Atualizado em dezembro de 2020
Se você vem visitar Maceió e está buscando dicas do que fazer no bairro da Ponta Verde, separamos algumas sugestões para você curtir uma das orlas mais bonitas do país.
Essas dicas que preparamos são, especialmente, para quem chega à cidade no meio da manhã ou no começo da tarde e já quer começar a aproveitar. Ou ainda, para quem quer ficar um dia relax, curtindo o hotel e as redondezas, sem encarar os passeios mais longos.
Lembrando que, caso deseje fazer parte do nosso grupo de troca de dicas no Facebook, é só clicar no link: MACEIÓ | RECIFE | PORTO DE GALINHAS
+ Pontal da Barra em Maceió: Artesanato regional e pôr do sol na lagoa!
O QUE FAZER NA PONTA VERDE EM MACEIÓ
#1 Curtir as barracas de praia
Nada mais gostoso que chegar à Maceió e já sair pra curtir uma barraquinha de praia e, claro, provar o nosso clássico caldinho de sururu.
São muitas opções ao longo de toda a extensão do calçadão sendo que as mais famosinhas (e mais caras), Lopana e Kanoa, ficam no começo da Ponta Verde (coladinho com a Pajuçara, um pouco depois da Feirinha).
Lopana | Foto: Cris Andrade
Kanoa | Foto: Cris Andrade
#2 Tirar foto no letreiro “Eu amo Maceió”
Essa lembrança não pode faltar, não é mesmo? Afinal, todo mundo vai embora amando Maceió! Isso sem falar no pessoal que encasqueta que quer morar aqui! Você é um desses? Conta pra gente nos comentários! 🙂
Letreiro ‘Eu amo Maceió”
DICA VC: Do ladinho do letreiro tem uma espécie de píer. Um espaço perfeito para fotografar e esperar o cair do sol que, inclusive, aqui na nossa terra é bem cedo. Cuida pra não perder a hora do espetáculo.
+ Onde comer em Maceió: As melhores opções da cidade!
#3 Caminhar até o farol (na maré baixa)
O farol da Ponta Verde é um dos cartões postais da nossa cidade. Na maré baixa, dá pra chegar bem pertinho dele para garantir lindas fotos, além de curtir várias piscininhas ao longo do trecho. Fique de olho na tábua da maré e aproveite!
Farol da Ponta Verde | Foto: Cris Andrade
DICA VC: Há muitas pedras e corais no caminho, portanto, use sandálias tipo havaianas ou similares com solado emborrachado. E pelo amor! Use protetor solar mesmo que seja muito cedo e mesmo que esteja nublado, pois o sol aqui não brinca. Beleza?!
#4 Aproveitar a rua fechada
Todos os domingos, um trecho da orla de Ponta Verde (Avenida Sílvio Viana) é fechado para carros.
Já faz um tempo que essa iniciativa foi implantada e é um sucesso. A rua fica cheia e muitas atividades são oferecidas para os visitantes, como aluguel de quadriciclo pra família pedalar junto, cama elástica, brinquedos infláveis, bikes etc. Tudo isso das 8h às 17h.
DICA VC: Por conta da epidemia, a rua fechada está com restrições e o horário de funcionamento está sendo até as 15h.
#5 Passeio de trimarã para as piscinas naturais
O passeio de trimarã até as piscinas naturais é oferecido pelo Lopana, um barzinho bem bacana que fica na Ponta Verde.
Pense num passeio gostosinho! Ideal para quem está com criança, na companhia de idosos, pra quem tem receio de pegar as jangadinhas ou, simplesmente, para quem busca um passeio mais exclusivo.
O trimarã conta banheiro, área sombreada e wi-fi.
Catamarã Lopana | Foto: Cris Andrade
Piscinas naturais da Pajuçara | Foto: Cris Andrade
DICA VC1: Veja aqui os horários de saída e contato para reserva.
DICA VC2: Os valores são os seguintes: Inteira-R$ 60,00 por pessoa (12 anos ou mais). Meia-R$ 30,00 por pessoa (de 0 a 12 anos).
#6 Curtir uma praia
Alugar uma cadeira de praia e um sombreiro para apreciar o vai e vem do mar é uma boa maneira de começar seus dias em Maceió, afinal, 6 da manhã o sol já está tinindo.
Praia de Ponta Verde | Foto: Cris Andrade
DICA VC: Como se trata de uma praia urbana, os finais de semana têm sempre bastante movimento. Então, se você curte uma vibe mais calminha, prefira os dias úteis.
#7 Caminhar no calçadão (e fotografar com alagoanos ilustres)
E quem está vindo pra Maceió não pode esquecer de trazer tênis ou calçados confortáveis para uma bela caminhada ou aquela corridinha.
A orla é lindíssima e, quando você se dá conta, já se deslocou um montão. Da Pajuçara até o final da Jatiúca são em torno de 5km. Nessa caminhada você consegue ter uma geral de praticamente toda a orla urbana.
Orla de Ponta Verde | Foto: Cris Andrade
E claro, não deixe de dar uma atenção especial às esculturas de alguns alagoanos ilustres, como Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda que estarão ao longo do caminho.
Viu só quanta coisa legal dá pra fazer sem se deslocar muito e gastando praticamente nada? Vem pra Maceió! Você não vai se arrepender! 🙂
Onde se hospedar em Maceió na Pajuçara
A Pajuçara é um dos bairros com melhor localização e ótima oferta. Há opções para todos os gostos e bolsos. Eu preparei uma lista com 10 opções, todas na beira mar. Dá uma olhadinha: Onde se hospedar no bairro da Pajuçara em Maceió: 10 opções para todos os bolsos!
DICA VC: Se você está indo a primeira vez para Maceió, aconselho que fique na Pajuçara ou Ponta Verde. E, de preferência, na rua da orla ou uma quadra para dentro. Assim, só precisará de carro para ir a praias mais afastadas.
Utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver várias outras opções e comparar os preços!
Vale a pena alugar um apartamento pelo Airbnb?
Maceió é um dos destinos de Alagoas em que há muitas opções de apartamentos e flats na orla urbana. Para quem quer economizar é uma mão na roda. Então, não deixe de dar uma olhada no site do Airbnb para busca algo que tenha a sua cara. E, se ainda não tem cadastro, já clica aqui para garantir até 350 reais de desconto na sua primeira reserva.
Vale lembrar que também há possibilidade de alugar apartamentos ou flats pelo Booking. Confira a seleção aqui!
Vale a pena alugar um carro?
Sempre rodamos por Alagoas de carro. Tudo é pertinho. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar de madrugada para ir aos passeios mais distantes. A Rentcars oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui!
Mais dicas de Maceió e arredores
+ As melhores praias do litoral alagoano!
+ Alagoas: os melhores resorts em Maceió e arredores!
+ Pontal da Barra: Artesanato regional e pôr do sol na lagoa!
+ Praia do Gunga em Alagoas: 5 dicas para aproveitar melhor seu dia!
+ Conheça a praia de Garça Torta!
Mariana Menezes
novembro 24, 2019Ótimas dicas do que fazer na Ponta Verde em Maceió. Já me deu vontade de conhecer. Quanta foto linda! E fiquei impressionada com a boa estrutura das barracas de praia.
Cynara Vianna
novembro 22, 2019Maceió é tudo de bom né? O bom de lá é que é um destino legal durante o ano praticamente todo.
ana paula menezes landeiro costa
novembro 21, 2019Ponta Verde é mesmo uma delicia, deu até saudade de Maceió!
Lulu Freitas
novembro 19, 2019Adorei as dicas de o que fazer na Ponta Verde em Maceió. Não sabia que havia passeio de catamarã por ali. Achava que o programa principal era curtir a praia. Os quiosques são super bacanas, como você mostrou. Maceió é tudo de bom!
Gabriela Torrezani
novembro 19, 2019Adoro Maceió e adoro a Ponta Verde! Paisagens lindas, ótimo para caminhar e descansar… já quero voltar