Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

O QUE FAZER NA PRAIA DO FORTE: 5 dicas para aproveitar o paraíso baiano!

Atualizado em janeiro de 2020

Localizada no município de Mata de São João, a Praia do Forte é um dos grandes atrativos da Bahia e um dos destinos mais procurados no litoral norte do estado.

A vila é refúgio de baianos e de turistas de todas as partes do Brasil que procuram águas mornas e descanso.

E, embora seja um pequeno distrito, possui uma excelente infraestrutura hoteleira e gastronômica, além de segurança e tranquilidade, ou seja, tudo que o viajante deseja.

Imagem para salvar no Pinterest!

 

Como chegar a Praia do Forte

A Praia do Forte está a apenas 80 km da capital Salvador. Partindo direto do aeroporto, dará um pouco mais de 50km. 

Carro | O jeito mais cômodo para chegar é, certamente, de carro alugado. É só pegar a BA-099, chamada de Estrada do Coco, e seguir viagem. A via é boa, duplicada e bem sinalizada. Nesse caso, deixamos como sugestão o comparador de preços RentCars. Lá você vai poder orçar com as melhores locadoras e obter preços atrativos e facilidade de pagamento.

DICA VC: Consulte aqui os valores atualizados do pedágio.

 

Ônibus | O trajeto é feito pela empresa Expresso Linha Verde, partindo de Salvador. A passagem custa em torno de R$ 12 reais e é vendida na rodoviária, no guichê da empresa (1º piso). Os horários de saída são 9h, 13h e 18h.

DICA VC: Na alta estação há horários extras, então vale a pena ligar para tentar obter essa informação (71) 9.9683 9804 ou (71) 3460.3636. 

 

Transfer | Se você não dirige ou não quer encarar uma viagem de ônibus, contratar uma excursão de um dia, partindo de Salvador, pode ser uma ideia opção bacana. 

 

Quantos dias ficar na Praia do Forte

Embora o bate e volta seja bem comum para quem está hospedado em Salvador, ficar de 3 a 4 dias na Praia do Forte seria um número ideal.

Assim, além de praia e piscina natural, daria para visitar as ruínas do castelo (#1), conhecer a reserva (#4) e dar uma esticadinha até a praia de Imbassaí que fica do ladinho.

Praia de Imbassaí | Foto: Gleidson Santos – MTUR

Onde se hospedar na Praia do Forte

Embora pequena, a Vila possui muitas opções de hospedagens. Das mais luxuosas como o Tivoli Ecoresort Praia do Forte (meia pensão), o Iberostar Bahia-All Inclusive e o Iberostar Selection Praia do Forte (all inclusive) até hostels mais em conta como o Praia do Forte Hostel

Há também uma infinidade de pousadas gostosinhas como a Pousada Casa de Praia, a Pousada Rosa dos Ventos e o Porto da Lua Boutique Hotel.

+ Oferta de hotéis e pousadas na Praia do Forte

Uma outra opção interessante seria alugar um apartamento, sobretudo se você estiver fazendo uma viagem em família. Também vale a pena dar uma olhada nas ofertas do Airbnb. Nesse caso, faça um cadastro prévio para garantir até R$ 179 de desconto na primeira reserva.

+ Oferta de apartamentos na Praia do Forte

Em relação a localização, se você não optar por ficar nos resorts, priorize as hospedagens mais próximas ao centrinho. Use a igrejinha de São Francisco ou o Projeto Tamar como ponto de referência que vai estar ótimo.

 

O QUE FAZER NA PRAIA DO FORTE

 

#1 Visitar o Castelo Garcia D’Ávila

Construído no século XVI a mando de Garcia D’Ávila e Francisco Dias D’Ávila, é considerado a primeira grande construção portuguesa no Brasil. E, ao que parece, a vila começou a se expandir a partir dos arredores do castelo. 

o que fazer na Praia do Forte

Vista interna das ruínas do Castelo Garcia D’Ávila | Foto: Cris Andrade

o que fazer na Praia do Forte

Vista externa das ruínas do Castelo Garcia D’Ávila | Foto: Cris Andrade

o que fazer na Praia do Forte

| Foto: Cris Andrade

 

#2 Passear na Vila

De dia ou à noite, passear na Vila é sempre uma delícia. Uma mistura de cenário de praia com cidadezinha do interior e um tanto de ares modernos. 

o que fazer na Praia do Forte

Igreja de São Francisco de Assis | Foto: Cris Andrade

A principal rua da cidade é exclusiva para pedestres, então dá pra passear tranquilamente.

Restaurantes rústicos e lojinhas charmosas são sempre um convite para fazer umas comprinhas, provar a famosa tapioca ou tomar um café.

o que fazer na Praia do Forte

| Foto: Cris Andrade

 

#3 Visitar o Projeto Tamar

O Projeto Tamar da Praia do Forte é um dos cantinhos que não poderia faltar nessa lista. O espaço oferece uma experiência super bacana, tanto para adultos quanto para crianças.

o que fazer na Praia do Forte

Tartaruga Cabeçuda moradora do Projeto Tamar | Foto: Cris Andrade

O Centro de Visitantes possui 10 mil metros quadrados e é um dos mais visitados do Brasil. Piscinas e aquários com tartarugas, tubarões e arraias são as principais atrações. Mas há exposições fixas, restaurantes e espaço multimídia.

Inclusive, é nesse trecho do litoral norte da Bahia onde ocorre a maior parte das desovas, principalmente das tartarugas Cabeçudas e tartarugas Pente (a diferença entre eles você também aprende na visita guiada).

 

#4 Conhecer a Reserva Sapiranga

Porque nem só de mar vive a Praia do Forte. A Reserva Sapiranga é uma área gigante de Mata Atlântica que merece ser explorada.

Normalmente os turistas alugam uma bike ou um quadriciclo para desbravar a região. Há, inclusive, passeios guiados. Fizemos o nosso com a empresa Porto Mar.

o que fazer na Praia do Forte

Reserva Sapiranga | Foto: Cris Andrade

Não deixe de parar no rio Pojuca para dar uma volta de caiaque ou se jogar numa tirolesa até o outro lado do rio. A Reserva Sapiranga é um pedacinho mais que especial da Praia do Forte.

o que fazer na Praia do Forte

Rio Pojuca na Reserva Sapiranga | Foto: Cris Andrade

 

#5 Curtir as praias

Clarooooo! Ir para o Nordeste e não se jogar no mar é quase um pecado. Águas  mornas e cristalinas  para banho, mergulho, snorkel e passeio de lancha. Tudo de bom! 

As principais praias da região são: Praia do Portinho, Praia do Portinho de Baixo, Praia da Barrinha, Praia do Chapéu, Praia do Lord e Praia das Piscinas Naturais de Papa Gente.

o que fazer na praia do forte

Praia do Portinho | Foto: Cris Andrade

o que fazer na Praia do Forte

Praia do Portinho | Foto: Cris Andrade

E, sobrando um tempinho, ainda vale conhecer o Instituto Jubarte, sobretudo se for época de avistar baleias! Viu só quanto programa bacana? Considere uma esticadinha até a Praia do Forte na sua próxima ida a Salvador.

 

Vale a pena alugar um carro

Rodar de carro pelo litoral da Bahia é uma delícia e, considerando a proximidade da Praia do Forte, vale muito a pena.

Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto.

Se tiver com um tempinho, aproveite e faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

Mais dicas da Bahia

+ Dicas da Chapada Diamantina

+ Dicas de Morro de São Paulo

+ Dicas de Salvador

Passeio saindo de Salvador

Se você não tiver muitos dias de viagem e quiser fazer apenas um bate e volta para a Praia do Forte, só para sentir o gostinho, deixo abaixo algumas sugestões:

Outras praias do Brasil


RESOLVA SUA VIAGEM PARA A PRAIA DO FORTE AQUI (com descontos)!

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (GANHE $200)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA

Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | 
PINTEREST | TWITTER


Foto Capa | Gleidson Santos – MTUR

signature
17 Comentários
  • Victoria Farina
    agosto 19, 2020

    Tenho MUITA vontade de visitar a Bahia mas ainda não tive oportunidade. A praia do Forte com certeza está nos meus planos futuros e adorei as dicas de viagem!

  • Polliana Ribeiro
    agosto 19, 2020

    Olá! Adorei a lista do que fazer na praia do Forte porque realmente mesmo em destinos de praia, não consigo ficar só na água ou na areia, por mais maravilhoso que seja. Gostei da opção do quadriciclo.

    • Viajante Comum
      agosto 19, 2020

      O tour de quadriciclo e a visita ao Castelo na praia do Forte são ótimas opções para alternar com os passeios de praia.

  • Itamar Japa
    agosto 19, 2020

    Que delicia de lugar! Fica bem pertinho de Salvador, realmente é um destino ótimo pra bate e volta, mas com tantas atrações interessantes e por ser um lugar tão lindo, de fato merece mais que um simples bate e volta! Eu adorei conhecer a Praia do Forte através do blog, espero ter a oportunidade de visitar em breve.

    • Viajante Comum
      agosto 19, 2020

      Vocês vão curtir, Itamar! Na praia do Forte dá pra relaxar e aproveitar também! Abração!

  • Ruthia Portelinha
    agosto 19, 2020

    Uma delícia esse passeio na Praia do Forte e região. Tem um bocadinho de tudo, lugares históricos, ambiente de praia, um projeto ambiental como o Tamar e ainda uma reserva natural como a Sapiranga. Um lugar lindo, para amar!

    • Viajante Comum
      agosto 19, 2020

      E tudo isso com acesso super fácil e custos médios. Vale a pena visitar a Praia do Forte! 🙂

  • Marcela
    agosto 18, 2020

    Sou doidinha para conhecer a Praia do Forte! Morro de vontade de passar uns dias lá. Quando puder vou seguir suas dicas todas! Obrigada

    • Viajante Comum
      agosto 18, 2020

      E já estou esperando as dicas econômicas da praia do Forte feita por vocês! Bjaum!

  • Danielle
    agosto 18, 2020

    Praia do Forte é um destino imperdível na Bahia: Saudades! Achei bem legal as suas sugestões de hospedagem na região, anotarei para a próxima vez. Sempre quando eu vou, fico no Hotel Vila Galés Marés, uma hospedagem próxima, confortável e cheia de atividades para toda família.
    A sua sugestão em alugar o carro é ótima, pois você tem liberdade em se hospedar onde quiser e fazer bate e volta para conhecer toda a região.
    Definitivamente, o Projeto Tamar é um marco ambiental importantíssimo e o ponto alto da visita é quando as crianças e adultos têm a oportunidade de entender a vida das tartarugas marinha, algumas em extinção.

  • Murilo Pagani
    agosto 17, 2020

    Que show essas dicas do que fazer na Praia do Forte. Eu achava que o passeio bate-volta desde Salvador já seria de bom tamanho, mas realmente é o tipo de lugar que a gente consegue aproveitar melhor se passar pelos menos umas duas noites, né?!

    Obrigado!

    • Viajante Comum
      agosto 18, 2020

      Combinando Praia do Forte com Imbassaí, daria até pra 3 ou 4 dias. Dá pra curtir bastante no esquema slow travel

  • Pousada Tatuapara
    julho 1, 2018

    Excelente post!! muito completo e com fotos incríveis!

  • Klécia
    novembro 2, 2017

    Eu adorei conhecer a Praia do Forte! Achei a vila muito bem estruturada, e o Castelo Garcia Davila é cheio de história pra contar! E aquela praia, gente? As piscinas naturais são lindas!

    • Edivani
      janeiro 19, 2020

      Eu só não gostei. Pq. Não. Tem banheiro. …deveriam fazer um banheiro. Ecológico….e. Cobrar. Uma. Taxa de. Uso

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!