Onde fica Porto de Galinhas, qual a melhor época para visitar e quantos dias ficar para aproveitar de verdade? Reunimos aqui as principais informações para você organizar sua viagem para esse paraíso pernambucano.
PORTO DE GALINHAS: Dicas para organizar a sua viagem!
#1 Onde fica Porto de Galinhas
Porto de Galinhas é um distrito do município de Ipojuca, localizado no estado de Pernambuco, a cerca de 60km da capital Recife.
O aeroporto mais próximo para quem deseja visitar Porto de Galinhas, é o Aeroporto Internacional de Recife.
DICA VC: No #8 deixamos um passo a passo sobre como chegar a Porto a partir de Recife.
#2 Qual a melhor época para ir a Porto de Galinhas
O melhor período para visitar Porto de Galinhas é de outubro a primeira quinzena de março quando as temperaturas estão altas e o tempo firme.
Há meses de transição que podem ter uma chuvinha vez ou outra, mas nada que atrapalhe a sua viagem, são eles, setembro e a partir da segunda quinzena março (obviamente que incidentes climáticos podem alterar isso).
#3 Quando chove em Porto de Galinhas
Os meses que ocorrem mais chuvas são de junho, julho e agosto. Assim, mesmo que você pegue algum dia de sol ou tipicamente nublado, como as chuvas são mais recorrentes, é provável que você não pegue, por exemplo, as piscinas naturais tão transparentes como costumamos ver nas fotos.
#4 Quantos dias ficar em Porto de Galinhas
Por ser um distrito pequeno, a gente acaba pensando que não há muito o que fazer em Porto de Galinhas e arredores, mas, ledo engano. Assim, o ideal é ficar de três a cinco dias.
E, caso deseje explorar um pouco mais os arredores, sete dias seria uma quantidade perfeita.
#5 Principais regiões para ficar em Porto de Galinhas
Antes de decidir onde ficar em Porto de Galinhas é importante saber a distância de cada uma das localidades até o centrinho da vila, onde se concentram as lojinhas, bares, restaurantes e ponto de embarque das jangadas para as piscinas naturais).
Para você ter uma ideia geral da região, deixamos abaixo um breve resumo com as principais localizações para se hospedar em Porto e nos arredores. Vamos lá!
#1 Vila de Porto de Galinhas (Centrinho)
Ficar no centrinho da vila é ideal para quem está sem carro. Em uma caminhada de poucos minutos você estará nas piscinas naturais, na praia da vila, na rua das sombrinhas e no letreiro Porto de Galinhas.
Também estará próximo a serviços, além de bares e restaurantes que agitam a vida noturna da vila.
Aqui, no centro da vila, a maior concentração é de pousadas e pequenos hotéis. Veja aqui a seleção que preparamos com 10 pousadas no centrinho da vila de Porto de Galinhas.
#2 Praia de Maracaípe (3 km)
Embora Maracaípe esteja do ladinho de Porto de Galinhas, é um trecho que possui um visual bem diferente e uma vibe mais alternativa.
Quem opta ficar por aqui está buscando um ambiente mais tranquilo e com menos vai-e-vem sem deixar de estar próximo da vila.
Assim como na vila, a concentração aqui é de pousadas, na sua maioria. Algumas bem gostosinhas, a exemplo dos Xalés de Maracaípe.
Caso seja essa sua escolha, não deixe de conferir: Praia de Maracaípe: O que fazer e onde ficar!
#3 Praia do Cupe (5km)
É na praia do Cupe onde se concentram os hotéis com melhor infraestrutura. Como esse trecho é mar aberto, a melhor opção por aqui é ficar na piscina tomando um delicioso drink, só curtindo o visual do marzão (aposto que você se visualizou nesse cenário!).
DICA VC: Ficar em Maracaípe ou no Cupe é uma ótima opção para quem prefere um lugar mas sossegado mas não abre mão de estar perto do centrinho para dar um pulinho, uma noite ou outra, para aproveitar a vida noturna. Nesse caso, o deslocamento é rápido e tranquilo e pode ser feito por carro de aplicativo ou táxi.
#4 Pontal do Cupe (7 km)
O Pontal do Cupe é uma excelente escolha para quem quer ficar em uma ótima instalação e próximo a uma praia tranquila.
Diferente da praia do Cupe, que é mar aberto, o Pontal do Cupe possui uma extensa barreira de corais que permite que se forme uma grande piscina natural.
#5 Praia de Muro Alto (8 km)
Ficar em Muro Alto é ideal para quem está viajando em família buscando descanso e estrutura, sem abrir mão de uma praia maravilhosa. É aqui onde estão concentrados os melhores resorts da região.
A praia de Muro Alto é uma piscininha, ou seja, se estiver viajando com os pequeninos, é uma das melhores pedidas.
#6 Praia de Serrambi (13 km)
Há também a possibilidade de ficar hospedado em Serrambi, que está a aproximadamente 13km do centrinho da vila.
Normalmente, quem se hospeda por lá está mais focado em descansar, curtir a linda praia de Serrambi e aproveitar a estrutura das hospedagens.
Aproveito e já deixo algumas sugestões na região: Serrambi Resort, Pousada Palanca Negra ou algo mais familiar como a Villa Albardão Serrambi.
#6 O Uber funciona bem em Porto de Galinhas
O serviço de transporte de aplicativo funciona bem em Porto de Galinhas. Portanto, a locomoção a partir de hotéis um pouquinho mais afastados do centrinho da vila, caso você não tenha alugado um carro, será bem fácil.
#7 Vale a pena alugar um carro em Porto de Galinhas
Quem acompanha nossos posts aqui no blog sabe o quanto eu sou criteriosa sobre alugar ou não um carro, afinal, se for para ficar preso em trânsito, melhor nem sair da nossa cidade, não é mesmo?
Assim, minha indicação é a seguinte. Se você pretende ficar apenas curtindo a praia da vila e as atrações próximas como praia de Muro Alto, pontal do Cupe e praia de Maracaípe, caso não deseje alugar um carro, você consegue se deslocar facilmente por aplicativo e táxi.
Mas, caso você desembarque em Recife e resolva ir dirigindo até Porto, além de fazer passeios mais distantes como a praia de Carneiros, Ilha de Santo Aleixo e Maragogi, por exemplo, vale a pena alugar um carro.
Com essa escolha, além de baratear, sobretudo num grupo a partir de 3 pessoas, você ainda ficará livre para fazer a sua programação.
DICA VC: Caso queira fazer um orçamento de locação de veículo, deixamos como sugestão a Rentcars que oferece o serviço com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em até 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto.
#8 Como chegar a Porto de Galinhas saindo de Recife
Para você que vai desembarcar em Recife e quer seguir viagem para Porto de Galinhas, seja de carro, ônibus ou transfer, veja tudo explicadinho aqui: Como ir para Porto de Galinhas de Recife (de carro, ônibus e transfer)!
Lembrando que, se você for pernoitar em Recife antes de seguir para Porto, vale a pena dar uma voltinha rápida em Recife. Aqui um roteiro de 24h na capital pernambucana: O que fazer em 24h na cidade do Recife!
#9 Tábua da maré das piscinas naturais e melhores praias em Porto de Galinhas
E para finalizar as informações gerais, aproveito para deixar a tábua da maré para vocês se organizarem em relação ao melhor dia para visitar as piscinas naturais: Tábua da maré Porto de Galinhas (todos os meses do ano)!
#10 Vale a pena combinar essa viagem para Porto de Galinhas com outros destinos
Sim, muito! Principalmente se você tiver mais de 4 dias e quiser curtir apenas as principais atrações de cada destino.
Vou deixar aqui uma sugestão de roteiro: Roteiro Porto de Galinhas e Maragogi em 5 dias!
Dicas VC
– Buscando restaurante econômico em Porto? Caldinho do Cláudio e Farofa Fina.
– Compre os passeios de buggy e piscinas naturais nos quiosques das associações respectivas.
– Quer tirar aquela foto maravilhosa na Rua das Sombrinhas? Acorde cedo e dê um pulinho lá antes do café da manhã da sua pousada.
– Você será abordado muitas vezes por pessoas vendendo passeio. Não se incomode. Sorria e agradeça!
Grupo no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | MARAGOGI | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!
Contrate seu passeio em Porto
Abaixo deixamos algumas opções de passeios a partir de Porto de Galinhas contratados com a Civitatis.
9 respostas
Meu sonho é conhecer Porto de Galinhas! Tô amando seu blog e seguindo todas as dicas, não vejo a hora de tirar essa viagem do papel.
Eu passei uma temporada em Recife em 2019 e fiz um bate-volta pra Porto de Galinhas. Dps, voltei pra ficar 3 dias (na praia do cupe) e aproveitei bastante. Mas queria mesmo era ter me hospedado no centrinho, pra ficar perto do agito à noite rs. Uber funcionou quando precisei, mas prefiro não depender disso.
Estive em Porto de Galinhas mês passado! De fato, junho é uma época chuvosa hehe pegamos dois dias de chuva, sendo que um deles foi o dia inteiro debaixo d’água =(
Mesmo com a chuva conseguimos aproveitar as praias, pois ficamos 5 dias lá. Imagina se tivéssemos ficado só 1 dia?!
Pois é! Temos que parar de acreditar nos falastrões que dizem que é verão o ano todo, porque não é verdade! Ainda bem que deu pra aproveitar! Desejo que retorne em breve!
Porto de Galinhas é linda demais né? Passei os verões e férias de boa parte da minha infância e adolescência lá. Frequentava na época de ruas de terra, 3 pousadas, um único hotel. Não reconheço essa praia que hoje está tão famosa, mas que continua linda. Muito completo seu post :).
Porto de Galinhas é muito legal mesmo, uma viagem inesquecível. Parabéns pelo post completo!
Que saudade de Porto de Galinhas. Mais especificamente do Pontal de Maracaípe 🙂 esse lugar pra mim é um dos maiores paraísos do Brasil, amo demais
Que legal achar este post! Estou indo a Maragogi e vou aproveitar para rever Porto de Galinhas, seguindo tuas dicas. Obrigada!
ótimas dica de Porto de Galinhas, foi um lugar que amei conhecer. Espero poder retornar.