Atualizado em março de 2021
O Passaporte Estrada Real é uma iniciativa do Instituto Estrada Real. Um documento no qual o viajante vai registrar, por meio de carimbos iconográficos (e muito fofos!), a sua passagem pelos Caminhos da Estrada Real.
E, completando qualquer dos percursos, você terá direito a um Certificado que atestará a sua passagem pelo caminho escolhido. Uma lembrança linda!
PASSAPORTE ESTRADA REAL: Como emitir e onde carimbar
#1 O que é a Estrada Real
Chamamos Estrada Real os caminhos oficiais criados pela Coroa Portuguesa, que tinham como objetivo transportar as pedras preciosas de Minas Gerais até o Rio de Janeiro, remontando aos séculos XVII e XVIII. Uma verdadeira viagem no tempo.
A Estrada Real é considerada a maior rota turística do Brasil.
#2 Onde solicito meu passaporte
A solicitação do Passaporte Estrada Real pode ser feita pela internet, preenchendo esse formulário aqui. Na sequência, você receberá um e-mail de confirmação e um código para apresentar no dia da retirada. O formulário vale por 60 dias contados do dia do pedido.
#3 Locais de retirada
São vários pontos de retirada do Passaporte Estrada Real. Entre eles, Ouro Preto, Paraty, Tiradentes e Diamantina.
Como começamos o nosso roteiro por Ouro Preto, retiramos nosso Passaporte Estrada Real no prédio da FIEMG que fica na Praça Tiradentes. E já ganhamos nosso primeiro carimbo. 🙂
DICA VC1: Não esqueça de levar o e-mail de confirmação da solicitação (impresso ou digital) e um quilo de alimento não perecível ou um agasalho.
DICA VC2: O Instituto Estrada Real está trabalhando para oferecer aos viajantes uma versão virtual do Passaporte Estrada Real. Lembrando que o físico continuará sendo emitido para quem desejar. Pessoalmente, achei muito legal ter o documento impresso. Vale a pena ir até a um dos pontos para ter essa lembrança.
#4 Quais caminhos posso percorrer
Atualmente são 5 caminhos que você percorrer. A depender do seu tempo, você pode atravessar um deles inteiramente ou apenas seguir por alguns trechos, mesclando mais de um caminho. São eles:
- Caminho Velho: 710 km, no trajeto Ouro Preto/Paraty
- Caminho Novo: 515 km, no trajeto Ouro Preto/Rio de Janeiro
- Caminho dos Diamantes: 395 km ao longo da Serra do Espinhaço, no trajeto Ouro Preto/Diamantina.
- Caminho Sabarabuçu: 160 km, no trajeto Cocais/Glaura.
- Caminho Religioso:Inaugurado em 03/09/17, o Caminho Religioso (CRER) é o roteiro mais recente da Estrada Real, abrangendo um total de 38 municípios (32 em Minas Gerais e 6 em São Paulo).
DICA VC: Mesmo que seu objetivo seja percorrer mais de um dos caminhos, será necessário apenas um Passaporte Estrada Real.
#5 Onde posso carimbar o Passaporte Estrada Real
Todas as cidades que fazem parte de algum dos caminhos possuem, ao menos, um ponto de carimbo. Normalmente os postos estão nos Centros de Informação Turística mas também podem estar em hotéis ou restaurantes.
DICA VC: Consulte a lista dos pontos de carimbo aqui ou no site do Instituto Estrada Real.
#6 Como consigo o Certificado
Para receber seu Certificado é preciso concluir um ou mais caminhos, ou seja, o seu Passaporte Estrada Real precisa ter o número exato de carimbos referentes a determinado percurso, conforme abaixo:
- Caminho Novo: 08 carimbos
- Caminho Velho: 14 carimbos
- Caminho Sabarabuçu: 4 carimbos
- Caminho dos Diamantes: 10 carimbos
Se o número de carimbos estiver certinho, basta enviar um email com as fotos da página que contém os seus dados, bem como da página que exibe os carimbos conquistados, para o email passaporteestradareal@fiemg.com.br.
Infelizmente não conseguimos nenhum Certificado porque fizemos parte do Caminho Novo e parte do Caminho Velho, não concluindo totalmente nenhum deles.
No Caminho Velho passamos por Ouro Preto, Congonhas, Prados, Tiradentes e São João del Rei.
E, no Caminho Novo, passamos por Ouro Preto, Lavras Novas, Itatiaia e Ouro Branco.
Esperamos voltar em breve para fazer um novo roteiro, completar os carimbos do nosso Passaporte Estrada Real e emitir nosso Certificado.
E, se você está pretendendo fazer um dos percursos de carro, bike ou a pé, não esqueça de emitir seu passaporte e guardar essa lembrança pra sempre!
#7 Onde se hospedar na Estrada Real
Na ocasião do nosso roteiro pela Estrada Real, nos optamos ficar nas cidades maiores e com um pouco mais de infraestrutura.
Passamos por Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Itatiaia, Ouro Branco, Congonhas, Tiradentes, Prados e São João del Rey. Escolhemos como apoio as cidades de Ouro Preto e Tiradentes.
Em Ouro Preto, para cortar custos, decidimos ficar em dois hostels. Um dia ficamos no É Hostel e outros dois dias no Hostel Imperial. Mas há outras opções como a Pousada Colonial (nota 8,4), Hotel Pousada Clássica (nota 9,1), Pousada Solar Ópera (nota 9,3), entre outros.
Já em Tiradentes deixamos as seguintes opções: Pousada Berço da Liberdade (nota 8,2), Pousada Quatro Corações (nota 8,9) e Pousada Villa Real (nota 8,8). Para outras opções, faça você mesmo uma pesquisa. Basta colocar a provável data da sua viagem na caixa abaixo para ver as ofertas.
#8 Vale a pena alugar um carro
Ter percorrido Minas Gerais de carro foi uma experiência maravilhosa que indico de olhos fechados. Contudo, como há muitos trechos de estrada de chão, o nosso carrinho sofre. Então, sem sombra de dúvidas, é preferível alugar um veículo.
Caso queira fazer uma cotação para ter ideia dos custos, a Rentcars oferece o serviço sem IOF e ainda divide em 12x. E mais, pagando no boleto, ainda tem um descontinho extra. Faça uma cotação aqui!
Outras dicas de Minas Gerais que talvez você goste
+ TOP 10 – As obras mais marcantes de Inhotim!
+ Viagem de carro pelo Brasil: de Brasília a Inhotim!
+ Roteiro pelas 10 igrejas mais bonitas de Ouro Preto e Mariana!
+ De Ouro Preto a Mariana no Trem da Vale!
+ Onde se hospedar em Sete Lagoas com vista para a Lagoa Paulino!
Encontre a gente nas redes
| FACEBOOK | INSTAGRAM |
PINTEREST | TWITTER
ESTÁ NO PINTEREST? GUARDE A IMAGEM NO SEU PERFIL!
Foto Capa | Cris Andrade
15 respostas
Que lindo, eu fiquei sabendo há pouco tempo que esses passaportes existiam. É um souvenir de viagem bem legal
Simmm! Uma lembrança bem legal! Pena que não conseguimos fechar um Caminho inteiro para conseguir nosso passaporte! Desculpa pra voltar, né? 🙂
Boa iniciativa, imagino que as crianças adorariam colecionar os carimbos e seria uma grande brincadeira para elas.
Legal o passaporte ser trocado por alimento ou agasalho para doação.
Nós dois já chegávamos ao destino pensando no carimbo…Hahahah! Imagina a molecada! rs…
Nossa, que interessante. Nem sabia da existência desse passaporte. Já quero o meu! Passar por todos esses locais deve ser demais!
Minas é incrível mesmo! Beijos!
Ah, Cris… Só fui ler esse post depois que já percorri vários trechos da Estrada Real, em janeiro! Devia ter ficado ligada antes! Boas dicas!
Alguma dica de restaurantes bons e simples nessas cidades de Minas?
Que legal! Eu não sabia que existia esse passaporte. agora vou ter que voltar e fazer toda a rota da estrada real novamente só pra ter um todo carimbado heheheh
Hahahha! Tava procurando uma desculpa, né? Achou!! rs..
Boa noite! Acabei de fazer uma rota praticamente igual a de vocês. Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Itatiaia, Ouro Branco, congonhas, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Prados, Tiradentes, Sao Joao dey rei e Barbacena. Recomendo o passeio!!
Que delícia!! Minas é lindo demaissss!
Ansioso pra fazer os percursos com minha pcx e fazer história
Olá, boa tarde!
Meu nome é Silvana Ribeiro, sou assessora do Secretário de Educação da cidade de Ewbank da Câmara, MG, Michel Chagas!
Gostaria de saber como faço para cadastrar minha cidade na rota do carimbo para esse Passaporte!! Precisamos preencher algum requisito??? Onde e como obter esse carimbo???
Aguardando informações…
Desde já, muito obrigada!!!
Olá, Silvana! Tudo bem? Sugiro que vc entre em contato com o site oficial da Estrada Real > http://www.institutoestradareal.com.br/