MENU

Search
Close this search box.

O QUE FAZER NO JALAPÃO: Organize seu roteiro por cidade!

Facebook
Twitter
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Email

Como vocês devem imaginar, conhecer as atrações do Parque Estadual do Jalapão não é tarefa fácil. Programar uma viagem para essa região requer pesquisa e estratégia.

Cada quilômetro percorrido deve ser analisado previamente para que façamos as melhores escolhas em relação a hospedagem e pernoite, pois não estamos falando de um local de fácil circulação.

o que fazer no jalapao
O melhor trecho da estrada durante a expedição foi entre Novo Acordo e São Félix. Depois disso, muitos buracos e desníveis | Foto: @viajantecomum

A região é apaixonante mas, como dizem por lá,  ‘o Jalapão é bruto‘. Então, organizar sua expedição levando em conta a distância dos pontos turísticos de cada cidade base vai permitir otimizar sua estada. Afinal, queremos passar mais tempo nas atrações e não chacoalhando dentro de um 4×4, não é mesmo?

Como o roteiro pelo Jalapão forma praticamente um círculo, os percursos mais inteligentes são a partir de Novo Acordo até Ponte Alta (na sequência que apresento abaixo) ou no sentido contrário, a partir de de Ponte Alta, em direção a Novo Acordo.  

o que fazer no jalapao
Imagem para salvar no Pinterest!

PRINCIPAIS CIDADES NO ROTEIRO JALAPÃO

#1 Novo Acordo

A 116 km da capital, Novo Acordo é o município mais próximo de Palmas e, por conta disso, muita gente escolhe começar a expedição por lá. Essa foi a nossa escolha e já adianto que entramos com o pé direito.

Em Novo Acordo você não pode deixar de conhecer:

Rio do Sono |

o que fazer no jalapao
Rio do Sono visto do mirante do Bar da Pedra | Foto: @viajantecomum

Praia do Borges |

o que fazer no jalapao
Praia do Borges e a pedra suspensa | Foto: @viajantecomum

Morro do Gorgulho |

o que fazer no jalapao
Também conhecido como Morro Vermelho, o Morro do Gorgulho é um conjunto de formações rochosas  | Foto: @viajantecomum

#2 São Félix do Tocantins

São Félix possui aproximadamente 1400 habitantes. É o ponto mais central do Jalapão e fica a pouco mais de 260 km de Palmas. É lá que está  o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono (MONACC), primeira unidade de conservação municipal de proteção integral.

O que você não pode deixar de ver por lá:

Serra da Catedral |

o que fazer no jalapao
Serra da Catedral no trajeto Novo Acordo/São Félix | Foto: @viajantecomum

Fervedouro Bela Vista e Fervedouro do Alecrim |

cidades base do jalapao
Fervedouro Bela Vista | Foto: @viajantecomum

Ainda é possível visitar no município as praias do Alecrim, Rica, de Arapuá, além da cachoeira Jalapinha.

#3 Mateiros

A pouco mais de 300km da capital Palmas, Mateiros é a principal cidade base para conhecer o Jalapão. Pacata durante o dia, nos surpreendeu durante a noite. A rua principal fica uma festa nos dois principais barzinhos da cidade.

cidades base do jalapao
Centro de Mateiros às 6h da manhã | Foto: @viajantecomum

Então, para quem tem pouco tempo (3 ou 4 dias), vale a pena fazer base por lá para curtir as atrações da região, que são: 

Cachoeira do Formiga e Fervedouro Buritizinho | 

cidades base do jalapao
Cachoeira da Formiga, simplesmente perfeita! | Foto: @viajantecomum

Comunidade Mumbuca e Fervedouro Ceiça | 

cidades base do jalapao

cidades base do jalapao
Peças de Capim Dourado produzidas pela da associação | Foto: @viajantecomum

Cachoeira da Velha |

cidades base do jalapao
A força da água impressiona! | Foto: @viajantecomum

Fervedouro Buritis e Cachoeira do Salto |

cidades base do jalapao
O fervedouro Buritis é o que possui coloração mais bonita e o mais procurado pelos turistas | Foto: @viajantecomum
cidades base do jalapao
A Cachoeira do Salto fica na mesma propriedade onde está o fervedouro do Buritis. Vale alternar o banho pra curtir o contraste de temperatura | Foto: @viajantecomum

Dunas do Jalapão |

cidades base do jalapao
Um dos lugares mais especiais que já visitamos! O pôr do sol visto daqui vai ficar por muito tempo na sua lembrança | Foto: @viajantecomum

Serra do Espírito Santo |

cidades base do jalapao
Uma escalaminhada difícil mas compensada pelo nascer do sol visto lá do topo. Acordamos de madrugada, suamos, cansamos mas valeu demais!  | Foto: @viajantecomum

Prainha do Rio Novo |

cidades base do jalapao
Um piquenique na prainha é uma excelente pedida! O banho nesse rio é renovador! | Foto: @viajantecomum

Encontro das Águas e Fervedouro Encontro das Águas |

cidades base do jalapao
Fervedouro Encontro das Águas, um dos mais ‘fortes’ que visitamos. Aqui você flutua em qualquer ponto e a areia é quase um pó brilhante | Foto: Cris Andrade

#4 Ponte Alta do Tocantins

A cidade de Ponte Alta fica a pouco mais de 150km de Palmas. Embora um pouco mais distante se compararmos com Novo Acordo, tornou-se a principal opção de entrada no Jalapão porque o acesso até essa cidade é asfaltado, o que agiliza a viagem de ida.  

É lá que você vai encontrar o intrigante Cânion Sussuapara e o bloco arenítico que formou a famosa Pedra Furada.

Cânion Sussuapara |

Cânion Sussuapara | Foto: Flávio André – MTUR

Ponte de madeira da cidade de Ponte Alta |

cidades base do jalapao
| Foto: Cris Andrade

Pedra Furada |

Pedra Furada | Foto: Flávio André – MTUR

Essas dicas e referências das principais cidades base do Jalapão vão ajudá-lo a organizar sua viagem e otimizar o tempo que, no Jalapão, vale ouro!

Abaixo deixo um mapinha pra vocês terem ideia do percurso!Beijocas e simbora pro Jalapão!

mapa do jalapao

+ Dicas do Tocantins

+ Dicas do Jalapão

Onde ficar em Palmas e no Jalapão

Em Palmas, ficamos hospedados no Mac Hotel e no Zii Hotel (atual Ibis Styles Palmas) e gostamos do serviço de ambos. Veja aqui como foi nossa experiência nas duas unidades.

Já no Jalapão, ficamos hospedados em Mateiros, na Pousada Jalapão, instalações simples mas tudo muito limpo e comida caseira de primeira. Mas, se quer buscar outras opções, pesquise no site do Booking.

Utilize a caixa de pesquisa abaixo, coloque a data da sua viagem e faça uma simulação para encontrar outras opções e comparar os preços!

Jalapão por conta própria

Pretende fazer essa viagem por conta própria? É importantíssimo que você tenha um guia, sobretudo se é sua primeira vez na região. E, mesmo que tenha carro, sugerimos que alugue um 4×4. Só ele pra aguentar, de verdade, os trancos das estradas de chão do Jalapão. 

Rentcars, oferece o serviço, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou usa o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.

Cris Andrade
Cris Andrade

Editora do Blog VC, alagoana, fã de cuscuz, advogada, servidora pública federal, entusiasta da vida e de viagens por esse mundão.

Facebook
WhatsApp

Aluguel de Carro

Pague em até 12x sem IOF!

Hospedagem

As melhores ofertas de hotéis e hostels

Passeios

Tours e passeios no munto todo com vantagens

Seguro Viagem

Ganhe 5% usando o cupom VIAJANTECOMUM5

É proibida a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo sem autorização prévia e expressa do autor, conforme a Lei 9.610/98 (Direitos Autorais). 

30 respostas

  1. Imagino que o chocalhar no 4×4 moeu um pouco o corpo (região bruta, não foi a expressão? bem adjectivado), mas com tantas cachoeiras para se refrescarem, a aventura deve ter sido fantástica. As fotos ficaram ótimas.
    Abraço

    P.S. Porquê que o Rio do Sono se chama assim?

  2. Sou louca para conhecer o Jalapao, e agora com as suas dicas vai ficar mais facil ainda. Quero muito mergulhar no Fervedouro. Adorei as fotos.

  3. Sempre fui louca pra conseguir ir ao Jalapão mas ainda não consegui me organizar pra ir. A cor desse fervedouro do Alecrim é linda demais! O do Buritizinho também é incrível! Deve ser uma viagem realmente apaixonante!

  4. Que sitio bem giro para ir passear. Já estive no Brasil algumas vezes mas nunca no interior. Tenho de ir!

  5. Parabéns pelo blog!!! Muito completo e explicativo. Eu pretendo ir com meu pai e dois irmãos em carro próprio 4 X 4. Terei apenas 3 dias e pelo que vi, a cidade que mais concentra atrações é Mateiros. Gostei da sugestão de hotel e gostaria de saber se você tem algum guia para indicar.

    Grato,

    Luís Bogiano.

  6. Ola Viajante Comum
    Eu e meu esposo estamos indo pra Palmas/Jalapão agora em fevereiro, tuas dicas foram fundamentais, adorei o mapinha. Duvidas, saímos de Palmas numa segunda, e iniciaremos por Acordo Novo conforme indicado, posso reservar uma pousada em São felix ou Mateiros e ir e vir em cada ponto /pousada??? ou devemos reservar pousadas distintas??? quantos dias tu suger???? vamos fazer por conta, estaremos com carro locado.

    Muito obrigada

  7. Ola Viajante Comum
    Eu e meu esposo estamos indo pra Palmas/Jalapão agora em fevereiro, tuas dicas foram fundamentais, adorei o mapinha. Duvidas, saímos de Palmas numa segunda, e iniciaremos por Acordo Novo conforme indicado, posso reservar uma pousada em São felix ou Mateiros e ir e vir em cada ponto /pousada??? ou devemos reservar pousadas distintas??? quantos dias tu suger???? vamos fazer por conta, estaremos com carro locado.

    1. Eu faria assim: Sairia de Palmas e fixaria base em Ponte Alta do Tocantins para conhecer as Cachoeiras (Do Soninho e da Fumaça, Pedra Furada e Cânion). Terminando, partiria para fixar base em Mateiros para conhecer as dunas, cachoeira do Formiga, comunidade Mumbuca e vários fervedouros. E, no dia de ir embora, seguiria na direção de São Félix do Tocantins passando pela Cachoeira da Prata, da Velha e algum outro fervedouro. Vocês estão indo sem guia? A comunicação por lá não é das melhores, gps on line nem pensar e as vias não possuem sinalização. Certifiquem-se de tomar todas as precauções, sobretudo em relação à combustível. Vocês vão amar o Jalapão!!

      1. Adorei a dicas de como ajustar o roteiro de acordo com as cidades e atrações! E quanta belezura viu!

  8. Meu sonho conhecer o Jalapão. Quantos dias você recomenda para ficar por lá e conseguir fazer todas essas dicas de o que fazer no Jalapão?

  9. Que lindo esse lugar, Cris! Já tinha visto fotos do Jalapão, mas essas, com esse roteiro bacana ainda.. fechou! Obrigado!

  10. jalapão é um destino impressionante ne! quero muito fazer, o máximo que cheguei pertinho foi nas Serras Gerais, cheias de cachoeiras e menos conhecida. dá até pra combinar os dois, mas haja bunda pra aguentar essas estradas pesadas haueahe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!