Fátima que completou 64 anos em 2022, a Igrejinha, como é carinhosamente chamada pelos brasilienses.
A história conta que foi a pedido de Sarah Kubitschek que Oscar Niemeyer projetou a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. A filha da primeira dama foi curada de uma enfermidade e essa teria sido a forma de agradecimento pela graça alcançada.
Foi o primeiro templo em alvenaria da capital federal. Localizado na 307/308 Sul, uma das quadras mais emblemáticas da cidade, a pequena igreja faz referência a um chapéu de freira.
A fachada, decorada com azulejos de Athos Bulcão, é uma das imagens mais conhecidas (e fotografadas) da Igrejinha.
No seu interior havia afrescos de Alfredo Volpi mas na ocasião de uma reforma descabida, na década de 60, os afrescos foram cobertos.
DICA VC: Para os apaixonados por arquitetura, recomendo a matéria do Archdaily sobre o processo de construção.
#2 Santuário Dom Bosco
O Santuário São João Bosco, nome oficial desde 2017, é uma das pérolas arquitetônicas de Brasília. Foi, inclusive, eleito como uma das 7 maravilhas de Brasília em 2018 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (Barcelona).
Localizado no Plano Piloto, numa das avenidas mais movimentadas da cidade, a W3, o santuário dono de uma fachada sóbria, passa desapercebido muitas vezes pelos moradores da cidade.
Mas, quem resolve entrar, é impactado por doze tons de azul que preenchem o espaço das suas 80 colunas. Os vitrais, que se estendem do piso ao teto ao longo de 16 metros, mudam de tom a cada vez que mudamos o ângulo de observação.
São 3 acessos com 4 portas que contam com detalhes em bronze de Gianfrancesco Cerri que exibem recortes de Brasília, além de passagens da Via Sacra e da vida de Dom Bosco.
O lustre é um espetáculo à parte com suas 7400 peças de vidro em 3,5m de altura.
No altar, além do crucifixo, do sacrário e da pia batismal, estão as imagens de dois metros de altura de São João Bosco e da Nossa Senhora Auxiliadora, em mármore de Carrara, de autoria dos irmãos italianos Arrighini e Figlio.
São João Bosco é tão importante para a capital federal que, além de ser protetor dos jovens e adolescentes, ocupa, juntamente com a Virgem de Aparecida, o posto de patrono da cidade, sobretudo por ter profetizado a fundação de Brasília.
Dom Bosco sonhou que sobrevoava uma longa enseada, localizada entre os paralelos 15 e 20 e ouvia uma voz repetir sem parar:
“Quando se vier a cavar as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a terra prometida que vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”.
Nesta região foi construída Brasília, cuja primeira obra foi uma ermida em sua homenagem, a Ermida Dom Bosco, de onde, inclusive, podemos assistir um pôr do sol espetacular, às margens do lago Paranoá.
DICA VC: O Santuário Dom Bosco fica na W3 Sul, Quadra 702. A visitação é gratuita e as missas ocorrem todos os dias, pela manhã e pela noite.
#3 Catedral Militar Rainha da Paz
A arquitetura a Catedral Militar da Rainha da Paz foi projetada por Oscar Niemeyer e tem sua estrutura em formato triangular, tendo como inspiração uma barraca de campanha.
A igreja teve sua pedra fundamental foi abençoada pelo Papa João Paulo II em 1991, na ocasião da sua visita ao Brasil e foi inaugurada em setembro de 1994.
+ Hóteis em Brasília: Próximos aos principais pontos turísticos!
#4 Catedral Metropolitana de Brasília
A Catedral de Nossa Senhora Aparecida é, provavelmente, o monumento religioso mais conhecido da capital federal. Suas 16 colunas circulares que se elevam para o alto, destoam de qualquer projeto de templo religioso da época e da atualidade. Mais uma obra simples e intrigante de Oscar Niemeyer.
Os fechamentos ficaram sob a responsabilidade de Marianne Peretti que trabalhou em tons de verde, branco e azul. Antes de adentrar nesse espaço, passamos por um túnel baixo e escuro, então, você já consegue imaginar o impacto de entrar nesse ambiente de 42 metros de altura e 70 metros de diâmetro, impregnado de luz natural. Uma emoção única!
DICA VC1: As missas acontecem de terça a sexta-feira (12h15 ), sábados (17h) e domingo: 8h30, 10h30 e 18h. Assim, caso queira apenas visitar, organize-se em horários distintos.
+ O que fazer em Pirenópolis em um dia ou fim de semana(+ dicas essenciais!)
Onde se hospedar em Brasília
Preparamos um post especial só com dicas de hospedagem no Plano Piloto, próximas ao Eixo Monumental, tanto para quem vem fazer turismo, quanto opções para quem vem tirar o visto americano, ir para algum show no estádio/ginásio ou prestar prova de concurso público. Dá uma olhada: Onde ficar em Brasília: Dicas de hotéis no Plano Piloto!
Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ver outras opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.
Vale a pena alugar um carro?
Tem uns destinos que sempre indico que os viajantes que curtem dirigir, aluguem um carro. Esse é caso de Brasília. Mais liberdade para percorrer os pontos turísticos e até dar uma esticadinha a outros lugares das redondezas, como Formosa, Pirenópolis ou quem sabe, a Chapada dos Veadeiros.
A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
Blogagem Coletiva
O nosso post faz parte uma Blogagem Coletiva cujo objetivo é retratar igrejas e #templosmaravilhosos pelo mundo. Foi produzida muita coisa bacana! Não deixe de dar uma conferida! 🙂
22 respostas
Essas catedrais são tão bonitas, não tem como visitar Brasilia e não querer entrar nelas.
Já visitei várias vezes e todas as vezes que volto pra lá tento ir novamente. Sempre incrível
Parabéns pela escolha das 3 lindas igrejas de Brasília. Eu tive a oportunidade muito tardia de conhecer Brasília e não entendo porque demorei tanto para visitar nossa capital. Amei as 3 igrejas. Todas muito lindas. Dom Bosco é incrível com esses tons azuis e esse lustre. No dia estavam arrumando para um casamento e eles o acenderam. Foi um uauuuuuuu ! Não vi esse lugar para assistir ao por do sol. A Catedral é genial ! E essa igrejinha um charme só !
Beijocas
Já anotei para quando visitar Brasília novamente. Já estive na Catedral, mas o Santuário Dom Bosco e a Igrejinha realmente merecem ser visitados. Ainda não tinha ouvido falar deles. É claro que também vou querer ver o pôr do sol no Lago Paranoá. 🙂
Não conheço Brasília, só tinha conhecimento da catedral metropolitana, que desejava muito conhecer. Agora minha lista aumentou com suas ótimas sugestões.
Dicas anotadas para quando visitar a nossa capital. Grande beijo!
Sinta-se convidada Gi!
Há, eu fui nesse Santuário Dom Bosco, a muitos anos atrás quando eu morava em Brasilia. Um belo dia andando, passei por lá não sei por qual motivo e entrei com um amigo. Fiquei realmente chocada com a iluminação por dentro, é lindo.
O Santuário Dom Bosco é realmente muito especial! Volte para nos visitar! 🙂
Adorei a seleção. A Catedral de Brasília é belíssima. A arquitetura transmite uma sensação de paz e sutileza bem particular. As outras duas eu não conhecia. Anotadas!
Ainda não conheço Brasilia e fiquei encantada com as três igrejas do post, cada uma com sua beleza e encanto. Com certeza valem a visita.
Nunca fui a Brasília e só tinha visto por fotos a Catedral. Mas me apaixonei mesmo pelo Santuário Dom Bosco! Já tá na lista 😀
É lindíssimo mesmo! Venha a Brasília conhecer! 🙂
Que seleção legal, mas a Dom Bosco me surpreendeu, que interior fantástico! Dica anotada, obrigada!
Brasilia sempre surpreende pela arquitetura inusitada e linda. E não foi diferente nessas igrejas! Cada uma do seu jeito, sao um espetaculo para os olhos!
Eu preciso voltar em Brasilia urgentemente! Só vi a basilica por fora, acredita? E não conheci os outros templos (esse santuario de Dom Bosco parece uma lindeza!).
Brasília que me aguarde!
Vemmmm! E me avisa! 🙂
Nossa… também preciso ir e conhecer logo!
Estou impressionada com a beleza do Santuário Dom Bosco! O interior azul parece um céu e com as imagens de São João Bosco e da Nossa Senhora Auxiliadora em mármore branco fica lindo demais. Verei, sem falta, quando for à Brasília. Valeu pelas dicas desse post, que, com certeza, reúne algumas das igrejas mais bonitas de Brasília. Bjs
Acho o lindo o Santuário Dom Bosco!
Não conheço ainda a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima.
Pois venha, friend! 🙂
Chegamos em Brasília no dia 13 de Maio de 1963, eram muitas obras, no Plano Piloto (Brasília), fui crescendo e a cidade também.
Hoje, posso afirmar, mesmo acompanhando suas obras, ainda me surpreendo com sua beleza sessentona. Venham conhecer Brasília, venham com mais tempo para conhecer o Distrito Federal.
Obrigada pelo seu relato, Rosa! Um abração para você!