Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

HOLANDA: Conheça as Casas Cubo Rotterdam (por dentro e por fora) + Roteiro de um dia!

Atualizado em janeiro/2020

Rotterdam é, definitivamente, uma cidade de arquitetura ousada e inovadora. Caminhar por suas ruas vai te deixar de queixo caído e a visita às Casas Cubo (Kijk-Kubus) vão te provar isso. 

Casas Cubo Rotterdam

Com um passado tenebroso, onde foi ferozmente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, Rotterdam se reergueu com uma nova roupagem, sobretudo arquitetônica.

A segunda maior cidade da Holanda, agora conta com edifícios modernos, instigantes, além de obras icônicas como as Casas Cubo.

Para facilitar a sua navegação, o texto estará dividido em duas partes:

PARTE 1 | Visitando as casas cubo de Rotterdam.
PARTE 2 | O que fazer em Rotterdam em um dia.

VISITANDO AS CASAS CUBO ROTTERDAM

#1 História das Casas Cubo

As Casas Cubo (Kubuswoningen) foram projetadas pelo arquiteto holandês Piet Blom com o apoio do governo municipal. O objetivo era dar um novo ar à cidade depois das grandes perdas pós bombardeios.

A intenção central do projeto de Blom era representar uma floresta ou um bosque de  casas. E assim foi. Trinta e oito casas inclinadas, formando o sonhado bosque amarelo. A ideia foi uma evolução das casas que já haviam sido construídas por Blom, na cidade de Helmond, também na Holanda.

 

#2 Casas Cubo por fora

Você vai ficar confuso ao primeiro olhar. Vai olhar, olhar novamente e… vai continuar confuso, rs…

Externamente temos a sensação que são cubos de papelão levemente encaixados, apenas esperando um sopro para se desmontarem.

Casas Cubo Rotterdam

Ao adentrar à circulação comum do condomínio é que começamos a entender melhor a concepção arquitetônica. Encontramos áreas comuns bem amplas e com vista para o exterior. Como não é muito extenso, é possível explorar tudinho.

 

#3 Casa Cubo por dentro

Para conhecer o interior das pitorescas casas cubo, você pode visitar a ‘Casa Cubo Museu’, nº 70. A entrada custa três euros e está aberta à visitação das 11h às 17h.

Chegue logo após a abertura pois, como a casa é pequena, na lotação máxima não é muito legal de circular.

Casa Cubo Rotterdam Holanda

Casa Cubo Museu localizada no nº 70 |

Como a Casa Cubo Museu está decorada com praticamente toda a mobília, é possível visualizar sua utilização na prática (já me imaginei morando e ficando zonza diariamente).

A construção, embora aparentemente simples, possui uma boa solução arquitetônica ao longo dos seus três pavimentos. Para quem se interessa por arquitetura, é possível ver exposta na entrada a planta baixa do projeto.

Casa Cubo Rotterdam

 

O interior é muito mais amplo e utilizável do que imaginamos ao ver do lado de fora. No primeiro pavimento ficam sala e cozinha. 

 

Um quarto, uma bancada e um banheiro se localizam um pouco mais acima.

 

No andar superior ainda há outra área que funciona como uma espécie de solário e um espaço para mais um ambiente.

Casas Cubo Rotterdam

#4 Posso me hospedar em uma Casa Cubo?

À exceção da Casa Cubo Museu, a maioria das casas está ocupada por habitações particulares e comércios.

A notícia boa é que há um hostel funcionando em uma das unidades. Então, se você quiser viver essa experiência, é só fazer uma reserva no Stayokay Hostel Rotterdam

#5 Onde se hospedar em Rotterdam

Se ficar nas Casas Cubo for muito ousado para você, não se preocupe. Rotterdam possui ótimas opções de hospedagem. Seguem algumas sugestões:

– Holiday Inn Express Rotterdam – Central Station

– The James Rotterdam

– Ibis Rotterdam City Centre

– Hote Bazar

Mas, se hotel/hostel não é a sua praia, sugerimos que busque um quarto ou apartamento no AirBnb. Aproveite, cadastre-se aqui e já ganhe um descontão  de até R$ 200 na primeira reserva. Ah! Não esqueça de ler todas as avaliações do imóvel escolhido e do anfitrião.

 

Ah! E, antes de ir embora, não deixe de ir até a Praça Comunitária para olhar pro alto. É possível ver o desenho de uma estrela de seis pontas formado pelas extremidades de  algumas das casas cubo.

Casa Cubo Rotterdam

O QUE FAZER EM ROTTERDAM EM UM DIA

Nós decidimos pernoitar em Rotterdam mas como sei que a maioria dos viajantes opta por fazer o bate e volta a partir de Amsterdam, vou deixar algumas dicas das principais atrações para você combinar com as Casas Cubo e curtir um dia em Rotterdam.

Conforme você pode ver no mapa com o roteiro que preparamos para te orientar, o nosso passeio começou pela Estação Central de Rotterdam (Central Station) porque foi por onde chegamos vindo de Paris.

DICA VC: Compre sua passagem de trem pelo site oficial.

 

#1 Central Station |

o que fazer em rotterdam em um dia

Hein56didden por commons.wikimedia |

 

#2 Edifício Lápis |

De lá, aproveite para ver de pertinho o Edifício Lápis e, na sequência, vá até o Mercado para admirar as paredes internas, a arquitetura e comer algum prato típico.

o que fazer em rotterdam em um dia

 

#3 White House |

Depois de dar um nó na cabeça visitando a ‘floresta amarela’, faça uma para em algum dos bistrôs às margens do canal do Porto Velho de Rotterdam para provar uma cerveja com vista para a White House.

 

#4 Markthal |

O Mercado Central de Rotterdam foi uma das construções que mais curti em Rotterdam. 

o que fazer em rotterdam em um dia

Imagem de vzoest0 por Pixabay |

As paredes internas são um espetáculo à parte mas eu fiquei mesmo foi e olho nas comidinhas.

o que fazer em rotterdam em um dia

Imagem de ddzphoto por Pixabay |

 

#5 Ponte Erasmus |

A ponte Erasmus (Erasmusbrug) liga as zonas sul e norte de Rotterdam. Inaugurada pela rainha Elizabeth em 1996, ficou famosinha desde então e merece sua visita.

o que fazer em roterda em um dia

Imagem de herry wibisono por Pixabay |

 

#6 Euromast |

o que fazer em roterda em um dia

Imagem de PDC23 por Pixabay |

Seguro Viagem Obrigatório para a Holanda!

Tratado de Schengen, ao qual Portugal é signatário, exige a contratação do seguro viagem para turistas.

E, mesmo que não fosse obrigatório, é mais que sensato você incluir essa pequena despesa no seu orçamento, sobretudo diante da realidade atual. Portanto, não hesite e contrate um seguro viagem para você e sua família.

Se tiver com um tempinho, clique aqui ou coloque seu destino na caixa abaixo para ter uma ideia das condições e valores aplicados por várias seguradoras e, assim, contratar nas melhores condições. Ah! E não esqueça de usar nosso cupom de 5%.

 

Viajante Comum Store

Espero que as nossas dicas sobre Rotterdam na Holanda tenham te ajudado! Aproveite para dar uma passadinha na nossa lojinha para garantir itens que vão deixar sua mala para Holanda muito mais organizada!

 

Mais dicas da Europa

Portugal |

+ O que fazer em Sintra, Portugal: roteiro de um dia!

+ Lisboa para iniciantes: O que conhecer na primeira visita!

Amsterdam |

+ O que fazer em Amsterdam em 2 dias – Blog Mapa na Mão

Budapeste |

+ O que fazer em Budapeste: 10 dicas imperdíveis (+ roteiro)!


RESOLVA SUA VIAGEM PARA HOLANDA AQUI (com descontos)!

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (GANHE $200)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA

Siga nossas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
 PINTEREST | TWITTER


IMAGEM PARA SALVAR NO PINTEREST


Foto Capa | Cris Andrade

signature
17 Comentários
  • Juliana Moreti | Turistando.in
    outubro 31, 2018

    Me hospedei no Stayokay justamente pela curiosidade em saber como è ficar dentro de uma casa cubo.
    😉

    • Viajante Comum
      novembro 6, 2018

      Que máximo Ju! Se quiser deixar o link aqui pra o pessoal acessar, pode deixar de boa! Beijos! Rotterdam é encantadora, né?!

  • Marcia Picorallo
    junho 5, 2018

    Que legal encontrar este post, outro dia li sobre Rotterdam e fiquei curiosa pra saber como são estas casas por dentro. Olha, confesso que achei bem estranho e acho que minha labirintite não gostou muito ahaha

  • Lulu Freitas
    maio 30, 2018

    Que lugar incrível. Deve ser muito estranho andar dentro do apartamento todo recortado, com paredes tão irregulares. Adorei as fotos! Me senti lá dentro com você.

  • Messias
    junho 23, 2017

    Fui lá em Julho de 2014 e foi sensacional! Peguei um trem e Amsterdam e fiquei a tarde em Rotterdam. Pena que sentei num banco e sem querer e esqueci minha câmera com todas as fotos da cidade. Mas lembro como se fosse hoje. Saudades…

    • Viajante Comum
      junho 23, 2017

      Triste por sua câmera mas bens materiais a gente se esforça e recupera! Agora essas suas memórias aí! Ninguém rouba, não é mesmo?!

  • Dalila Barakat
    março 26, 2017

    Ah muito legal conhecer melhor esse difícil por dentro. Já passei em frente algumas vezes mas nunca tinha entrado.

  • Simone Hara
    março 26, 2017

    Conhecer pessoalmente essas casa está na minha bucket list!
    Adoro arquitetura e desde a primeira vez que ouvi falar dessas casa fiquei fascinada e quero muito visitar a cidade e poder conhecer as casas cubo.

  • Klécia Cassemiro
    março 25, 2017

    Que casinhas mais loucas! Achei super curioso!! Deve ser muito divertido – ou seria pra mim – morar numa casa com essa arquitetura. Agora botei na cabeça que preciso entrar numa dessas! hahahah

  • Oscar Risch - www.viajoteca.com
    março 24, 2017

    Essas casinhas de Roterdãm são muito peculiares. Eu pessoalmente acho que não sei se iria gostar de morar em uma. Apesar de arquitetonicamente ser uma proposta interessante acho que não me acostumaria viver numa casa assim com paredes “inclinadas” Legal conhecer um pouco do interior das mesmas através do seu post 😀

  • Nunca ouvi falar nesse lugar tão lindo! Como pode?
    Adorei o post e quero conhecer.
    Abraços.

  • giselerocha5
    março 24, 2017

    Que bacaba!! Eu só conhecia por fora, mas como são lindas por dentro! Eu me mudaria para a Holanda tranquilamente, não sei se para Rotterdam. Se bem que nesses cubinhos eu moraria feliz da vida.

  • Adriana Mendonca
    março 24, 2017

    Haja arquitetura pra dar conta de fazer um negócio tão doido desses! Só de olhar a vista fica meio confusa hahaha! Achei o máximo!

  • Keul Fortes Ana Raquel
    março 24, 2017

    Gente, sou simplesmente loucaaa de vontade em conhecer Rotterdam. Na última vez que estive em Amsterdam foi por pouco que não vimos essa cidade 🙁 Preciso urgentemente voltar! Acho lindo essa arquitetura moderna deles. Parabéns pelo post !

  • Viajante Móvel
    março 23, 2017

    Achei super diferente! A impressão que tenho é que deve ser bem iluminada, bem clara.E o branco com amarelo da um contraste interessante!

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • error: Conteúdo protegido!