Localizada na região central da Bahia, a Chapada Diamantina é um verdadeiro santuário natural. Aquele lugar que te testa, te desconecta e claro, que te deixa muito feliz.
Imagem para salvar no Pinterest!
Grutas, cavernas, rios, muitas cachoeiras e poços e aquela sensação de que o tempo não passa. Estar na Chapada Diamantina por alguns dias foi uma experiência incrível.
Assim, no intuito de que vocês aproveitem e desfrutem tanto quanto nós desfrutamos, preparamos um roteiro de 4 dias para você conhecer alguns pontos marcantes da região.
Cachoeira da Fumaça – Chapada Diamantina
DIA 1 | CIDADE DE LENÇÓIS E MORRO DO PAI INÁCIO
Lençóis na Bahia é a principal cidade base para quem vai para a Chapada Diamantina. Mas não se engane, pois ela é muito mais que um simples local para pernoitar.
Então, já sugiro no primeiro dia caminhar por suas ruas e ruelas e descobrir os seus cantinhos acolhedores, a começar por um tanto de casinhas coloridas e aquele ar delicioso de cidadezinha do interior.
- Casario em Lençóis, Chapada Diamantina
No meio da tarde, depois de almoço, é hora de conhecer o Morro do Pai Inácio, na cidade de Palmeiras, a pouco mais de 20 km da cidade de Lençóis.
A subida até o topo é quase uma escalaminhada e deve ter em torno de 400 metros. Com uma vista de 360 graus, o Morro do Pai Inácio nos traz a cada ângulo uma emoção diferente e quando chega o pôr do sol, aí é um show de cores. Curta o momento, porque vai ficar na lembrança por muito tempo!
- Morro do Pai Inácio visto da BR
DIA 2 | CACHOEIRA DA FUMAÇA
No segundo dia, já descansados da viagem e com as energias recarregadas, é hora de trilha forte, bebê! Vamos para a Cachoeira da Fumaça, a segunda maior cachoeira do Brasil. São 340m de queda d’água e gotículas que sobem no balanço do vento, como fumaça. São 14km no total, entre subida e descida íngreme. Mas a recompensa é extraordinária.
- Cachoeira da Fumaça
DICA VC: Não deixe de provar a famosa receita de pastel de jaca no Vale do Capão.
DIA 3 | FAZENDA PRATINHA
Depois um dia puxado na trilha da Cachoeira da Fumaça, no Vale do Capão, nada melhor que relaxar! E a Fazenda Pratinha é a opção que se encaixa perfeitamente. É passeio de dia inteiro para descansar, andar de caiaque, saltar de tirolesa, fazer flutuação na Gruta Pratinha e ver de pertinho o brilho intenso da Gruta Azul.
- CHAPADA DIAMANTINA
- Tirolesa da Fazenda Pratinha
+ Veja aqui todos os detalhes sobre o passeio na Fazenda Pratinha.
DIA 4 | GRUTA LAPA DOCE E POÇO DO DIABO
A Gruta Lapa Doce fica a uns 70km de Lençóis, no município de Iraquara. É considerada a terceira maior gruta do nosso país. O acesso é por uma trilha de uns 600 metros que, apesar de curta, é bem bonita.
- Final da trilha Gruta Lapa Doce
A visita é guiada e muito divertida. Passamos por salões gigantes com várias formações mas o ponto culminante é quando desligamos as lanternas e ficamos alguns minutos em silêncio em plena escuridão.
DICA VC: É obrigatório o uso de tênis. Não esqueça!
Já o Poço do Diabo, a uns 20 km de Lençóis, foi um dos passeios mais deliciosos da região. Quedas d’água, cachoeiras, piscinas e poços. Tudo para desfrutar de um dia tranquilo e muito gostoso. Mas com trilha!
- Poço do Diabo
ONDE SE HOSPEDAR EM LENÇÓIS
Para mim, Lençóis foi a melhor cidade de apoio. Com muitas hostels e pousadas (algumas inclusive um pouco mais luxuosas), a cidade ainda conta com uma excelente oferta de restaurantes e aquele movimento legal de cidadezinha do interior.
Pra quem prefere hostel ou quer dar uma segurada nos gastos, indicamos o Hi Hostel Chapada Suites ou o camping da Pousada e Camping Lumiar (pra quem preferir, eles também possuem uma pousada bacaninha).
Para quem curte um pouco mais de conforto, indicamos o Hotel de Lençóis, Canto das Águas e a Pousada Vila Serrano.
E, para quem é meio termo, deixamos como indicação o Pouso da Trilha Hospedagem, a Pousada Solar Azul e a Pousada Bons Lençóis.
Coloca suas datas na caixa de pesquisa abaixo para ter acesso a outras opções.
MAIS DICAS DA CHAPADA DIAMANTINA
+ O que fazer na Chapada Diamantina: Principais atrações!
+ As atrações da Fazenda Pratinha na Chapada Diamantina!
Acompanhe a gente nas redes
| FACEBOOK | INSTAGRAM | PINTEREST | GOOGLE +| TWITTER
Capa meramente ilustrativa | Pixabay
Juliana
março 24, 2019Excelente post!
Suuuuper obrigada pelas dicas, vou segui-las
Só estou na dúvida se alugo carro ou não…
Viajante Comum
março 25, 2019Foi com você que falei no grupo, né? Respondi lá sobre o aluguel de carro! Se não foi você, me avisa, rs…
Destinos & Afins...
fevereiro 13, 2017Obrigada pelas dicas!!!!
Vívian
fevereiro 12, 2017Nossa, apaixonei na Fazenda Pratinha!
4 dias é o tempo mínimo recomendado para conhecer a Chapada?
Viajante Comum
fevereiro 14, 2017Oi, Vivian! Uma semana pelo menos! Mas tentamos ajustar os passeios mais legais em 4 dias pra ajudar os leitores que não têm muito tempo! Também xonamos na Pratinha! Beijoss! 🙂
alessandratlima
fevereiro 12, 2017Que lugar maravilhoso, adorei as dicas, anotadas aqui para quando tiver oportunidade de conhecer a Chapada.
Juliana Rios (Juny)
fevereiro 11, 2017Que roteiro maravilhoso! Esse é um dos lugares do Brasil que mais sonho conhecer, parece ser tão lindo!
Carlos
fevereiro 10, 2017Muito bom o post, realmente queria fazer um roteiro customizado. Vlw demais!!!
Lulu Freitas | Let's Fly Away
fevereiro 10, 2017Tenho muita vontade de conhecer a Chapada e depois do seu post fiquei com mais vontade ainda! Ótimas dícas e lindas fotos!!!
Camilla Kafino
fevereiro 10, 2017Se existe um lugar espetacular na terra, esse lugar é a chapada diamantina. Uma das coisas mais lindas que vi na vida foi a Pratinha. Adorei ler e relembrar desse lugar, deu uma vontade de voltar!
contramapa
fevereiro 10, 2017Gostei muito das casas coloridas e da Gruta Azul… realmente o Brasil é um mundo para conhecer. Parabéns pela postagem!
Jannayna Oliveira
fevereiro 9, 2017Amamos as dicas, nosso passeio tem belezas naturais incríveis, temos que aproveitar mesmo…. Amigas Viajantes
Viajante Comum
fevereiro 10, 2017Verdade, meninas! Nosso país é lindooo!!
Andrea
fevereiro 9, 2017Caramba, um roteiro completinho… mto bacana! Parabéns!
Viajante Comum
fevereiro 10, 2017agradecemos demais!! 🙂
Marcio no mundo
fevereiro 9, 2017Muito bacana o post, parabéns! Tenho muita vontade de visitar a Chapada! Qual a melhor época para ir e qual a melhor forma de se chegar?
Leo Vidal
fevereiro 9, 2017Adorei saber que em 4 dias consigo ver as principais atrações da Chapada Diamantina, Cris. A melhor forma de chegar até a cidade de Lençois é a partir de Salvador?
beijos
Leo
Ruthia Portelinha
fevereiro 9, 2017Já li muitos posts sobre este destino brasileiro, mas gostei muito do seu texto. As casinhas coloridas são uma graça e as fotos estão lindas.
Abraço desde Portugal
Ruthia d’O Berço do Mundo
Viajante Comum
fevereiro 9, 2017Obrigada Ruthia! Como sempre, muito gentil! Ah, que saudade de Portugal! Abração!
comerdormirviajar
fevereiro 9, 2017Que post incrível, anotei tudo aqui, ótimas dicas, Chapada Diamantina está em nossa lista de desejos para 2017!