Vila São Jorge, na Chapada dos Veadeiros, o destino perfeito para quem busca descanso, paz, natureza e misticismo.
Cheia de ruas e ruelas de barro vermelho, tão característico da região do cerrado, a vila de São Jorge, localizada a apenas 36km de Alto Paraíso, abraça todas as tribos.
Pousadas, campings, hotéis de charme, restaurantes de preços variados e, não bastasse, ainda ostenta a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que fica a apenas 1km do centrinho da vila.
O QUE VISITAR NA VILA DE SÃO JORGE
Pode ser que no vai e vem para conhecer os atrativos localizados nas proximidades de São Jorge, você deixe de perceber os encantos da vila. Então, para que isso não aconteça, listamos uns cantinhos para você explorar entre uma cachoeira e outra. Vem ver!
#1 CAPELA DE SÃO JORGE
O que tem singela tem de bonita. Localizada bem no centrinho, a capelinha foi construída pelos garimpeiros que viveram na região e abriga uma lindo mosaico com a imagem de São Jorge. Não deixe de entrar para olhar de pertinho.
#2 ARTESANATO
Por todo lado tem lojinhas, carros-loja e barraquinhas (estas mais concentradas na proximidade do CAT) com várias coisinhas e muita arte. Vale uma visita para conhecer e apoiar a produção dos artistas da vila.
#3 CAT – ATENDIMENTO AO TURISTA
Se é sua primeira vez na Chapada dos Veadeiros, é legal dar uma passadinha no CAT para pegar informações sobre as atrações da região e/ou contratar um guia. Fomos em busca de uma mapa e demos a sorte de encontrar o Iuri, o funcionário do CAT que ajustou nossos roteiros para aproveitarmos da melhor forma.
#4 ARTE DE RUA
Muitos desenhos legais espalhados pela cidade. Arte em toda esquina. Abra seus olhos! 🙂
#5 CASA DE CULTURA
A Casa de Cultura Cavaleiro de São Jorge é um espaço bem bonito. Para tirar fotos, melhor visitar durante o dia. Mas volte à noite em alguma festa! São muitas!
E pra terminar nosso passeio, deixo com vocês um poema cravado na parede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros!
ONDE COMER NA VILA DE SÃO JORGE
A gastronomia da vila de São Jorge não deixa nada a desejar à Alto Paraíso. São restaurantes, risoterias, botecos, cafés, creperias, pizzarias…
São tantas opções que preparamos um post especial para falar sobre a nossa impressão de cada cantinho: Dá uma olhada: Onde comer em São Jorge na Chapada dos Veadeiros!
ATRATIVOS PRÓXIMO À VILA DE SÃO JORGE
Além das trilhas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, também vale a pena conhecer a partir da vila: Raizama, Morada do Sol, Águas Termais, Cachoeira do Segredo e Vale da Lua e Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo.
E, para detalhes como distância, valores de entrada de cada atrativo e estrutura, acesse: O que fazer em São Jorge: 7 passeios a partir da vila!
DICAS EXTRAS
– Embora não seja obrigatório, o ICMBio recomenta que o viajante tome a vacina contra a febre amarela pelo menos com 10 dias de antecedência;
– Leve dinheiro em espécie pois só há caixa eletrônico em Alto Paraíso e para algumas entradas de atrativos você vai precisar pagar com dinheiro em espécie;
– Se tomar remédios específicos, melhor levar. Na farmácia da vila não há muitas opções;
– Como não tem posto de gasolina em São Jorge, melhor abastecer assim que chegar a Alto Paraíso;
– Período seco: maio a setembro. Os rios ficam menos cheios e o risco de tromba d’água é mínimo;
– Período chuvoso: outubro a abril. Os rios e cachoeiras ficam bem mais volumosos;
ONDE FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS
A escolha dependerá muito da sua programação e tempo de permanência. Alto Paraíso, São Jorge ou Cavalcante? Essa normalmente é a dúvida constante dos viajantes.
Assim, decidimos preparar um post detalhado, explicando sobre as melhores escolhas de acordo com certos critérios e, deixando também sugestões com preços variados.
Dá uma olhada agora: ONDE FICAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS: Vila de São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante? ou coloca suas datas abaixo para ver um número maior de opções, comparar preços e analisar a qualificação dada por quem já se hospedou.
Para ver outras opções, vale a pena incluir a data provável de sua viagem no quadro abaixo para ter uma noção de valores, ver outras ofertas e disponibilidade.
VALE A PENA ALUGAR UM CARRO
Sim! A mobilidade para conhecer os atrativos da Chapada dos Veadeiros não é das melhores. Assim, vale muito a pena juntar com a galera e alugar um carro.
Indicamos o serviço da RentCars que, além de parcelar, não cobra IOF. Faz um orçamento aqui ou use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
DICAS IMPORTANTES
Está pensando em visitar a Cachoeira Santa Bárbara? Veja aqui nesse post todas as dicas sobre o trajeto, horários e valores!
Já pensou em voar de balão na Chapada dos Veadeiros? Veja aqui nesse post todas as informações para realizar esse sonho!
MAIS SOBRE A CHAPADA DOS VEADEIROS
+ O incrível Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros!
+ Chapada dos Veadeiros: Águas Termais da Fazenda Morro Vermelho!
+ Dicas de onde comer em Alto Paraíso!
+ Dicas de onde comer na Vila de São Jorge!
+ 5 coisas para fazer na Chapada dos Veadeiros além de cachoeiras!
Onde ficar em Alto Paraíso: Com conforto e perto de várias cachoeiras da Chapada dos Veadeiros!
APERTE O PLAY
+ VENDINHA 1961: O melhor bar de Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros!
26 respostas
Gostei tanto da Chapada, que estou voltando em Abril
E nós, final do mês! rs…
Meu sonho é conhecer a Chapada!!!! 🙂
Cês vão amar, Eloah! 🙂
Lugar mais do que especial. Amo a Chapada. Bom ver o Bar do Pelé nas suas dicas. É a cervejinha clássica pós trilha!! Me deu saudade! 🙂
🙂
Que vila bonitinha. Você chegou a se hospedar na vila?
Sim! 🙂
Adorei o post. São Jorge é show mesmo, nem se compara com Alto Paraíso, que é uma cidade sem graça, na minha opinião. Os restaurantes de São Jorge são um charme.
Que charme de lugar, deve ter sido mesmo incrível hein? Obrigado pelas dicas, abs
A Chapada é um passeio que está há anos da minha lista e nunca consigo. Mais uma vez, lendo seu post, me senti inspirada. Obrigada por compartilhar.
Nós que agradecemos, Luciana! 🙂
lugar imperdível pra qualquer viajante, quero muito voltar algum dia! As lojinhas e a arte de rua estão bem chamativas!
Eu ainda não conheço nenhuma das nossas lindas Chapadas, acredita? A dos veadeiros é linda demais (pelas fotos) e não vejo a hora de passar uma temporada por lá! Uma delicia ler um pouco sobre ela aqui! A vila de são jorge parece ser um lugarzinho super acolhedor!
Bem simples mas super acolhedor mesmo! 🙂
Que graça essa vila! Muitas dicas boas no post! Precisamos muito ir para a chapada dos Veadeiros. Que lugar lindo. Vamos guardar o post para quando chegar a hora.
Que lugar simpático hein?! Adorei o street art. Uma dia preciso ir conhecer esses lados do Brasil.Obrigado por compartilhar 😀
Vem mesmo! 🙂
Que linda que é a Vila de São Jorge, adorei seu post, a Chapada dos Veadeiros está em nossos planos para 2017, vou guardar suas dicas!
Que bom!
Adorei as pinturas da arte de rua e achei muito interessante esse ateliê musical. Tem muito lugarzinho bonito nesse nosso Brasil, né?!
Esse nosso Brasil é super especial, mesmoo!!
Que legal Cris! Adorei o post. Ainda não conheço a Chapada dos Veadeiros mas lendo seus posts já me sinto lá. hahaha! Obrigada pela dica. Beijo
Beijão!
Que gracinha de lugar! Amei! Eu adoro encontrar esses cantinhos que muitas vezes só o nosso país tem! Nunca fui a Chapada, mas de tanto ver post sobre lá me dá muita vontade, deve ser um lugar sublime! Vou guardar suas dicas sobre São Jorge, amei mesmo!
Adorei o atelier musical, parece um sítio muito fixe! Sou “gringa”, mas um dia gostava de conhecer! 🙂