E o post de hoje é para você que vem, pela primeira vez, conhecer Brasília, a capital federal. É inevitável, chegou por essas bandas, tem que percorrer o famoso Eixo Monumental, onde estão as principais obras da cidade.
Assim, fizemos uma listinha marota dos lugares e monumentos para você conhecer (ou levar aquela parentada que vem sempre) na primeira visitinha à cidade modernista. Você pode dividir a visita ao Eixo Munumental em dois blocos:
#1 Biblioteca, Museu Nacional e Catedral Metropolitana
O Museu Nacional, obra monumental de Oscar Niemeyer, integra o Conjunto Cultural da República. Sua cúpula mede 50m de diâmetro e tem 26,25m de altura. É giganteee!
Muitos eventos culturais e shows ocorrem na área externa do Museu! Sempre muito legal e com uma energia incrível! O espaço interno também é muito bacana e quase sempre está tendo exposições maneiras!

O Museu localiza-se na Esplanada dos Ministérios e funciona de terça a domingo de 9h às 18h.

A Biblioteca Nacional também faz parte do Conjunto Cultural da República, e fica do ladinho do Museu Nacional. Com formato prismático abriga quatro andares sobre pilotis. Para visita guiada é necessário agendamento pelo e-mail bnb@bnb.df.gov.br.

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida tem projeto arquitetônico ímpar com suas 16 marcantes colunas de concreto. Lindaa! Uma das minhas obras preferidas na capital federal.
DICA VC: Não esquece de experimentar a acústica da parede côncava com algum amigo! Falando baixinho de um lado e se ouvindo perfeitamente do outro. Muito legal!
“Pensei que a catedral pudesse refletir, como uma grande escultura, uma ideia religiosa, um momento de oração, por exemplo. Projetei-a circular, com colunas curvas, que se elevam para o céu, como um gesto de reclamo e comunicação.” (NIEMEYER)

#2 Praça dos Três Poderes, Congresso Nacional, STF, Palácio do Planalto e Itamaraty

Segue a gente no instagram @viajantecomum e acompanhe nossas andanças!
Inaugurado em 1970 e também projetado por Oscar Niemeyer, o Palácio do Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores.
Aberto diariamente para visitas guiadas(9h – 11h/ 14h – 17h).

Idealizada por Lúcio Costa, a Praça dos três Poderes leva esse nome porque é margeada pelos Três Poderes da República (executivo, legislativo e judiciário). Por aqui também é possível visitar o Espaço Lúcio Costa, Panteão da Pátria, Pombal, Candangos e Museu da Cidade.

Na Praça foram cravadas algumas esculturas e construções, aumentando ainda mais, a beleza e significado cívico, como o Panteão da Pátria construído em homenagem a Tancredo Neves.


Na Praça você também vai encontrar a escultura ‘Os Guerreiros’considerada símbolo da capital e conhecida popularmente como ‘Os Candangos’.

Órgão de cúpula do poder judiciário, o STF tem estrutura marcada pela galeria de colunas que remontam o desenho das colunas do Palácio do Planalto. A visita guiada, nos finais de semana e feriados, ocorre das 10h às 15h30, com saída a cada 30 minutos.

Projeto do Oscar Niemeyer, é a sede do poder executivo. Foi um dos primeiros edifícios a ser projetado em Brasília e compõe um dos três vértices imaginários da Praça dos Três Poderes(os outros dois são o STF e o Congresso Nacional). A visita guiada ocorre apenas aos domingos de 9h 30min às 14h.


+ O que fazer em Pirenópolis em um dia ou fim de semana(+ dicas essenciais!)
Memorial dos Povos Indígenas, Memorial JK e Praça do Cruzeiro
Resolvi unir essas três atrações em um único tópico por conta da proximidade.
O Memorial dos Povos Indígenas é mais um projeto de Oscar Niemeyer inspirado numa maloca dos índios Yanomami. A visitação está aberta de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Já o Memorial JK abriga um acervo de fotos, objetos pessoais e informações sobre Juscelino. A visitação ocorre de terça a domingo, de 9h às 18h e o ingresso custa R$ 10,00.
Um poquinho mais a frente está a praça do Cruzeiro, um dos lugares mais lindos da cidade para ver o pôr do sol em Brasília.
DICA VC:A cerca de 1,7km do Memorial JK está uma das igrejas que compõem a nossa lista de igrejas mais belas de Brasília, a Catedral Rainha da Paz. Vale também inclui-la nessa rota.
+ Hotéis em Brasília: Próximos aos principais pontos turísticos!
A Torre de TV , projetada por Lúcio Costa, é um dos pontos mais visitados em Brasília, tanto pela feirinha de artesanato, quanto pela linda vista da cidade que se tem lá do alto! O acesso ao Mirante está liberado de segunda a domingo, das 9h às 20h.
A partir do Mirante, olhando para o lado leste, é possível ver o traçado todo especial das ‘tesourinhas’ além da Esplanada dos Ministérios.

Já do lado oeste, é possível avistar o pôr do sol, a feirinha e obras como a do Ginásio Nilson Nelson, Estádio Nacional e Centro de Convenções.

Onde se hospedar em Brasília
Preparamos um post especial só com dicas de hospedagem no Plano Piloto, próximas ao Eixo Monumental, tanto para quem vem fazer turismo, quanto opções para quem vem tirar o visto americano, ir para algum show no estádio/ginásio ou prestar prova de concurso público. Dá uma olhada: Onde ficar em Brasília: Dicas de hotéis no Plano Piloto!
Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ver outras opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.
Vale a pena alugar um carro?
Tem uns destinos que sempre indico que os viajantes que curtem dirigir, aluguem um carro. Esse é caso de Brasília. Mais liberdade para percorrer os pontos turísticos e até dar uma esticadinha a outros lugares das redondezas, como Formosa, Pirenópolis ou quem sabe, a Chapada dos Veadeiros.
A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
Respostas de 4
Super ótimo esse roteiro!!! Belas fotos de nossa linda cidade!!! Parabéns.
Que bom que gostou! E vem mais por aí!
Eu amei Brasília, fui a tudo isso e mais um pouco!!
Meu lugar favorito na capital não fica no eixo… é o parque da Ermida Dom Bosco!
E Meu lugar favorito no eixo foi o Palácio Itamaraty, seu Jardins para ser mais exata!
Que bom que gostou! Também adoro o Itamaraty!