A visita guiada ao Palácio do Planalto, em Brasília, está entre as mais concorridas. E não é pra menos. A favor ou contra o governo que esteja atuando, todo mundo tem curiosidade de saber onde o Presidente da República dá as canetadas para decidir os rumos do nosso país.
ARQUITETURA
O edifício do Palácio do Planalto foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e concluído em abril de 1960.
Espelho d’Água e Parlatório_Palácio do Planalto
Internamente, a riqueza dessa obra são os vãos livres. Externamente, o ponto forte são as colunas e toda a sua leveza. Olhem de pertinho e vejam como é mínima a parte que toca solo.
Detalhe das colunas do Palácio do Planalto
ROLLS ROYCE
Já na entrada, no pilotis do Palácio do Planalto, você encontrará o Rolls Royce Silver Wraith. Aquele que a gente sempre vê na TV no desfile presidencial durante as comemorações do 7 de setembro.
Rolls Royce Silver Wraith
O carro está a disposição da Presidência da República desde a década de 50. O primeiro presidente a utilizá-lo foi Getúlio Vargas, durante as comemorações do Dia do Trabalho.
Além dos chefes do executivo, o rolls royce já transportou personalidades ilustres como a rainha Elizabeth II, o presidente francês Charles de Gaulle e o astronauta Yuri Gagarin. Chique, não?
AMBIENTES
A visita guiada funciona mediante agendamento prévio (como agendar e horários no final desse post).
Os visitantes são conduzidos pelos Salões Térreo, Nobre, Oeste e Leste, Sala de Reunião Suprema, Sala de Audiência, finalizando com aquela olhadinha básica no (mega) Gabinete Oficial do Presidente da República. Vamos conhecer?
Mural dos Ex-Presidentes | O mural dos ex presidentes encontra-se no primeiro salão que os visitantes têm acesso. Lá estão retratados todos os chefes de estado desde a Proclamação da República.
Nesse mesmo salão há três esculturas de um dos artistas mais renomados em arte popular, o nordestino Zezinho de Tracunhaém.
Santa Bárbara, Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição
Salão Oeste | Salão localizado no 2º andar onde se destaca essa tela da 1972 (sem nome) de autoria de Roberto Burle Max, dedicada a Mário de Andrade.
Salão Oeste e Painel de Burle Marx
Salão Nobre | O maior de todos os salões. Aqui é onde ocorrem os principais eventos como recepções, posse e transferência de faixa presidencial e recepção de autoridades estrangeiras.
Destaque para a rampa desenhada por Niemeyer que dá acesso ao mezanino
Parlatório | Utilizado, sobretudo, a cada 4 anos, na ocasião do discurso presidencial de posse.
Sala de Audiência | É nessa sala que o presidente da república recebe chefes de estados estrangeiros.
Na ocasião da visita, a Bandeira da República é substituída pela bandeira do estado estrangeiro.
Detalhes da Sala de Audiência
Passamos rapidamente pela Sala de Reuniões Suprema, onde ocorrem as reuniões ministeriais e com os governadores das unidades da federação e seguimos para o Gabinete Presidencial.
Gabinete Presidencial | Não é permitido circular no gabinete. O acesso é feito apenas da porta, que possui uma faixa de contenção. Ainda assim, dá pra ver tudo com detalhes. Amplo, com sofás, duas mesas de reunião e aquela vista para o Lago Paranoá.
Gabinete do Presidente da República
A GUARDA
Os Dragões da Independência ficam na rampa de 8h as 18h e, a cada 2h há troca de turno das duplas. O acesso ao Salão Nobre pela rampa principal só ocorre em eventos oficiais.
COMBINA COM
A visita ao Palácio do Planalto pode ser combinada com a visita guiada ao Palácio do Itamaraty, Congresso Nacional ou STF. Mas, caso prefira algo ao ar livre, vale explorar todos os cantinhos da Praça dos Três Poderes.
- Palácio do Itamaraty | Foto: Cris Andrade
- Congresso Nacional
- Praça dos Três Poderes
Para quem quer dar um volta no ônibus turismo, veja aqui como foi nossa experiência e todas as informações.
HORÁRIOS e AGENDAMENTO
As visitas ocorrem aos domingos, das 9h às 13h30. É solicitado que se chegue com antecedência de 20 minutos para exibição de um vídeo que mostra o protocolo de cerimônia da bandeira, dando uma pincelada nos aspectos arquitetônicos, finalizando com as rotas de fuga e o plano de prevenção contra incêndio.
Clique aqui para agendar a visita ao Palácio do Planalto. Lembre-se de levar um documento com foto no dia agendado.
AVALIAÇÃO
Achei a visita muito rápida. Ideal para quem tem pouco tempo. Particularmente, gostaria de ter ouvido mais sobre momentos emblemáticos e a história do lugar.
Em relação ao vídeo de inicialização da visita, achei desnecessário tantos minutos mostrando a rota de fuga.
Gostaria de ter visto algo mais lúdico, que abordasse a construção do edifício, como surgiu a ideia, essas coisas. De qualquer forma, acredito que é uma visita interessante para quem vem a capital federal.
Siga nosso FB e fique por dentro das novidades!
ALUGAR OU NÃO UM CARRO
Essa, sem dúvida, será uma excelente escolha. Mais autonomia para percorrer os pontos turísticos de Brasília e até, dar uma esticadinha a algum outro lugar das redondezas, como a Chapada dos Veadeiros. A Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
ONDE SE HOSPEDAR
Há excelentes opções de hospedagem em Brasília, como o Athos Bulcao Hplus Executive, o Nobile Suites Monumental ou o Meliá Brasil 21. Algumas, inclusive, sem pagamento antecipado e sem taxa de cancelamento. Utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver as opções e comparar os preços!
Booking.com
+ DE BRASÍLIA e ARREDORES
Comes e Bebes |
- Onde comer em Brasília: Villa Tevere!
- Onde tomar vinho em Brasília: wine bar descolado e sem frescura!
- Rancho Canabrava: aventura e lazer a 25km do Plano Piloto em Brasília!
Turismo Cívico |
- City tour em Brasília no ônibus panorâmico: vantagens e desvantagens!
- Capela de Niemeyer escondida no topo do Anexo IV da Câmara Federal em Brasília!
- Eixo Monumental de Brasília: o imperdível na 1ª visita!
Arredores de Brasília |
- Alambique Cambéba: tour, degustação e bistrô a 80 km de Brasília!
- Vinícola Goiás: visita aos vinhedos e experiência gastronômica!
- 10 motivos para você conhecer (hoje mesmo!) Cristalina no Goiás!
- Circuito fotográfico em Goiás: a beleza do cerrado no EcoBocaina!
- Principais trilhas e cachoeiras do Salto Corumbá a 120 km de Brasília!
- Salto do Itiquira: 168 metros de queda d’água que você precisa conhecer!
Esticadinha até a Chapada |
- Vale da Lua: formações impressionantes na Chapada dos Veadeiros!
- Que tal voar de balão na Chapada dos Veadeiros?
- Chapada dos Veadeiros: onde ficar (com conforto) em Alto Paraíso!
- Chapada dos Veadeiros: Águas Termais da Fazenda Morro Vermelho!
- Cachoeira Santa Bárbara: tudo que você precisa saber!
- Os encantos da Vila de São Jorge na Chapada dos Veadeiros
Em dúvida sobre o Seguro Viagem? Melhor ter e não usar não é mesmo? O Blog Viajante Comum conseguiu um desconto de 5% para os seus leitores no Seguros Promo! Basta usar o código VIAJANTECOMUM5 ! Clique aqui, conheça e faça uma simulação!
Vale lembrar que contratando com nossos parceiros você ajuda o Blog Viajante Comum a continuar produzindo conteúdo de qualidade e não paga nada a mais por isso!
Joyce Keller
junho 24, 2018Olá! Lendo seu post fiquei interessada em fazer a visita ao Palácio do Planalto, mas quando cliquei na sua indicação para agendamento, aparece que a conexão não é segura.
Carla Alexandra Fernandes Mota
fevereiro 7, 2018Imagino Brasília assim mesmo. Gostei. Quero muito conhecer.
Renata Rocha Inforzato
fevereiro 2, 2018Seu post está sensacional! Muito bem escrito, detalhado e com fotos muito bonitas. Não conheço Brasília, mas este é um dos tipos de passeio que gostaria de fazer. Sabe que em algumas visitas guiadas que fiz pelo Brasil, também notei essa falta de mais detalhes históricos e da construção? O pessoal precisa melhorar isso.
Viajante Comum
fevereiro 2, 2018Concordo com vc! Obrigada pela visita! 😉
Tina Wells
fevereiro 1, 2018Muito interessante, apesar de rápida. A arquitetura é realmente maravilhosa. Já o que acontece dentro o palácio do Planalto, bom, melhor nem comentar!
Analuiza
janeiro 30, 2018Visita interessantíssima pela história de nosso país através do Palácio do Planalto. Eu acho que todo viajante deveria visitar a capital federal pelo menos uma vez na vida. Eu já estive ai 2x, mas não fiz a visita guiada, ou seja, tenho que voltar uma terceira. 🙂
Viajante Comum
janeiro 30, 2018Voltando, avisa para irmos juntas! 🙂