Atualizado em 04/2019
Se você está planejando conhecer Curitiba, capital do estado do Paraná, e está com dúvidas sobre locomoção, passeios, hospedagem e roteiro, você está no lugar certo!
Preparamos um resuminho das informações mais importantes para que sua passagem por essa cidade linda seja a mais perfeita possível. E, qualquer dúvida ou dica extra, é só deixar nos comentários.
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Chegando a Curitiba pelo Aeroporto Afonso Pena, basta sair do desembarque e virar à direita que você vai encontrar um posto de informações turísticas. Aproveita e já pega um mapinha para organizar seus passeios.
Informações Turísticas no aeroporto Afonso Pena em Curitiba
A cidade também oferece o disque-turismo (tel: 156 / 3350-6456), além de postos de informação nos seguintes locais: Centro Cívico, Jardim Botânico, Rodoferroviária e Torre Panorâmica.
COMO SAIR DO AEROPORTO
Se você estiver buscando uma opção barata, sobretudo se estiver sozinho, vale a pena usar o ônibus executivo. Em março de 2018 o trajeto estava custando R$15,00 para um trecho e R$22,50, comprando ida e volta no cartão de débito.
O balcão de venda fica do lado de fora, onde o ônibus fica estacionado (siga as placas). Explique ao motorista qual a localização que você quer ficar e veja se o ônibus passa por lá. As principais paradas são: Rodoferroviária, Teatro Guaíra, Receita Federal, Biblioteca Pública, Rua 24h e Shopping Estação. Para informações atualizadas, clique aqui!
Parada do Ônibus Executivo no aeroporto de Curitiba
ONDE FICAR
Na nossa última visita ficamos hospedados no Hotel Go Inn que fica ao lado do Curitiba Shopping, na fronteira entre o bairro do Batel e Água Verde. Achei a localização ótima e com excelente custo/benefício. Veja aqui mais detalhes desse hotel.
Há quem prefira fica nas proximidades do Centro da cidade. Se esse for seu caso, sugiro que fique na fronteira Centro/Batel, assim você estará próximo das atrações turísticas da cidade e também da vida noturna.
Hall do hotel Go Inn
Se estiver buscando hospedagem, sugiro que dê uma olhadinha no Booking (sempre fazemos nossas reservas por lá) há excelentes opções como o Radisson Hotel Curitiba, o Four Points By Sheraton Curitiba, entre outros. Algumas, inclusive, sem taxa de cancelamento ou pagamento antecipado. Veja outras ofertas!
Ou, utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia das opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.
Mas, se hotel/hostel não é a sua praia, sugerimos que busque um quarto ou apartamento no AirBnb. Cadastre-se aqui e já ganhe um descontão na primeira reserva. Ah! Não esqueça de ler todas as avaliações do imóvel escolhido e as opiniões sobre o anfitrião.
COMO SE LOCOMOVER NA CIDADE
Uber e 99 Pop | Ambos os serviços são bons mas usei mais o 99 Pop pois estava mais em conta (em torno de 20%).
Linhas urbanas | O transporte público em Curitiba funciona muito bem. Como turista, vale a experiência.
Ônibus Turismo | A linha turismo é um ônibus especial de dois andares que passa pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Jardim Botânico, Ópera de Arame, entre outros (veja no mapinha todos os pontos de parada).
Custa 50 reais por pessoa (abril/19), passa por 25 pontos, sem limite de embarque. Na primeira vez que estivemos na cidade, usamos o serviço. Veja aqui como foi nossa experiência.
Ônibus turismo na parada do Jardim Botânico
PARQUES
Impossível ir a Curitiba e não visitar alguns de seus parques. A lista é grande: Tanguá, Barigui, Bosque do Papa, Bosque Alemão, Tinguí, Parque das Pedreiras, entre vários outros. Coloca alguns na listinha e delicie-se!
Leia também: Parque Tanguá, uma das atrações mais lindas de Curitiba!
CERVEJARIAS
Não bastasse ser Capital Ecológica e Cidade Verde, a capital Curitiba também está almejando chegar a ser Capital da Cerveja. Afinal, são produzidos cerca de 400 mil litros mensais de Béra (gíria curitibana que significa cerveja). Até um Mapa Cervejeiro de Curitiba e Região Metropolitana, a cidade já lançou. Então, se você aprecia cervejas artesanais, não deixe de visitar alguma fábrica.
ONDE COMER
A cena gastronômica em Curitiba em super conceituada. Mas, a minha dica vai ficar no roteiro turistão, por onde a maioria dos visitantes passa, o bairro Santa Felicidade. Dá última vez que estive em Curitiba, não cheguei a conhecer o Madalosso.
É fato. Eu tinha uma certa resistência a um restaurante tão grande e tão movimentado. Dessa vez, cedi. E saí de lá surpresa. O rodízio é pouco mais de 50 reais e todos os pratos, sobretudo as massas, estavam perfeitos. Então, fica a dica, se vai fazer uma parada em Santa Felicidade, aproveita para comer no Madalosso.
Restaurante Madalosso em Santa Felicidade, Curitiba
DICA VC: De frente ao Madalosso gigante está o Velho Madalosso. Caso você prefira um ambiente mais tranquilo e simples, acho que você vai preferir. Vale a pena entrar nos dois antes de decidir. Lembrando que o Velho Madalosso é uns 3 reais mais caro mas tem 10 pratos a mais.
BARES E BALADAS
As principais ruas de bares e baladas estão no Batel, na Avenida do Batel, Vicente Machado e arredores. Acabou de chegar na cidade um Hard Rock Café. Fomos conhecê-lo e ficou super bonito. De vez em quando rola uns showzinhos por lá. Dá uma olhada na programação.
Um dos ambientes do Hard Rock Café Curitiba
O Largo da Ordem também é uma opção para quem curte algo mais roots, no esquema botequinhos.
ARTE DE RUA
Para quem curte street art, vai se esbaldar. Muitas manifestações legais espalhadas pela cidade de Curitiba.
CURITIBA DE BIKE
Se você gosta de pedalar, Curitiba é o seu lugar. São aproximadamente 300km de ciclovias que cortam praticamente 75 bairros da cidade. E, vários percursos levam aos principais parques da cidade. Para informações atualizadas, clique aqui!
ONDE COMPRAR SOUVENIRS
No Largo da Ordem | A feirinha que acontece todos os domingos está cheia de tranqueira pra gente levar de lembrança.
No aeroporto | Inaugurou a poucos meses a lojinha CWB Souvenirs que fica próxima ao checkin da Gol. Está cheinha de coisas legais. Todos os produtos de excelente qualidade e super criativos. Pra quem estiver pensando em levar uma lembrança bacana da cidade, vale super a pena. Até o frio de Curitiba embalado à vácuo eles vendem, rs…
Loja de souvenirs do aeroporto
EVENTOS PERMANENTES
Festival de Teatro | O evento ocorre desde 1992 e já virou referência nacional. Em 2018 entrou na 27ª temporada, que acontece de 27/03 a 8/4. Se você estiver por lá nesse período, vale a pena dar uma olhada na programação.
Brasil Motocycle Show | Os apaixonados por motos já têm desculpa para visitar Curitiba. Em 2018, o BMS entrou na sua 4ª edição em mais de 1000 m² de evento.
TRANSFER AEROPORTO/CURITIBA
O QUE CONHECER NOS ARREDORES
Parque Estadual de Vila Velha | O parque fica na cidade de Ponta Grossa. Lá você vai se deparar com lindas esculturas rochosas além das furnas. É passeio de dia inteiro. Aproveita e dá uma lida nas demais atrações da cidade: Ponta Grossa: Pontos turísticos e atrações naturais (Blog Viagens e Caminhos).
Morretes | O clássico passeio para conhecer a linda cidade de Morretes e comer o Barreado (prato típico), não pode faltar na sua viagem. É passeio de dia inteiro e a empresa que leva é a Serra Verde Express. Você pode contratar com eles vários tipos de passeios ou comprar apenas o bilhete do trem que é a opção mais barata. Veja aqui informações atualizadas.
Ilha do Mel | Particularmente, acho que a Ilha do Mel não é passeio para fazer num bate e volta. Mas, se essa for a sua única opção, se joga!
Vinícola Araucária | A vinícola fica em São José dos Pinhais e funciona diariamente das 9 às 16h. Aos sábados e domingos há visita guiada. Sugiro que já fique por lá e almoce no restaurante deles, o Gralha Azul Restaurante Campestre que abre para almoço às sextas, sábados, domingos e feriados. Não esquece de agendar.
Além desses, há empresas que te levam para o Vale do Itajaí para conhecer as típicas cidades alemãs e também para o Beto Carrero World.
+ DICAS DO PARANÁ
Curitiba |
- Linha Turismo de Curitiba: Usar ou não usar?
- Onde se hospedar em Curitiba!
- Jardim Botânico de Curitiba: conheça o cartão postal da cidade!
- O que conhecer em Curitiba? 10 lugares que devem estar na sua lista!
Ilha do Mel |
Morretes |
- O que fazer em Morretes, Paraná: 7 dicas para aproveitar (bem) o seu dia!
- Onde comer Barreado em Morretes, Paraná!
Amig@ viajante! Se esse post te ajudou a organizar sua viagem para Curitiba e você quiser dar uma força pra gente, que tal reservar sua hospedagem e/ou aluguel de carro usando os nossos links? A gente recebe uma pequena comissão que nos ajuda a bancar a manutenção do site e você continua pagando o mesmo valor. Agradeço o carinho e boa viagem! 
Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER
Imagem para salvar no Pinterest!
Angela C S Anna
dezembro 13, 2018eh tão engraçado quando leio relato da minha cidade e me pergunto quantas vezes já fiz tal trajeto ou coisa e não tenho nem fotos aheuaheu tipo esse do busão do aeroporto q sou parceira já e não tenho nem relato aheuahe a gente relaxa em gerar conteúdo com o q estamos acostumados né
Viajante Comum
dezembro 13, 2018Acho que nem é isso… Deve ser porque sempre pensamos que tá tão perto que uma hora a gente faz…rs…
Gerson
junho 8, 2019Gostaria de saber se sua cidade é segura para o turista
Viajante Comum
junho 8, 2019Se você estiver falando de Curitiba, sim, a cidade é segura. É preciso tomar precauções simples, como em qualquer grande capital. Um abraço!
Marcia Picorallo
dezembro 6, 2018Curitiba é uma capital incrível e merece o destaque dado pelos blogueiros de viagem. Não vi esta loja do aeroporto, muito legal o ambiente. Mas comprei souvenir na loja oficial, no Largo da Ordem. Afinal, é preciso aumentar a coleção de ímãs e canecas!
Viajante Comum
dezembro 6, 2018Hahaha! Sempre é preciso aumentar essa coleção!
Diego Cabraitz Arena
dezembro 4, 2018Curitiba é demais. Todas as vezes que fui tive pouco tempo para conhecer, tem vários pontos lá que estão na minha lista! Post está bem completo!
Jair Prandi
dezembro 3, 2018Excelente artigo! Curitiba é mesmo uma bela cidade, repleta de parques e praças, limpa e organizada!
Sabe que vendo a primeira foto percebi que estive ao lado do Relógio das Flores e não o vi! Talvez foi pelo fato de estar acontecendo a feirinha, cheio de gente!
Viajante Comum
dezembro 3, 2018Rs… Esse trecho fica realmente muitooo movimentado! 🙂
Fabiana Garbelotto
dezembro 3, 2018Amei o post!!!! Super bem escrito e tem todas as informações que preciso para terminar o planejamento da minha viagem pra Curitiba. 😉
Obrigada pelas dicas!
Deisy Rodrigues
maio 7, 2018Saudade de Curitiba, preciso voltar, principalmente pra conhecer a Ópera do Arame que estava fechada quando eu fui visitar, quase tiver um surto hahahahaha. Amei o roteiro e as dicas, bem completo e as fotos estão lindas.
Viajante Comum
maio 7, 2018Obrigada, Deisy! E volta mesmo! Beijo!
Leo Vidal
maio 4, 2018Eu adorei o memorial ucraniano quando visitei a cidade. Esse painel de Chaplin está lindo, não cheguei a ver.