Se você está viajando para Gramado e Canela e optou por não se deslocar até o Vale dos Vinhedos, a Vinícola Jolimont é uma ótima escolha, tanto para visitação quanto para degustação de vinhos, nas proximidades de ambas as cidades.
VINÍCOLA JOLIMONT: Visitação, Degustação e Pisa da Uva!
A Vinícola Jolimont é uma das pioneiras na produção de vinhos finos e artesanais.
Trata-se na verdade uma vitivinícola, como eles fazem questão de se apresentar, ou seja, toda a produção é de uvas próprias.
Estivemos por lá em um feriado de Carnaval, fizemos a visitação, a degustação e ainda curtimos a Pisa das Uvas.
Veja abaixo todos os detalhes, período da pisa, valores e dicas!

#1 Onde fica a Vinícola Jolimont
A Vitivinícola Jolimont fica localizada na área rural da cidade de Canela, na Estrada Morro Calçado, Serra Gaúcha
Tomando como ponto de partida a Catedral de Pedra, serão cerca de 7km em um lindo trajeto com muito verde e montanhas.
Abaixo o mapa para você se orientar melhor.
DICA VC1: Caso esteja de carro próprio ou alugado, a Vinícola Jolimont possui estacionamento gratuito.
DICA VC2: Considere alugar um carro para viajar para Gramado e Canela. Facilitará demais os deslocamentos já que a maioria dos pontos de visitação são distantes, sobretudo se você ficar circulando entre as duas cidades. Inclusive, já indico que você retire o carro diretamente no aeroporto de Porto Alegre.
Vale lembrar que a Rentcars oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou no quadro abaixo!
DICA VC3: Caso vá pernoitar em Porto Alegre para seguir viagem no dia seguinte, seguem algumas opções de hotéis nos arredores do Aeroporto Salgado Filho: Onde pernoitar perto do Aeroporto de Porto Alegre!
DICA VC4: Caso opte por não alugar um carro, deixo abaixo algumas opções de transfers até Gramado/Canela.
#2 Como é a visita e a degustação na Vinícola Jolimont
O tour básico oferecido pela Vinícola Jolimont que inclui visitação e degustação é chamado de Tour Jolimont.
Assim que compramos os bilhetes de entrada, recebemos uma taça que pode ser de vidro ou cristal (nesse último caso, há acréscimo de valor) e, na sequência, ficamos aguardando um dos guias chamar o número do grupo da vez.
Aproveitamos esse momento para tirar algumas fotos nas proximidades pois os vinhedos estão do ladinho e a paisagem é belíssima.

Quando nosso grupo foi chamado, fomos para um galpão cheio de barris de vinho e assistimos a um vídeo sobre a origem da vitivinícola e seu fundador, o francês Jacques Brière que se estabeleceu na região no final da década de 40.
Na sequência, ouvimos explicações sobre o processo de produção e armazenamento e já iniciamos provando dois rótulos de espumantes, a escolher, brut ou moscatel.

Em seguida, fizemos uma foto num chroma key (fundo verde) para eles colocarem paisagens da vinícola na edição.
Essas fotos ficam disponíveis para compra no final do passeio por 35$ a unidade, garantindo algum desconto se você levar o pacote.
Por fim, entramos em uma outra sala onde houve degustação de cerca de 7 rótulos, enquanto o guia dava dicas básicas sobre como provar, sentir o aroma, segurar a taça etc.
DICA VC: Na ocasião da nossa visita, um representante da Família Chaulet (uma loja familiar de queijos e salames localizada na vizinhaça) nos serviu alguns produtos para harmonizar a charcutaria local com os rótulos da Jolimont.

Pisa da Uva |
Além do passeio, ainda será possível participar da divertida Pisa da Uva que simula a comemoração da safra e da colheita.
A Pisa da Uva é um resgate do antigo ritual de maceração das uvas, ao som de palmas e muita música típica gaúcha.
Jogamos as uvas, entramos no descalços no barril e começamos a pisotear. Uma farra!

Depois da pisa, antes de deixar o barril, “carimbamos” nossos pés em uma tela de papel para levar de recordação.

DICA VC1: Vá de bermuda ou uma peça que seja possível levantar ou dobrar porque fica tudo roxo.
DICA VC2: Além da visitação + degustação e da Pisa, também é possível agendar o Piquenique entre os parreirais, com espumante e tábua de frios.
DICA VC3: A pisa das uvas acontece todos os dias das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Depois que lavamos e secamos os pés, fomos passear na vinícola e, por fim, passamos na lojinha para ver as fotos que tiramos durante a visita e aproveitamos para degustar outros rótulos antes de decidir quais levar.
DICA VC: Caso deseje levar um volume grande de garrafas (inclusive se você quiser comprar um barril, também é possível), a Jolimont despacha via Correios para o seu endereço.
+ Pousadas e hotéis em Canela: melhores opções, valores e dicas!
#3 O que fazer nos arredores da Vinícola Jolimont
Visitar o Mirante |
Após a degustação e a pisa não deixe de caminhar entre os parreirais rumo ao mirante para apreciar o visual do Morro Calçado.

Degustação na Família Chaulet |
A poucos metros da Vinícola Jolimont no sentido de Canela, vale a pena parar para uma degustação de queijos, salames, copas e doces produzidos artesanalmente.

Flor do Vale – Alambique e Parque Ecológico
Um lindo parque com trilhas e cachoeiras além de um alambique onde você pode conhecer o processo de produção artesanal das cachaças.
Curtir o Alpen Park |
O Alpen Park é um parque de diversões que está a meio caminho da Catedral de Canela e a Vitivinícola Jolimont. Vale a pena combinar as duas visitas por conta da proximidade e aproveitar para curtir o famoso trenó!
DICA VC: Não é cobrado ingresso para entrar no parque, você pagará apenas para curtir os brinquedos, além do estacionamento.
+ Wine Garden Miolo na Serra Gaúcha: Um fim de tarde perfeito!
#4 Quanto custa para visitar a Vinícola Jolimont
Comprando pelo site, os valores em janeiro de 2024 são os seguinte:
- Tour Jolimont: 129$ com taça de vidro e 159$ com taça de cristal (até 25 pessoas)
- Tour Premium: 340$ (até 8 pessoas)
- Pisa da Uva: 79$ (em grupos)
- Piquenique: 290$ (2 pessoas)
DICA VC1: Esses valores acima são para a compra antecipada pelo site. Comprando direto na bilheteria haverá um acréscimo.
DICA VC2: Meia entrada para estudantes, idosos, pcd’s e crianças de 12 a 17 anos na visitação.
DICA VC3: Há isenção de ingressos para crianças de até 11 anos na visitação.
DICA VC4: Você também pode adquirir seu ingresso pela Civitatis no link abaixo.
+ O que fazer em Campos do Jordão: 10 melhores passeios para um fim de semana!
#5 Horário de funcionamento
A Vinícola Jolimont funciona todos os dias das09h00 às 16h45.

DICAS VC: O passeio e a degustação duram em torno de uma hora e meia. Incluindo a Pisa, um passeio até o mirante, fotos é uma passada na lojinha, considere ficar na Vinícola entre 2h e 2h30min.
#6 Mais Passeios em Canela
#7 Pousadas e hotéis em Canela
Caso você não esteja buscando uma hospedagem na área rural, ficar hospedado nos arredores da Catedral de Pedra é a melhor opção.
Veja aqui algumas opções que reunimos para facilitar a sua busca: + Pousada e Hotéis em Canela: melhores opções, valores e dicas!
Respostas de 11
Gostei demais da sua dica! Já fui para a região duas vezes e ainda não visitei uma vinícola. Deve ser uma experiência incrível participar da pisa de uvas.
É muito divertido! Se for para a região no verão, aproveita para visitar!
Quando estive em Canela não conheci nenhuma vinícola, mas pretendo voltar próximo ano e vou explorar novos lugares, então curti a dica 🤩
Obrigada pelo post! Tenho muita vontade de fazer um passeio desse tipo numa vinícola e a Jolimont vai encaixar direitinho no meu roteiro!
Que paisagem linda. Faz lembrar o Douro aqui em Portugal. A técnica vinícola é muito interessante, e quando tem essa paisagem de fundo fabulosa dá muita vontade de conhecer.
Quando fui a Canela visitei a Vinícola Jolimont e gostei muito da experiência. O mirante é lindo, né?!? Adorei a degustação também. Ótima dica do que fazer na Serra Gaúcha!
A Vinícola Jolimont foi uma feliz surpresa!
Que delícia de passeio! Me lembro de ter passado próximo à Vinícola Jolimont na última vez que estive na serra gaúcha mas acho que na época não ofereciam ainda esse passeio completo com direito a pisa da uva. Agora preciso voltar hahaha
Que dica boa! Adoro Gramado e Canela e já estive por lá várias vezes, mas nunca fiz esse passeio. Pertinho e super interessante. O suco de uva deles é muito gostoso.
Conhecer a Jolimont é um ótimo programa para quem deseja conhecer um pouco do vinho nacional e não tem tempo de explorar o Vale dos Vinhedos. Adorei a sua experiência da pisa da uva.
Só fui uma vez pra Gramado e Canela e somente por 4 dias então o dia em Canela foi bem corrido e não deu para visitar a vinícola Jolimont – mas imagino que divertido deve ser essa pisa da uva! Sempre tem tanta novidade nessa região, que vale a pena voltar!