Atualizado em dezembro de 2022
O que fazer em Jericoacoara, um paraíso localizado no querido estado do Ceará, com dunas, lagoas, praias, boa gastronomia e gente simpática.
Destino de férias da família, amigos, casais em lua de mel e praticantes de kitesurf. Jericoacoara é assim, tem espaço para várias tribos e vários orçamentos.
Passamos uma semana por lá e reunimos aqui a lista com os melhores passeios da região, com opções para todos os gostos, incluindo um pouco de tudo: praias, dunas, trilhas, lagoas etc.
Para facilitar a sua navegação dividimos o post em 3 partes:
PARTE 1 | Passeios de buggy, a pé e de jardineira
PARTE 2| Principais hospedagens em Jeri
PARTE 3 | Principais passeios em Jeri
PARTE 4 | Roteiros de 1, 2, 3 e 4 dias em Jeri
O QUE FAZER EM JERICOACOARA: Passeios de buggy, a pé e de jardineira!
Os principais passeios em Jericoacoara estão divididos, em sua maioria, entre o roteiro leste e o roteiro oeste.
Contudo, é importante conhecer cada destino para que você possa negociar com o bugueiro a retirada de alguma parada que porventura não te interesse, bem como aumentar o tempo de permanência em algum lugar que te agrade mais. E, assim, montar o roteiro perfeito para você.
O passeio lado leste tem, em geral, a seguinte configuração: Pedra Furada (opcional a depender da negociação com o buggy), Lagoa do Paraíso, Árvore da Preguiça, Praia do Preá, Buraco Azul, Lagoa Azul, Lagun Beach, Dunas do Parque Nacional, Lagoa do Amâncio e Praia da Barrinha (opcional).
Já o passeio lado oeste passa pela Praia de Mangue Seco e Floresta de Raízes Expostas, Travessia de Balsa no Rio Guriú e Passeio Cavalo Marinho, Toboágua (opcional), Esquibunda (opcional) e Lagoa Grande em Tatajuba.
Além dos passeios de buggy, você ainda pode fazer alguns passeios a pé.
Passeios de buggy | os passeios que são mais legais para fazer de buggy são os passeios completos pelo litoral leste e litoral oeste
Passeios a pé | Há algumas atrações que você pode curtir a pé. São elas: a Vila de Jeri (igreja, becos, lojinhas etc.), a Praia da Vila, a Praia da Malhada, a Pedra Furada e as Dunas do Pôr do Sol
Passeios de jardineira | É possível fazer o passeio lado leste, Lagoa do Paraíso, Praia do Preá, Buraco Azul e Lagun Beach
DICA VC1:A escolha da jardineira também é um ótima opção, sobretudo quando você está viajando sozinho ou vai para um ponto específico.
DICA VC2: Também é possível curtir uma aventura de quadriciclo em Jeri. O mais legal é que vai um guia de moto, acompanhando a dupla em todo o trajeto. Vale considerar!
O QUE FAZER EM JERICOACOARA: Principais hospedagens
As principais ruas de Jericoacoara são as seguintes: Rua do Forró, Rua Principal e Rua São Francisco.
Ficar hospedado em alguma delas será uma opção certeira. A partir daí, é o seu orçamento que manda. Seguem algumas opções:
Pousadas econômicas
1 Villa Chic Hostel Pousada –Diárias para casal a partir de 400 (Há também quartos de hostels com preços ótimos)
2 Pousada Nativa Jeri – Diárias para casal a partir de 350
3 Pousada Principal – Diárias para casal a partir de 452
4 Residence Bons Ventos Jeri – Diárias para casal a partir de 350
Pousadas com piscina em Jeri
1 Vila Metissé – Diárias para casal a partir de 825
2 Pousada CasAlice – Diárias para casal a partir de 490
3 Pousada Chez Toi – Diárias para casal a partir de 950
4 Pousada O Refúgio – Diárias para casal a partir de 600
Hotéis beira mar em Jeri
1 Essenza Hotel– Diárias para casal a partir de 2.590
2 The Chili Beach Resort– Diárias para casal a partir de 2.790
3 My Blue Hotel– Diárias para casal a partir de 1.190
4 Blue Residence Hotel – Diárias para casal a partir de 1.290
Pousadas na Praia do Preá (15km de Jeri)
1 Na Beira do Mar Pousada – Diárias para casal a partir de 550
2 Pousada Preá – Diárias para casal a partir de 350
3 Pousada Preamar – Diárias para casal a partir de 429
4 Pousada Luna – Diárias para casal a partir de 1036
5 Pousada Jangada Preá – Diárias para casal a partir de 255
O QUE FAZER EM JERICOACOARA: Principais passeios!
#1 Lagoa do Paraíso
Se eu tivesse que indicar apenas um passeio em Jeri, seria a Lagoa do Paraíso.
Com suas águas mornas e transparentes, a beleza do lugar reflete um pouco do que é a vibe de Jeri: sossego com pitadas de animação e muita beleza.
Em relação aos pontos de apoio, os principais são o Alchymist Beach Club e o Restaurante Nova Esperança.
O primeiro, com uma pegada mais moderninha, com vários pontos fotogênicos e preços acima da média.
O segundo, um espaço mais rústico, com amendoeiras e mesas à beira mar. Ambos ótimos.
DICA VC1: Para entrar no Alchymist você pagará uma taxa de 35 reais. Já no Restaurante Nova Esperança você pagará apenas a consumação.
DICA VC2: Embora a Lagoa do Paraíso seja uma das paradas do passeio lado leste, se puder, reserve um dia inteiro para passar por lá. Inclusive, essa é uma ótima opção de passeio para intercalar entre o passeio oeste e leste.
#2 Pedra Furada
A Pedra Furada é uma formação rochosa localizada aos pés do Morro do Serrote.
Para visitar-la por conta própria você pode ir caminhando pela praia ou pela trilha do Morro do Serrote. Em ambos os casos, você terá a vista de um lindo cenário sob diferentes ângulos.
A depender da hora da sua chegada, é bem possível que você pegue uma fila extensa para tira foto de frente ao monumento.
Aproveite para curtir um pouco a praia, tomar uma água de coco e caminhar para descobrir outros ângulos para fotografar e admirar o lugar.
DICA VC1 : Consulte a tábua da maré (lua cheia ou lua nova) para fazer a trilha da Pedra Furada pela praia. Há também a opção de ir pelo Morro do Serrote, como fizemos e explicamos tudo aqui: Pedra Furada, Jericoacoara: Como chegar e dicas importantes!
DICA VC2 : É possível incluir a visita a Pedra Furada no passeio litoral leste, pagando um adicional (a maioria dos bugueiros cobra entre 100 e 150 reais a mais) mas, creio que não vale a pena. Melhor ir por conta própria.
+ Lagoa do Paraíso, Jericoacoara: como chegar, barracas e dicas!
#3 Dunas do Pôr do Sol
Curtir o pôr do sol nas Dunas é um programa que você não pode deixar de fazer. E, se possível, mais de uma vez, afinal, um cair da tarde com o sol se pondo no mar, não é todo dia.
Não esqueça que o sol se põe cedo no nordeste. Chegue por volta das 16h30min para pegar toda a passagem do momento. Leve uma garrafa de vinho, uma canga e desacelere.
DICA VC1 : A praia da Barrinha é a nova atração para curtir o pôr do sol nos arredores de Jeri e pode ser incluída como adicional do passeio leste.
DICA VC2 : Curtir o pôr do sol no Café Jeri e emendar com uma baladinha é outra ótima escolha para esperar o cair da tarde em Jeri.
Ideias de fotos em Jericoacoara: Para usar de inspiração!
#4 Lagoa de Tatajuba
A Lagoa de Tatajuba é uma das paradas do passeio lado oeste. Por lá, mesas e cadeiras na água, com redes e vista para as dunas.
Por aqui não há cardápios. O prato a ser servido vem ao vivo para você escolher o que melhor te agradar aos olhos.
Almoce e aproveite para ir até as Dunas admirar a lagoa lá do alto!
#5 Árvore da Preguiça
A Árvore da Preguiça é uma das paradas do roteiro leste. É uma árvore com galhos torcidos que se desenrolam de forma horizontal, praticamente deitando na areia, daí o nome.
É normal que haja fila para fotografar na árvore. No meu caso, optamos por passar por lá na volta e não havia ninguém. Considere essa hipótese com seu bugueiro caso haja muita fila.
#6 Passeio Ecológico Cavalo Marinho
O passeio para ver cavalos marinhos é um dos opcionais no passeio oeste. Enquanto o bugueiro nos espera, entramos num barquinho e damos a volta no mangue na tentativa de avistar algum cavalo nadando entre as raízes do mangue.
DICA VC: O Passeio Ecológico Cavalo Marinho custa 20$ por pessoa e dura uns 20 minutos no máximo.
+ Pedra Furada, Jericoacoara: Como chegar e dicas importantes!
#7 Buraco Azul Caiçara
O Buraco Azul não fica em Jeri. Está, na verdade, localizado no distrito de Caiçara, município de Cruz.
O espaço conta com restaurante e mesas na areia, além de vários pontos para fotos. Oferece ainda um passeio opcional para voar de helicóptero.
O Buraco Azul se formou nas fortes chuvas que houve na região em 2019. O buraco foi feito para tirar terra para a construção do rodovia. E, como a areia é rica em calcário, a água ficou nessa tonalidade azul, o que acabou atraindo muitos turistas.
Vale lembrar que o Buraco Azul é muito profundo, pra ficar lá de boa só com boia estilo macarrão.
DICA VC1: Pertinho do Buraco Azul Caiçara também há outro espaço legal chamado Lagun Beach. A entrada também custa 20 reais por pessoa. A vantagem que achei do Lagun é que lá podemos ficar numa piscininha rasa.
DICA VC2: Além do Buraco Azul Caiçara também há um buraco azul em Acaraú. Caso você vá para a praia de Barrinha (opcional passeio lado leste), é possível passar por lá.
DICA VC3: A eA entrada do Buraco Azul em Caiçara custa R$20.
#8 Floresta de raízes expostas de Guruí
A floresta de raízes expostas fica na praia de Mangue Seco. É um dos cenários mais lindos do passeio oeste e que renderá muitos cliques divertidos.
DICA VC: Pesquise uns cliques diferentões no insta e leve de inspiração.
#9 Dunas do Parque Nacional
As Dunas do Parque Nacional de Jericoacoara são uma imensidão de beleza. Quilômetros de areia branquinha com alguns oásis formados por lagoas de água da chuva.
DICA VC: No passeio leste, certifique-se com o bugueiro que na passagem pelas dunas do Parque Nacional vocês irão parar na Lagoa do Amâncio (imagem abaixo). Quando a lagoa está cheia fica um visual muito bonito do alto das dunas e, às vezes, acontece de alguns bugueiros não passarem por lá.
#10 Praia do Preá
A praia do Preá está a cerca de 15km de Jeri. Reduto de kitesurfistas, a praia do Preá conta com muita barracas na beira da praia e várias pousadas para quem quiser ficar hospdado por lá.
#Bônus – Vila de Jeri + Praia da Vila + Praia da Malhada
A praia da Vila e a praia da Malhada são as opções para curtir um banho de mar na vila.
O melhor lugar para banho na praia da Vila é nas proximidades do Club Ventos.
Há vários pontos de apoio com mesas, cadeiras e espreguiçadeira. Escolha um deles e aí é só alternar entre um drink e um mergulho.
Já a praia da Malhada está do lado da praia da Vila. Basta seguir à direita na direção oposta às Dunas. Nesse trecho, não há infraestrutura mas há menos movimento e lindas formações de pedra.
O ideal é passear por lá na maré baixa, porque aparecem várias piscininhas. Na maré alta o mar fica um pouco forte nesse trecho.
O QUE FAZER EM JERICOACOARA: Dicas importantes!
– Se você tem apenas um dia de roteiro em Jeri, sugiro que faça o passeio lado leste. Lembre-se que a saída é por volta das 9h e o retorno por volta das 15h. Contudo, se pretende ficar mais relax, uma ótima opção é pegar uma jardineira e passar o dia na Lagoa do Paraíso.
– Em um roteiro de dois dias em Jeri, faça os passeios clássicos, roteiro leste e roteiro oeste.
– Para um roteiro de 3 dias em Jeri, curta o roteiro leste no primeiro dia, curta a vila no segundo dia e faça o roteiro oeste no último dia.
– Caso vá com um pouco mais de tempo e quiser conseguir um melhor preço, sugiro contratar o bugueiro só em Jeri.
– Fala-se muito em bugueiros que fotografam mas, no geral, a maioria deles sabe as principais poses que os turistas costumam curtir. Você também pode levar umas inspirações e mostrar para ele.
– Em uma das minhas viagem a Jeri, contratei um desses bugueiros famosos do instagram e o moço estava mais preocupado em gerar conteúdo pra conseguir novos clientes do que nos dar atenção. Serviço caro e ruim. No dia seguinte, contratei um bugueiro da cidade, paguei muito mais barato e recebi um serviço maravilhoso. Pesquise bem.
– Com um pouco mais de dias vale a pena escolher algum dos destinos listados acima para passar o dia, a exemplo da Lagoa do Paraíso e Buraco Azul.
– Vale também escolher um dia para ficar exclusivamente na Vila, fazer a trilha da Pedra Furada, curtir a praia, passear pelos seus becos, visitar a igreja e curtir o pôr do sol nas dunas ou no Café Jeri.
– A vida noturna em Jeri é bem animada. Não vai faltar uma balada de samba, forró, música eletrônica, sertanejo e por aí vai. Saia para jantar e já emende em algum barzinho ou festa.
20 respostas
Adoreeeeei as dicas *-*
Quem sabe para as proximas ferias, não é mesmo?
Obrigada por compartilhar!
Como é lindo Jericoacara é um lugar maravilhoso, estou aqui fascinada com as fotos, é um lugar perfeito para passear, o Brasil tem lugares lindos pra se conhecer, gostei muito do seu roteiro, bjs.
Oi.
Que lugar lindo ☺ um verdadeiro paraiso.
As fotos são lindas ?
Bjo
Que lugar sensacional, morro de vontade de conhecer, amo praia e sempre me falaram muito bem de lá.
Bjs
Roteiro gostoso! vou pra lá mes que vem e suas dicas ajudaram bastante.
Morei em Jeri por dois meses e AMO esse lugar 🙂 Mas sou das mais relax, que gosto de ficar na praia mesmo! E na Lagoa do Paraíso 🙂
Morou amiga! Que sucessoooo! 🙂
Já fui 4x pra Fortaleza e nunca tive tempo suficiente pra ir pra Jeri.
Essa matéria só me deixou com mais vontade ainda de conhecer! Amei!
Nunca fui, mas morro de vontade!! Meu sonho é ficar nesta rede dentro da água… ai, ai. Dormir, esquecer da vida, descansar. Adorei o post e vou abrir agora mesmo a segunda parte.
Invejei essa rede mesmo!
Que lugar lindo, cheio de passeios lindos. Fui quando era criancinha, acho que merece uma nova visita.
Merece sim, Paty!! 🙂
Que lugar lindo e que passeios legais. Adorei o posto. Parabéns.
Eu sou louca para conhecer Jeri, Cris! Com esse seu texto apaixonante e essas fotos belíssimas, então…
E eu tow doidinha pra voltar pra ficar mais tempo e fazer fotos mais decentes…hehehe… Beijos!
Ahhh! Faz tanto tempo que acho que preciso voltar! Me chamaa! Hahaha!
Adorei
Nunca tinha ouvido falar de Jericoacoara, adorei as fotos do mar e da praia, parece me um destino fantástico!
Morro de vontade de conhecer Jericoacoara e achei seu post super completo para ajudar a planejar um roteiro!
Nossa, como esse lugar é lindo! Faz tempo que ensaio de viajar pra Jericoacoara mas nunca dá certo. Tô lendo seu blog todinho e decidi que desse ano não passa 🙂 obrigada pelas dicas
Fui para Jericoacoara em 2014, faz quase 10 anos e muita coisa mudou, queria retornar, porque está ainda mais linda.