Assine nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!

BRASÍLIA FORA DO EIXO: 8 destinos nos arredores até 150 km!

Atualizado em agosto de 2020

Que tal combinar sua viagem a capital federal com uma escapadinha para visitar alguns cantinhos especiais nos arredores de Brasília? Afinal, natureza, experiências gastronômicas e lazer nunca são demais, não é mesmo?

 

Preparamos 8 sugestões do que fazer nos arredores da  capital federal, desde lazer de aventura, como trilhas e cachoeiras, até opções mais tranquilas como visita a cidades históricas e opções de gastronomia. E o melhor, tudinho a menos de 150 km do Plano Piloto. 


Onde se hospedar em Brasília no Plano Piloto: Próximo aos principais pontos turísticos!


ARREDORES DE BRASÍLIA | VIAGEM DE CARRO NO DF

#1 Ecobocaína – 90km

Cachoeiras, poços, cânions e um visual pra deixar qualquer um de queixo caído. O Ecobocaina é uma propriedade particular, super preservada, que oferece atividades ao público em geral, como trilhas (curtinhas e longas), rapel e até voo de parapente.

E, pra completar, você ainda vai estar cara a cara com o que há de mais bonito na vegetação do Cerrado. Dá uma olhada nas imagens do Circuito Fotográfico que fizemos por lá:  A beleza do Cerrado no EcoBocaina!

Foto: Augusto Miranda/MTur

o que fazer nos arredores de brasilia

Belezas do Cerrado nas situações mais adversas

 

#2 Alambique Cambeba – 80km

O Alambique Cambeba é aquele passeio pra quem está buscando uma atividade mais tranquila voltada à contemplação e à gastronomia.

o que fazer nos arredores de brasilia

Entrada principal do Alambique Cambéba

Chegando lá, vale a pena fazer a visita guiada para conhecer a adega subterrânea e o processo de fabricação da Cachaça Cambéba (com direito a degustação).

o que fazer nos arredores de brasilia

Conhecendo o processo de fabricação da cachaça

Depois, é relaxar e curtir o cardápio do bistrô que possui uma vista super bonita. Dá uma olhada aqui como foi nosso passeio e veja informações para realizar sua reserva: ALAMBIQUE CAMBÉBA: Tour, degustação e bistrô com vista espetacular a 80 km de Brasília!

o que fazer nos arredores de brasilia

Drink de frutas vermelhas preparado com cachaça Cambéba

DICA VC: Se você for adepto às comprinhas, ainda dá pra combinar a visita ao Alambique Cambéba com uma passadinha no Outlet Premium Brasília. Fica do ladinho!

 

#3 Salto Corumbá – 120km

O Salto Corumbá é um das opções nos arredores que é super frequentada pelos brasilienses e que possui uma das ‘cachoeiras’ mais cobiçadas da região.

o que fazer nos arredores de brasilia

Salto Corumbá

Além da cachoeira principal (o salto Corumbá), a estrutura ainda conta com trilhas e poços pra banho. Eles também possuem um camping e alguns chalés para quem quiser pernoitar mas normalmente as pessoas pagam apenas o day use

salto corumba

Ponte no acesso à Trilha da Gruta

Já passei a noite por lá e foi uma delícia. Deu pra fazer várias trilhas, curtir as piscinas do complexo e ainda acordar com aquele café da manhã!

Para fazer uma simulação do valor da hospedagem, clique aqui!

 

#4 Planaltina – 40km

Passear na parte histórica de Planaltina é um passeio despretensioso que renderá uma tarde deliciosa.

Por aqui,  não deixe de visitar o Museu Histórico e Artístico e conhecer seu acervo. O casarão, que foi construído entre os séculos XIX e XX, era considerado um dos mais abastados da época.

Depois, dê uma volta na cidade e caminhe até a igreja de São Sebastião. 

E, para fechar como chave de ouro, almoce no Pepe Nero, um restaurante italiano que fica no coração do Centro Histórico.

#5 Cristalina – 130km

Não bastasse ser a dona da maior reserva de cristais do mundo, Cristalina ainda é uma cidade super simpática e com várias atividades para o turista.

Visita ao garimpo e ao mercado de cristais, conhecer cachoeiras e a famosa Pedra do Chapéu são apenas algumas das coisas legais que a cidade oferece.

o que fazer nos arredores de brasilia

Igrejinha de Cristalina

Estivemos por lá durante um fim de semana e preparamos um ‘TOP 10’ pra quem estiver pensando em explorar a cidade. Dá só uma olhada:  10 motivos para você conhecer (hoje mesmo!) Cristalina no Goiás!

o que fazer nos arredores de brasilia

Peças do Mercado de Cristais de Cristalina

o que fazer nos arredores de brasilia

Cachoeira do Balneário das Lajes | Foto: Cris Andrade

DICA VC: Se tiver buscando hospedagem em Cristalina, o Ity Hotel, sem dúvida, é o melhor da região. E, se a sua vibe for Hotel Fazenda, segue abaixo algumas imagens do Hotel Fazenda Recanto dos Cristais que você pode reservar pelo tel (61) 9.9851 9136.

Área verde no Hotel Fazenda Recanto dos Cristais| Foto: Cris Andrade

Área dos quartos no Recanto dos Cristais | Foto: Cris Andrade

Cascata na Fazenda Recanto dos Cristais | Foto: Cris Andrade

 

#6 Salto do Itiquira – 100km

Localizado em Formosa, o Salto do Itiquira, que fica dentro de uma unidade conservação, possui 168 metros de altura e é considerado a sétima maior queda do Brasil.

A força da água é tão intensa que não é permitido entrar. Mas não se preocupe, o banho está garantido pois há vários poços no parque.

o que fazer nos arredores de brasilia

Foto: Augusto Miranda/MTur

Além disso, dá fazer uma trilha até o topo. Clique no post para ver as dicas completas: SALTO DO ITIQUIRA: 168 metros de queda d’água a apenas 100km de Brasília!

 

#7 Rancho Canabrava – 25km

O Rancho Canabrava é uma propriedade muito bacana que fica na Região Administrativa (nova denominação em substituição a cidade-satélite) de Sobradinho, super pertinho de Brasília.

Lá, além do almoço maravilhoso preparado no fogão à lenha, eles ainda oferecem diversão pra toda família. Tirolesa, arvorismo (com um circuito especial para os pequenos), passeio a cavalo, trilhas e até um touro mecânico. Farra garantida! 

o que fazer nos arredores de brasília

Primeiro obstáculo do Arvorismo no Racho Canabrava

o que fazer nos arredores de brasília

Touro mecânico no Rancho Canabrava

Passamos um dia inteirinho por lá. Dá uma conferida: Rancho Canabrava: aventura, gastronomia e lazer a 25km do Plano Piloto em Brasília!

 

#8 Pirenópolis – 150km

Pirenópolis é uma cidade histórica do Goiás, rodeada pela Serra dos Pirineus e tombada pelo Iphan desde 1990. Se você estiver passando um dias nas capital federal, valerá muito a pena dar um pulinho em Piri (como chamamos carinhosamente) para conhecer essa belezura do Goiás.

Casarões, cachoeiras, cerveja artesanal e comida goiana são alguns dos atrativos da pequena cidade. Dá pra ir e voltar no mesmo dia e aproveitar um pouco de tudo isso. Vez ou outra, quando acordamos cedo no sabadão, pegamos a estrada de Brasília para Piri, curtimos cachoeira, almoçamos, passeamos no centro histórico e voltamos no fim do dia. Uma delícia!

Inclusive, preparamos um roteirinho especial pra quem só tem 24h na cidade: O que fazer em Pirenópolis em um dia: Saindo de Brasília ou Goiânia!

o que fazer em pirenopolis em um dia

Cachoeira do Abade, Pirenópolis (Foto: Augusto Miranda/MTur)

Alugar um carro é uma boa opção

Essa, sem dúvida, será uma excelente escolha. Mais autonomia para percorrer Brasília e os arredores, sobretudo porque o transporte público, para maioria dos passeios citados no post, não é dos melhores.

Rentcars, nossa parceira, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

 

Mais dicas de Brasília  

+ City tour em Brasília no ônibus panorâmico: vantagens e desvantagens!

+ Eixo Monumental de Brasília: o imperdível na 1ª visita!

+ Onde se hospedar em Brasília no Plano Piloto: Hotéis próximos ao Eixo Monumental!

 

E que tal uma esticadinha até a Chapada ? Veja todas as dicas no nosso Guia Completo da Chapada dos Veadeiros!


Encontre a gente nas redes
FACEBOOK | INSTAGRAM
PINTEREST | TWITTER


Foto Capa | Cris Andrade
signature
14 Comentários
  • irma ferreira
    outubro 18, 2019

    Excelente. Parabéns!!!!!!!!!!!

  • Que legal esse post. Ainda não tinha lido nada parecido com isso. Ótimas opções para um bate e volta né? Amei!

  • Marcia Picorallo
    dezembro 7, 2018

    Ainda não tive o prazer de visitar nossa capital, mas fiquei surpresa com as opções de o que fazer nos arredores de Brasília – quantas cachoeiras lindas! boas dicas

  • Analuiza Carvalho
    dezembro 7, 2018

    Adorei saber o que fazer nos arredores de Brasília. Eu não tinha ideia de que o entorno da capital federal tinha tanta coisa massa assim para ver/fazer.
    Esse misto de natureza e cidades históricas com boa comida me atrai muito!
    As imagens da Ecobocaina estão tão bonitas que eu senti o aroma da vegetação molhada do cerrado! Bem ali, onde está uma pequena queda d´água…
    Falou em cachaça, me ganhou. Com boa comida, então, super topo!
    Muitos lugares bonitos e interessantes de verdade, mas sabe o local que eu mais gostei? Cristalina: achei tão lindinha! Gosto de pequenas cidades assim para um fim de semana tranquilo.
    Quando estiver por BSB já sei que há muito o que explorar nas proximidades de nossa capital.

  • Gabriela Torrezani
    dezembro 7, 2018

    Que lindo, quantas belezas naturais tão pertinho de Brasília, eu não sabia! Faria todos os passeios, mas fiquei super interessada no Alambique Cambeba porque comer e beber é comigo mesmo!

  • Bruna
    novembro 27, 2018

    Adorei essas dicas! Realmente tem muita coisa para fazer perto de Brasília. Sou super fã de trilhas e cachoeiras, mas confesso que me interessei pelas opções gastronômicas…rsrsrs

    • Viajante Comum
      novembro 27, 2018

      Hahaha! Nos passeios nos arredores de Brasília a melhor parte é que dá pra combinar os dois! 🙂

  • Lulu Freitas
    novembro 27, 2018

    Quantas opções bacanas!!! Eu só tinha ouvido falar de Pirinópolis. Fiquei com vontade conhecer o Alambique. Adoro passeios desse tipo (ainda mais podendo dar uma paradinha no outlet no caminho rsrs).

  • Sandra Barone
    novembro 26, 2018

    Que super dicas! Já conheço Brasília, mas não sabia que poderia encontrar tanta coisa legal por perto… E essas cachoeiras, que lindas?

Comente aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!