MENU

Search
Close this search box.

PRAIAS DE MORRO DE SÃO PAULO, BAHIA!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Eu espero que você esteja pronto para embarcar em uma jornada paradisíaca pelas praias de Morro de São Paulo, no estado da Bahia. Porque ô lugar pra ter praia bonita!

E, se estiver na fase dos preparativos, já clica nos links abaixo para ler depois:

+ Como ir de Salvador para Morro de São Paulo!

+ Onde comer em Morro de São Paulo!

+ Pousadas em Morro de São Paulo (praia a praia)!

PRAIAS DE MORRO DE SÃO PAULO (e arredores)

Morro de São Paulo é um povoado que fica localizado na Ilha de Tinharé, no município de Cairu, Bahia. O único município-arquipélago do Brasil.

Destino conhecido por suas paisagens, atmosfera tranquila, simpatia do povo baiano, beleza natural e um pôr do sol memorável.

Embora pequena, a vila conta com ótima infraestrutura hoteleira e opções gastronômicas e, claro, lindas praias.

Primeira. Segunda. Terceira. E Quarta Praia. É isso mesmo. Sem rodeios. As praias de Morro são chamadas pelo numeral ordinal.

Apenas a Quinta Praia que teve o luxo de também ser chamada de Praia do Encanto.

DICA VC: Do Mirante da Tirolesa é possível ver da Primeira a Quarta Praia. Então, mesmo que você não pretenda saltar, vale subir para ver esse visual lá do alto.

Perto do píer de desembarque ainda temos as praias de Morro de Cima e Gamboa (na maré baixa dá pra ir a pé).

E, nos arredores, a praia e piscinas naturais de Garapuá e as praias da encantada Ilha de Boipeba (ideal para quem busca tranquilidade e muita natureza).

Vamos conhecer cada uma delas?

+ Como ir para Morro de SP a partir de Salvador: todas as opções!

#1 Primeira Praia

A Primeira Praia é a menor e a que fica mais próxima ao centro da vila. É lá onde ocorre a queda da famosa tirolesa com seus 70 metros de altura e, de onde saem alguns passeios como banana boat.

É uma praia bastante movimentada pelos locais, sobretudo aos domingos e períodos festivos.

Quando a maré está baixa é onde se formam as piscinas naturais mais bonitas. É uma das praias mais lindas para fotografar quando a maré está baixinha porque há muitas formações de pedras, o que deixa o cenário muito mais bonito.

O acesso à Primeira Praia é bem discreto. Ou você vem caminhando da Segunda Praia (apenas com a maré baixa) ou você vai ter que entrar por uma das ruazinhas estreitas do centrinho que dão acesso a ela, porque em praticamente toda a extensão de sua margem há construções.

Pousadas na Primeira Praia

Essas três pousadas que indico abaixo possuem quartos com vista para a Primeira Praia. Ficam bem localizadas e com fácil acesso a rua do centrinho onde estão lojinhas, bares e restaurantes. Vale a pesquisa.

+ Pousada Bahia Bacana

+ Pousada Dona Moça

+ Pousada Marinheiro

#2 Segunda Praia

A segunda praia, apesar de curtinha, é a mais badalada. Cheia de bares, restaurantes e ferveção até altas horas. Para quem gosta de movimento, seja durante o dia, seja durante a noite, essa é a opção.

Por aqui, muitas mesas e cadeiras às margens da praia, academia na areia, quadra de volêi, espaço para shows e eventos, além da recente passarela ladeada por barraquinhas de bebidas.

Pousadas na Segunda Praia |

A Segunda Praia é uma ótima localização para se hospedar mas, fique atento, pois algumas pousadas ficam na Rua da Prainha, justamente onde estão concentrados a maioria dos bares e restaurantes. Isso significa música e algum barulho.

Então, sugiro que peça quartos mais reservados ou com isolamento acústico. Mas, se você gosta de agito, seguem algumas ótimas sugestões:

+ Pousada Sambass

+ Via das Pedras Pousada

+ Pousada Bahia Tambor

+ Brisa do Caitá Praia Hotel

+ Le Terrace

#3 Terceira Praia

Eu gosto de dividir a Terceira Praia em duas partes. A primeira parte, coladinha com a Segunda Praia, é um trecho mais para apreciar que para se jogar na água. Quase não tem faixa de areia, mesmo na maré baixa.

Esse trecho possui algumas pousadas na Rua da Prainha (passarela principal na frente da praia) e outras opções nas ruas de trás.

Como quase não há bares com música, fica um pouco mais tranquila mesmo estando a um passo da vizinha mais agitada.

A segunda parte, da metade pro fim, é o trecho mais tranquilo e considerado o local perfeito para banho na Terceira Praia.

Bastante faixa de areia na maré baixa e algumas pousadas tranquilas.

E para você não ficar perdido, é aqui que acontece o embarque para o famoso passeio ‘Volta a Ilha’.

Pousadas na Terceira Praia | Primeiro Trecho

+ Terra Bella Pousada

+ Village Paraíso Tropical

+ Pousada Maramar

Pousadas na Terceira Praia | Segundo Trecho

+ Chez Max Pousada

+ Villa dos Corais

+ Pousada Caiera

#4 Quarta Praia

A Quarta Praia, além de ser a mais extensa, com aproximadamente 8km, só perde no quesito tranquilidade e calmaria para a Quinta Praia.

Quer curtir piscinas naturais sem precisar pegar barco ou fazer passeio? Vem pra Quarta Praia!

A infraestrutura aqui fica praticamente a cargo do Restaurante Piscina e do Basílico Beach Bar mas ambos dão conta dos viajantes que buscam uma mesa pra relaxar olhando o mar.

Pousadas na Quarta Praia |

+ Patachocas

+ Catavento Praia Hotel

+ Hotel Porto do Zimbo

+ Chalé Del Mar

+ Pousada Enseada Quarta Praia

+ Hotel Karapitangui (final da Quarta Praia, começo da Quinta Praia)

#5 Quinta Praia

Também conhecida como Praia do Encanto, a Quinta Praia possui uma beleza peculiar.

É a mais afastada do centro da ilha e, consequentemente, do fuzuê. E é isso que a deixa mais especial, quase nenhuma construção e muita natureza.

É a praia ideal para quem quer muita tranquilidade e optou por curtir o serviço dos poucos hotéis que tem por aqui.

Pousadas Praia do Encanto (Quinta Praia) |

+ Vila dos Orixás Boutique Hotel

+ Orixás Residence

+ Pousada Tatiba

DICA VC1: Caso queira visitar a Quinta Praia, economizando com o transporte, uma sugestão é entrar em contato com a Barraca Carapitangui. Eles fazem o trajeto de clientes, condicionados a uma consumação mínima. Então, seria uma ótima opção para conhecer a Quinta Praia e almoçar por lá.

DICA VC2: Vale lembrar que se você for fazer o passeio para a praia de Garapuá, há uma parada de aproximadamente meia hora na Quinta Praia para apreciação e fotos.

+ Melhores praias de Alagoas: litoral sul, litoral norte e praias urbanas!

#6 Praia da Gamboa

A depender da maré, dá para chegar a praia da Gamboa em uma pequena caminhada. Saindo do terminal dos barcos por onde você chega a Morro, levará uma meia hora e, se a maré estiver alta, dá pra pegar uns barquinhos também nesse ponto. Aí só leva uns 10 minutos.

Quando as praias de Morro estão muito cheias, dá pra fugir pra Gamboa que, geralmente, tem menos movimento.

Além da praia, um dos pontos mais procurados da Gamboa são as argilas ditas com poder medicinal. Na dúvida, a galera se lambuza dos pés a cabeça! Vai que, né?

Passeio para a Gamboa

#7 Praia de Guarapuá

A praia de Guarapuá foi uma das que mais gostei na Ilha de Tinharé. É bem menos movimentado que Morro e o mar é perfeito para banho.

Acho, sinceramente, que esse é um passeio que tem que estar no seu roteiro, sobretudo se a maré estiver baixa para poder combinar com as piscinas naturais. 

O povoado de Guarapuá fica um pouco depois da Quinta Praia e, a partir de Morro de São Paulo, você consegue tranquilamente contratar um passeio para lá.

Passeio para a praia de Garapuá

#8 Praias de Boipeba

A ilha de Boipeba fica vizinha a ilha de Tinharé, onde está situado o povoado de Morro de São Paulo. 

São várias praias lindas nessa região, perfazendo cerca de 20km de extensão. Entre elas, a praia de Moreré, que é uma das mais procuradas.

Pra você ter uma ideia, muitos viajantes sequer passam em Morro, seguindo direto pra Boipeba,  justamente pelo clima mais rústico que ainda se conserva por aqui.

A ilha e as praias de Boipeba merecem mais que um bate e volta de Morro mas, se não for possível combinar a viagem, faça o passeio Volta à Ilha que ela passa em alguns lugares de lá, a exemplo da praia de Moreré.

Passeio para a ilha de Boipeba

Distância entre as praias de Morro de SP

Uma das primeiras dúvidas que eu tive antes de ir para Morro de São Paulo era a respeito da distância das praias, sobretudo para buscar uma hospedagem bem localizada.

Como tudo na ilha é feito a pé, eu não queria caminhar muito para curtir a praia ou ir a um restaurante. Ao chegar lá, vi que era bem mais simples do que eu imaginava.

É possível ir caminhando tranquilamente da Primeira até a Terceira Praia alcançando, inclusive, o comecinho da Quarta Praia, onde ficam o Restaurante Piscina e o Basílico Beach Bar que citamos acima.

Já a Quinta Praia, conhecida como Praia do Encanto, fica mais afastada e é desaconselhável ir a pé. Mas, fazendo o passeio para a Praia de Guarapuá (que considero imperdível), você terá a oportunidade de conhecê-la, pois há uma parada de meia hora por lá.

+ Praia do Forte: como chegar, dicas do que fazer e pousadas!

Qual a melhor praia para ficar em Morro de São Paulo?

Em Morro de São Paulo eu fiquei em duas pousadas diferentes, ambas no começo da Terceira Praia que, acredito ser uma localização perfeita.

Primeiro porque está perto do agito da Segunda Praia (onde ficam a maioria dos bares e restaurantes) mas afastado do burburinho. Segundo porque  está a meio caminho das piscinas naturais da Quarta Praia e do ponto de embarque do passeio Volta à Ilha.

Mas, avalie sempre. Afinal, se você só quiser descansar e curtir seu hotel, por exemplo, o finalzinho da Terceira Praia, a Quarta Praia e a Quinta Praia seriam a melhores opções.

Também há a possibilidade de ficar hospedado na entrada da cidade, mais próximo da igrejinha, da subida para chegar ao Farol, ao mirante da tirolesa e Toca do Morcego. Também ficará mais próximo da pracinha central onde ocorre a feirinha de artesanato noturna. Essa área também é bem servida por comércio, lojinhas, bares e restaurantes.

O único inconveniente é que para ir para a Segunda Praia, onde ficam os bares e restaurantes beira-mar, vai precisar caminhar um pouco. Vejam algumas ótimas opções:

– Hotel Portaló

– Pousada O Casarão

– Passárgada Pousada e Restaurante

Passeio Volta à Ilha

O passeio Volta à Ilha é o carro chefe em Morro de São Paulo. Se tiver apenas um passeio para fazer, esse deveria ser a sua escolha.

O legal desse tour é que, além de percorrer de lancha as ilhas do arquipélago de Cairu, você ainda terá a possibilidade de conhecer as piscinas naturais de Garapuá e Moreré (Boipeba).

7 melhores passeios em Morro de SP em 1min

@blogviajantecomum

7 melhores passeios em Morro de SP! Já salva! 🏖️🎊🥰 1- Caminhar da Primeira a Quarta Praia. Na Quarta Praia, tome uns drinks no Basílico e curta as piscinas naturais na maré baixa. Não precisa pegar barco. Lindo e grátis! 😅 2- Volta a Ilha. É o principal e mais completo passeio de lancha em Morro de SP. Vale super a pena. Se for fazer apenas um passeio, que seja esse. 3- Passear no centrinho, ver as lojinhas, mirantes etc. 4- Assistir ao pôr do sol na Toca do Morcego (60$ a entrada). Caso a grana esteja curta, você consegue ver o espetáculo do píer de embarque, do mirante do Farol ou da Fortaleza. Obs.1: Se comprar o ingresso com as promoters que ficam rodando na cidade, pagará mais barato. Obs.2: Mama Iate Club também é uma opção para curtir o pôr do sol. 5- Jantar no Restaurante Caju 6 – Fazer a trilha até a praia da Gamboa e se besuntar nas argilas. Aqui a maré tem que estar baixa. Retorne de táxi-barco. 7- Salte de tirolesa ou vá pelo menos ao mirante pois é uma das vistas mais espetaculares de Morro. O acesso é pelo centro. Não tem erro! Do ladinho esta o Mirante do Farol! Faz logo os dois pra não precisar subir 2x. Se quiser todas essas dicas detalhadas, só buscar no site viajantecomum. E segue a gente por aqui! ❤️ @Viajante Comum #morrodesaopaulo #morrodesaopaulobahia #morrodesaopauloba #morrodesaopaulobahiabrasil #morrodesp

♬ som original – Viajante Comum
Picture of Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

21 respostas

  1. Adorei as dicas do Morro de São Paulo. É um lugar que tenho muita vontade de conhecer. Quantos dias você acha ideal ficar por lá para aproveitar o passeio?

  2. Sempre que vejo fotos do Morro de São Paulo fico maravilhada. E nem gosto tanto assim de praia, mas fiquei com muita vontade de conhecer.. =)

  3. Morro de São Paulo é um destino bem badalado na Bahia, mas nunca tinha lido nada tão detalhado sobre as opções de lá. Deu vontade de conhecer.

  4. A minha favorita é a segunda! Esses nomes das praias são muito criativos, ne?! sqn hahaha
    Boipeba deve ser linda tbm, quero conhecer!

  5. Uma praia mais linda que a outra, que lugar maravilhoso! Espero que não tenha sido atingida pela mancha de óleo, pois seria uma perda imensa.

  6. Ainda não conheço essa paraíso, já salvei suas dicas pra quando estiver organizando viagem, a Praia de Guarapuá é umas das que já não vai faltar no meu roteiro.

  7. Ahhh Morro de São Paulo é um lugar incrível. Essas praias são lindas demais. Fui pra lá em 2013 e tenho muitaaa vontade de voltar. Adorei suas dicas, obrigada!

  8. Morro de São Paulo e toda essa região é mto linda! Não sabia q uma praia era tão perto da outra!

  9. Nossa, blogs de viagem são muito bons para ajudar a gente a planejar a própria viagem! Estou adorando as dicas de Morro de São Paulo, e estas das melhores praias mereceu um comentário, obrigada por compartilhar.

  10. Não sei porque ainda não fui pra Morro de São Paulo, mas com uma praia mais bonita que a outra como to vendo aqui nas fotos, fiquei morrendo de vontade!

  11. Amei revisitar as melhores praias de Morro de São Paulo por meio do seu post. Eu demorei muito para visitar Morro de São Paulo por causa do acesso. Morro de medo de mar aberto, enjoo com o balanço de barco, mas consegui finalmente ir em setembro de 2023 com transfer semi terrestre. Confesso que me surpreendi positivamente. As praias são lindas, dá para ir caminhando de uma para outra e ficar em lugares quase desertos. O centrinho tem seu charme. Amei Boipeba num grau que pretendo voltar e passar pelo menos 1 semana por lá.

  12. Adorei suas dicas! Estou planejando ir para lá em janeiro, mas queria saber se é necessário estar com maré baixa para aproveitar melhor. Você sabe me dizer?

    1. Se você conseguir pegar alguns dias com a maré baixa será mais interessante em relação a piscinas naturais (piscina natural da Quarta Praia, Garapuá. Mas, estando alto, você consegue fazer vários outros passeios, a exemplo do volta à ilha, além de curtir praia. Se não tiver outra data que contemple a maré baixa, não deixe de ir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!