O que fazer em Curitiba em 3 dias? Preparamos um roteiro enxuto para você curtir o fim de semana na capital do Paraná.

TURISMO CURITIBA: Dicas Gerais
#1 Informações Turísticas
Chegando a Curitiba pelo Aeroporto Afonso Pena, localizado em São José dos Pinhais, basta sair do desembarque e virar à direita que você vai encontrar um posto de informações turísticas.
Aproveite para tirar suas dúvidas e pegar um mapa da cidade.

+ O que fazer em Curitiba: os 10 melhores passeios na cidade!
#2 Como se locomover na cidade
Além do serviço de aplicativo, você pode alugar um carro ou utilizar as linhas urbanas da cidade. A cidade não possui metrô.
O transporte público em Curitiba é um dos mais modernos do país com um sistema todo integrado, além das simpáticas estações tubo. Como turista, vale a experiência.

Outra opção é utilizar a Linha Turismo de Curitiba, que nada mais é que um ônibus especial de dois andares que passa pelos mais de 20 pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico, Ópera de Arame, entre outros.

DICA VC 1: O bilhete do ônibus turismo vale por 24h com embarques ilimitados. Veja o trajeto no mapa abaixo e organize as suas paradas.

DICA VC2: Descubra os pontos turísticos próximos a sua hospedagem e os visite a pé para otimizar as suas paradas quando estiver a bordo do ônibus turismo.
+ Hotéis em Curitiba e os melhores bairros!
#3 Parques
Impossível ir a Curitiba e não visitar alguns dos seus parques. A lista é grande: Parque Tanguá , Barigui, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Parque Tinguí, Parque das Pedreiras, entre outros.
Inclua alguns na listinha e delicie-se. Os imperdíveis são: Jardim Botânico, Parque das Pedreiras (Ópera de Arame) e Parque Tanguá. Se tiver pouco tempo na cidade, sugerimos que priorize esses.

+ Jardim Botânico de Curitiba: conheça o cartão postal da cidade!
#4 Bares, restaurantes e botecos
O que não falta em Curitiba são boas opções de botecos, bares, restaurantes.
Há também alguns espaços gastronômicos, a exemplo do Souq Curitiba que concentra vários estabelecimentos com especialidades distintas. Vale a visita!

O Largo da Ordem também é uma opção para quem curte algo no esquema botequinhos.
É no Largo da Ordem que está situado o famoso Bar do Alemão, onde você não pode deixar de provar o submarino e a carne de onça.


+ O que fazer em Morretes, Paraná: 7 melhores dicas para aproveitar muito!
#5 Onde ficar em Curitiba
Já ficamos hospedados no Hotel Go Inn que fica ao lado do Curitiba Shopping, na fronteira entre o bairro do Batel e Água Verde e também no Intercity Curitiba Batel. Ambos com ótima localização e bom custo/benefício.

Há também quem prefira fica nas proximidades do Centro da cidade. Se esse for seu caso, sugiro que fique na fronteira Centro/Batel, assim você estará próximo das atrações turísticas da cidade e também da vida noturna.
O Ibis Curitiba Shopping foi a nossa escolha no Centro da cidade. Ideal para que busca uma hospedagem econômica, com ótima localização e recepção 24h. A rede Ibis também possui uma outra unidade no Batel, o Ibis Styles Curitiba Batel.
Há outras excelentes opções como o Radisson Hotel Curitiba, o Blue Tree Towers Curitiba Batel, entre outros. Algumas, inclusive, sem taxa de cancelamento ou pagamento antecipado.
Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.
#6 Arte de rua
Para quem curte street art, vai se esbaldar, fique com os olhos bem abertos pois há muitas manifestações legais espalhadas pela cidade de Curitiba.

+ Ônibus Turismo Curitiba: Vale a pena?
#7 Onde comprar souvenirs
No Largo da Ordem | A feirinha que acontece todos os domingos está cheia de tranqueira pra gente levar de lembrança.

No aeroporto | A lojinha CWB Souvenirs que fica próxima ao checkin da Gol está cheinha de coisas legais. Todos os produtos de excelente qualidade e super criativos. Até o frio de Curitiba embalado à vácuo eles vendem, rs…

#8 Vale a pena alugar um carro ?
Se sua visita a Curitiba for apenas uma passagem rápida, acredito que não vale a pena alugar um carro, sobretudo por conta do trânsito. Contrate o serviço do Ônibus Turismo e saia para explorar a cidade ou recorra ao transporte por aplicativo.
Mas, se seu roteiro englobar mais que um fim de semana, alugar um carro é uma excelente alternativa, sobretudo se você quiser fazer um circuito por outros lugares como Morretes, Ilha do Mel, Ponta Grossa etc.
Caso esteja cogitando a ideia e queira fazer uma cotação, sugerimos simular pelo comparador de preços Rentcars. Basta colocar suas datas no quadro abaixo para ver valores, locadoras e veículos.
O QUE FAZER EM CURITIBA EM 3 DIAS: um fim de semana em Curitiba
DIA 1 | O que fazer em Curitiba em 3 dias
No primeiro dia pegue o Ônibus Turismo e visite os pontos turísticos de sua preferência. Sugiro os seguintes: Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque Alemão e Ópera de Arame (opção de almoço no Ópera Arte), Parque Tanguá e Santa Felicidade (opção de almoço no Madalosso).

A noite, você pode ir ao Souq Curitiba, um centro gastronômico com várias opções de cozinha.

DIA 2 | O que fazer em Curitiba em 3 dias
Passeio de trem para Morretes ou um bate e volta para a Ilha do Mel .
Optando pelo passeio de trem para Morretes, você terá o privilégio de percorrer a Serra do Mar, conhecer a linda Morretes e ainda provar o prato típico chamado de barreado.
Nós já fizemos o passeio na classe turística e, na última vez, fizemos o trajeto no vagão imperial e adoramos!

Para ver algumas imagens desse nosso passeio, é só acessar o vídeo:
Optando pela Ilha do Mel, sugerimos que você saia cedo para o bate e volta valer a pena.
Compre as passagens de ônibus (caso não esteja de carro alugado) e da travessia de barco de Pontal do Sul até a ilha pela internet, para agilizar a logística.
Aqui todas as dicas para você se organizar: Ilha do Mel: como chegar, o que fazer e dicas para organizar a viagem (com gastos)!

Aperte o play e veja um pouco do que te espera na Ilha do Mel!
DIA 3 | O que fazer em Curitiba em 3 dias
Separe o terceiro dia para ir ao Mercado Municipal e em seguida, passear no Centro Histórico, Rua XV, Catedral, Largo da Ordem e, no final do dia, vá esperar o pôr do sol na Torre Panorâmica.

E, para quem busca programas diferentes, também vale conhecer o Museu Egípcio de Curitiba ou fazer um tour pelas melhores docerias da cidade com a Ledinara do Curitidoce!