A verdade nua e crua é que o destino da viagem foi Cancún mas o coração ficou caindinho de amor mesmo foi por Tulum. Pronto! Desabafei!
Menorzinho, calmo e mais acolhedor, Tulum, um dos destinos da Riviera Maya, no México, me fez sofrer por alguns segundos por não ter reservado pelo menos uns três dias para ficar por lá!
Acredite! Já estamos arquitetando nosso retorno! Mas antes resolvemos deixar um TOP 7 do que fazer em Tulum pra você curtir esse cantinho paradisíaco! Vamos lá?
Para facilitar sua navegação, dividimos o post em duas partes:
PARTE 1 | Informações gerais sobre Tulum: como chegar, onde ficar, melhor época etc.
PARTE 2 | Dicas do que fazer em Tulum
TULUM | INFORMAÇÕES GERAIS
#1 Onde fica Tulum
Tulum localiza-se no sudeste do México, no estado de Quintana Roo. A pequena cidade está a cerca de 130km de Cancún e a pouco mais de 60km de Playa del Carmen.
#2 Preciso de visto para ir para Tulum
Não é necessário visto para o cidadão brasileiro viajar para o México a turismo. Contudo, certifique-se que seu passaporte esteja com a validade mínima de 6 meses.
DICA VC1: O México não exige a contratação de seguro viagem mas é prudente que você faça. Deixe para economizar em outras coisas.
DICA VC2: Para entrar no México não é necessário visto, contudo, fique atento à localidade onde seu voo tem conexão e veja as regras.
#3 Onde ficar em Tulum
As principais hospedagens estão concentradas no centro da cidade (Pueblo) ou na zona da praia. Cada região possui vantagens e desvantagens.
Então, cabe a você decidir se quer ficar mais perto da vida noturna, mercados, bares e restaurantes ou, se prefere a calmaria dos hospedagens beira mar, onde a infraestrutura se restringe ao oferecido pelos hotéis e pousadas.
Há excelentes opções no Booking como o Villa Pescadores, o Hotel el Paraiso e o Be Tulum. Alguns, inclusive, sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento. Pesquise aqui para ter uma noção dos valores!
#4 Como chegar a Tulum saindo de Cancún ou Playa del Carmen
O aeroporto mais próximo a Tulum é o Aeroporto de Cancún. A partir de lá, você poderá pegar um ônibus ou alugar um carro e ir por conta própria. Para quem opta ir de ônibus, a empresa ADO é bem conhecida na região e tem um serviço eficiente, vários horários e preços justos.
Há quem prefira ter um pouco mais de liberdade, optando por alugar um carro em Cancún ou em Playa de Carmen . As estradas são bem sinalizadas e boas de dirigir. Apenas se informe sobre os horários de rush para não pegar engarrafamentos.
As rodovias que ligam Cancún a Playa del Carmen e Tulum são excelentes. Então, se você não abre mão de autonomia, alugar um carro por lá é uma ótima opção. A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
Coletivo: os coletivos são vans que fazem transporte diário para destinos como Cancún e Tulum. Pagamos 4 doláres saindo de Playa del Carmen.
DICA VC: Se for usar coletivo, vá com alguns pesos mexicanos. E, se for pagar em dólares, sempre pergunte antes de entrar quanto custará pra não ser pego de surpresa. Esteja, de preferência, com cédulas de pequeno valor para não receber o troco em pesos mexicanos numa cotação ruim. Ah! Peça pra sentar na frente, assim dá pra ir curtindo a paisagem.
O QUE FAZER EM TULUM, MÉXICO
#1 Tour nas Ruínas Maias
O Complexo Arqueológico Maia, que fica em Tulum, possui dimensões bem menores se comparado a Chichén Itzá. Ainda assim, é um dos mais visitados do México.
Ideal para quem quer imergir na história, fazendo uma caminhada leve e tranquila.
DICA VC: Já vá preparado com sua roupa de banho e uma toalha na mochila. No meio da visita ao sítio arqueológico, você vai dar de cara com uma escadaria que te propõe um mergulho no mar do Caribe. Uma feliz surpresa que tornou nossa visita à Tulum ainda mais especial.
De junho a outubro, talvez você encontre as escadarias que dão acesso ao mar bloqueadas em razão de desova de tartarugas marinhas.
#2 Curtir as praias
São muitas! E todas lindas! A mais próxima às ruínas é a Playa Santa Fe.
Busque o acesso público e depois disso é só decidir se fica por lá ou se estende a caminhada até Playa Maya ou El Paraiso.
#3 Provar o ceviche mexicano
Eu não recordo ter comido algum ceviche (ou guacamole) que tenha ganhado classificação mediana no meu controle de qualidade, rs… Realmente, um dos pratos mexicanos mais saborosos. Então, se você curte, vai estar no céu!
#4 Relaxar no conforto dos beach clubs
Em vários trechos de praia você vai encontrar beach clubs. Na playa Santa Fe, indicamos o Zazil Kin Club de Playa.
#5 Alugar uma bike e explorar
Alugar uma bike e dar uma circulada é programa comum em Tulum. Além de te dar liberdade, você vai conhecer a cidade por outro ponto de vista e ainda dar aquela trabalhada nas pernocas! No centrinho há várias lojinhas de aluguel de bicicletas.
#6 Curtir os barzinhos locais
Tomar uma corona com limão e curtir o balancinho dos bares é alegria na certa!
#7 Artesanato
A maior concentração de lojinhas de artesanato fica na avenida principal que dá acesso ao sítio arqueológico e no Centro Artesanal Tulum. Vale levar umas lembrancinhas mexicanas! 🙂
Outras dicas de Cancún e Riviera Maia
+ Onde ficar em Cancún: Krystal Hotel e Resorts!
+ Como ir de Playa de Carmen a Cozumel!
+ Onde tomar uns bons drinks em Playa del Carmen!
+ Como ir da Zona Hoteleira ao Aeroporto de Cancún de forma econômica!
20 respostas
Ainda não conheço nada nessa região, mas acho muito interessante quando o lugar oferece opções diferentes de atividades. Como você mostrou, há praias paradisíacas, sítios arqueológicos, viagem gastronômica,… enfim, um destino super completo. Parabéns pelo post.
Que delícia, bem meu estilo de lugar. Adorei todas as dicas. O ceviche é apimentado? ME falaram que tudo que comemos no México arde que dói.
Mais um destino pra minha lista de desejos! Lugar lindo!
Que legal o post! Tenho muita vontade de conhecer o México. Agora já seu onde vou pagar todas as minhas dicas. Parabéns pelo post.
Já quero conhecer. A minha lista só aumenta de lugares para conhecer!
Eu já tinha uma ideia de quão fabuloso era esse destino. Estive recentemente no lado do Pacífico Mexicano e voltei encantada pelo país. Não tinha esse mar azul turquesa estonteante, mas havia muita autenticidade também. Fiquei fascinada pelas fotos e pelas suas dicas e espero conseguir voltar em breve para o México!
Beijos,
Lily
Nossa, combinação perrfeita!
Azul surreal, cultura mística e comida maravilhosa!
Amoooo essa parte do planeta e suas fotos estão maravilhosas e as dicas ótimas.
Parabéns!
Beiijosss
Obrigada, Cris! 🙂
Sabe que venho lendo coisas incríveis a respeito de Tulum? Estou doida pra conhecer e acho que crescerá cada vez mais com turistas cansados das baladas de Cancún! E o México é lindo, não? Belas fotos!
Vim aqui só para namorar as fotos. Ainda não conheço essa parte do México, mas quando vejo posts gosto de ler. Vi algumas passagens em promoção para Cancún e fiquei bem tentada a comprar, ainda mais depois de ler essas dicas e ver esse ceviche maravilhoso. Hahha
Mexico é um dos ougares mais maravilhosos do mundo! Esse lugar é lindo demais! Parabéns pela matéria e obrigado pelas dicas.
Tulum é o paraíso! Sou tarada por praias bonitas, e essa aí me tirou o fôlego! Vale a pena mesmo ficar uns dias por aí!
Que dica ótima! Cancun sempre é o foco, bom saber que tem Tulum tb pra fugir do comum. As vezes esquecemos de olhar as cidadezinhas menos conhecidas ne e perdemos coisas lindas.
Que delícia de lugar! Eu sempre procuro ficar em lugares menos turísticos, como esse. Sou viciado em ceviche e essa foto me deixou com água na boca. haha
Tulum já me conquistou com seu post, não conheço ainda mais com certeza quando estiver por Cancun ela não vai passar em branco no roteiro, amei suas fotos e tô aqui babando no ceviche.
Que lugar lindo! Eu prefiro mil vezes locais mais tranquilos do que destinos badalados. Nunca tive desejo de ir a Cancún, mas fiquei com vontade de conhecer Tulum e tomar uma cerveja geladinha sentada num balanço – também ia ser difícil me tirar de lá!
Babei com as fotos, inclusive a do Ceviche. Gostei da dica do coletivo. Acho que pode ser uma boa opção para chegar lá.
Tulum é um lugar de beleza sem igual. Pena que quando conheci estava chovendo bastante e não deu para aproveitar muito e nem para ver o mar azulzinho assim.
Eu definitivamente quero explorar esse lindo paraíso, obrigado por compartilhar!
Eu que agradeço!