É claro que a Chapada dos Veadeiros é sinônimo de trilhas e banho de cachoeira. Contudo, há várias outras coisas legais pra gente fazer por lá para completar a experiência.
Afinal, não há nada tão bom que não possa vir a melhorar, não é mesmo?
Pensando nisso, preparamos uma lista do que fazer na Chapada dos Veadeiros além de cachoeiras, para você encaixar entre uma trilha e outra.
Aproveite também para dar uma olhada nesse vídeo com dicas para quem está indo para a Chapada dos Veadeiros pela primeira vez!
CHAPADA DOS VEADEIROS: o que fazer além de trilhas e cachoeiras!
#1 Tomar café da manhã na feira do Produtor Rural e/ou na Feira do Cat
Só não fazemos o segundo round do café da manhã nas feirinhas quando ficamos hospedados na vila de São Jorge.
Mas, estando em Alto Paraíso, não tem jeito! Vamos para a Feira do Produtor Rural no sábado e para a Feira do CAT no domingo.
Por lá, um pouco de tudo, de caldo de cana com pastel a sanduíches veganos, sucos detox, café e até preparos de outros países como as cachapas da Venezuela que provamos em uma das muitas vezes que estivemos por lá.
+ Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: Vila de São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante?
#2 Pôr do sol no Jardim de Maitreya com vista para o Morro da Baleia
Um dos lugares mais especiais no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é o Jardim de Maitreya que, juntamente com o Morro da Baleia, formam um dos visuais mais lindos e místicos, sendo inclusive, um dos seus cartões postais.
Esperar o pôr do sol por aqui é uma das coisas que não pode faltar no seu roteiro.
DICA VC: Você pode combinar essa parada com os passeios ao Vale da Lua e/ou à Fazenda São Bento.
+ Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros: como chegar, valores e dicas!
#3 Fotografar no portal de Alto Paraíso e com os et’s espalhados pela cidade
Como ir para a Chapada dos Veadeiros e não fotografar no suposto disco voador?
E, embora se afirme que esta não foi a real motivação do portal, a gente adora se jogar no imaginário e se diverte mesmo!
Além do portal, encontramos algumas figuras (e naves) espalhadas pela cidade que merecem nossa visita.
Fique atento aos sinais, rs…
+ 10 lugares para viajar no Brasil: destinos imperdíveis!
#4 Curtir o banho nas águas termais (até o anoitecer!)
Não há nada melhor no fim de tarde, depois de uma longa trilha, que curtir as piscinas de águas termais até o anoitecer.
E dá até pra escolher! Águas Termais do Éden, Águas Termais de Morro Vermelho ou as Termas do Jequitibá que possui uma melhor estrutura.
+ Os 10 melhores passeios na Chapada dos Veadeiros!
#5 Voar de balão (e ver o cerrado lá de cima!)
Voar de balão na Chapada dos Veadeiros foi uma das experiências mais surreais que já vivi. Ver o cerrado lá de cima foi realmente inesquecível.
Confesso que, antes de entrar no cesto, eu estava com um certo friozinho na barriga. Mas, depois de embarcar e ver todo o profissionalismo da condução, relaxei e apenas curti o momento.
O voo pode acontecer no começo da manhã ou próximo ao final da tarde, a depender das condições do vento.
Subimos no final da tarde e vimos o pôr do sol lá do alto. Lindo demais!
DICA VC: Voamos com a equipe do Balonismo na Chapada, um pessoal sério, competente e super preocupado com a segurança.
+ Chapada dos Veadeiros: Como chegar, melhor época, quantos dias ficar e dicas essenciais!
#6 Aproveitar a vida noturna e a gastronomia (em Alto Paraíso e na vila de São Jorge!)
Curtir a noite na Chapada é uma delícia. E não importa se você está na vila de São Jorge ou em Alto Paraíso.
São muitos cantinhos com boa comida, música ao vivo e aquela vibe que só a Chapada dos Veadeiros tem.
Em São Jorge a vida noturna fica por conta dos clássicos botecos e vários restaurantes legais, a exemplo da Risoteria Santo Cerrado.
Já em Alto Paraíso, além de várias opções gastronômicas, ainda tem o animado ‘Vendinha 1961’ que, além do ambiente delicioso ainda é dono do melhor pastel da Chapada.
+ Destinos no Brasil para fugir do carnaval!
#7 Vivência/Visitação na Aldeia Multiétnica
Embora o Encontro de Culturas Tradicionais seja um evento que ocorre apenas uma vez por ano, fizemos questão de inclui-lo na lista de coisas para fazer na Chapada dos Veadeiros além de trilhas e cachoeiras. Afinal, é um momento muito especial que nos aproxima de culturas tradicionais e populares.
A primeira parte do evento é a Aldeia Multiétnica, onde podemos ter a possibilidade de vivenciar de perto, o dia a dia de povos indígenas e remanescentes quilombolas, além de poder conhecer outros pontos da cultura como, por exemplo, ver de pertinho o exemplar de uma Une, a casa tradicional dos povos do Alto Xingu.
Onde ficar na Chapada dos Veadeiros
Inicialmente você precisará decidir se ficará em Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante. Depois disso, veja as sugestões que deixamos abaixo.
ONDE FICAR EM ALTO PARAÍSO
– Para quem não abre mão de conforto, indicamos a Pousada Inácia (8,9), Casa Gengibre (9,8), Casa da Lua Pousada (9,2), Pousada Recanto da Grande Paz (9,2) e a Pousada Meu Talento (9,7).
– Para quem está buscando uma pegada mais econômica, indicamos os Chalés Alto da Estância (9,2), a Pousada dos Guias (8,7) e Pousada Alfa e Ômega (8,6).
– Para quem curte se hospedar em hostel, indicamos o Hostel Aventura (9,2), o Jardim da Nova Era (9,1), além de campings espalhados pela cidade.
ONDE FICAR EM SÃO JORGE
– Pra quem não abre mão de conforto, indicamos a Pousada Baguá (9,2), a Pousada Bambu Brasil (9,2) e a Pousada Casa das Flores (8,5).
– Pra quem está buscando uma pegada mais econômica, indicamos a Pousada Nenzinha (9,3), a Pousada Mundo Dha Lua (8,6), a Pousada Alecrim do Campo (8,4) e a Pousada Trilha Violeta (8,6).
– Pra quem busca uma vibe mística, indicamos a Shanti Pousada e Terapias (8,5) e a Namastê Pousada e Terapias (9,4). Ambas servem café da manhã vegano.
– Pra quem curte se hospedar em hostel, há o Savana Hostel (9,5) e vários campings espalhados pela vila.
ONDE FICAR EM CAVALCANTE
– A oferta não é muito grande mas há algumas opções como a Pousada Varanda da Serra (sauna e piscina), a Pousada Manacá (9,3), o Hostel e Camping Cavalcante (8,2) e a Pousada Recanto da Mata (8,9).
– Se você quiser ficar bem pertinho das cachus, uma opção seria se hospedar no sítio histórico dos kalungas, no Camping Santa Bárbara ou em casa para temporada no Engenho II, por exemplo.
Para ver outras opções, vale a pena incluir a data provável de sua viagem no quadro abaixo para ter uma noção de valores, ver outras ofertas e disponibilidade.
ALUGUEL DE CARRO NA CHAPADA DOS VEADEIROS
À exceção do Parque Nacional que está a 1 km do centrinho de São Jorge, a maioria das atrações da Chapada dos Veadeiros ficam distantes.
Então, caso você venha a partir de Brasília ou Goiás, alugar um carro e já retirá-lo no aeroporto é uma excelente opção para ter mais comodidade e melhor mobilidade.
Nós costumamos utilizar o serviço da RentCars e sempre ficamos satisfeitos. Faz um orçamento aqui ou no quadro abaixo para avaliar se vale a pena pra você!
Mais dicas da Chapada dos Veadeiros
– Organize sua viagem para a Chapada dos Veadeiros: Como chegar, melhor época, quantos dias ficar e dicas essenciais!
– Passeios para curtir em um fim de semana: Os 10 melhores passeios na Chapada dos Veadeiros!
– Encontre um local para curtir a noite em Alto Paraíso: Vendinha 1961 – A melhor noite de Alto Paraíso!
– Veja a lista de lugares para comer na Vila de São Jorge: Onde comer na Vila de São Jorge na Chapada dos Veadeiros!
– Está sem transporte? : Veja como funciona a carona para a Chapada!
Excursões a partir de Brasília
Vale lembrar que se você tem pouco tempo em Brasília ou quer apenas fazer um bate e volta, há a possibilidade de contratar um passeio de um dia com a Civitatis.
Nesse passeio você terá a possibilidade de escolher visitar o Vale da Lua ou fazer uma trilha mais extensa dentro do Parque Nacional.
20 respostas
Que legal ver que das 5 coisas para se fazer na Chapada, duas são de comida! Adoro! 🙂 E esse passeio de balão parece se rlindo demais.
Hahahaha!
Adorei tuas dicas do que fazer na Chapada do Veadeiros além das cachoeiras. Não Sabia do voo de balão, mas agora fiquei louca pra fazer. Obrigada pelas dicas!
Adoro posts assim que vão além do óbvio. Me animei demais com o café da manhã e já quero essa experiência, além de me conectar com os et’s sim, porque não? kkk
hahaha! Why not?!
Que delícia! Realmente dicas incríveis! Aproveitei boa parte delas… Mas fiquei louca aqui por ter perdido o café da manhã na feirinha… Ownnn… Mas a Chapada é demais e não vejo a hora de voltar!
Voar de balão? Nunca imaginei que tivesse essa opções por lá. Acho as dicas muito legais para mesclar com os passeios mais tradicionais.
Fiquei com mais vontade ainda de conhecer a Chapada dos Veadeiros. Muito legal e completo seu post
Adorei as dicas, vi um dia o balão passando sobre a piscina do hotel e fiquei louca pra voltar e fazer esse passeio na Chapada dos Veadeiros!
Nossaaa! Fiquei doida por esse passeio de balão! Eu nem sabia que tinha!!! Uma dica e tanto do que fazer em Veadeiros além das cachoeiras. Amei! É muito caro?
Adorei a matéria, MT bem explicado, direto, prático e com um tom super amigável. Estou me programando para ir à chapada (comprei pacote Hurb) e essas dicas vão me ajudar muito!!! Fiquei com mais vontade ainda.
Agradecemos o feedback, Patrícia! Obrigada! 🙂
Que massa essa lista! Não fazia ideia que rolava um passeio de balão, mas já me deu vontade mesmo com medo rs. As termas são o que há, né? Aproveitar e relaxar no final do dia.
Caramba, quanta coisa para fazer na Chapada dos Veadeiros…
Eu realmente pensava que era só trilha e cachoeira! hahahah
Tenho planos de ir pra lá ano que vem e já tô vendo que terei que passar mais tempo do que imaginava. Você acha que cinco dias inteiros é de bom tamanho ou seria melhor ficar mais tempo?
Ótimas dicas!
Abraço
Já que vem de tão longe, fica 7 dias e será perfeito!
A gastronomia é sempre ponto alto nas minhas viagens e gostei das dicas, tanto do café da manhã como das opções noturnas que você citou. São esses detalhes que nos fazem fazer um roteiro completo no destino, ainda mais na Chapada do vendeiros famosa pela cachoeiras. Ah, adorei aquela estátua de ET!
Adorei o post pq eu odeio água gelada e não sou fã de cachoeiras em geral por conta disso… Em lugares de natureza no Brasil a galera só dá dicas de cachoeiras e aí eu fico pensado que que eu iria fazer por lá… Bom saber que tem mais coisas para me motivar a conhecer a Chapada dos Veadeiros (além das paisagens lindas, claro). PS: morri de rir com os ETs kkkkk
Ah não sabia que tinha passeio de balão na Chapada! Perdi! Deve ser irado!
Olá. Gostaria de acrescentar que há muitas TERAPIAS e muitos TERAPEUTAS credenciados além de eventos e atividades místicas e espirituais.
Obrigada pela contribuição!