O passeio de trem para Morretes é um dos mais bonitos e mais procurados por quem desembarca em Curitiba.
Percorrendo a Serra do Mar, podemos apreciar o maior trecho contínuo de Mata Atlântica, construções antigas, túneis e montanhas. Além da passagem pela Ponte São João quando temos a sensação de estar flutuando (para mim, o auge do trajeto).
E, para esclarecer as principais dúvidas, reunimos nesse post as informações mais importantes sobre horários, valores, melhor lado para viajar e muito mais! Vamos lá!
PASSEIO DE TREM MORRETES: Informações Gerais
#1 De onde parte o passeio de trem para Morretes
O passeio de trem para Morretes parte da rodoferroviária de Curitiba, às 8h30min, rumo a estação da cidade de Morretes.
#2 Onde comprar e quanto custa o passeio de trem para Morretes
Você pode comprar seu bilhete diretamente com a Serra Verde Express, empresa responsável por operar esse passeio.
O valor do trecho no vagão turístico custa R$ 149 por pessoa. Já o vagão imperial, que utilizamos nessa oportunidade, custou R$ 270 reais por pessoa.
Há ainda outros vagões luxo, inclusive uma novidade que amei, um vagão especial para viajar com seu pet.
Atualmente são 7 tipos de vagões e o valor varia conforme a sua escolha, então, não deixe de consultar no site oficial para decidir a opção mais adequada para você. Vale a pena também consultar o calendário de saídas para organizar o seu roteiro de forma mais inteligente.
Vale lembrar que a Serra Verde Express pratica preços especiais para crianças, bebês de colo e melhor idade.
+ 10 lugares para viajar no Brasil: Destinos imperdíveis!
#3 Quanto tempo dura a viagem de trem de Curitiba para Morretes
O passeio de trem de Curitiba a Morretes dura cerca de 3h e meia se não houver nenhuma parada.
Como há trens de carga circulando no mesmo trajeto, caso alguns deles esteja se deslocando, o trem turístico para e cede passagem.
Ocorrendo isso, a viagem pode prolongar um pouco mais, podendo aumenta em até 1h.
#4 Como voltar de Morretes para Curitiba
A volta para Curitiba pode ser feita de van, trem, táxi ou ônibus interestadual Morretes/Curitiba.
Pessoalmente, não aconselho que o retorno também seja de trem, pois é uma viagem muito longa.
Assim, sugiro que você escolha o passeio pela ferrovia na ida ou na volta e faça o outro trajeto num veículo mais veloz.
Também é possível adquirir pacotes com a Serra Verde Express que incluem ida de trem + volta de van pela Estrada da Graciosa + almoço típico. É uma opção para quem não quer ter preocupação.
Eu optei por voltar por conta própria para ter mais tempo para passear na cidade de Morretes, além de poder escolher onde almoçar já que o restaurante incluso no pacote eu já havia conhecido em outra oportunidade.
Falando em prato típico, não deixe de ver nossas dicas de onde comer barreado em Morretes: Onde comer (o melhor) barreado em Morretes!
DICA VC1: Caso opte por voltar de ônibus, sugiro que compre sua passagem com antecedência no site da Viação Graciosa. O trajeto leva em torno de 1h e meia e o desembarque é feito na rodoferroviária.
DICA VC2: Alugar um carro em Curitiba pode ser uma ótima opção para quem não quiser fazer o roteiro de trem. Morretes está a apenas 70km de Curitiba e, fazendo o trajeto pela Estrada da Graciosa, você terá um plus de beleza. Caso seja essa sua opção, não deixe de orçar o valor das locadoras no site da Rentcars.
+ Ônibus Turismo Curitiba: Vale a pena?
#5 Morretes combina com…
Um roteiro interessante que pode ser feito para quem tiver ao menos uma semana disponível, seria combinar Curitiba, Morretes e Ilha do Mel.
Você ficaria dois ou três dias em Curitiba, alugaria um carro com a Rentcars (simule suas datas na caixa abaixo) e seguiria para Morretes, onde faria um pernoite.
Um trajeto curto (observe no mapa) com opção de curtir três cenários diferentes no Paraná.
Veja aqui algumas dicas dos destinos sugeridos nesse roteiro (Curitiba + Morretes + Ilha do Mel):
+ O que conhecer em Curitiba? 10 lugares que devem estar na sua lista!
+ O que fazer em Morretes: 7 melhores dicas para aproveitar muito!
+ Ilha do Mel/PR: como chegar, o que fazer e dicas para organizar a viagem (com gastos)!
DICA VC: Não entram carros na Ilha do Mel mas há estacionamentos ao lado do porto de embarque em Pontal do Sul onde os viajantes costumam estacionar. A diária varia de 25 a 35 reais.
E, para quem estiver pensando em visitar mais destinos nos arredores, seguem algumas opções de passeios com a Civitatis!
#6 Onde se hospedar em Morretes
Caso deseje pernoitar em Morretes, sugerimos algumas opções com localização próxima ao centro histórico: Nhundiaquara Hotel, Pousada Bella Morretes, Hotel Pousada Dona Laura e Pousada Cidreira.
Caso prefira buscar outro tipo de hospedagem, tanto em Morretes quanto em Curitiba, não deixe de pesquisar no site do Booking que pratica os melhores preços ou, consulte diretamente na caixa abaixo.
PASSEIO DE TREM MORRETES: Experiência no Vagão Imperial!
#7 Como é o vagão imperial
A viagem de trem para Morretes é um dos passeios mais bonitos rumo ao litoral. E, escolhendo o vagão imperial, a experiência será ainda mais especial.
A decoração desse vagão foi inspirada nos vagões-restaurantes da década de 30. São poltronas, lustres e alguns móveis de época que deixam o espaço muito elegante e bonito.
No total, são 20 lugares, divididos em mesas para 2 e para 4 pessoas. É possível escolher o assento na hora da compra.
+ Monte Verde (MG): melhor época, como chegar, quantos dias ficar e dicas!
#8 Como é o serviço de bordo do vagão imperial
Inicialmente, é servido um lanche simples, com um sanduíche, um pãozinho doce e uma fruta.
E, depois disso, bebidas liberadas até o final do trajeto (água, refrigerante, cerveja, café e chá).
+ Jardim Botânico de Curitiba: Visite o cartão postal da capital do Paraná!
#9 Qual o melhor lado do trem para viajar no vagão imperial
O lado que concentra a maior parte das atrações no trajeto Curitiba/Morretes é o esquerdo. Então, fica aí a sugestão.
No vagão imperial, viajamos nas poltronas 15/16 e foi perfeito. Caso opte pela mesa com 4 lugares desse vagão, prefira a do meio ou a do final do vagão.
#10 O passeio no vagão imperial vale a pena
Sim, muito! Eu já havia feito esse passeio na classe turística em duas outras oportunidades, tanto indo quanto voltando na hora do pôr do sol.
Dessa vez, optei por ir no vagão imperial achando que seria ‘mais do mesmo’ mas, realmente, superou minhas expectativas.
Viajar num vagão com decoração de época, com direito a um janelão (com possibilidade de abrir), pouca lotação e serviço de bordo foi muito bacana. Isso sem falar nos guias que dão uma aula sobre os acontecimentos históricos que envolveram a construção da ferrovia.
DICAS VC
– Morretes é uma cidade bem quente. Caso precise sair de Curitiba agasalhado, não esqueça de ir com uma peça mais fresca na parte de baixo.
– Não há banheiros no vagão imperial. Assim, será necessário utilizar o vagão da frente ou de trás. Mas isso não é um problema.
– Segurem bem suas câmeras, chapéus e eletrônicos. Se voarem, só restará dizer adeus.
– Se você está certo que deseja fazer esse passeio de trem para Morretes, sugiro que compre com antecedência, sobretudo se for no vagão imperial que possui menos assentos.
– Não deixe de provar as cachaças morretianas, além de levar de recordação as balinhas de banana de Antonina.
– Veja aqui algumas dicas para passear em Morretes: O que fazer em Morretes, Paraná: 7 melhores dicas para aproveitar muito!
10 respostas
Esse passeio de trem para Morretes é tudo de bom né? A vista é linda. Também já fiz e gostei de recordar contigo esse passeio
Simmm! O passeio de trem para Morretes é sempre uma delícia! E no vagão imperial a experiência foi ainda mais divertida.
Que legal sua experiência de passeio de trem de Morretes no vagão imperial! Fiquei encantada com a decoração de época e o conforto de janelão (para muitas fotos!), serviço de bordo e guia para explicar o passeio faz muita diferença. Lindo post!
Obrigada lulu!
Fiz essa viagem de trem até Morretes há alguns anos e não me lembro dessa opção do vagão imperial. Esse é um passeio que tenho que fazer novamente pois o tempo estava tão ruim no dia em que fui que mal víamos o entorno na serra de tanta neblina. E realmente o vagão imperial parece uma opção diferenciada para essa viagem, gostei!
O passeio de trem para Morretes no vagão imperial é uma proposta mais recente.Bjos!
Quando eu fui pra Curitiba pela última vez, tentei fazer esse passeio de trem até Morretes, mas o trem da frente descarrilou e tivemos que abortar o passeio… Deu pra ver algumas das paisagens bonitas pelo caminho, mas quero muito voltar agora pra conhecer Morretes e o Barreado!
Volta sim!!
Esse vagão imperial no trem para morretes é muito charmoso. E adorei saber também que é possível levar o animal de estimação no comboio. Curiosa sobre esse barreado…
É muito saboroso! Quando vier, não deixe de provar!