Se você está indo passear em Alagoas e já incluiu no seu roteiro as praias do Gunga e Barra de São Miguel, vamos deixar mais uma dica para esse dia: a travessia de lanchinha da Barra de São Miguel à praia do Gunga.
Pra começo de conversa, já deixo claro que para você ir da Barra de São Miguel para a praia do Gunga e vice-versa, não é necessário fazer essa travessia. É possível acessar ambas as praias de carro próprio e de forma independente, sem agência.
Mas, como a gente sabe que o turista está na cidade para aproveitar tudo e mais um pouco, indicamos que a travessia seja feita de lanchinha para deixar o seu dia de passeio ainda mais completo.
A lanchinha é segura e a travessia é super tranquila. Assim, se você estiver com crianças, pode incluir os pequenos na aventura, sem problemas.
TRAVESSIA DA BARRA PARA O GUNGA
A travessia de lanchinha da Barra de São Miguel para a praia do Gunga não chega a ser um passeio propriamente dito.
Mas, como eles incluíram duas paradas, o trajeto que levaria 10 minutos, passa a ser feito em cerca de uma hora. Então, é mais um momento para aproveitar e usufruir. Vamos aos detalhes e, caso já queria ver umas imagens, aperte o play!
Comprando os ingressos e embarque
Até o começo de novembro de 2020, os ingressos da lanchinha eram vendidos na frente do ponto de embarque, no quiosque da Associação dos Jangadeiros.
Mas, na segunda quinzena desse mês, todas as barracas da orla da Barra de São Miguel foram demolidas. Então, atualmente, o ticket é comprado direto com o condutor da lancha.
Cada lanchinha tem capacidade para levar 6 pessoas. É só embarcar, preparar a câmera e curtir o visual.
DICA VC: Caso você deixe o carro estacionado na Barra de São Miguel e deseje fazer a travessia ida e volta, informe isso na hora da compra e ajuste o horário com o condutor da lancha.
A lanchinha segue em direção aos arrecifes e faz duas ou três paradas, conforme você tenha contratado. São elas: Aquário natural, Banco de areia e Praia do Gunga (3ª parada ou destino final). Vamos a elas!
#1 Primeira Parada | Aquário natural
A parada no aquário natural não é demorada mas é bem legal. Avistar o marzão aberto do outro lado da barreira de corais é revigorante.
Além disso, podemos ver muitos peixinhos e outras espécies de vida marinha, como o ouriço, o sururu e a estrela do mar.
#2 Segunda Parada | Banco de areia
A segunda parada é em um banco de areia que se forma quando a maré baixa. Uma delícia! Os barqueiros aproveitam o fenômeno e vão equipados com mesas, sombreiros e bebidas para receber a turistada.
Ah! Nessa parada não esquece de pedir a bebidinha no abacaxi. É uma das mais pedidas (com álcool ou sem).
#3 Terceira Parada | Praia do Gunga
A terceira ou última parada é, finalmente, na Praia do Gunga. Aqui, além de curtir um pouco do mar e da lagoa, você também poderá aproveitar mais alguns passeios que listamos aqui: Praia do Gunga em Alagoas: 5 dicas para aproveitar melhor seu dia!
Grupo no Facebook
Criamos um grupo no facebook para compartilhar experiências, tirar dúvidas e dividir dicas sobre o destino. Não deixe de entrar, sobretudo se MACEIÓ | RECIFE | PORTO DE GALINHAS e arredores, estiverem na sua lista! Só clicar no link e seja bem vindo!
Vale a pena fazer Barra e Gunga em dias separados?
Sim! Se você tem dias suficientes, vale a pena ir direto para a praia do Gunga (fazendo ou não a travessia de lanchinha) para fazer o passeio de buggy ou quadriciclo, subir no mirante e almoçar por lá ou na Massagueira, às margens da lagoa. Assim você conseguirá aproveitar tudo com mais calma, como as nossas férias merecem.
Daí, no dia seguinte você pode passar o dia na praia ou receptivo Praerô e curtir a Barra de São Miguel como ela merece. Uma outra opção seria ficar hospedado uma noite na Barra de São Miguel para fazer essa dobradinha de Gunga e Barra, incluindo um pulinho na praia do Francês quando estiver indo e na Massagueira quando estiver voltando.
Onde se hospedar na Barra de São Miguel
Muitos viajantes, sobretudo que os já conhecem a capital Maceió e estão na vibe de descanso, optam por se hospedar na Barra de São Miguel, que fica praticamente do lado da praia do Gunga.
Vou deixar aqui algumas opções, caso seja esse seu objetivo: Onde se hospedar na Barra de São Miguel: Paraíso a 30km de Maceió!
Utilize a caixa de pesquisa abaixo e já faça uma simulação para ver outras opções e comparar os preços.
Vale a pena alugar um carro?
Sempre rodamos por Alagoas de carro. A gente fica muito mais livre e não precisa acordar de madrugada para ir aos passeios mais distantes. E, em relação à praia do Gunga, o acesso é super tranquilo. A via é duplicada e, na volta, ainda dá para almoçar na Massagueira, como falamos acima.
A Rentcars oferece o serviço de aluguel de veículos, com o bônus de não ter IOF e ainda dividir em 12x. E, pagando no boleto ainda tem desconto. Aproveita que já está por aqui e já faz uma cotação aqui ou use o quadro abaixo para ter ideia dos valores e opções.
[button text=”Faça uma cotação aqui!” link=”http://www.rentcars.com.br/?requestorid=415″ style=”default” size=”xs” target=”_self” display=”inline” class=”” icon=””]
Mais dicas de Alagoas
+ As melhores praias do litoral alagoano!
+ Os melhores resorts em Maceió e arredores!
+ Alagoas: onde se hospedar na Barra de São Miguel!
+ TOP 10 – Os melhores passeios em Maceió, Alagoas!
+ As melhores praias de Maragogi: O Caribe Brasileiro fica em Alagoas!
12 respostas
Adorei a sugestão da travessia de lanchinha entre Barra de São Miguel e Praia do Gunga! Bom avisar mesmo que é importante comprar no quiosque, tem muito golpe por aí né? Quanta foto linda! Me deu uma saudade do mar… Já quero ir para Alagoas depois da Quarentena.
Gente! não sabia que dava pra fazer a travessia da Barra de São Miguel para a praia do Gunga de carro :O Tapada eu será? Tudo bem que fazer essa travessia de lanchinha é legal também. Principalmente por causa das paradas, amei as fotos dos peixinhos. Não vejo a hora de tudo isso passar, pra todo mundo poder conhecer esse paraíso!
Sim! É só seguir direto pela AL, daí você pode entrar de carro. Não tem erro! A entrada fica bem do lado do mirante.
Eita lugar maravilhoso! Não tem como não ter saudades do mar. Ainda mais o mar da Praia do Gunga, não é?
Como eu AMO a praia do Gunga. Fui há tantos anos em uma viagem pelo Brasil de cruzeiro então, quando for novamente, vou aproveitar as suas dicas e ir pela travessia Barra de São Miguel. Essa praia é um paraíso e com certeza está na minha lista de praias mais lindas do Brasil.
Que delicia de lugar! Essa Praia de Gunga é maravilhosa! e a travessia da BARRA DE SÃO MIGUEL é linda. Fiquei encantada com a cor laranja dessa areia.
Conseguimos visitar o mirante indo de lancha por BSM?
Indo por conta própria, não. Mas caso vá com alguma empresa, ao sair, a van para no mirante. Ir caminhando é distante.
Que lindo passeio pela Barra de São Miguel e praia do Gunga. Tão cedo não podemos fazer viagens internacionais, portanto é hora de conhecer e divulgar as riquezas do nosso país. Essa é uma boa opção.
Olá vc lembra qual o valor do passeio da lanchinha que leva até o Gunga???
Acredito que foi 60 reais por pessoa. Não deve ter aumentado muito.
Estou indo conhecer Maceió, e gostei da dica de ir pra Praia do Gunga de lanchinha, mas estou com uma dúvida: fechamos o trajeto ida e volta com eles, ou só a ida? E como podemos voltar?