Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

ANDALUZIA, SUL DA ESPANHA: 5 cidades lindas para incluir no seu roteiro + dicas!

Atualizado em julho de 2020

Se a região da Andaluzia, Sul da Espanha, foi o destino escolhido para sua próxima viagem e surgiram dúvidas sobre quais lugares devem estar no seu roteiro, não se preocupe. Preparamos uma lista com cinco cidades imperdíveis (e lindas!) para você incluir na sua rota.

 

Tive o prazer de realizar uma longa viagem pela Andaluzia no período que morei na Europa. Percorrer a região do sul a Espanha superou minhas expectativas e, por isso, confesso que preparar essa lista não foi tarefa fácil.

Afinal, a região é encantadora e está cheia de surpresas ao longo do caminho, sobretudo se você realizar essa viagem de carro. Inclusive, considere com carinho essa hipótese!

O roteiro pela Andaluzia torna-se ainda mais atraente pelo fato de proporcionar ao viajante experiências variadas: arte, danças típicas, gastronomia, resquícios da influência árabe por todos os lados e até praia, tanto no Atlântico quanto no Mediterrâneo.

andaluzia sul da espanha

Porto de Malaga | Imagem de Antonio Benedetti

andaluzia sul da espanha

Tapas em Córdoba | Imagem de Cris Andrade

andaluzia sul da espanha

Alhambra em Granada | Imagem de granadandyou

Para facilitar a sua navegação, o texto estará dividido em duas partes:

PARTE 1 | Dicas gerais da Andaluzia (melhor época + siesta + road trip + sugestão de roteiro com mapa)!

PARTE 2 | Lista das cidades para incluir no seu roteiro (pontos turísticos + dicas de hospedagem)!

 

DICAS GERAIS | ANDALUZIA, SUL DA ESPANHA

Quando ir para a Andaluzia

Em relação ao clima, a melhor época para visitar a Andaluzia seria durante as estações intermediárias. Viajar no outono (setembro a novembro) ou na primavera (março a junho) vai ser bem mais agradável.

A Andaluzia é uma região amena no período frio e muito quente no período de calor. Eu já estive por lá no auge do verão (julho/agosto) e não foi tão proveitoso comparado a quando estive em outra ocasião.

É muito, muito calor. Sevilla, por exemplo, fica escaldante e sem brisa. A vontade que dá é ficar o dia inteiro no ar condicionado do hotel.

De qualquer forma, se essa for a sua data disponível, tente evitar o período de pico, use roupas leves (mas leve um agasalho, sobretudo para as noites de outono), tome bastante água e aproveite para curtir muita praia. A água gelada do mar será revigorante.

Vale lembrar que dentro da região da Andaluzia há variações específicas, sobretudo se compararmos litoral e interior.

Em Granada, que está localizada a 738m de altitude, teremos um pouco mais de frio no inverno do que em Málaga que sofre influência do Mediterrâneo, por exemplo. Mas, fazendo uma média, os períodos indicados acima serão ótimas escolhas.

Porto de Málaga | Imagem de Manolo Franco

DICA VC: Lembrando que, se seu objetivo for esquiar ou praticar algum esporte na neve, a Sierra Nevada, que está a cerca de 30km de Granada, abre a estação no fim do ano, indo mais ou menos até abril. Consulte o site oficial.

| Imagem de Martin Bisplinghoff

Hora da siesta

Outra informação importante é que em quase toda a Andaluzia se pratica a siesta. Então, aquele horário pós almoço, grande parte dos estabelecimentos estará fechada e só reabrirá lá pelas 17h.

roteiro andaluzia

Lembrando que,  os pontos turísticos permanecem abertos. E lojas de departamento maiores como El Corte Inglés, C&A etc. também funcionam normalmente.

Road Trip Andaluzia

Como vocês devem saber, o serviço de trem funciona muito bem na Espanha. Contudo, fazer uma viagem de carro, principalmente pela Andaluzia, terá uma logística muito melhor. 

Em relação às rodovias, numa road trip pela Andaluzia, você vai pegar basicamente dois tipos: as autoestradas (AE) e as autopistas (AP). Em relação ao pedágio, apenas as autopistas podem possuir cobrança mas não são todas.

DICA VC: Para fazer essas viagens no interior da Espanha eu costumo usar o site Via Michellin. Lá eu consigo  simular as distâncias, condições prováveis do trânsito, trajetos, bem como o valor aproximado dos pedágios (peajes). Ajuda bastante.

 

Vale a pena ficar em Airbnb na Andaluzia

Ao falar de cada cidade do roteiro, deixei algumas opções de hospedagem bem como dicas com as melhores localizações.

Contudo, como sei que muitos viajantes optam por ficar em algum apartamento alugado para baratear os custos, faço questão de dizer que em praticamente todos os lugares citados você pode conseguir ficar hospedado em ótimos Airbnb’s.

Então, se essa for a sua opção, não se preocupe pois a oferta é generosa. E claro, ainda que não vá viajar agora, já faça seu cadastro no site para garantir até R$ 200 reais de desconto na sua primeira reserva.

Sugestão de roteiro

Supondo que você tenha chegado à Espanha pelo aeroporto de Madri, sugiro que você faça o trajeto Madri-Sevilla de trem.

Chegando a Sevilla, você conseguirá conhecer praticamente tudo a pé. Assim, você poderá agendar a retirada do carro alugado para dar inicio a sua road trip pela Andaluzia para o dia que for seguir viagem para Cádiz ou Córdoba, conforme sugerido no circuito do mapa abaixo.

Não esqueça que as passagens de trem precisam ser compradas com antecedência para se conseguir um bom preço. Falando nisso, se seu propósito for fazer todo o percurso de trem, organize tudo com antecedência, especialmente os trajetos com horários mais escassos.

Busque a tabela com as saídas dos trens, valores e analise todas as possibilidades. A partir de cidades maiores como Sevilla, em geral não haverá problema. Mas, saindo de cidades menores, há destinos não contemplados e alguns horários são bem limitados.

Trem da Renfe | Imagem de Antonio Garcia Prats

DICA VC: Importante ressaltar o cuidado constante que você deve ter com os seus pertences. O país é seguro mas os batetores de carteira ‘mão leve’ estão por toda parte. Ah! E nunca deixe objetos a mostra dentro do seu carro, por mais bobo e sem valor que seja.

 

TOP 5 | CIDADES DA ANDALUZIA, SUL DA ESPANHA

 

#1 Sevilla

andaluzia sul da espanha

Rio Guadalquivir | Imagem de Alp Cem 

Sevilla é a capital da região da Andaluzia e uma das cidades mais lindas desse nosso circuito.

Cortada pelo rio Guadalquivir que atravessa a Andaluzia de leste para oeste, Sevilla possui uma animação nata e um centro histórico riquíssimo com suas igrejas, palacetes, bares de tapas e shows de flamenco.

É em Sevilla que está guardada a versão em português do Tratado de Tordesilhas (lembra das aulinhas da escola?) e onde você também vai poder ter contato com uma atmosfera antiga e obras modernas como o Metropol Parasol que, diga-se de passagem, deu muito o que falar.

andaluzia sul da espanha

Metropol Parasol | Imagem de Cris Andrade

Principais pontos turísticos de Sevilla |

Sapatos confortáveis e disposição é tudo que você precisará para explorar Sevilla. É uma delícia caminhar tanto pelas áreas mais amplas, às margens do rio, quanto pelas ruelas antigas que mesmo com o mapa na mão te deixarão confuso, rs…

Os principais passeios e pontos turísticos de Sevilla que sugiro que inclua na sua lista de um ou dois dias na cidade são:

– Catedral de Sevilla e Torre Giralda (antes Mesquita e Minarete) e o Real Alcázar (onde foram feitas algumas locações de Game of Thrones);

– Praça de Espanha e o Parque Maria Luísa;

– Bairro de Santa Cruz (casco histórico);

– Metropol Parasol (suba para esperar o pôr do sol);

Show de Flamenco;

– Torre de Oro e navegar no rio Guadalquivir.

E, se estiver com criança, vale a pena dar um pulinho no Aquário de Sevilla.

DICA VC: A Catedral de Sevilla e o Real Alcazár são, de longe, os monumentos mais buscados pelos turistas, sobretudo por aqueles que ficam pouco tempo na cidade. Portanto, esses são as duas visitas que sugiro que você adquira o bilhete com antecedência e, de preferência, com acesso prioritário.


>> Clique aqui para conhecer todas as experiências disponíveis em Sevilla <<


Onde ficar em Sevilla |

Escolher ficar hospedado no Centro Histórico será a melhor opção. Assim, você estará a poucos passos dos principais pontos turísticos e, claro, do movimento da vida noturna que, em Sevilla, é uma delícia.

As hospedagens em Sevilla são excelentes. Use o Alcázar e a Catedral como referência de localização que você ficará bem instalado. Algumas opções:

– Apartamentos: Minty Stay – Don Pelayo e Linero  3 Rooftop Apartments

– Hotéis: Hotel Doña María, Hotel Boutique Casa de Colón e Hotel Casa 1800 Sevilla

Mas, como eu disse acima, a oferta é grande e os preços variados, então, não deixe de dar uma olhada no Booking. Lembrando que Airbnb também pode ser uma ótima opção (cadastre-se para ganhar até R$ 200 na primeira reserva) .

 

#2 Cádiz

andaluzia sul da espanha

Cádiz | Imagem de Paul Edney

Cádiz é uma delícia. Possui vibe e alegria de cidade praiana, além de uma história super antiga. Chegou a ser uma das cidades mais importantes da Europa devido a sua localização privilegiada, próxima ao Atlântico e também ao Mediterrâneo.

Como as atrações estão mais ou menos próximas, poucas horas após desembarcar você já estará íntimo do centro histórico ou, quem sabe, curtindo um pôr do sol na Playa de La Caleta que já foi, inclusive, cenário da locação de 007.

Veja aqui mais detalhes sobre a nossa passagem pela cidade: O que fazer em 1 ou 2 dias em Cádiz!

Plaza San juan de Dios Cadiz

Plaza San Juan de Díos | Imagem de Cris Andrade

andaluzia sul da espanha

Playa de Caleta | Imagem de Cris Andrade

Principais pontos turísticos de Cádiz |

Como a maioria dos principais pontos turísticos de Cádiz estão próximos uns aos outros, sugiro que desapegue do mapa e se deixe levar ao acaso.

De qualquer forma, fica aqui a listinha do que você não pode deixar de ver: Catedral de Cádiz, Playa de la Caleta, Forte de Santa Catarina, Mercado Central e Plaza de San Juan de Díos.

Onde se hospedar em Cádiz |

Cádiz possui uma boa oferta de hospedagem. São hotéis, alguns hostels e até apartamentos Airbnb super bonitinhos e bem localizados próximos a Playa de la Caleta. Abaixo seguem algumas opções que garimpei para vocês:

#1 Parador de Cádiz

#2 Hotel de Francia Y París

#3 Hotel Monte Puertatierra

#4 Casa Caracol

#5  Summer Cádiz Hostel 

 

#3 Málaga

andaluzia sul da espanha

Teatro Romano | Imagem de Edwin Surbeck 

Málaga faz parte da famosa Costa del Sol e é uma das cidades da Andaluzia que mais curti conhecer. Como venho de um lugar totalmente praiano, esse clima me atrai bastante.


O fazer em Málaga e onde ficar!


A cidade de Málaga exala ares cosmopolitas em meio a uma Andaluzia clássica e, nos oferece um pouco de tudo. Uma parte histórica super relevante, umas construções modernas lindíssimas, o mediterrâneo e, para completar o currículo, é a cidade natal de Pablo Picasso.

andaluzia sul da espanha

andaluzia sul da espanha

Pompidou Málaga | Imagem de Cris Andrade

andaluzia sul da espanha

Praia de Malagueta | Imagem de Cris Andrade

Principais pontos turísticos de Málaga |

Se decidiu incluir a cidade no seu roteiro, vale a pena conhecer a catedral de Málaga, o Museu Carmen Thyssen, o Museu Picasso e o Pompidou Málaga (museu irmão do Pompidou de Paris).

Inclua uma visita guiada ao Alcazaba e as ruínas do Teatro Romano e também suba até o Castillo de Gibralfaro, de onde se pode ter uma vista espetacular da cidade.

E claro, finalize com um dia na praia da Malagueta. E, se quiser adentrar um pouco mais na cultura, vale conhecer um banho turco no tradicional Hamman Al-Andalus, em Málaga. Uma experiência diferente, com certeza! 

Onde ficar em Málaga |

Fizemos um post só com sugestões de locais e regiões para se hospedar na cidade, deixo aqui o link direto: Onde ficar em Malága, Espanha!

DICA VC1: Se você curte Pub Crawl, não pode deixar passar a oportunidade de uma noite animada em Málaga, para tomar uns bons drinks e conhecer pessoas de várias partes do mundo.

DICA VC2: Combine sua visita à Málaga com alguns outros passeios encantadores nos arredores como a cidade de Ronda que fica no alto de um desfiladeiro, a elegante Marbella e, quem sabe, considerar percorrer o Caminito del Rey.

andaluzia sul da espanha

Ronda | Imagem de YoungTranveling 

 

#4 Granada

andaluzia sul da espanha

Vista de Granada | Imagem de David Mark

Granada foi o último reino muçulmano na Península Ibérica antes da Reconquista pelos cristãos.

Resistiu o quanto pôde (claro que a geografia e acordos financeiros ajudaram) mas, acabou sucumbindo deixando um legado incrível de arte e arquitetura que, alguma vez na vida, todos nós merecíamos ver de perto.

andaluzia sul da espanha

Alhambra em Granada | Imagem de granadandyou

andaluzia sul da espanha

Allambra (detalhes) | Imagem de Cris Andrade

Principais pontos turísticos de Granada |

Além do complexo Alhambra, Generalife e Palácios Nazaríes, que são o objetivo principal de quem viaja para a cidade de Granada, com um pouco mais de tempo, seria interessante você também conhecer as ruas estreitas com casas caiadas de branco do bairro Albaicín que, assim como os dois primeiros, recebeu o título de Patrimônio Mundial da Unesco.

Estando em Albaicín, já aproveite para esperar o pôr do sol no Mirante San Nicolás, tome uma chá na Calle de las Tetérias e volte para o mirante para ver Alhambra, agora toda iluminada pelas luzes artificiais.

Também visite a Catedral de Granada e a Capela Real e, claro, dê um pulinho no Mercado de Alcaicería (antigo mercado árabe de sedas) para garantir uns souvenirs para a parentada.

DICA VC1: Estando em Granada, vale a pena esticar mais uns 30km para conhecer Sierra Nevada, a famosa estação de esqui da Espanha mas que também possui atividades para a toda a família durante o verão.

DICA VC2: É altamente recomendado que você compre seu ingresso de Alhambra (individual ou combinado com Generalife e Palácios Nazaríes) com antecedência para não correr o risco de não conseguir no dia.

Afinal, estamos falando de um dos monumentos mais visitados de toda a Espanha e para completar, o número de visitantes diários é limitado.

Inclusive, se puder escolher a opção ‘sem fila’, será melhor ainda. Deixo aqui algumas sugestões de ingressos. Basta clicar para acessar valores, avaliações e detalhes do passeio:

– Sem fila: Palácio Alhambra e Jardins Generalife

– Alhambra: ingresso completo com guia de áudio

– Granada: Ingresso sem Fila Alhambra e Palácios Nasridas

– Granada: Entrada e Tour Guiado Alhambra c/ Palácios Nasridas

 

#5 Córdoba

andaluzia sul da espanha

Ruas de Córdoba | Imagem de Frank Nürnberger 

Córdoba foi uma cidade que sofreu influência judia, islâmica e cristã e que reflete, até hoje, essa mistura por suas ruas e arquitetura. 


O que fazer em Córdoba, Espanha: Em 1 ou 2 dias!


Para mim, foi a cidade com a atmosfera mais vibrante e alegre da Andaluzia. Talvez por conta de tantos bares e gente animada. Talvez pelas ruas estreitas e o colorido das flores. Não sei. Mas eu fiquei completamente apaixonada pelo lugar.

andaluzia sul da espanha

Alcázar de Córdoba | Imagem de Pixels4Free

andaluzia sul da espanha

Mesquita de Córdoba | Imagem de Cris Andrade

andaluzia sul da espanha

Ponte Romana | Imagem de Cris Andrade

Principais pontos turísticos de Córdoba |

A Mesquita de Córdoba e o Alcázar de los Reyes Cristianos são os pontos de interesse mais buscados em Córdoba e que não podem (sério!) ficar fora do seu roteiro.

Mas há outros passeios deliciosos como caminhar às margens do rio, esperar o pôr do sol e o anoitecer  na Ponte Romana, petiscar nos mercados, caminhar pela Juderia e claro, conhecer os lindos pátios de Córdoba.


>> Clique aqui para adquirir os ingressos de alguns desses incríveis monumentos ou passeios <<


Seguro Viagem Espanha

Não esqueça que para visitar a Espanha é obrigatório um seguro viagem. E, mesmo que não fosse, é um percentual tão pequeno em relação ao orçamento da viagem, que não valeria a pena abrir mão desse cuidado com você e com os seus. 🙂

Atendimento médico, cancelamento de voo e mala extraviada são alguns dos benefícios que, claro, esperamos não precisar. Recomendamos (e usamos) o site da Seguros Promo que agrega as principais seguradoras e garante os melhores preços. Dá uma pesquisada nas condições oferecidas.

Ah! E não esqueça de usar os cupons de desconto e tenha uma excelente viagem.


Cupom de 5% no Seguro Viagem com o código viajantecomum5


Mais dicas da Andaluzia 

Se estiver buscando dicas detalhadas sobre um destino específico, é só acessar nossos posts abaixo. Lembrando que, em breve, teremos todas as cidades do circuito que fizemos pela Andaluzia.

Cádiz |

Cádiz, Espanha: o que conhecer em 1 ou 2 dias!

Onde se hospedar em Cádiz: hostel bom e barato no sul da Espanha!

Málaga |

O que fazer em Málaga: a cidade natal de Pablo Picasso!

Onde se hospedar em Málaga, Espanha!

Córdoba |

Córdoba: o que visitar em até 2 dias na cidade espanhola!

 

E agora me conta! Quais dessas cidades você mais gostou e quais você ainda pretende incluir no seu roteiro? 🙂

 

Esse post faz parte da nossa série <Viajante Comum na Espanha> e também de uma blogagem coletiva cujo tema é Destinos na Europa.

São muitas dicas bacanas de vários lugares da Europa, preparadas por diferentes blogueiros de viagem! Não deixe de conferir!


RESOLVA AQUI SUA VIAGEM PARA A ANDALUZIA (com descontos)!

Reservando com nossos links você estará dando uma força pra gente continuar com esse trabalho de falar sobre esse país incrível que é a Espanha e não gastará um centavinho a mais por isso! Obrigada!  🙂

SEGURO VIAGEM
ALUGUE UM CARRO
DESCONTO AIRBNB r$200
HOTEL/HOSTEL/POUSADA

Siga nossas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER


ESTÁ NO PINTEREST? SALVE A IMAGEM NO SEU PERFIL!

 


Capa | Imagem de Alp Cem por Pixabay


*Por opção da redatora, Sevilla e Cádiz estão grafados em espanhol.

signature
25 Comentários
  • Fernanda Scafi
    setembro 1, 2020

    Eu estudei em Granada 15 anos atrás e AMEI! Escolhi a cidade só por causa da Alhambra rs Aos finais de semana, conheci tb Sevilha, Córdoba, Málaga, cidades pequenas da Andaluzia e até passei um fim de semana no norte do Marrocos. Estava lá durante o verão e recomendo demais q a viagem seja em uma época mais amena – sofri demais! Preciso voltar pq passei pouco tempo em Sevilha e claro que ficaram algumas cidades para trás, como Cadiz!

    • Viajante Comum
      setembro 2, 2020

      Que delícia! Deve ter sido uma experiência e tanto! Eu morei no norte da Espanha e deu pra rodar bastante também! 🙂

  • GISELE PROSDOCIMI
    agosto 10, 2020

    A Espanha é um país repleto de cidades encantadoras que merecem mesmo serem incluídas em qualquer roteiro neste país. Eu estaria retornarndo à Espanha em novembro, mas a quarentena interrompeu meus planos. Fica para uma oportunidade futura!

    • Viajante Comum
      agosto 16, 2020

      A Espanha é incrível e a Andaluzia é um pedacinho muito especial! Espero que possa seguir viagem em breve!

  • Sil Mendes
    agosto 5, 2020

    Fiz uma viagem de carro pela Andaluzia e amei! Vendo essas suas dicas sobre as cidades do sul da Espanha fiquei com muita vontade de conhecer Córdoba, pois não incluímos essa na nossa rota! Na verdade muitos outros lugares ficaram foram, isso significa que precisamos voltar em breve. Rsrsr

    • Viajante Comum
      agosto 16, 2020

      Sempre bom ter um motivo para voltar! Córdoba é realmente uma cidade incrível!

  • Danielle
    agosto 4, 2020

    Fiz uma viagem bem parecida com a sua, mas o meu roteiro foi de Sevilha até Madrid de carro, passando pelos destinos citados no texto acima.
    Importante que você comentou sobre a siesta, pois o turista demora a se adpatar aos horários locais e acaba perdendo o almoço.

    • Viajante Comum
      agosto 16, 2020

      Sua viagem deve ter sido incrível! Viajar de carro pela Espanha é uma delícia! E é sempre bom falar na siesta, né? Muita gente viaja sem saber!

  • Hebe
    agosto 3, 2020

    Amei esse post, já salvei aqui nos favoritos todas suas dicas. A Espanha estava nos nossos planos para esse ano, mas tivemos que adiar. Então já irei usar suas informações.!

  • Angela Martins
    agosto 3, 2020

    Que espetáculo essa road trip por Andaluzia. Sou encantada com as cidades do sul da Espanha. Amei esse post tão cheio de dicas e detalhes. Já salvei aqui.

  • Andrea
    agosto 3, 2020

    Sou apaixonada pela Espanha e já venho pensando há um certo tempo em conhecer o Sul. Adorei as tuas dicas pela Andaluzia, salvo para o meu roteiro pós corona.

    • Viajante Comum
      agosto 10, 2020

      Andaluzia como primeira viagem pós coronga será um presente! Espero que seja breve! #vemvacina

  • Marcia Picorallo
    agosto 3, 2020

    Que post completão sobre a Andaluzia! É meu lugar de sonho na Espanha, e já salvei o post pra quando eu for, obrigada!

  • Marcelli
    agosto 2, 2020

    Fiquei com mais vontade ainda de viajar, anotei tudo aqui, que a quarentena acabe logo!

  • Diego Arena
    agosto 2, 2020

    Ainda não conheço a Espanha, mas já tenho várias cidades no roteiro. De todas essas que você listou da Andaluzia eu quero muito conhecer Sevilha. Deve ser incrível demais! Boas dicas!

  • Polliana Ribeiro
    agosto 2, 2020

    Esse seu post sobre a região da Analuzia me faz lembrar o quanto ainda conheço pouco da Espanha. ;/

    • Viajante Comum
      agosto 16, 2020

      Não se rio ou choro porque sempre há um bom motivo para voltar a Espanha! 🙂

  • Cecilia
    agosto 1, 2020

    Adorei seu post sobre o Sul da Espanha. Não conheço ainda a Andaluzia, mas já quero conhecer com tantas dicas boas sobre aquela região belíssima da Espanha. Obrigada por compartilhar.

  • Ana Carolina
    julho 31, 2020

    A Andaluzia é uma região linda não é mesmo? Adorei suas dicas de viagens. Já fui em Sevilha e me apaixonei pela cidade. Ainda preciso conhecer Granada. Boas dicas

    • Viajante Comum
      agosto 16, 2020

      Obrigada! E quando puder, visite Granada! É um banho de beleza, cultura e história!

  • Barbara Cortat
    julho 31, 2020

    Esse roteiro pelas cidades do sul da Espanha estão na minha lista de desejos faz muito tempo. Tô louca para tirar Andaluzia do papel e adorei as cidades que você incluiu no roteiro!

    • Viajante Comum
      agosto 16, 2020

      Você vai amar o roteiro pela Andaluzia e se puder fazer com mais tempo, irá desfrutar muito mais!

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • error: Conteúdo protegido!