Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

ROTEIRO PELAS 10 IGREJAS MAIS BONITAS DE OURO PRETO E MARIANA!

Atualizado em jan /20.

Ouro Preto, em Minas Gerais, concentra um dos mais completos exemplares de arquitetura barroca no Brasil, sobretudo quando falamos de suas igrejas. E Mariana, cidade vizinha, embora em escala menor, também possui uma bela arquitetura religiosa.

 

Assim, entre as inúmeras igrejas, passos e capelas, deixamos aqui, segundo nosso olhar, as 10 igrejas mais bonitas de Ouro Preto e Mariana que devem estar no seu roteiro para tornar sua viagem ainda mais memorável.

 

E mais! No final desse texto, deixaremos uma sugestão de roteiro para você percorrê-las a pé, tanto em Ouro Preto, quanto em Mariana. Lembrando que é possível ir de Ouro Preto a Mariana de trem em um passeio delicioso de um dia

LINDAS IGREJAS DE OURO PRETO E MARIANA

#1 Igreja de São Francisco de Assis

Para nós, a igreja de São Francisco de Assis é uma das mais lindas de Ouro Preto. A simplicidade arquitetônica de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e as pinturas do teto feitas pelo Mestre Ataíde são incrivelmente marcantes tanto em cores quanto em tridimensionalidade.

Disse-nos o guia que foi utilizada a mesma técnica da Capela Sistina e, ainda que não tenha sido, você vai esquecer do tempo admirando as minúcias de cada detalhe.

Inclusive, se você estiver apenas de passagem pela cidade e só puder escolher apenas uma obra para visitar, essa é a nossa sugestão. 

igrejas mais bonitas de ouro preto

Igreja de São Francisco de Assis | Foto: Cris Andrade

DICA VC1: Bem na frente da igreja de São Francisco de Assis é onde acontece a famosa Feirinha de Pedra Sabão. Prestigie e aproveite para levar uma lembrancinha de uma das principais cidades históricas do Brasil.

DICA VC2: A igreja fica localizada no Largo do Coimbra. Está aberta para os turistas de terça a domingo de 8h30min a 12h e de 13h30 as 17h. É cobrada uma taxa de visitação e não é preciso reservar com antecedência.

DICA VC3: Ficar hospedado nas proximidades da igreja de São Francisco é uma boa escolha. Veja algumas das opções que estão nos arredores: Pousada Minas Gerais, Pouso Jardim de Assis, Pouso das Glicínias e Pouso dos Sinos de São Francisco de Assis.

 

#2 Igreja Nossa Senhora do Pilar

Ao entrar na Igreja Nossa Senhora do Pilar, situada na parte baixa da cidade, no Largo do Pilar, você será ‘engolfado numa onda de ouro’ , nos dizeres do pesquisador Lourival Gomes Machado. E é bem fácil entender essa referência, afinal, foram usados mais de 400 kg de ouro na sua ornamentação.

igrejas mais bonitas de ouro preto

Igreja N. S. do Pilar | Foto: Cris Andrade

A Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, foi ornamentada com mais de 400kg de ouro!

#3 Matriz de Nossa Senhora da Conceição

Fechada para reforma e restauração há alguns anos, a Igreja Nossa Senhora da Conceição guarda, sob o altar da Nossa Senhora da Boa Morte, o túmulo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

igrejas mais bonitas de ouro preto

Igreja N. S. da Conceição| Foto: Cris Andrade

É uma das mais emblemáticas igrejas de Ouro Preto pois, além de se tratar de um projeto do pai de Aleijadinho, também é um marco do nascimento de Vila Rica, antigo nome da cidade de Ouro Preto até 1823.

DICA VC: A Igreja Nossa Senhora da Conceição, a São Francisco de Assis  e a Nossa Senhora das Mercês e Perdões fazem parte do Circuito Museu do Aleijadinho. Aproveite para conhecer!

 

#4 Igreja Nossa Senhora do Carmo

Essa igreja fica coladinha ao Museu da Inconfidência. Projetada pelo arquiteto Manoel Francisco Lisboa, também ganhou modificações de seu filho, o Aleijadinho.

igrejas mais bonitas de ouro preto

A fachada da Igreja Nossa Senhora do Carmo | Foto: Cris Andrade

#5 Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia

Também conhecida como Mercês de Cima, essa igreja teve a torre incluída depois de sua construção. Ficou tão harmônico que nem dá pra notar, não é mesmo?

igrejas mais bonitas de ouro preto

Igreja Nossa Senhora das Mercês em Ouro Preto | Foto: Cris Andrade

Do mirante da igreja é possível avistar  o Vale dos Contos e suas cadeias montanhosas contrastando com a bela arquitetura. 

igrejas mais bonitas de ouro preto

Vista do Vale dos Contos em Ouro Preto | Foto: Cris Andrade

igrejas mais bonitas de ouro preto

Mirante da Igreja Mercês de Cima | Foto: Cris Andrade

Leia também: Onde emitir e carimbar o Passaporte Estrada Real!

 

#6 Igreja São Francisco de Paula

De vários pontos de Ouro Preto é possível ver a Igreja de São Chico de Cima como é conhecida pelos moradores. Cravada lá no alto, foi construída entre 1804 e 1898. E pasmem! É uma das mais recentes.

igrejas mais bonitas de ouro preto

Igreja São Francisco de Paula em Ouro Preto | Foto: Cris Andrade

#7 Igreja Matriz de Santa Efigênia

Ao que parece, esta igreja foi construída pelo escravo alforriado chamado Chico Rei com o ouro retirado de uma mina. 

igrejas mais bonitas de ouro preto

Saí da Igreja de São Francisco e fui até a Matriz Santa Efigênia a pé. Seguramente, todos os pecados de 2017 e 2018 já estão pagos, rs…

Não deixe de observar no nicho da portada, a bela estátua de Nossa Senhora do Rosário, esculpida em pedra sabão por Aleijadinho.

#8 Igreja Nossa Senhora do Rosário

Embora seja considerada o auge da arquitetura barroca mineira, vocês acreditam que o autor dessa lindeza é desconhecido? 

igrejas mais bonitas de ouro preto

Igreja Nossa Senhora do Rosário | Foto: Cris Andrade

Não vai ser incomum encontrar estudantes de arquitetura sentados sobre a mureta da igreja, fazendo seus desenhos à mão livre. Deu foi uma saudade das minhas aulas no curso de Arquitetura… 🙂

#9 Igrejas Gêmeas de Mariana

Estamos falando da Igreja de Nossa Senhora do Carmo que passou por um incêndio em 1999, na ocasião em que estava sendo restaurada e, da Igreja São Francisco de Assis, onde estão os restos mortais de Mestre Ataíde, na sepultura nº 94.

igrejas mais bonitas de ouro preto e mariana

Igrejas gêmeas na Praça Minas Gerais em Mariana | Foto: Cris Andrade

#10 Igreja São Pedro dos Clérigos

Com uma fachada mais austera devido a influência italiana, a igreja de São Pedro dos Clérigos está localizada em Mariana. E, embora simples, possui belíssimos detalhes em talha no altar-mor. É uma subidinha até chegar lá mas será  possível ter uma bela visão de Mariana. 

Foto: Pedro Vilela/MTur

Onde se hospedar em Ouro Preto

Na ocasião do nosso roteiro pela Estrada Real, nos optamos ficar nas cidades maiores e com um pouco mais de infraestrutura. Passamos por Ouro Preto, Mariana, Lavras Novas, Itatiaia, Ouro Branco, Congonhas, Tiradentes, Prados e São João del Rey. Escolhemos como apoio as cidades de Ouro Preto e Tiradentes.

Em Ouro Preto, para cortar custos, decidimos ficar em dois hostels. Um dia ficamos no É Hostel e outros dois dias no Hostel Imperial.

Mas há outras opções como a Pousada Colonial (nota 8,4), Hotel Pousada Clássica (nota 9,1), Pousada Solar Ópera (nota 9,3), além daquelas que ficam nas proximidades da igreja de São Francisco de Assis (#1) que deixamos na Dica VC3.

Para outras opções, faça você mesmo uma pesquisa. Basta colocar a provável data da sua viagem na caixa abaixo.

Vale a pena alugar um carro

Para circular apenas em Ouro Preto não vale a pena. Muito sobe e desce e muita restrição em relação a estacionamento. Deixamos o carro parado durante três dias. Contudo, como estávamos percorrendo alguns municípios da Estrada Real, foi perfeito. Então, caso vá dá uma esticadinha para conhecer outros cantinhos de Minas Gerais, não hesite e viaje de carro alugado.

Caso queira fazer uma cotação para ter ideia dos custos, a Rentcars oferece o serviço sem IOF e ainda divide em 12x. E mais, pagando no boleto, ainda tem um descontinho extra. Faça uma cotação aqui!


SUGESTÃO DE ROTEIRO EM OURO PRETO

DIA 1

Tomando como base a Praça Tiradentes, começamos o roteiro pela Igreja Nossa Senhora do Carmo. Lembrando que depois da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a subida é bem longa.

  • Igreja Nossa Senhora do Carmo
  • Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia
  • Igreja Nossa Senhora da Conceição
  • Igreja Matriz de Santa Efigênia

DIA 2

Partindo da Feira de Pedra Sabão, começamos pela Igreja de São Francisco de Assis até a São Francisco de Paulo. Lembrando que o trecho a partir da Igreja Nossa Senhora do Pilar começa uma subida forte. Prepare-se.

  • Igreja de São Francisco de Assis
  • Igreja Nossa Senhora do Pilar
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário
  • Igreja São Francisco de Paula

SUGESTÃO DE ROTEIRO EM MARIANA

Indo para Mariana, saindo de Ouro Preto de carro, ônibus ou no Trem da Vale, o ideal é conhecer primeiro as igrejas gêmeas que estão mais próximas do centro da cidade e depois subir até a Igreja São Pedro dos Clérigos de onde se tem uma lindíssima vista da cidade.

  • Igrejas Gêmeas
  • Igreja São Pedro dos Clérigos

Serviço de Guia

Na entrada da cidade, onde fica o Marco Zero do Caminho Velho da Estrada Real, está localizada a Associação dos Guias de Turismo. Lá, é possível contratar um guia caso você queira imergir na história de alguma delas. Lembrando que não é permitido fotografar internamente em nenhuma das igrejas, ok?


Mais dicas de Minas Gerais Serviço de Guia

Onde se hospedar em Belo Horizonte: Quality Hotel Pampulha!

TOP 10: as obras mais marcantes de Inhotim!

Onde se hospedar em Sete Lagoas com vista para a Lagoa Paulino!


RESOLVA SUA VIAGEM AQUI (com descontos)!

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
AIRBNB (GANHE $200)
HOTEL/HOSTEL/POUSADA

Siga nossas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM | 
PINTEREST | TWITTER

Créditos Foto Capa: Pedro Vilela/MTur

signature
27 Comentários
  • Rafa
    outubro 19, 2017

    Amei, lindas igrejas!

  • Amanda Saviano
    agosto 21, 2017

    Essa rota histórica por BH é linda demais! Fiz quando era adolescente e amei demais! Morro de vontade de voltar e babei nas suas fotos!

  • Deisy Rodrigues
    agosto 21, 2017

    Amo visitar igrejas, mas ainda não conheço Ouro Preto e nem Mariana e seu post já me ajudou muito a planejar o roteiro, é uma mais linda que a outra com vistas lindas da cidade (vou nem pensar muito na subida hahahaha), parabéns pelo post, adorei.

  • aline rodrigues de aguiar
    agosto 19, 2017

    Que post sensacional! As igrejas de Ouro Preto são fantásticas e ótimas para lembrarmos da importância do barroco no nosso país. Amo a de São Francisco de Assis.

  • rui batista
    agosto 18, 2017

    Para agnóstico, devo ser o humano que mais igrejas e mesquitas já visitou neste Mundo 🙂 Gosto sempre de explorar, perceber, mergulhar… gostei.

  • Tatiane Dias
    agosto 18, 2017

    Que fotos lindas!
    Estive em Ouro Preto em 2002. Acho que já passou da hora de voltar!

    • Viajante Comum
      agosto 22, 2017

      Simmm! Aproveita algum evento, como o festival de inverno! A cidade fica bem animada! 🙂

  • Gisele Ramos
    agosto 18, 2017

    Uma mais linda que a outra, Cris! Fiquei com muita vontade de fazer esse roteiro!

  • NiKi Verdot
    agosto 18, 2017

    MG tem Igreja pra todo canto, uma mais linda que a outra, mas saber um pouquinho da história delas é a cereja do bolo né? E que legal saber saber que uma das mais recentes é de 1800… Sinal que pelo menos as Igrejas são bem preservadas no nosso país 😉 Amei seu post.

  • Gabriela Torrezani
    agosto 18, 2017

    Esse roteiro é legal demais! Fiz um parecido há muitos anos e gostaria de voltar… mesmo não sendo religiosa essas igrejas de minas me encantam!

  • Aline Pires
    agosto 18, 2017

    Apaixonante esse post. Não sou arquiteta, mas sou uma apaixonada por arquitetura e realmente cada uma mais linda que a outra. Ainda não conheço Ouro Preto, mas já tenho sua dica de roteiro 😉

  • Ana Carolina Miranda
    agosto 17, 2017

    A região realmente tem muitas igrejas bonitas, conheci algumas delas. Nem tantas como você, mas acho que é um ótima opção de passeios na região.

  • angiesantanna
    agosto 10, 2017

    que interessante nao sabia que existia um túmulo do pai do Aleijadinho e realmente tem muuuita igreja pra conhecer ai ne haueahe

  • Bruno Miguel
    agosto 7, 2017

    Sensacional! Bacana ver que Mariana ainda conta com edifícios lindos como essas igrejas… belo post! 🙂

  • Mapa na Mão
    agosto 7, 2017

    Que lindas! Eu já não lembro mais em quais fomos quando estivemos em Ouro Preto, mas com certeza não foi em todas estas. Achei demais o post e as fotos.

  • viagenseviagenseviagens
    agosto 6, 2017

    Gente!!! É uma igreja mais linda que a outra!!! Não imaginava que dava para visitar 10 igrejas em Ouro Preto… Parabéns pelo post!!!

  • contramapa
    agosto 6, 2017

    Está muito útil o post. Se algum dia for a Ouro Preto, tenho de visitar algumas dessas igrejas!

  • Adriana Mendonca
    agosto 6, 2017

    Estou programando uma viagem por MG e esse post veio na hora certa! Essas igrejas são lindas demais né? Não vejo a hora de poder visitá-las! Obrigada pelas informações!

  • Alessandra Fratus
    agosto 5, 2017

    Ótima lista. Uma mão na roda pra quem quer conhecer as tantas Igrejas lindas dessa cidade encantadora que é Ouro Preto. Adorei!

  • Andrea
    agosto 5, 2017

    Que legal…vc realmente fez um post interessante sobre esse tipo de tour. Curti e anotei tudo. Obrigada por compartilhar.

  • Klécia Cassemiro
    agosto 5, 2017

    EU adoro muito duas coisas nesse post: 1) turismo em Minas 2) turismo sacro. Sempre visito igrejas nas minhas viagens, acho que é uma parte linda e muito relacionada com a historia das cidades. Eu ainda não conheço quase nenhuma cidade historica de Minas, entao fiquei aqui só sonhando em conhecer cada uma dessas lindezas!

  • Livi (Baianos no Polo Norte)
    agosto 5, 2017

    Curto muito arte barroca e sou louca para visitar Ouro Preto e conhecer essas igrejas maravilhosas. Vou salvar seu roteiro para quando for passear por lá.

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • error: Content is protected !!