Assim que decidimos viajar para Europa para visitar a Região do Vale do Douro em Portugal surgiram várias dúvidas: como chegar, melhor localização para se hospedar, quantos dias ficar, onde comer, quais vinícolas visitar e se valeria a pena alugar um carro.
Então, supondo que essas sejam as principais dúvidas dos viajantes que começaram a cogitar visitar a região, decidi reuni-las aqui nesse miniguia e compartilhar com vocês.
VALE DO DOURO, PORTUGAL: Organize sua viagem!
#1 Onde fica a Região do Douro
O Vale do Douro é uma localidade exuberante, cortada pelo rio Douro, situada na parte norte de Portugal, a aproximadamente 100km da cidade do Porto.
É a primeira região demarcada de Portugal, bem como a zona vinícola da qual se tem notícia no mundo (algo por volta de 1756).
Está margeada por vinhedos que estão dispostos em terraços totalmente adaptados a topografia montanhosa, fato que levou a região a receber o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco.
Tornou-se famosa por ser a maior produtora do famoso vinho do Porto mas vale lembrar que também produz ótimos tintos e brancos, além do moscatel.
+ O que fazer em Sintra, Portugal: Roteiro de um dia!
#2 Principais cidades da Região do Douro
O rio Douro é o terceiro maior rio da Península Ibérica. Sua foz fica no Porto mas ele nasce na Espanha, a cerca de 2000m de altitude, atravessa a fronteira até Portugal e depois segue ao encontro do mar.
As principais cidades para quem vai visitar a região do Douro são:
- Peso da Régua
- Pinhão
- São João da Pesqueira
- Vila Nova de Foz Côa
A Região Demarcada do Douro está dividida em três partes ou subrregiões: Baixo Corgo, Cima Corgo e Douro Superior.
Peso da Régua, localizada no Baixo Corgo, e Pinhão, localizada no Cima Corgo, são as cidades mais buscadas como ponto de apoio, em virtude da proximidade do Porto, bem como da infraestrutura.
É nos arredores dessas duas cidades que encontramos um bom número de vinícolas para visitar, degustar ótimos vinhos e até se hospedar como é o caso do The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca, da Quinta de La Rosa e da Quinta do Vallado Hotel.
Veja no mapa abaixo o trajeto entre as duas cidades.
+ Amarante, Portugal: o que fazer em dia saindo do Porto!
#3 Como chegar a Região do Douro
Por conta da proximidade do Porto, desembarcar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) será muito mais cômodo.
Daí, a partir do Porto, você poderá realizar o trajeto de carro, trem ou em excursão de um ou mais dias.
De Carro
Optando por carro, você poderá alugar antecipadamente no Brasil, pagar em reais e retirar no aeroporto do Porto, como nós fizemos.
A partir daí, é só seguir o trajeto de cerca de 100km, até Peso de Régua.
E, caso deseje passar também por Vila Real (sede administrativa da região), serão cerca de 120km.
Veja ambos os percursos no mapa abaixo.
DICA VC1: Alugamos o carro diretamente no site da Rentcars, um buscador que oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir o pagamento em 12x. Faça uma cotação aqui ou no quadro abaixo.
DICA VC2: Não deixe de alugar o pedágio eletrônico, chamado via verde. Vale muito a pena, te poupa tempo e algum eventual estresse por conta de pagamento de tarifas.
De trem
Indo de trem, com a empresa Comboios de Portugal, você pode embarcar na Estação São Bento e desembarcar em Pinhão. Simule aqui valores e horários.
DICA VC: De junho a outubro é possível fazer um passeio de trem de Peso da Régua a Tua no Comboio Histórico do Douro que conta com locomotiva a vapor e 5 carruagens históricas. Se você vai viajar nesse período, vale muito a pena. Veja mais informações aqui.
De excursão
DICA VC2: Algumas sugestões de passeio de um dia para a Região do Douro, saindo do Porto.
#4 Quando ir para a Região do Douro
Um bom período para visitar a Região do Douro seria na primavera ou no outono, quando as temperaturas médias estão mais amenas e há pouquíssima possibilidade de chuvas.
Dezembro, Janeiro e Fevereiro são meses bastante frios, podendo chegar a temperaturas abaixo de zero, além da chuva. Março diminui um pouco e abril pode ter dias chuvosos ou ensolarados, a depender do ano.
Maio e Junho são os meus meses preferidos, juntamente com outubro e novembro. Nesses meses, os dias estão em sua maioria bem bonitos, sejam floridos, sejam com paisagem outonal.
Nos meses do verão, sobretudo julho e agosto, por se tratar de meses de férias e alta temporada, a região fica bastante movimentada.
Se você estiver indo nessa época, além de considerar o calor, que pode alcançar temperaturas nos arredores dos 40 graus, adiante-se nas reservas de visita a vinícolas, bem como hospedagem e restaurantes mais famosos.
Setembro é também um período de muita procura pois é o mês no qual ocorre a vindima.
Por fim, de forma geral, podemos dizer que viajar entre maio e setembro é uma boa escolha, tendo em mente os permenores informados acima.
+ Degustação de vinhos na Quinta São Luiz
#5 Onde ficar na região do Douro
Há várias opções de hotéis e quintas para se hospedar na região do Douro. Se você está buscando uma localização mais central, sugiro que fique em Peso de Régua ou Pinhão, entre elas ou nas proximidades.
Contudo, há várias hospedagens um pouco mais afastadas que justificam a escolha, a exemplo do Six Senses Douro Valley que é um dos melhores da região.
Para facilitar a sua busca, organizamos abaixo mais algumas opções:
Hospedagens de alto padrão
The Vintage House – Douro (Pinhão)
Vila Galé Douro Vineyards (Entre Régua e Pinhão)
Casa de Casal dos Loivos (Pinhão)
The Vine House – Quinta São Luiz (Entre Régua e Pinhão)
Hotel Rural Quinta do Pego (Entre Régua e Pinhão)
+ Consulte aqui outras hospedagens de alto padrão
Hospedagens medianas
Original Douro Hotel (Peso da Régua)
Hotel Régua Douro (Peso da Régua)
LBV House Hotel (Pinhão)
Hospedagens econômicas
Casa do Salgueiral Douro (Peso da Régua)
Hotel Columbano (Peso da Régua)
Casa Vila Rosa (Peso da Régua)
Casa do Olival (Peso da Régua)
Império Hotel (Peso da Régua)
Hospedagens em Vinícolas
The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca (Lamego)
Quinta de La Rosa (Pinhão)
Quinta do Vallado Hotel (Peso da Régua)
#6 Quantos dias ficar na Região do Douro
Acredito que três dias e duas noites é um período ideal para quem busca conhecer um pouco mais que o básico e sem correria.
Mas, se você partir cedo do Porto e fizer apenas um pernoite, vai dar para conhecer uma cidade no trajeto, almoçar e jantar em bons restaurantes, curtir uma ótima hospedagem e ainda fazer um passeio de barco no dia seguinte antes de retornar.
Vale lembrar que se você estiver de carro alugado facilitará muito os deslocamentos entre as cidades.
Então, se você tem muito desejo de conhecer a região e tiver apenas dois dias e uma noite, se organizando direitinho (aproveite todas as nossas dicas), você vai conseguir aproveitar bastante.
Para os amantes de vinho ou para quem estiver curtindo um momento especial a exemplo de lua de mel (fica aí a sugestão para os pombinhos), vale a pena esticar para uns 4 ou 5 dias.
Assim, você irá conseguir visitar cidades nos arredores, a exemplo de Lamego, curtir a estrutura de ótimos hotéis localizados em quintas com vista para o Douro, além de apreciar a gastronomia que conta, inclusive, com restaurantes premiados.
+ Lisboa para iniciantes: O que conhecer na primeira visita!
#7 Vale a pena alugar um carro para visitar e se deslocar na Região do Douro
Particularmente, não curto muito alugar carro durante as viagens. Contudo, o roteiro por alguns destinos fica mais proveitoso utilizando essa opção, e o Vale do Douro é uma deles.
Além disso, o deslocamento para as vinícolas e entre as cidades é muito mais facilitado pois as opções são muito limitadas.
DICA VC: Vale ressaltar que as estradas são muito boas mas há trechos bastante sinuosos, então, é preciso atenção redobrada.
+ Hostels em Lisboa: 7 melhores opções!
#8 Vale a pena um bate e volta
O Vale do Douro é uma região que merece uma estada de pelo menos 2 dias. Contudo, como nem sempre estamos com um roteiro mais folgado, fazer um bate e volta pode ser uma boa escolha para ter uma ideia geral da região e visitar algumas das principais vinícolas.
Nesse caso, vale a pena ir de trem, por conta própria, ou contratar algum tour guiado que já inclua o transporte, visita a vinícolas, almoço e retorno.
Também é possível ir de barco mas avalie se o tempo de trajeto será interessante para você.
DICA VC1: Indo de trem, por conta própria, já siga com um roteiro mínimo para aproveitar melhor o seu dia, escolhendo as vinícolas e restaurantes que você pretende visitar, passeios de barco no local (há passeios curtos entre 1h e 2h), distâncias, necessidade de reserva para visitas, serviço de táxi etc.
DICA VC2: Fazendo apenas um bate e volta, veja aqui as nossas sugestões de hospedagem no Porto.
+ Como ir do Aeroporto do Porto para o Centro?
#9 O que fazer na região do Douro
Vinícolas |
Embora haja muito mais vinícolas na região, separei dez que acredito que você não pode deixar de conhecer.
- Quinta da Pacheca
- Quinta do Vallado
- Quinta do Tedo
- Quinta do Bonfim
- Quinta do Crasto
- Quinta do Seixo
- Quinta de La Rosa
- Quinta da Rôeda
- Quinta das Carvalhas
- Quinta do Pôpa
Visitas Culturais |
- Casa de Mateus – Vila Real
- Museu do Douro – Régua
- Estação de Comboios de Pinhão – Pinhão
- Igreja da Misericórdia, Arcada e Torre do Relógio – São João da Pesqueira
- Santuário de Nossa Senhora dos Remédios – Lamego
Passeios |
- Passeio de Barco Rabelo do Cais do Pinhão até Tua
- Parque Ecológico do Vale do Côa e Circuito Arqueológico Freixo de Numão – Vila Nova de Foz Côa
- De Régua a Pinhão pela N222 com parada no Miradouro de São Leonardo de Galafura
+ Chip de Celular em Portugal: Onde comprar no aeroporto do Porto e Lisboa!
#10 Seguro Viagem Obrigatório
Não esqueça! Portugal exige a contratação do seguro viagem para turistas. Portanto, já inclua no seu orçamento.
Clique aqui ou na imagem abaixo para fazer um orçamento com a Seguros Promo e ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras e, assim, contratar nas melhores condições.
#11 Mais passeios no Porto
#12 Free Tours no Porto
#13 Mais cidades para visitar a partir do Porto
Imagem Capa |de Bruno Madeira por Pixabay
7 respostas
Ótimo guia de dicas de viagem do Vale do Douro em Portugal. É um destino que tenho muito vontade de conhecer. Achei super legal a dica do passeio de trem histórico. Gosto muito desse tipo de atividade.
O passeio no trem histórico no Vale do Douro tem uma data específica. Estando lá nesse período vale muito a pena!
Faz tanto tempo que conheci Portugal e apesar de ter ficado bastante tempo, tenho que voltar pq tem muito mais coisa interessante e linda para ver e fazer! Quero muito conhecer melhor o Vale do Douro com essas paisagens incríveis!
Portugal é um destino para ir inúmeras vezes e nunca ficará repetitivo. Lisboa, Porto, Vale do Douro, Serra Estrela e tantos outros cantinhos…
Que incrível, não sabia da existência desse pedacinho do paraíso em Portugal. Amo acompanhar o blog, sempre com novidades e ótimas dicas 🙂
Obrigada Iza! Agora já pode planejar incluir a Região do Douro no próximo roteiro por Portugal!
Que delícia esse seu roteiro pelo Vale do Douro. Pretendemos conhecer a região numa próxima ida a Portugal, anotei tuuudo aqui :).