É recorrente a dúvida sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros, sobretudo quando se trata da primeira visita.
São Jorge, Alto Paraíso ou Cavalcante? Onde se hospedar para otimizar os passeios para as cachoeiras?
Como moramos em Brasília e já fomos à Chapada dos Veadeiros algumas dezenas de vezes, tivemos a oportunidade de nos hospedar em todas as principais bases de apoio para conhecer as belezas desse lugar místico.
+ Chapada dos Veadeiros: Como chegar, melhor época, quantos dias ficar e dicas essenciais!
ONDE SE HOSPEDAR NA CHAPADA DOS VEADEIROS!
Vamos deixar aqui um pouco da vibe de cada base de apoio, além de sugestões de onde ficar em cada local, para te ajudar a fazer uma escolha mais certeira.
Contudo, vale ressaltar que ter uma noção prévia dos principais passeios e cachoeiras na Chapada dos Veadeiros que você pretende visitar vai te ajudar bastante nessa escolha.
DICA VC: Além de São Jorge, Alto Paraíso e Cavalcante, há outros municípios e distritos que fazem parte da Chapada dos Veadeiros como Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João da Aliança mas, aqueles três são normalmente os mais cômodos e mais procurados.
#1 Vila de São Jorge
Na minha opinião, a vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso é o lugar ideal para quem vai pela primeira vez para a Chapada dos Veadeiros. E explico.
Primeiro, porque a vila transmite de forma mais intensa o que é o destino Chapada dos Veadeiros.
Segundo, porque você ficará mais próximo da entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que, imagino, é a prioridade de muitos viajantes.
Além disso, também estão próximas a São Jorge outras atrações como o Vale da Lua, a Fazenda São Bento e a Cachoeira do Segredo que são os principais destinos de quem começa a desbravar a região.
Distância de Brasília a São Jorge | Em torno de 258km
Tempo de viagem de Brasília a São Jorge | Em torno de 3h de viagem
ONDE FICAR EM SÃO JORGE
– Pra quem não abre mão de conforto, indicamos a Pousada Baguá (9,2), a Pousada Bambu Brasil (9,2) e a Pousada Casa das Flores (8,5).
– Pra quem está buscando uma pegada mais econômica, indicamos a Pousada Nenzinha (9,3), a Pousada Mundo Dha Lua (8,6), a Pousada Alecrim do Campo (8,4) e a Pousada Trilha Violeta (8,6).
– Pra quem busca uma vibe mística, indicamos a Shanti Pousada e Terapias (8,5) e a Namastê Pousada e Terapias (9,4). Ambas servem café da manhã vegano.
– Pra quem curte se hospedar em hostel, há o Savana Hostel (9,5) e vários campings espalhados pela vila.
ONDE COMER EM SÃO JORGE
+ Onde comer em São Jorge, na Chapada dos Veadeiros
O QUE FAZER EM SÃO JORGE
A partir de São Jorge, você poderá visitar o Parque Nacional da Chapada (1km), o Vale da Lua (4km), Raizama, Morada do Sol, Almécegas I e II, Cachoeira do Segredo, Mirante do Abismo e as Águas Termais.
+ Vale da Lua na Chapada dos Veadeiros: valores, horários e dicas!
#2 Alto Paraíso
Alto Paraíso tem mais característica e estrutura de cidade, então, se você é mais urbano e gosta de mais movimento, ficar em Alto Paraíso será uma boa escolha.
Contudo, não esqueça que estamos falando de uma cidade pequena do interior do Goiás.
Possui opção hoteleira mais vasta e ótimas hospedagens como a Pousada Meu Talento e a charmosa Casa da Lua Pousada e Spa. Ambas super bem localizadas.
Assim como a vila de São Jorge, Alto Paraíso também tem CAT, onde você pode se informar sobre as cachoeiras próximas e até contratar um guia, caso entenda necessário.
A cidade possui algumas opções de bons restaurantes, feirinhas de agricultores, além de posto de gasolina, bancos, padarias e mercados.
O melhor local para se hospedar em Alto Paraíso é nas redondezas da avenida Ary Valadão. Assim, você terá acesso rápido a todas as facilidades citadas acima.
DICA VC1: Sempre que você for de Alto Paraíso para a vila de São Jorge (36km) para curtir as atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, por exemplo, não esqueça de conferir o tanque e abastecer se necessário, pois em São Jorge não há postos.
DICA VC2: Se você optou por não se hospedar em Cavalcante para conhecer a cachoeira Santa Bárbara, é melhor pernoitar em Alto Paraíso do que em São Jorge e assim economizar 72km.
Distância de Brasília | Em torno de 233km (em torno de 2h e meia de viagem)
Distância de Goiânia | Em torno de 440km
ONDE FICAR EM ALTO PARAÍSO
– Para quem não abre mão de conforto, indicamos a Pousada Inácia (8,9), Casa Gengibre (9,8), Casa da Lua Pousada (9,2), Pousada Recanto da Grande Paz (9,2) e a Pousada Meu Talento (9,7).
– Para quem está buscando uma pegada mais econômica, indicamos os Chalés Alto da Estância (9,2), a Pousada dos Guias (8,7) e Pousada Alfa e Ômega (8,6).
– Para quem curte se hospedar em hostel, indicamos o Hostel Aventura (9,2), o Jardim da Nova Era (9,1), além de campings espalhados pela cidade.
ONDE COMER EM ALTO PARAÍSO
+ Onde comer em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros
O QUE FAZER EM ALTO PARAÍSO
Você deve escolher Alto Paraíso como cidade base para visitar as seguintes cachoeiras: Loquinhas, Anjos e Arcanjos, Cristais, Macaquinhos, Almécegas (I e II) e a Catarata dos Couros que agora faz parte do Parque Estadual Águas do Paraíso dentro de uma área de 5 mil hectares.
#3 Cavalcante
Cavalcante começou a ser procurada como cidade base, sobretudo por conta da cachoeira Santa Bárbara que entrou na wishlist de muitos viajantes.
Como a cidade fica a 90 km de Alto Paraíso (se você ficar hospedado em São Jorge some mais 36 km), algumas pessoas optam por pernoitar em Cavalcante para não encarar todo esse percurso no dia do passeio.
Eu me hospedei em Cavalcante e achei ótimo. Deu pra acordar tranquila e não muito cedo, tomar café da manhã e partir para encarar os 27km de estrada de chão até a comunidade Kalunga, onde contratamos o guia local que nos levou até as cachoeiras do complexo.
Distância de Brasília | Em torno de 310km
Tempo de viagem | Em torno de 3h e meia de viagem
ONDE FICAR EM CAVALCANTE
– A oferta não é muito grande mas há algumas opções como a Pousada Manacá (9,3), o Hostel e Camping Cavalcante (8,2) e a Pousada Recanto da Mata (8,9).
– Se você quiser ficar bem pertinho das cachus, uma opção seria se hospedar no sítio histórico dos kalungas, no Camping Santa Bárbara ou em casa para temporada no Engenho II, por exemplo.
O QUE CONHECER EM CAVALCANTE
As principais atrações da região são as cachoeiras Santa Bárbara, Candaru e Capivara, além do Rio da Prata. Mas há muito mais a visitar, veja dicas de vários lugares no final desse post aqui.
Vale a pena dividir a hospedagem entre as bases?
Se você pretende ficar mais de 4 noites na região, pode ser uma boa escolha ficar em pelo menos duas bases, para explorar os atrativos mais próximos de cada lugar.
E, para ver outras opções de hospedagens, vale a pena incluir a data provável de sua viagem no quadro abaixo para ter uma noção de valores, ver outras ofertas e disponibilidade.
Aluguel de carro para a Chapada dos Veadeiros
À exceção do Parque Nacional que está a 1 km do centrinho de São Jorge, a maioria das atrações da Chapada dos Veadeiros ficam distantes.
Então, caso você venha a partir de Brasília ou Goiás, alugar um carro e já retirá-lo no aeroporto é uma excelente opção para ter mais comodidade e melhor mobilidade.
Nós costumamos utilizar o serviço da RentCars e sempre ficamos satisfeitos. Faz um orçamento aqui ou no quadro abaixo para avaliar se vale a pena pra você!
Mais dicas da Chapada dos Veadeiros
– Organize sua viagem para a Chapada dos Veadeiros: Como chegar, melhor época, quantos dias ficar e dicas essenciais!
– Passeios para curtir em um fim de semana: Os 10 melhores passeios na Chapada dos Veadeiros!
– Encontre um local para curtir a noite em Alto Paraíso: Vendinha 1961 – A melhor noite de Alto Paraíso!
– Veja a lista de lugares para comer na Vila de São Jorge: Onde comer na Vila de São Jorge na Chapada dos Veadeiros!
– Algumas dicas do que fazer na Chapada além de trilhas e cachoeiras: O que fazer na Chapada dos Veadeiros além de trilhas e cachoeiras!
– Está sem transporte? : Veja como funciona a carona para a Chapada!
Excursões a partir de Brasília
Vale lembrar que se você tem pouco tempo em Brasília ou quer apenas fazer um bate e volta, há a possibilidade de contratar um passeio de um dia com a Civitatis.
Nesse passeio você terá a possibilidade de escolher visitar o Vale da Lua ou fazer uma trilha mais extensa dentro do Parque Nacional.
Por fim, se você está indo para a Chapada dos Veadeiros pela primeira vez, veja essas dicas essenciais!
@blogviajantecomum Dicas que vão SALVAR sua viagem para a CHAPADA DOS VEADEIROS🍃, sobretudo se for sua primeira vez na região! #chapadadosveadeiros #chapadadosveadeirosgoias #dicasdachapada #trilhasecachoeiras #destinosbrasileiros
♬ som original – CrisCris✈️Viagem
Respostas de 15
Post completíssimo, amei! Tô planejando minha viagem, com certeza vou aproveitar suas dicas!
Achei esse post bem na hora certa, porque estou aqui decidindo minha hospedagem na Chapada e não estava conseguindo decidir onde ficar. Vou dividir como vc sugeriu!
Se precisar de ajuda com alguma outra coisa, só falar! 🙂
Excelente POST! Super completo! Será muito útil pra nós que somos de SP, e vamos à chapada pela primeira vez. Obrigadaa!
Que bom que ajudou! Façam uma linda viagem!
Esse é um destino que está na minha wishlist e pretendo conhece-la em breve. Seu artigo sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros me ajudou muito!
Obrigada, Lu! 🙂
A Chapada dos Veadeiros é incrível. Eu fiquei em Alto Paraíso e gostei muito. Fiquei surpresa com a pequena e boa infra da cidade. Tive a impressão de São Jorge ser um pouco rústico demais para o meu gosto… rsrs
Hahahaha!
Que vontade de voltar pra esse lugar querido! O meu favorito é São Jorge, mas preciso conhecer melhor o resto. Adorei as dicas!
Vemmmmm pra Chapada!
Morro de vontade de conhecer a Chapada dos Veadeiros!
Bom saber que a estrutura em Alto Paraíso é boa!
Ótimas dicas!
Abraço
Não por isso! E aproveita! A Chapada tem muito a expplorar! 🙂
PARABÉNS! ADOREI AS INFORMAÇÕES…
SABERIA ME DIZER QUAL MELHOR OPÇÃO DE CACHOEIRAS COM UMA CERTA ACESSIBILIDADE
EM QUE SE PODE CHEGAR PROXIMO DE CARRO,, OU TRILHAS CURTAS DE FACIL ACESSO??
OBRIGADO!!
Loquinhas é uma ótima opção. São várias cachoeiras pequenas e poços, com passarelas de madeira e fácil de chegar.