Se existe um lugar para o qual você vai mil vezes e sempre tem uma coisa nova pra fazer, sobretudo quando se trata de trilhas e aventuras, esse lugar chama-se Rio de Janeiro.
Dessa vez, vamos compartilhar com vocês algumas dicas sobre a experiência de percorrer a trilha do Morro Dois Irmãos na cidade maravilhosa.
Fizemos o trajeto na madrugada, pois o objetivo era chegar no alto um pouco antes da hora do nascer do sol. E foi simplesmente incrível!
Mas, antes de contar os detalhes para você viver essa aventura, aproveito para deixar aqui outras sugestões de passeios no Rio de Janeiro, sobretudo se for a sua primeira vez na cidade: + O que fazer no Rio de Janeiro: 7 passeios essenciais para turistas!

TRILHA MORRO DOIS IRMÃOS NO RIO DE JANEIRO
#1 Onde fica a trilha Morro Dois Irmãos
A trilha do Morro Dois Irmãos fica entre São Conrado e o Leblon e o seu acesso é pelo Vidigal.
Basta pegar um mototáxi ou uma kombi na entrada da comunidade e subir (ziguezagueando) até chegar ao campo de futebol da Vila Olímpica, onde se inicia a trilha.
#2 Grau de dificuldade
A trilha possui pouco mais de 500 metros de altitude e 1,5 km de extensão, ou seja, em termos de distância é super tranquila.
Contudo, como em alguns trechos fica mais íngreme, podemos dizer que o nível geral de dificuldade é de leve a moderado.
Então, se você não tem o hábito de fazer trilhas, pegue leve até chegar ao primeiro mirante (de onde se avista a Rocinha e a Pedra da Gávea) que é a parte, digamos, mais fechada e mais pesada.
#3 Quanto tempo para percorrer
Com o clima legal e durante o dia, creio que a trilha leva em torno de uns cinquenta minutos para ser percorrida.
No nosso caso, como subimos durante a madrugada e havia chovido um pouco na noite anterior, demoramos quase o dobro do tempo por conta de trechos escorregadios.
#4 Preciso de guia
Muita gente faz essa trilha sem guia mas como eu soube que não era bem sinalizada, resolvi contratar o serviço do guia. Ir com uma pessoa com experiência me deixou bem mais tranquila, sobretudo porque eu estava viajando sozinha e iniciaríamos o trajeto de madrugada.
#5 Melhor no nascer ou no pôr do sol
Os dois momentos são incrivelmente lindos! Mas, para ver o nascer do sol, tivemos que sair 4h da manhã. Então, considere esse sacrifício na hora da escolha.
#6 O que levar
- Uma garrafinha de 1,5 litro é suficiente;
- Lanchinhos leves pra ir beliscando no caminho (e um saquinho de lixo, né?);
- Um agasalho é importante, pois pode haver mudança de tempo;
- Protetor solar, chapéu, óculos escuros e repelente;
- Documento de identificação e uma carteirinha de saúde;
- Bíquini e, de preferência, já vá vestida para ir direto para a praia.
#7 O Pico – O irmão maior
Chegando ao topo é tudo tão fantasticamente maravilhoso que o cansaço é esquecido em segundos.
De lá, é possível avistar a Lagoa, Ipanema, Copacabana, Arpoador e ainda um pedação da Floresta da Tijuca.
Chegamos ao topo por volta das cinco e meia da manhã e o visual estava mais ou menos assim…

Eu já estava ficando triste com esse tanto de nuvens. O sol começou a nascer, mas só dava para ver o clarão…

De repente, o sol aparece de forma incrível! Sente só…

A Zona Sul ficou pequena para o espetáculo. Sem dúvida, uma das mais belas vistas do Rio de Janeiro.

DICA VC: Como eu tinha poucos dias na cidade e não queria perder a experiência, resolvi arriscar a trilha num dia nublado. Sem falar que havia chovido um pouco na noite anterior, então, também pegamos trechos com lama na subida. Para tentar não passar por isso, lembre de dar uma olhadinha na previsão do tempo.

No mais, não deixem de viver esse momento! Taí pra vocês o meu registro! Valeu demaissss!

E depois desse espetáculo, hora de encarar a trilha de volta e curtir uma praia com caipifruta de maracujá e biscoito Globo, até o pôr do sol!

Outras trilhas incríveis
Onde se hospedar no RJ
A maioria dos turistas costuma ficar na Zona Sul, sobretudo Copacabana, Ipanema e Leblon que, inclusive, são os bairros mais próximos para você fazer a trilha do morro Dois Irmãos.
A oferta é grande nessas localizações e a variedade é enorme. São hostels, hotéis de luxo, hotéis mais simples, guesthouses etc.
+ Veja a lista completa de hotéis e hostels na Zona Sul.
Também há a opção se hospedar em Botafogo perto do metrô. Deixo como sugestão o Ibis Rio de Janeiro Botafogo, o Injoy Hostel e o Mercure RJ Botafogo Mourisco.
Utilize a caixa de pesquisa abaixo, coloque a data da sua viagem e faça uma simulação para encontrar algo com a sua cara e comparar os preços.
Pensando em alugar um carro
O site da Rentcars te ajuda a comparar o valor do aluguel de veículos em dezenas de locadoras, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Faça uma cotação aqui ou simule no quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
Respostas de 24
Arraial é um desses lugares que carrego com amor no coração. Adoro dar uma fugidinha e passar um final de semana nesses mares caribe aqui tão pertinho de casa! O post ficou ótimo e me revelou alguns segredinhos que ainda não conheço por lá! Vou querer ver esse nascer do sol em breve!
Essa trilha do Morro 2 Irmãos é uma beleza mesmo, a vista é estonteante! Moro no Rio mas nunca fiz! Quem sabe um dia? Esse post me deu ainda mais vontade!
Fiz a trilha do Morro Dois Irmãos em 2017 e não sabia que era possível entrar durante a madrugada! A vista do sol nascendo lá do alto deve ser mesmo maravilhosa!
É incrível demaisssss!
Essa trilha é linda! Até voltei para confirmar o nome: TRILHA MORRO DOIS IRMÃOS, meu Deus! Já notei tudinho para quando for no Rio de Janeiro!
Depois conta pra gente! Bjo
que vista maravilhosa, essa trilha foi sempre um dos meus sonhos, mas infelizmente nunca consegui, espero um dia voltar ao Rio e fazê-la com certeza! Um dos lugares mais lindos do Brasil!
Eu acho incrível como sempre que eu entro aqui parece que tem post específico pra mim! Obrigada por essa super dica. Já vou olhar o guia \0/
Hahaha! Leio seus pensamentos, friend!
Apesar de ser carioca, nunca fiz a trilha do Morro Dois Irmãos até o pico. Apenas fui ali no parque. Bom saber que não é tão difícil. Vou pegar uma sequência de dias ensolarados e me aventurar, seguindo as dicas de vocês. =)
Não acredito, Léo! Faz simmm!
Belo relato! Nunca pensei em fazer essa trilha porque imaginava que o grau de dificuldade era bem maior. Você me inspirou a tentar, obrigada!
Que experiência mais incrível esta! Adorei as fotos, apesar das nuvens, e por causa delas, tudo ficou mais dramático! E pra fazer a trilha no escuro, foi tranquilo?
Fiquei meio tensa no início, confesso! Mas tínhamos lanternas, o guia era muito experiente e aos poucos o dia foi clareando.
Eu nunca fiz trilha no Rio de Janeiro, todas as vezes que fui nunca deu tempo. Essa trilha do morro dois irmãos parece ser uma bem legal, e a vista é demais! Boa dica!
A vista da trilha Morro Dois Irmãos é mesmo maravilhosa. Fui na companhia de uns amigos que moram no Rio de Janeiro e adoramos, mas imagino o espetáculo de ver ao vivo o nascer ou o pôr do sol. A emoção já começou subindo de moto táxi kkkk. Já quero voltar. Ah, sobre a dificuldade da trilha, é preciso tomar certo cuidado pois eu acabei escorregando durante a descida e levei um tombo mas por sorte não me machuquei. Amei relembrar.
Fazer essa trilha deve ser tudo de bom! Que vista heim?! Já anotei a dica para minha próxima ida ao Rio.
A trilha do Morro Dois Irmãos é uma das mais lindas da cidade. Conheci no ano passado e amei.
Menina, essa primeira foto do nascer do sol na TRILHA MORRO DOIS IRMÃOS NO RIO DE JANEIRO está para lá de bacana! Apetece pegar no bikini e ir já para aí! Amei!
Nossa, que espetáculo de paisagem! Deu pra sentir um pouco dessa experiência! Ainda não conheço o Rio, e quero muito conhecer! Já vou salvar a dica para conhecer o morro! Simplesmente, amei!
Olha, não sou muito de trilha (sedentária e sem fôlego, força nas pernas rs), mas por essa vista lá de cima do Morro Dois Irmãos, vale a pena demais fazer essa trilha hein?
Que incrível! Sempre namorei a trilha do Morro Dois Irmãos, mas só fiz a da Urca pra ir até metade do caminho do Bondinho do Pão de Açúcar.
O Rio de Janeiro é mesmo lindo não? Moro do lado, em Niterói, e tenho muita vontade de fazer a Trilha Morro dois irmãos e outras também da cidade maravilhosa!
As paisagens são incríveis de qualquer jeito. Um passeio imperdível!
Que passeio mais legal! Para ver o nascer do sol com este visual espetacular eu caminharia muitos e muitos kms. Como você disse, qualquer cansaço some quando estamos diante de uma vista dessas!