Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

ÔNIBUS TURISMO CURITIBA: Vale a pena?

Atualizado em janeiro de 2020

O Ônibus Turismo Curitiba é uma linha especial que funciona quase que diariamente, percorrendo os principais pontos turísticos da cidade, num trajeto de aproximadamente 45km.

 

Estivemos na capital do Paraná algumas vezes e, em várias delas, utilizamos o serviço da linha turismo.

Assim, compartilharemos com vocês as principais dicas e informações, como valores, horários, pontos de parada mais interessantes e, na nossa avaliação, se o serviço vale a pena.

onibus turismo curitiba

Jardim Botânico | Foto: Cris Andrade

ÔNIBUS TURISMO CURITIBA 

#1 Como adquirir o passaporte?

O cartão-transporte para passear no ônibus turismo é comprado com o próprio cobrador em qualquer ponto de embarque, então, não precisa se preocupar em comprar antecipado. 

#2 Quanto custa?

O cartão-transporte custa R$50,00 e pode ser usado por 24h. Lembrando que crianças até 5 anos não pagam. 

#3 Como é o passeio?

O ônibus turismo de Curitiba passa por 26 atrações. Você poderá descer em qualquer uma delas e voltar a embarcar quantas vezes quiser, ou seja, não há limite para embarques/desembarques. Você monta seu próprio roteiro.

Você também pode ficar quanto tempo desejar em cada parada, por isso, é importante já ter em mente os lugares que quer conhecer, pois o cartão-transporte vale apenas por 24h.

onibus turismo curitiba

Jardim Botânico de Curitiba | Foto: Cris Andrade

DICA VC1: O ônibus turismo não opera às segundas-feiras mas, nos feriadões e nas férias escolares (em julho e de dezembro a fevereiro) funciona todos os dias.

DICA VC2: Antes de tomar o ônibus turismo se informe sobre os pontos que ficam perto da sua hospedagem, daí você não precisa descer nesses locais e otimiza sua viagem. Eu, por exemplo, quando fiquei hospedada no Centro da cidade, fiz a pé todo o Centro Histórico, Catedral, Passeio Público, Memorial Árabe, Rua das Flores, Universidade Federal do PR, Teatro Guaíra e Paço da Liberdade.


Onde se hospedar em Curitiba no bairro Batel: opção com excelente custo beneficio!


#4 Onde fica a parada do Ônibus Turismo?

O ponto de partida do ônibus turismo de Curitiba é na Praça Tiradentes, bem de frente a Catedral. A vantagem de pegar nesse ponto é que, seguramente, você poderá escolher um bom lugar para sentar.

Contudo, você também pode embarcar em qualquer outro ponto do trajeto, ou seja, você tem 25 pontos de embarque (que também são pontos de desembarque). Veja abaixo todo o trajeto e pontos de parada.

onibus turismo curitiba

Trajeto Ônibus Turismo | Foto: Cris Andrade

Como o ônibus passa de meia em meia hora (dependendo do movimento de turistas na cidade esse tempo reduz para 15 minutos), caso esteja cheio, aconselho esperar o próximo para ir na parte alta (quando não estiver muito frio, né?). A parte inferior do veículo tem poucos assentos e a visibilidade não é muito boa.

 

#5 Qual o melhor horário para fazer o passeio?

O primeiro horário é a partir da 9h indo até as 17h. Aconselho que você faça o passeio pela manhã, pois todos os pontos de parada estarão abertos. Daí, você não corre o risco de descer e encontrar o local fechado, perdendo tempo na sua viagem.

Na Torre Panorâmica, por exemplo, se a fila estiver muito grande, às vezes, em determinado horário da tarde, eles limitam a subida. Então se organize para não ser surpreendido.
onibus turismo curitiba

Torre Panorâmica | Foto: Pixabay

 

#6 Quanto tempo leva?

Sem descer do ônibus, o passeio leva umas 3h, pois são quase 45km percorridos. Mas só faça isso se você, realmente, tiver poucas horas e quiser dar apenas uma geral na cidade. 

onibus turismo curitiba

Ópera de Arame | Foto: Cris Andrade


TOP 10 – O que fazer em Curitiba em um fim de semana!


#7 Quais os pontos mais legais para descer

Se você me pedisse uma sugestão dos pontos mais legais para desembarcar, eu aconselharia os seguintes:
1. Jardim Botânico
2. Ópera de Arame (daqui dá pra ir andando pro Parque Tanguá).
3. Museu Oscar Neimeyer (daqui dá pra ir andando pro Bosque do Papa). 
4. Torre Panorâmica (se o céu tiver com boa visibilidade). 
5. Universidade Livre do Meio Ambiente.
6. Santa Felicidade.


#8 Vale a pena usar a Linha Turismo de Curitiba?

O ônibus turismo de Curitiba é um dos melhores que já utilizei, sobretudo em relação a extensão do trajeto e número de paradas. E, a partir desse ano com a possibilidade de embarques e desembarques ilimitados dentro de 24h, ficou ainda melhor.

Em relação aos períodos mais movimentados, eu cheguei a usar em duas ocasiões: nas férias de dezembro e no feriado da Semana Santa.

Nas duas vezes eu cheguei a pegar o ônibus super cheio, porque todos vinham sempre lotados. Calor, gente reclamando etc. Então, acredito que em períodos menos movimentados seja mais proveitoso.
linha turismo de curitiba

Embarque na parada do Jardim Botânico em um feriado | Foto: Cris Andrade

Contudo, se sua única folga para viajar for em época de muito movimento, e você não abre mão da experiência de passear no ônibus turismo, sugiro que saia cedo, com paciência e bom humor. Não deixe os imprevistos lhe tirarem do sério, pois toda viagem é uma nova experiência. 

Lembrando que, se você tem apenas uma manhã ou uma tarde na cidade, não vale a pena pegar o ônibus turismo. Melhor escolher alguns pontos para visitar e pegar um ônibus na estação tubo ou chamar um carro de aplicativo.

#9 Onde ficar em Curitiba?

Já ficamos hospedados no Curitiba Hostel que fica no Largo da Ordem (onde rola a famosa feirinha aos domingos), ideal para quem viaja sozinho ou está na vibe ‘sem frescura’.

Em outra oportunidade ficamos no Hotel Go Inn, praticamente ao lado do Curitiba Shopping, no bairro Batel. Achamos a localização e o custo/benefício muito bons (leia aqui nosso review).

onde ficar em curitiba

Hotel Go Inn | Foto: Cris Andrade

E, da última vez, fiquei no Ibis Curitiba Shopping, localizado no Centro e também com excelente custo/benefício.

onde ficar em curitiba

Ibis Curitiba Shopping | Foto Divulgação

Utilize a caixa de pesquisa abaixo e faça uma busca rápida para ter ideia de outras opções, comparar os preços e avaliar a qualificação dada por quem já se hospedou.

#10 Que tal alugar em apartamento?

Pra quem opta por mais privacidade ou está viajando com a família, uma boa opção é alugar um apartamento no AirBnb que, a depender da escolha pode, inclusive, sair mais em conta.

E, se você ainda não tem cadastro na plataforma, clique aqui para ganhar até R$200 na sua primeira reserva.

DICA VC: Sempre leia as avaliações dos hóspedes anteriores e, de preferência, priorize os superhosts que são os anfitriões mais bem avaliados da plataforma.

 

signature
19 Comentários
  • Fernanda Scafi
    setembro 3, 2020

    Já visitei Curitiba, mas foram poucos dias e não deu tempo de ver tudo então estou querendo revisitar a cidade faz um tempinho. Aliás era um dos planos pra 2020… Vai ser uma ótima ideia usar o ônibus da Linha Turismo hop on hop off pra facilitar meu deslocamento (mas só em 2021 agora rs)!

  • Deyse
    setembro 1, 2020

    Excelente texto com esta super dica do ônibus de turismo de Curitiba. Estive em Curitiba e no primeiro dia fiz uso deste ônibus e valeu super a pena. Conheci a cidade de uma maneira geral, desci em alguns pontos e nos demais dias, voltei sozinha nos pontos que queria ficar mais tempo. Ótima dica.

    • Viajante Comum
      setembro 2, 2020

      Todas as capitais (guardadas as devidas peculiaridades) deveriam adotar esse sistema de ônibus turismo usado em Curitiba! É muito eficiente!

  • Jeniffer Costa
    novembro 27, 2019

    Adorei a dica da linha turismo, com toda certeza irei utilizar o serviço e ficar de olho na previsão do tempo para não pegar chuva ou muito frio, assim o passeio fica melhor. Obrigada!

  • Lulu Freitas
    novembro 26, 2019

    Esse ônibus da linha turismo de Curitiba é muito prático para o turista. Se planejar bem dá para ver bastante coisa em 24horas usando o trajeto o ônibus. Amei a dica!!!

  • Renata Campos
    novembro 26, 2019

    Ótima dica!
    Eu usei esse ônibus na minha 1a vez em Curitiba e achei que valeu super a pena! 🙂

  • Marcia Picorallo
    novembro 26, 2019

    Acho estes ônibus uma ótima opção para quem tem pouco tempo em Curitiba e principalmente para ques está sem carro.

  • angela sant anna
    novembro 6, 2017

    esse eh um dos tours com onibus que fiz quando era crianca! imagina a emoção de ficar no segundo andar de um busão todo aberto ahueahe lembro muito bem da opera de arame e do jd botanico com meus pais!

  • Flavia Zenke
    junho 12, 2017

    Nos gostamos muito de passear com esse ônibus e escolhemos descer nos pontos principais de Curitiba e terminar a noite em Santa Felicidade para comer uma boa massa.

  • Puxa que legal, só achei uma pena poder descer em apenas 4 pontos turísticos, podia ser tipo aquele Sightseeing da Europa que dá para descer em vários pontos, bastando pagar o dia ou dias de consumo… Mas gostei mesmo assim, bom saber que lá tem essa alternativa! =D

  • Camila Lisboa
    junho 11, 2017

    Esses ônibus valem a pena sim para uma viagem curtinha… pra quem tem mais tempo, acho que vale a pena investir num slow travel 🙂 Tá super explicadinho o post, adorei!

  • Ana Coutinho
    junho 11, 2017

    Uau, que bacana. O trajeto é bem grande e com vários pontos tur[isticos legais. Eu acho uma ótima alternativa. Adorei a dica 🙂

  • Francisco Piazenski
    junho 9, 2017

    Olá, eu usei o serviço hop on hop off em 2011, mas não tinha limitação de paradas. Uma pena, porque achei um bom, na época!

    • Viajante Comum
      junho 9, 2017

      Pois é! Agora tem! E você fica morrendo de vontade de descer em vários!

  • Ruthia Portelinha
    junho 8, 2017

    45 km é um trajeto bem longo. Poucos autocarros turísticos farão um roteiro tão amplo. E olha que eu já andei em vários na Europa. Se bem que a filosofia do hop on-hop off seja um pouco diferente.
    Vc planeou tudo muito direitinho e conseguiu ver todo o centro histórico e ainda outros 4 pontos. Boa dica.
    Ruthia

    P.S. Eu adoraria conhecer o Museu do Oscar Niemeyer

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!